Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Moto no descanso com a chave ligada detona o CDI?
#1
Então, essa informação chegou aos meus ouvidos.

Estava eu bonitão arrumando meu alforje, bauleto, e a moto com a chave ligada.
Um saharento amigo meu passou e disse, desliga a chave seu kbçudo, vai estragar o CDI...

E ai, o que me dizem sobre isso...
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#2
Se estraga eu não sei, mas já esqueci a chave ligada quando cheguei em casa, e no outro dia bati arranque normal, mais de uma vez :? :?
Responder
#3
Já esqueci a chave ligada e passou a noite toda algumas vezes... e até agora funfa normal.

Inclusive ontem, cheguei da confraternização em Caçapava, deixei a moto, fui tomar banho, almoçar, conversar com minha mãe, assisti ao futebol, enrolei mais um pouco e fui tirar a bagagem da Sassá... depois de tudo pronto, fui olhar e estava ligada Cry ... quase seis horas ligadona e não aconteceu nada... Wink
[Imagem: ZX2wgtg.jpg][Imagem: RSyQlcl.jpg] [Imagem: 36JJt6z.jpg] [Imagem: cehfaUi.jpg]
Responder
#4
Então, dessas que alguém fala e vc fica encucado, mesmo que seja uma grande besteira, até porque, um CDI não é tão barato assim...


Segue um texto para tentar esclarecer um pouco.

A unidade de CDI é destinada exclusivamente à ignição da vela, esta responsável pela queima da mistura, dentro dos cilindros.

Para se entender melhor o seu princípio de funcionamento, deve-se entender como é o funcionamento de um motor à combustão. Admite-se uma mistura de ar e gasolina, dentro dos cilindros. Essa mistura é comprimida pelo pistão, dentro do cilindro totalmente vedado (valvulas de admissão e escape, nessa etapa, estão fechadas), e em um ponto determinado, a vela lança uma centelha, que faz essa mistura comprimida explodir, forçando a descida do pistão, que se encarrega de girar o virabrequim. Basicamente, a combustão deve ocorrer em um momento preciso do funcionamento do motor. Ela não deve, por exemplo, ocorrer no momento em que o pistão inicia a subida, e nem deve ser tão tarde, no momento em que o pistão já está meio curso na descida. Existem retardos e avanços na ignição, dependendo da rotação, maximizando o rendimento do motor, pois variados fenômenos podem ocorrer, se a curva de ignição fosse "plana", desde batidas de pino, até queimas incompletas.

Existem centrais de ignição onde se privilegiam maior potência, ou maior torque. Isso é conseguido justamente alterando a curva de ignição, de modo que a faísca ocorra antes ou depois de um certo ponto "x" médio. Há meios de se alterar a curva da ignição, "tapeando" o módulo, como por exemplo, modificando a posição de uma polia de referência - no caso das motos, normalmente localizada no magneto.

A CDI original de fábrica é programada com uma curva de ignição padrão, com o uso de escapamento, filtro, vela e carburação originais. Qualquer mexida nesses componentes, em tese, modificaria a queima, ocasionando mais desgaste, e/ou mais consumo, e/ou mais ou menos desempenho. O ideal, depois de se mexer em componentes do sistema de alimentação e escape, é reprogramar o sistema de ignição. Como esse sistema, original de fábrica, não é reprogramável, lança-se mão de gambiarras, favorecendo um determinado comportamento (avançar ou retardar a ignição modificando a posição da polia de referência, ou adicionar algum componente elétrico ou eletrônico, que retarde ou avance a atuação da CDI, etc).

Outra importante função da CDI é limitar o giro do motor, cortando a ignição em uma determinada rotação. É o famoso "corte", que os motoboys adoram fazer, acelerando até o talo com a moto parada... poderia haver uma programação na CDI, que se o indivíduo repetisse essa operação mais de uma vez, no mesmo dia, ela se auto desligaria... veríamos diversas motos com motor desbielado, por excesso de rotação... hehehe

Existem no mercado kits de injeção e ignição programáveis, onde o usuário reprograma todas as curvas, de injeção e de ignição, otimizando elas de acordo com o sistema instalado - escapamento esportivo, filtro esportivo, injeção mais pesada, comando de válvulas alterado, tudo requer uma ignição diferenciada, de modo a deixar a mistura 100% ideal, em todas as faixas de rotação. São caríssimas essas centrais, coisa de R$1500 ou mais.

