Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Qual a pressão ideal para os pneus ??
#1
Caros amigos maniacos, Com quantas libras devo calibrar os pneus da minha bixinha. Os dois são pirelli originais.

Abraços.

Luiz
Responder
#2
O manual reza o seguinte:

22 libras no dianteiro e 22 no traseiro se estiver sozinho.
Se estiver com garupa, 25 libras.

Abraços.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#3
Obrigado Caro amigo. Eu colocava 33 nos dois !! Acho que éra por isso que ela andava qunem uma cabrita...

Valeu !!
Responder
#4
Olá brothers, vamos agitar esse tópico.
Com certeza isso é muito importante, pois afeta a dirigibilidade
e portanto a segurança do motociclista.

Vamos às recomendações dos manuais dos fabricantes

Sahara - peso da moto - 144,5 kg
Sahara roda dianteira
Medida do pneu - 3.00-21 51R (pirelli/MT 40)
pressão do pneu frio somente o piloto - 22 psi
pressão do pneu frio piloto e passageiro - 25 psi

Sahara roda traseira
Medida do pneu - 4.60-17 62R (pirelli/MT 40)
pressão do pneu frio somente o piloto - 22 psi
pressão do pneu frio piloto e passageiro - 25 psi

Falcon - peso da moto - 150 kg
Falcon roda dianteira
Medida do pneu - 90/90-21 54S (Pirelli MT 60)
pressão do pneu frio somente o piloto - 22 psi
pressão do pneu frio piloto e passageiro - 22 psi

Falcon roda traseira
Medida do pneu - 120/90-17 64S (Pirelli MT 60)
pressão do pneu frio somente o piloto - 22 psi
pressão do pneu frio piloto e passageiro - 29 psi

Ténéré - Peso da moto - 179 kg
XT600Z ténéré roda dianteira
Medidas do pneu - 90/90-521 MT40
Até 90 kg de carga - 22 psi
90 a 180 kg de carga - 22 psi
OF-ROAD - 14 psi
Alta velocidade - 22 psi

XT600Z ténéré roda traseira
Medidas do pneu - 120/80-518 MT40
Até 90 kg de carga - 22 psi
90 a 180 kg de carga - 26 a 28 psi
OF-ROAD - 14 psi
Alta velocidade - 22 psi



Muito bem, vamos aos fatos.
Coloquei a té ai só pra título de camparação com uma moto maior.
O que estou mais interessado é na comparação com a falcon.
O manual da falcon, assim como o da Twister, é muito mais completo que
o da sahara.
Como as rodas das duas motos são as mesmas, muda somente o tipo de
pneu que é recomendado, abro a seguinte discussão.
Sahara e falcon são muito parecidas quanto ao peso (6 kg a diferença),
a suspensão é basicamente a mesma, a altura do solo praticamente igual,
mesmas rodas e tudo mais. A difereça é o conhecimento tecnológico que
a montadora tinha quando lançou a sahara e o maior conhecimento quando
lançou a falcon. Agora lá vão as perguntas.

1) A recomendação para a sahara é 22 ou 25 libras por polegada quadrada.
Por outro lado, a recomendação para a falcon não muda para a
roda dianteira, só para a traseira, e vai pra 29 e não pra 25 psi. Será que isso
se deve pelo fato da recomendação no manual da sahara ser para o pneu
MT40 e da falcon ser MT60?

2) Acho que essa é a duvida mais importante. Considerando que as motos
são bastante semelhantes, em se usando pneus que não o MT40, qual seria
então a calibração mais adequada para andar com carga máxima, 25 ou 29 psi?

Eu tenho usado 25, mas lendo os manuais, fiquei na dúvida.

Abraços.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#5
martinez Escreveu:... Eu tenho usado 25, mas lendo os manuais, fiquei na dúvida. ...


Eu por via das dúvidas tenho colocado 26 nos dois sempre!!

Visto que quase sempre estou com garupa!!

os pneus estão gastando normalmente e a moto é bem suave!!

Abraços
Responder
#6
No traseiro eu acho que 26 vai muito bem obrigado, mas 26 no dianteiro eu acho muito.
Até a ténéré que é bem mais pesada a recomendação é 22 psi.

Acho eu, acho... que 25 seria o máximo que poderia ir no dianteiro da
sahara.

Abraços.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#7
Vou passar a por 22-23 no dianteiro e 26 no traseiro!! vamos ver como a moto se comporta!!

Abração
Responder
#8
De um ano pra cá utilizo 22 na dianteira e 26 na trazeira, antigamente utilizava uma calibragem maior mas a moto fica muito dura e arisca isto tudo com pnes r34 90/90-21 dianteiro e 120/90-17 trazeira

PS não sou de correr , media 100 / 110 km/h
Vale mais um dia ruim de SAHARA que um ótimo dia de trabalho!
Responder
#9
É um problema mesmo... é só eu me afastar uns dias e minha área vira uma bagunça!!!! Kkkkkkkkkkkkkkkkk...

Tô zoando povo Sahareiro... deixa eu dar um pitaco aqui:

Realmente, o pneu influencia DIRETAMENTE na calibragem. Temos, então, que os pneus ORIGINAIS da Sahara, os MT-40 são pneus OFF-ROAD, com a presença de "cravos" - enquanto que o MT-70 é um pneu ON/OFF, com desenho mais para asfalto, utilizando "semi-cravos" com ranhuras abertas, o que facilita a dispersão de lama, terra,pedras, etc, qdo enfrentando esses terrenos.

Temos, então, calibragens realmente diferentes para motocicletas de peso e características muito parecidas. Eu utilizo 26/26 só piloto e 26/28 com garupa, nos meus Pirelli MT-75 - pneus esportivos, estritamente para asfalto, por indicação do instalador.

Desencana JC - se vc utiliza pneus MT-70, pode seguir as recomendações da Falcon. Se usa MT-40, usa as recomendações da Sahara.

Agora: se vc usa outra marca, com outro design, outro composto, outro propósito, pergunte ao fabricante ou ao revendedor...
Responder
#10
Putzm sabem q eu nunca tinha pensado nissu??? Nem sei com qto ando na minha, e o pior eh que, com minha medidas de pneus diferentes, 120 na dianteira e 150 na traseira, nem sei onde achar a pressão ideal, mas acho q uns 26 deve estar bom, vou verificar...

Abraços,

Fuis 8)
[Imagem: cilindro.gif]
"Fazer um amigo é um Dom, Ter um amigo é uma Graça, Conservar um amigo é uma Virtude;
Mas... ter EU como amigo, P... QUE PARIU, fala sério, É uma Honra!!!"
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)