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Regras para viajar em Grupo
#1
LINGUAGEM DOS SINAIS

Alguns sinais básicos, usados por motociclistas experientes e que podem ser entendidos por todos. O sinal deve ser preferencialmente feito com a mão esquerda que é a mais "livre" durante a pilotagem.

•Apontar com a mão esquerda para baixo ou para um objeto ou ponto no solo:
-buraco, lombada, óleo ou outro tipo de obstáculo, reduza a velocidade e procure desviar(se possível).

•A mão e o braço esticado sobem e descem sucessivamente:
-perigo, reduzir a velocidade.

•Mão e braço balançando para trás e para frente, como um remo:
-o grupo está muito disperso, os mais atrás devem acelerar para se aproximar um pouco mais.

•Braço esquerdo apontado para a esquerda:
-atenção, reduzir para entrar à esquerda - o piloto deve sinalizar com o braço e acionar o pisca esquerdo em seguida.

•Braço esquerdo dobrado sobre o capacete com a mão apontando para a direita:
-atenção, reduzir para entrar à direita.

Mão esquerda com o dedo indicador apontando para cima e realizando círculos no ar:
- Atenção diminua a velocidade Radar a frente

•Mão esquerda apontando para cima e realizando círculos no ar:
-atenção o grupo deve retornar
-quando o grupo está parado, também pode significar acionar os motores para a partida.

•Mão esquerda apontada para cima e espalmada:
-atenção, situação de emergência à frente, exigindo cautela e redução de velocidade.

•Apontar para o tanque de combustível e em seguida simular uma degola de garganta com a mão esquerda:
•-a moto entrou na reserva de combustível, indicando que aquele piloto necessita parar assim que possível para abastecimento

Manter distância entre 8 e 10mts da moto à sua frente e manter-se posicionado lateralmente, permanecendo na sua posição durante todo o trajeto.



O MOMENTO DA BOBEIRA

Parece incrível, mas é verídico: boa parte dos acidentes de moto acontecem a menos de 10 minutos de distância do ponto de partida ou de chegada, devido a distrações na pilotagem. Em parte, isso se explica pela excitação no momento da partida ou um certo relaxamento já próximo ao destino. Portanto, dentro de um território conhecido.

Uma das melhores maneiras de se concentrar é estar plenamente ciente de que a viagem realmente já começou. Mesmo que as ruas e avenidas ainda lhe sejam familiares, imagine-as como se fossem de uma localidade distante observando toda a movimentação à sua volta constantemente. Dê atenção especial aos cruzamentos e semáforos.

Problemas pessoais ou assuntos pendentes de resolução devem ser esquecidos durante a pilotagem. ”Desligue-se" desses pensamentos, concentre-se no caminho que terá pela frente. Aproveite que você está fazendo o que gosta e esqueça dos problemas.

Se for necessário, leve mapas ou cópias de guias rodoviários com indicações de entroncamentos rodoviários e entradas e saídas das cidades desconhecidas. Procure decora-los. Mas se precisar consulta-los durante a viagem, lembre-se de estacionar em local seguro. Geralmente, postos de gasolina ou da polícia rodoviária são locais apropriados para essas paradas e os funcionários poderão ajudar com informações.

Nos primeiros quilômetros, procure sentir as reações da moto em frenagens, curvas, acelerações, verificando se tudo funciona corretamente. Confira se a bagagem está bem acomodada e segura. Se alguma anormalidade for notada, corrija antes de iniciar realmente a viagem. Não se arrisque a problemas na estrada.

•Os pesos utilizados nas extremidades do guidão, servem para aumentar a sensibilidade e o controle das oscilações e vibrações do guidão, beneficiando inclusive a maneabilidade da motocicleta.

•A velocidade de cruzeiro ideal de uma motocicleta é entre 50 e 75% da sua velocidade real máxima.

•Motos esportivas foram feitas para andar rápido e é assim que os motoristas da estrada esperam que você reaja. Então não ande em velocidade muito baixa, caso contrário terá muitos sustos e surpresas com os carros. mas também não exagere, mantenha a velocidade compatível com seu conhecimento e experiência, procurando manter total segurança. Segurança sempre em primeiro lugar.

