Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Regras para viajar em Grupo
#21
http://www.motoseguranca.com.br/dicas6_1.html
Responder
#22
Bem camaradas, relato meramente ilustrativo...
Ainda hoje conversando com um amigo local sobre como andar
em grupo, detalhe, o mesmo tem uma SUZUKI 750-W e a conversa
pendeu ao estilo das esportivas que viajam a 230-250km, a 200km
já teria gente ultrapassando, PELAMORDEDEEEEEEEEEEUS...
Dai voltei a falar sobre a velô de cruzeiro de 100km/h...
Concordou mas continua com sua esportiva e acelerando...kkkk
Cada cabeça uma sentença...sejamos felizes!!!!
Responder
#23
Para os novatos 8)

E para relembrar tambem... 8) 8)
Responder
#24
Volto a dar minha sugestão.
Talvez fosse bom permitir a novos membros viajar em grupo somente após ter viajado com alguém mais experiente para dar dicas práticas de segurança.
Eu não me importaria de fazer um "cursinho" com alguém mais experiente. Pelo contrário me sentiria mais seguro. Será que podíamos eleger alguns membros para antes de grandes encontros fazer pequenas viagens de treinamento com os novato?
Responder
#25
ô Guifarma, a idéia é muito boa, mas tem gente q simplesmente não admite q não tem experiência, ou que pode atrapalhar certos procedimentos pela falta de prática...

isso deve vir da própria pessoa em questão: ela deve ter bom senso de fazer umas viagens pequenas sozinho, mais umas pequenas em grupo antes de partir pra uma viagem grande ou com um grupo muito grande.

eu mesmo tenho pouquíssima experiência em comboio, por isso eu mesmo tenho q me policiar pra atingir um nível satisfatório pra andar com o grupo - e sempre perguntar pra quem sabe mais. e se mesmo assim for inevitável, prestar o triplo de atenção e ser o mais técnico possível, pra q isso compense a falta de vivência.
Responder
#26
Muito ulteis essas dicas, eu mesmo desconhecia quase todos esses sinais, e estou de acordo com o que foi dito aqui, viajar em grupo requer muita atenção e cuidado, especialmente por não ser somente nossas vidas na estrada, mas a de nossos companheiros também.
Responder
#27
Queria chamar atenção para um fato que desconhecia, ou seja, a utilização abundante de sinais dentro da formação, eu achei ótimo, porém me atrapalhei com vários, vamos a eles.

Sinais (nada a ver com o filme do Mel Gibson).

Visão do leigo: Edinho começa a dar a benção na motoca antes mesmo de chegarmos à Aparecida, e no meio da estrada, levando a mão freneticamente do lado esquerdo para o direito e vice-versa como se fosse o Papa.

Sinal: O movimento das mãos de um lado para o outro é para que a formação seja feita alternada, ou seja, uma moto na esquerda, outra na direita e assim por diante.

Visão do leigo: Edinho começa a apontar para o céu freneticamente como se estivesse nos mostrando que o Sol apareceu e estava muito feliz por isso. Ou ele queria dar uma de SUPERMAN e estava dizendo "Para o alto e avante!!!"

Sinal: O movimento da mão apontando para cima é para manter a formação em uma única faixa.

Visão do leigo: O fulano da frente com a mão esquerda pede pra você chegar junto pra "trocarmos um proceder ai Dom!!!"

Sinal: O movimento de vai e vem com a mão esquerda ao lado da perna indica para que você faça uma ultrapassagem segura.

Visão do leigo: Marião olha pra mim pelo retrovisor e começa a fazer a dancinha do Sérgio Malandro na canção oitentista "Glu Glu", alguém lembra essa??? "Óhhhhhhh meu amor vem fazer Glugluuuuuu Mon amour!!!"

Sinal: O encontro do polegar com os outros dedos indica que a sua moto esta sem farol ou totalmente apagada.

Visão do leigo: E não é que nesse dia o Marião estava inspirado mesmo, por vezes fez a dança do robozinho na minha frente, do tipo "Quero dançar o break, quero dançar o break!!!"

Sinal: O Braço na horizontal e o antebraço balançando de uma lado para o outro indica a existência de uma lombada.

Quando escrevi isso, eu desconhecia esse tópico, mas como disse antes, acho super importante e seguro todos que queriam viajar ou passear em grupo, se familiarizarem com todos os sinais ou boa parte deles, é seguro, sádio e chega até ser divertido.
Inté.

Will
Salve o planeta!!! Recicle e não polua!!! Se realmente quer um cachorro, a rua esta cheia deles, adote, salve uma vida!!!

