Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Pinhão 15 dentes X guia da corrente
#1
Caros amigos, fui trocar o pinhao da minha moto de 14 para 15 dentes e percebi que a guia da corrente (aquela peça em formato de meia lua que é fixada atraz da pampa do pinhao) não encaixa na nova relação. Como vcs, que fizeram a troca do pinhão para o de 15 dentes, resolveram esta questão? Me parece que aquela peça é muito importante para que a corrente não escape do pinhão.

Abraços.


Luiz Silveira
Responder
#2
A maioria que faz isso ou esmerilha, até dar uma gastada e encaixar, ou arranca e coloca uns suportes para que a tampa possa encaixar legal.

A minha eu meti no esmeril, hehehehe.
Responder
#3
Paulo, na verdade, aqueles 3 espaçadores unidos por um arco de metal é para calço da tampa, não tendo uso como guia da corrente no pinhão, se fosse uma guia, não seria de netal pois o desgaste seria alto, seria do mesmo material das guias existentes na balança da suspenção ok ? No meu caso tb cortei o metal que unia os 3 calcos e para dar acabamento passei no esmeril. Como já faz um bom tempo que fiz isso, não me lembro bem, mas se não me engano os 3 calços são soldados neste metal em forma de lua e esta base tb faz parte do comprimento dos calços ai importante cortar a "lua" e deixar o pedaço soldado junto com o espaçador para não dar diferença quando vc colocar a tampa, se puder seria mais certo vc mandar fazer estas calços em uma tornearia assim ficaria 3 espaçadores sem "emenda" e vc guarda o original se der na telha de voltar o pinhão de 14 dentes ok ? Um abraço
Responder
#4
Fiz a mesma coisa cortei aquela meia lua e uso somente as pontas lembrando que cada uma tem seu lugar correto pois são de tamanhos diferentes.
Responder
#5
eduardo_blumer Escreveu:Paulo, na verdade, aqueles 3 espaçadores unidos por um arco de metal é para calço da tampa, não tendo uso como guia da corrente no pinhão, se fosse uma guia, não seria de netal pois o desgaste seria alto, seria do mesmo material das guias existentes na balança da suspenção ok ? No meu caso tb cortei o metal que unia os 3 calcos e para dar acabamento passei no esmeril. Como já faz um bom tempo que fiz isso, não me lembro bem, mas se não me engano os 3 calços são soldados neste metal em forma de lua e esta base tb faz parte do comprimento dos calços ai importante cortar a "lua" e deixar o pedaço soldado junto com o espaçador para não dar diferença quando vc colocar a tampa, se puder seria mais certo vc mandar fazer estas calços em uma tornearia assim ficaria 3 espaçadores sem "emenda" e vc guarda o original se der na telha de voltar o pinhão de 14 dentes ok ? Um abraço

É, foi isso que eu quis dizer, mas tava com preguiça de escrever Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin
Responder
#6
Confusedhock: Quando experimentei usar o pinhão de 15 não fiz nada com aquela peça, coloquei o pinhão e encaixei a corrente e aquela meia lua simultaneamente e não tive problemas...

Se não me engano aquela peça seria pra evitar que a corrente pule do pinhão mesmo... não como guia! (saboneteira, não sei...) Se realmente é pra isso não sei, mas se agalera usa sem e não deu probrema....
Responder
#7
Eu também tive dificuldade com essa "meia lua". Acredito que ela seja um protetor do bloco do motor, caso a corrente secundária venha a arrebentar. Já vi isso acontecer numa XTE... a corrente (com emenda)arrebentou e estourou o cárter (antes o cárter que as costas do piloto).
Quando fui tentar colocar a tampa ddo pinhão de volta, vi que essa meia lua era necessária para fazer o espaçamento... para nao ter que mexer nela, cortei 2 pedaços de tubinhos de alumínio (haste de antena externa de TV) e usei-os no lugar

abs
Responder
#8
A minha é 97 e não tive problemas p adaptação do pinhão 15, encaixou como uma luva...
obs. pinhão que uso é da marca vaz.
Responder
#9
provavelmente, a sua já está modificada, pois as que são originais e usavam pinhão de 14 dentes, tiveram que mexer nessa peça...

Todas as motos que vi que estavam com 14 e mudaram p 15, tiveram que esmerilhar essa peça para assentar o pinhão, o q foi o caso da minha tbém... deu um trabalho...

Abraços
Responder
#10
>>> :o Oi pessoal, a minha relação tá chegando no fim e gostaria de testar esse pinhão 15[...]

>>>Gostaria de receber algum relato de quem já tem na sua SAHARA...se ela ficou com mais final...se anda melhor na estrada[...]


Grato pela atenção ! ! Idea
[Imagem: BANNER_SM2.jpg]
"De YAMAHA FAZER 250cc, mas sem esquecer dos Saharentos"!!!
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)