•Mantenha o farol baixo sempre ligado, mesmo de dia, mas bem regulado, para não atrapalhar a visão dos outros veículos. Se for andar muito rápido, ligue o farol alto. Como a motocicleta é um veículo pequeno, isso ajudará os outros veículos a lhe notar no trânsito, aumentando a sua segurança.

•Início da chuva é uma das horas de maior acidentes, pois a quantidade de água ainda não foi suficiente para lavar a pista, e ao se misturar com resíduos de óleo e poeira forma-se uma " borra" muito escorregadia. NÃO FREIE BRUSCAMENTE NA CHUVA e nunca freie só com o freio dianteiro se estiver em piso escorregadio.

•Em caso de pista molhada, utilize as marcas deixadas pelos pneus dos carros. Nestas marcas a quantidade de água no asfalto é menor e a aderência do pneu melhora.

•Na chuva com a pista molhada, suspeita de areia ou óleo, ao fazer curvas evite deitar a moto. Saia levemente do banco, compensando a inclinação da moto.

•Na chuva, cuidado com poças de água. Podem esconder buracos ou pedras. Diminua a velocidade e evite passar sobre elas.

•Quando o trânsito estiver parado, preste atenção nos pedestres que atravessam a pista fora da faixa de segurança.

•Não fique muito perto de ônibus de turismo e interestadual, porque você pode virar o alvo da descarga dos banheiros.

•Cuidado com a sujeira que se forma na margem da estrada. Pode-se escorregar ou levar pedrada de um veículo à sua frente que passa em cima da sujeira. mantenha distância deles se estiver próximo 'a uma margem.

•Em congestionamento, é essencial para sua segurança manter a prudência e a velocidade baixa, trafegando no máximo a 20 Km/h, pois com esta velocidade é possível ter reflexos mais rápidos para quaisquer imprevisto que possam surgir. No trânsito sobrecarregado redobre a atenção e diminua a velocidade, pois os automóveis podem mudar de faixa sem prévia sinalização.

•A "confiança" pode levar a um acidente. Nunca deixe de estar atento ao pilotar sua motocicleta até chegar ao seu destino, mantendo sua postura e memorizando o trajeto a seguir.

•Quem erra mais facilmente é aquele que acha que já sabe pilotar muito bem. Um pouco de medo sempre ajuda muito.

•Sempre permaneça em local visível aos motoristas. Trafegar do lado esquerdo mantendo distância do automóvel a sua frente é ideal.

•Ao trafegar por vias onde os veículos estão estacionados ou ônibus parados no ponto, diminua a velocidade prestando muita atenção pois pedestres podem aparecer inesperadamente para atravessar a rua.

•Nunca se envolva em discussões no trânsito, mesmo se você estiver 101% com a razão. Já aconteceu de amigos pararem o outro veículo para reclamar da forma de dirigir perigosa do motorista e ele saiu do carro com arma na mão.

•O capacete é um equipamento necessário e muito importante para a sua segurança. Use sempre cores claras e nunca deixe de prendê-lo. E capacete aberto é só pra praia, andando a menos de 60 km/h.

•A motocicleta sempre deve estar em boas condições para trafegar, para sua própria segurança : parte elétrica, mecânica e PNEUS sempre em ordem. Faça uma inspeção periódica toda vez que for sair com sua motocicleta (óleo, calibragem, lubrificação da corrente, etc.

•Quando for sair de moto tenha responsabilidade e se for levar alguém em sua garupa tenha o dobro de atenção, pois a vida da outra pessoa está em suas mãos !

•Ao se deparar com um obstáculo (como buraco ou lombadas) em alta velocidade, procure freiar até próximo do mesmo, mas transponha o obstáculo com os freios soltos, deixando para freiar após o obstáculo. O impacto do obstáculo com as rodas presas é maior.

•Alguns motoristas geralmente dão passagem às motos grandes. Sempre agradeça o gesto dando uma leve buzinadinha.

•Quando cruzar com outros grupos ou colegas de estrada, cumprimente !

"NÃO SE ESQUEÇA NA ESTRADA ANDE SEMPRE BEM EQUIPADO"

BOA VIAGEM !
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#2
Excelente Moa, parabéns.
Tá tudo anotado.

