Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Como trocar o Oleo das bengalas?
#1
Sempre sou eu que faço manutenção na minha Sarita, algem pode me dar uma dica como traocar o oleo das bengalas.....
Responder
#2
Bem ai vai espero que ajude ok
Troca de óleo da suspenção dianteira Sahara.

A troca do óleo da sahara é trabalhoso, mas com um pouco de paciência e cuidados dá para fazer. O uso de uma chave catraca com prolongador é muito útil para não retirar a carenagem. Use sempre ferramentas em bom estado de conservação e de medidas exatas para não danificar porcas e cabeças de parafuso.
Se a sanfona protetora estiver ruim, compre o par para aproveitar o trabalho. Não esquecer de braçadeiras tb.
O procedimento é o seguinte.
a) Afrouxar os 4 parafusos da mesa superior que fixam as bengalas.
b) Afrouxar ½ volta os dois parafusos superiores das bengalas (tampas)
c) Calçar o peito da moto para que a roda dianteira fique suspensão, atenção, pois como tem o protetor de alumínio, fica bastante escorregadio colocar macaco hidráulico. Usei um, mas se conseguir algo mais seguro melhor.( a moto pesa mais do que parece)
d) Retire o sistema de freio a disco da bengala (dois parafusos), após retirar não aperte o manete do freio senão as pinças fecharão e vc terá um trabalho a mais para abrir as pinças para recolocar o dispositivo de freio no final. (não precisa desligar a mangueira flexível, deixe o conjunto solto.)
e) Solte a braçadeira do cabo do velocímetro da bengala.
f) Retire a roda dianteira.
g) Retire o paralama dianteiro.
h) Retire a guia plástica do cabo do velocímetro.
Tenha um pano ou jornal para continuar e evitar lambança de óleo.
i) Solte o parafuso de fixação do amortecedor (direito ou esquerdo) na mesa inferior.
j) Retire o amortecedor e faça uma limpeza para que sujeira não entre no amortecedor depois de aberto.
l) Retire o parafuso superior, mas sem estar com a bengala apoiada no chão. Retire as molas e a arruela. Preste atenção na seqüência das peças.
m) Vire de ponta cabeça o amortecedor para sair o óleo e movimente o cilindro para dentro e fora para ajudar a sair o óleo. Deixe escorrer enquanto inicia a retirada do 2º amortecedor.
Retire o 2º amortecedor e proceda conforme o 1º. Se o óleo sair muito feio, sujo, compre mais ½ litro do óleo ATF para colocar e retirar resíduos dos amortecedores (tipo “lavar”).
n) Com o 1° amortecedor sem óleo, meça 435 ml de óleo ATF hidráulico e coloque na bengala e movimente o cilindro para dentro e fora para eliminar bolhas de ar recoloque as molas e arruela e feche com a porca superior. Se a sanfona protetora estiver ruim aproveite para trocar agora que o amortecedor está limpo.
Faça o mesmo procedimento para o 2º amortecedor.
Se tudo correu bem até agora, comece a montar os amortecedores, siga o inverso da desmontagem, não se preocupe em apertar os parafusos demais, dê uma encostada neles, no final revise atentamente todo o processo porcas, parafusos guias um a um dando o aperto final. (não exagere a ponto de quebrar ou espanar algo!) Verifique o freio dianteiro e movimente a suspensão para ver se está como esperado.
Não aconselho a trocar retentor, pois é um pouco difícil, se estiver vazando óleo, aconselho a levar a uma oficina para a desmontagem total do amortecedor (bengala) e troca das peças internas desgastadas. (é preciso ferramentas específicas para tal)
Espero ter ajudado se caso decidir fazer a troca do óleo.
Um abraço
Responder
#3
Já cansei só de ler... cara é uma trabalheira dos infernos, se não tiver uma boa caixa de ferramentas...e tb alguma noçao de mecânica, se não!!! já viu né!!!

Para esse tipo de serviço eu prefeiro a oficina mesmo... Wink
Responder
#4
Um é perigoso!
Se cair qualquer sugeira lá dentro ferra geral!
Pelo memos me disseram q se riscar a bengala pode esquecer!
Abraços!
Responder
#5
Nossa, que aula de mecanica...rsrs...

Acho que até é possivel fazer em casa mas como pode ser necessária a troca dos retentores, acho q o melhor seria levar em uma oficina, não deve ser tão caro esse serviço, e vc fica sussa de que foi feito por entende bem e tem as ferramentas certas...

Fuis 8)
[Imagem: cilindro.gif]
"Fazer um amigo é um Dom, Ter um amigo é uma Graça, Conservar um amigo é uma Virtude;
Mas... ter EU como amigo, P... QUE PARIU, fala sério, É uma Honra!!!"
Responder
#6
É realmente trabalhoso para se fazer sem ferramentas de boa qualidade e sem uma pessoa que conheça de mecânica para dar as dicas de como fazer certo, mas tendo ferramentas de boa qualidade e corretas para fazer o serviço em cerca de 45 minutos é possível realizar o descrito acima, se tivesse alguem me ajudando quando fiz pela ultima vez, acho que daria para fazer em uns 30 minutos sem correria e com muito cuidado que o serviço requer. pena que não seja possível marcar um dia para fazer por causa da distância. Mas uma dica, se manter sempre em dia a troca de óleo, o retentor e buchas tem a tendência de durar mais tempo.
Responder
#7
Aqueles parafuzinhos na extremidade inferior das bengalas não existem exatamente para se drenar o óleo das mesmas, ou estou enganado?
Responder
#8
sim, existe um parafuso nas extremidades da suspenção dianteira para tal, só que conheço na xlx 350 e xl 250, na sahara pelo menos do ano 98 em diante não existe (não dá para entender como não tem !!!) ai só fazendo o procedimento de retirar as bengalas. Acho uma puta sacanagem principalmente que o custo do óleo não é grande coisa, se não me engano a honda pede troca a cada 10.000 e provávelmente se ocorrer neste período, a suspenção deve durar mais tempo sem ter vazamentos e outros problemas que podem surgir pela falta da troca. Só resta lamentar.....Um detalhe, a 1 vez que troquei o óleo foi em autorizada Honda, resumo, ficou uma droga, suspenção dura carenagem podia ter ficado melhor encaixada e chicote passado em local errado.
Depois disso estudei todo o procedimento e ví que não é um bicho tão complicado dando sim para fazer em casa desde que se tenha ferramentas adequadas e uma noção básica do que se vá realizar ok ?T+
Responder
#9
eduardo_blumer Escreveu:se não me engano a honda pede troca a cada 10.000

Fala Blumer, e a pousada?
Sobre o comentario acima,
12.000 pra ser 100% correto.

Grande abraço.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#10
Não sei, não reparei se as saharas mais novas não mais possuem os parafusos de drenagem de óleo das bengalas, contudo, a minha que é uma heroína veterana, raridade mesmo, 90/91, inteirassa, possui. Daí meu questionamento aos diletos colegas saharentos. Valeu!
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)