"Entre 135 criminosos, incluindo ladrões e estupradores, 118 admitiram que, quando eram crianças, queimaram, enforcaram ou esfaquearam animais domésticos."
Ogonyok (1970 - Soviet anti-cruelty Magazin)
Responder
#28
Muito bom este tópico, vou ler tudinho que esta esrito, agora compreender rsrsrsrs.......
Responder
#29
guifarma Escreveu:Volto a dar minha sugestão.
Talvez fosse bom permitir a novos membros viajar em grupo somente após ter viajado com alguém mais experiente para dar dicas práticas de segurança.
Eu não me importaria de fazer um "cursinho" com alguém mais experiente. Pelo contrário me sentiria mais seguro. Será que podíamos eleger alguns membros para antes de grandes encontros fazer pequenas viagens de treinamento com os novato?

Acho que essa história de "eleger alguns membros mais experientes" é um tanto quanto subjetiva...!

Já viajei com pessoas "experientes" que só faziam "M....da" na estrada...

O negócio acho que é cada um ter em mente que está num grupo que a segurança de todos depende de cada um, inicialmente!
É a tal história dos Mosqueteiros: Um por todos e todos por um!

Eu prefiro viajar sozinho pois tenho minhas manias...
Gosto de parar o tempo todo para tirar fotos... fotos de uma simples paisagem, da estrada, placas, montanhas, etc...
E não quero atrapalhar niguém que está viajando comigo..!
Não gosto que andem "colado" em mim... até porque, quem anda colado é adesivo!!!
Andar muito longe tb é ruim pois vc tem que ficar o tempo todo controlando o colega,
seja no retrovisor ou adiante... e aí geralmente você está "amarrando" a viagem!

Mas muitas vezes viajo em grupo e não tenho problemas com isso...
É tranquilo!
O fato é que aí não faço todas as paradas que queria, nem sempre ando como gostaria, mas, em
detrimento à segurança do grupo temos que abrir mão de certos comportamentos pessoais!

Enfim....
Acho que fundamental é a conscientização individual e posterior possibilidade de viagem em grupo!

É aquela história do emprego:
"Só aceitamos pessoas com experiência!"
Mas como adquirir experiência se ninguém te dá oportunidade de emprego????

Então, se vc quiser fazer "um curso" de pilotagem com alguém, veja se esta pessoa está
qualificada para tal e não é apenas alguém que "acha que sabe", a ponto de se dizer "instrutor"! ! !

Abração e boas viagens!
Piske
Mobilete 50cc 83 > Monareta S50 85 > Honda XL 125cc 87 > Sahara 91 > Hyosung Cruise II 125cc 98 > Sahara 97 > Sundown Web 100cc 2003 > Yamaha Virago 250cc 97 > Biz 100cc 2002 > XT660 2006 > Sahara 1999
XMax 250 2021; Biz 100 2004
Responder
#30
Piske Escreveu:
guifarma Escreveu:Volto a dar minha sugestão.
Talvez fosse bom permitir a novos membros viajar em grupo somente após ter viajado com alguém mais experiente para dar dicas práticas de segurança.
Eu não me importaria de fazer um "cursinho" com alguém mais experiente. Pelo contrário me sentiria mais seguro. Será que podíamos eleger alguns membros para antes de grandes encontros fazer pequenas viagens de treinamento com os novato?

Acho que essa história de "eleger alguns membros mais experientes" é um tanto quanto subjetiva...!

Já viajei com pessoas "experientes" que só faziam "M....da" na estrada...

O negócio acho que é cada um ter em mente que está num grupo que a segurança de todos depende de cada um, inicialmente!
É a tal história dos Mosqueteiros: Um por todos e todos por um!

Eu prefiro viajar sozinho pois tenho minhas manias...
Gosto de parar o tempo todo para tirar fotos... fotos de uma simples paisagem, da estrada, placas, montanhas, etc...
E não quero atrapalhar niguém que está viajando comigo..!
Não gosto que andem "colado" em mim... até porque, quem anda colado é adesivo!!!
Andar muito longe também é ruim pois você tem que ficar o tempo todo controlando o colega,
seja no retrovisor ou adiante... e aí geralmente você está "amarrando" a viagem!

Mas muitas vezes viajo em grupo e não tenho problemas com isso...
É tranquilo!
O fato é que aí não faço todas as paradas que queria, nem sempre ando como gostaria, mas, em
detrimento à segurança do grupo temos que abrir mão de certos comportamentos pessoais!

Enfim....
Acho que fundamental é a conscientização individual e posterior possibilidade de viagem em grupo!

É aquela história do emprego:
"Só aceitamos pessoas com experiência!"
Mas como adquirir experiência se ninguém te dá oportunidade de emprego????

Então, se você quiser fazer "um curso" de pilotagem com alguém, veja se esta pessoa está
qualificada para tal e não é apenas alguém que "acha que sabe", a ponto de se dizer "instrutor"! ! !

Abração e boas viagens!
Piske

Faço minha as suas palavras!!!
Salve o planeta!!! Recicle e não polua!!! Se realmente quer um cachorro, a rua esta cheia deles, adote, salve uma vida!!!

"Entre 135 criminosos, incluindo ladrões e estupradores, 118 admitiram que, quando eram crianças, queimaram, enforcaram ou esfaquearam animais domésticos."
Ogonyok (1970 - Soviet anti-cruelty Magazin)
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)