Grande abraço.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
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#3
tio Moa par apresidente do Brasil....................manda mais.............assim´poderemos fazer um manual de dicas.

1º, 2º, 3º, 4º, 5º,  7º, 8º, 9º e 10º Aniversários do Moto Grupo, estive lá com a Paty, e no ......11º..... 12º....Se Deus quiser estaremos lá também e agora com a Sarinha............
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#4
Sinais e Formações (Parte 2)

Abortar um intruso no comboio
- Com a mão esquerda aponta para o intruso e faz o sinal romano negativo

Permitir uma adesão ao comboio
- Com a mão esquerda aponta para a adesão e faz o sinal romano positivo

Vou ultrapassar
- Armar a seta para o lado da ultrapassagem e aguardar o serra fila fechar o trânsito e dar o sinal

Vou continuar a ultrapassagem
- Manter a seta acionada até a última ultrapassagem

Encostar comboio para ultrapassagem de automóveis
- O serra fila arma a seta e ultrapassa os componentes do comboio para encostar à direita em fila indiana e ao mesmo tempo sinaliza para os carros ultrapassarem, esta manobra exige perícia e atenção

Fila indiana
O Capitão levanta a mão e o dedo indicador representando 1

Para voltar a formação dupla
- O capitão que está puxando o comboio levanta a mão esquerda e faz o sinal em “V”

Preciso parar
- O integrante levanta a mão esquerda apontando para si, e ultrapassa o comboio até o capitão que levará o comboio para o acostamento

Vai chover
- Com o dedo indicador aponta para o céu e depois com todos os dedos para baixo imitando chuva

Para saber se todo o comboio está bem
- O capitão arma a seta para a direita, e depois para esquerda, e assim sucessivamente todos os integrantes fazem a mesma sinalização.

Formações e preparos prévios
- A formação é acordada antes do inicio do comboio, cada integrante tem obrigação de estar com toda a documentação em dia, e a moto abastecida em condições de rodagem
A velocidade deve ser combinada antes, levando em consideração o trajeto, perfil, e experiência dos motociclistas.

Movimentação
- Os componentes devem evitar ao máximo alterar as suas posições depois de iniciado o comboio

Capitão – O integrante escolhido pelo grupo que vai puxar o comboio
Serra Fila – Integrante com experiência para segurar o transito nas ultrapassagens do grupo, saída e entrada do grupo na pista, e encostar o comboio em fila indiana para ultrapassagens de veículos.
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#5
Vaeleuuu....................Mo@cir..................exelente o conteudo, vou ter que estudar um pouco.............. Big Grin Big Grin Big Grin


Adriano
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#6
gazunga Escreveu:Amigos,
coloquei abaixo algumas dicas de como se portar em comboio em nossas viagens. Por favor, leiam até o fim pois é muito relevante.

Para viajar em grupo, a melhor opção de formação na estrada é a clássica (fila indiana alternada), ou seja, quando a moto da frente estiver do lado direito você automaticamente deverá ficar no lado oposto e vice-versa. Essa atitude deverá vir sempre do capitão da estrada (lado esquerdo da faixa de rolamento) e o seu primeiro seguidor (2º da fila, que fica do lado direito na faixa de rolamento). Nunca mude dessa posição, evitando o zig-zag (trança) para os demais seguidores.

o grupo deverá antes de sair nomear o capitão de estrada, o ferrolho, ajudante do ferrolho e combinar o caminho que se fará, paradas para abastecimentos, etc.

na viagem em grupo, mantenha uma distancia segura da moto da frente, nunca se distancie demais das motos da frente, lembre-se que o capitão de estrada tem que ter a visão de todos pelos retrovisores.

a noite, proceda da forma acima, porém redobre a atenção com a moto da frente e a de trás. Lembre-se que de noite o capitão não tem a visão do grupo como um todo. Caso tenha observado alguma anomalia ligue a seta intermediando direita e esquerda a fim de ser notado pelo ajudante de ferrolho ou informe o capitão.

nas ultrapassagens, o capitão de estrada vai determinar qual a melhor hora ou se o movimento e a estrada forem críticas, qual será a sua melhor hora, assim todos seguirão da mesma forma, mas com segurança. Quando o capitão de estrada sair para ultrapassar, não significa que todos têm que fazê-la naquele momento. Aguarde, ultrapasse com segurança e reúna-se ao grupo novamente.

use os retrovisores! Nunca deixe um carro colar na sua traseira, mesmo que todos da sua frente estejam na mesma faixa de estrada, assim se você abrir para o carro passar todos irão fazer o mesmo com segurança. Não somos os donos das estradas, alguns motoristas pensam que são e podem acabar com a nossa viagem!

se você não é o líder e nem os ferrolhos, nunca ultrapasse a moto à sua frente. Caso ela não esteja acompanhando o ritmo, sinalize para que acelere. Se não der certo, na parada seguinte leva o caso ao capitão.

_____________________________________________________________

Capitão da Estrada

É aquele com mais experiência de viagens no momento. Conhecedor dos caminhos e estradas a seguir, respeitará a sinalização não ultrapassando em hipótese alguma a velocidade máxima permitida em cada trecho.

Também trabalha constantemente com a visão dos retrovisores, sempre que possível estará contando se todos os integrantes estão na estrada. Deverá ser auxiliado pelo 2º homem, quando solicitado, para verificar se todos estão bem, na dúvida ele deverá parar e verificar pessoalmente.

Deverá observar as melhores possibilidades de ultrapassagem e colocação do grupo nas estradas, as faixas de estrada que ele estiver todos deverão segui-lo. Ele, auxiliado pelo ferrolho, determinará com segurança para todos, a velocidade que o grupo vai viajar.

Ajudante de Ferrolho

Este trabalhará constantemente com o Ferrolho, ou seja, revezando em posições quando necessário, avisando o capitão de estrada na ocorrência de algum problema e ficando na estrada para auxiliar aquele que parou sem qualquer aviso, enquanto o ferrolho toma as devidas providências. A noite este devera percorrer com maior freqüência o grupo e informar as condições numérica do grupo e do ritmo da tocada ao capitão.

Ferrolho ou Sargento

Esse cargo é muito complexo e complicado. Exige um motociclista experiente e que tenha uma moto potente para arrancadas bruscas e ágil bastante para andar em meio ao trânsito quando for preciso buscar o capitão de estrada.

O Ferrolho tem que ter percepção dos momentos críticos, saber o momento certo para abrir (a esquerda) e dar passagem para um veículo em maior velocidade, se possível sinalizar para esse veículo passar com calma. Também deverá saber o momento para se bloquear uma estrada para a ultrapassagem segura dos demais da frente, buscar e segurar algum motorista que se colocou no meio do grupo, ou seja, para cada viagem irá encontrar uma dificuldade e terá que ter solução para a melhor proteger o grupo.

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Sinais: Use sempre sinais para indicar alguma coisa quando em movimento com sua moto, não adianta ficar ao lado de um companheiro gritando, pois ele não vai entender nada. O sinal que todos acostumaram a ver é a do braço erguido indicando que ...

o que? Nada, se não for organizado e combinado, então vejamos; ...

O braço erguido e com a seta ligada , indica que o grupo vai tomar outra direção, ou virar para o lado em que a seta está ligada. Não fique constantemente com o braço erguido, esse sinal é apenas um alerta e você deverá abaixar seu braço assim que o seu seguidor te veja e estiver levantando o dele.

Braço erguido constantemente sem a seta estar ligada: Significa que na estrada tem algum problema, levante o seu braço também e fique atento , diminua a velocidade, prevendo uma possível parada no meio da estrada. Se parar no meio da estrada for necessário, nunca o faça de noite e saia sempre para o acostamento.

Problemas com combustível : Se o capitão de estrada estiver muito longe de você e ou sua máquina não for suficiente para alcançá-lo, vá até o penúltimo da fila (ajudante ferrolho) e faça o sinal característico com o seu indicador direcionado para o seu tanque de gasolina e em seguida um sinal de negativo com o polegar, o ferrolho ou ajudante vai ter que se comunicar da mesma forma com o capitão da estrada.

Você está passando mal: Da mesma forma acima, só que sinalize com o indicador para o seu peito e depois o sinal de negativo.

Problemas com sua moto: Da mesma forma acima, só que com a uma mão espalmada em cima do tanque em seguida o sinal de negativo com o polegar.

Parada para urinar: Indicador para a sua barriga e em seguida indicador e polegar aberto (na forma de um revolver) indicando para o chão. Esse sinal deverá ser passado para o ajudante de ferrolho e para o ferrolho, logo após pare com segurança. Os avisados tomarão as seguintes providências: O ferrolho vai avisar o capitão de estrada com o mesmo sinal que por conseqüente este diminuirá a velocidade do grupo, o ajudante passa a ser o ferrolho e quando a moto que parou retornar ao grupo, este vai até o capitão, faz o mesmo sinal e complementa com o sinal de positivo, na qual retornarão a velocidade que era conduzido o grupo.

Indicador para o chão; Significa algum objeto ou buraco na pista, se você não estiver vendo o que é, passe na mesma faixa que a moto da frente passou, repasse o sinal para que todos fiquem atentos.



Espero que seja útil para quem ainda não conhece esse procedimento

Mais informações acessem: <!-- w --><a class="postlink" href="http://www.cbbrasil.com.br">www.cbbrasil.com.br</a><!-- w -->

Grande abraço a todos

fbastos Escreveu:Gazunga, sempre é bom relembrar esses detalhes; já existe um tópico desses, e que por sinal foi bastante difundido..................Deixaremos essa mensagem aqui e quando se aproximar de alguma viagem iremos colocá-lo em evidência, valeu pela dica...........e por ter assumido a posição de ferrolho na viagem à Friburgo em substituição ao Miguel, sempre é bom termos mais de uma pessoa, nesta posição que eu acho a mais importante.

MSgs transferidas de outro tópico
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#7
Parabéns Mo@cir.

Parabéns visitante.

Parabéns Douglas.

Li e reli o tópico PROCURANDO A MANEIRA DE FAZER O MO@CIR PARAR A MOTO NA SERRA. NÃO ENCONTREI NUNHUMA REFERÊNCIA. Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin

Por favor, me ajudem a parar o Tarado. Confusedhock:
63a - HD Sport Glide, 2019, vermelha.  Rolleyes
A sua imagem no avatar facilita o reconhecimento.
E nomes impronunciáveis... Nem pensar. Queremos ser lembrados pelos amigos.






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#8
jotace Escreveu:Parabéns Douglas.

primeiramente, não mereço os parabéns, mesmo porque quem postou as regras originalmente, foi o membro gazunga (Gustavo) e apenas movi o tópico dele para o tópico certo, pois tinha dois falando da mesma coisa...

jotace ainda preocupado com as hortencias Escreveu:Li e reli o tópico PROCURANDO A MANEIRA DE FAZER O MO@CIR PARAR A MOTO NA SERRA. NÃO ENCONTREI NUNHUMA REFERÊNCIA. Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin

Por favor, me ajudem a parar o Tarado. Confusedhock:

Não tem jeito, só se der um piriri!! :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Laxante nele!!!!! Big Grin Big Grin Big Grin :twisted: :twisted: :twisted:

Abração
Responder
#9
jotace Escreveu:Parabéns Mo@cir.

Parabéns visitante.

Parabéns Douglas.

Li e reli o tópico PROCURANDO A MANEIRA DE FAZER O MO@CIR PARAR A MOTO NA SERRA. NÃO ENCONTREI NUNHUMA REFERÊNCIA. Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin

Por favor, me ajudem a parar o Tarado. Confusedhock:


Não impliquem com meu amigo MOa :x Confusedhock: :x :x :x ele foi treinado para parar a cada 150km........................vcs tem que aprender a tirar fotos pilotando, fazer pipi pilotando........e ainda tirar meleca................ Tongue Tongue Tongue

1º, 2º, 3º, 4º, 5º,  7º, 8º, 9º e 10º Aniversários do Moto Grupo, estive lá com a Paty, e no ......11º..... 12º....Se Deus quiser estaremos lá também e agora com a Sarinha............
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#10
Fabio,

Ainda bem que a Janaína conseguiu registrar as benditas HORTÊNCIAS, senão o Hamiltão continuaria a ver navios. Big Grin Big Grin Big Grin
63a - HD Sport Glide, 2019, vermelha.  Rolleyes
A sua imagem no avatar facilita o reconhecimento.
E nomes impronunciáveis... Nem pensar. Queremos ser lembrados pelos amigos.






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