Os fios da CDI são ligados em 3 locais: de alguma polia (recebe sinal da posição do virabrequim), para a bobina (envia sinal a ela, para que ela gere a corrente para vela), e de alimentação (liga/desliga - normalmente, ligada no botão de ignição ou na chave de contato). Pode ter outros fios conectados, por exemplo, do contagiros, ou da central de injeção eletrônica, etc. Para se ter uma noção da ligação, na sua moto, somente olhando o manual de serviços, onde, normalmente, essa informação consta no gabarito elétrico da moto.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#5
Martinez, lendo sobre o funcionamento do CDI, não há nada que embase a afirmação que vc ouviu. Até porque se fosse tão nocivo assim, certamente teria uma orientação no manual do proprietário, tal como o período de amaciamento e não passar os limites de rotação. Me parece mais um hoax.
Minha Sahara não é a moto mais econômica, não é a mais bonita e muito menos a mais rápida,
porém a tenho desde zero e no dia 11-4-2009 completou 100.000 km comigo,
sem nunca ter me deixado na estrada com qualquer problema mecânico.
Isso a faz a melhor moto do mundo para mim.
Responder
#6
BEM ESTÁ ESCLARECIDA MAIS ESSA DUVIDA OU MITO .
LHES INFORMO QUE A DUVIDA DO MARTINEZ SE DEU, POIS FOI EU QUEM LHE FALOU SOBRE ESSE ASUNTO .
COMO É DE PRACHE ACREDITARMOS EM QUASE TUDO O QUE OUVIMOS E SAIRMOS REPASSANDO POR AI ( GERANDO O BOATO ) SEM UMA PREVIA INVESTIGAÇÃO DOS FATOS ME PRONTIFIQUEI APÓS LER O TÓPICO A ME INFORMAR MAIS SOBRE A UNIDADE CDI ( IGNIÇÃO POR DESCARGA CAPACITIVA )

APÓS LER VARIAS REVISTAS E APOSTILAS , E TOMAR CONHECIMENTO MINUCIOSO SOBRE ESSE TIPO DE SISTEMA DE IGNIÇÃO ( CDI ) NÃO OBTIVE QUAIQUER RESPOSTAS QUE LEVASSE A SOLUÇÃO DESSA DUVIDA EM QUESTÃO , O JEITO FOI MANDAR UM E-MAIL PARA A " EMPRESA SERVITEC " EXPECIALIZADA NA FABRICAÇÃO DE CDI ...

SEGUE AQUI O E-MAIL RESPONDIDO PELO ENGENHEIRO DA EMPRESA .

De: <!-- e --><a href="mailtoConfusedrtec@ig.com.br">srtec@ig.com.br</a><!-- e --> [mailtoConfusedrtec@ig.com.br]
Enviada em: quinta-feira, 3 de
dezembro de 2009 13:33
Para: <!-- e --><a href="mailto:vendas@servitecmoto.com.br">vendas@servitecmoto.com.br</a><!-- e -->
Assunto: Contato site

Contato via site Servitec.

E-mail: <!-- e --><a href="mailtoConfusedrtec@ig.com.br">srtec@ig.com.br</a><!-- e -->
Assunto: Boa tarde ...

poderiam me tirar uma duvida ?
uma vez ouvi de um mecanico que se eu deixar minha moto com a chave de
ignição ligada e o indicador do neutro acesso com frequencia isso pode
ocorrer a queima do CDI ?
Ele só não soube me explicar muito bem ,e pelo que ententi ao ligar a ignição a tensão da bateria passa pelo CDI e é retificada por um diodo de silicío ,após acionado o interruptor de partida a tensão segue até o trasnsistor ( ou tiristor ) que por sua vez alimenta um capacitor que carrega essa energia para alimentar a bobina ocasionando a faisca , a exposição por um longo periodo dessa tensão no diodo pode ocasionar a sua queima danificando assim a unidade .

Fiz varia pesquisas em revistas e apostilas não tive a confirmação dessa duvida , acredito que a servitec é a unica empresa capaz de me
responder essa pergunta .
Por favor estou no aguardo de uma solução para essa questão
obrigado






Olá Edson.
Acredito que seu mecânico esteja equivocado.
A situação do motor parado, mas ignição alimentada e luz do neutro acessa
ou ligando e desligando é uma situação normal. Certamente o fabricante da
moto tomou o cuidado para tal situação não levar qualquer componente
eletrônico ao seu limite, principalmente o CDI que tira a moto de
funcionamento.
Possivelmente o mecânico passou por uma situação onde a explicação possível
seria esta da luz do neutro. Muitos mitos se criam dessa forma.
Imagine uma situação onde o óleo é trocado e depois a biela quebra! O óleo
pode ter feito a biela quebrar, ou simplesmente uma coisa não tem nada a ver
com a outro, foi apenas uma coincidência. Neste caso o óleo pode ficar coma
fama de quebrador de biela!
Att,

Eng. Elet. Marcelo José Rodrigues
Departamento de Engenharia
e-mail: <!-- e --><a href="mailto:engenharia@servitecmoto.com.br">engenharia@servitecmoto.com.br</a><!-- e -->

Fornecedora Homologada pela CBM para o
campeonato Nacional de Motovelocidade 2009
Servitec Indústria Eletrônica Ltda.
Fone/Fax: (54) 3224.2299
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.servitecmoto.com.br">http://www.servitecmoto.com.br</a><!-- m -->

-----Mensagem original-----
De: Vendas [mailto:vendas@servitecmoto.com.br]
Enviada em: sexta-feira, 4 de dezembro de 2009 16:43
Para: 'Engenharia'
Assunto: Contato site


POR TANTO MEUS AMIGOS ACREDITO QUE ESTÁ SOLUCIONADO ESSA QUESTÃO , E APROVEITO ENTÃO PARA LANÇAR OUTRA :

POR QUE O CDI QUEIMA ?
COMO DIAGNOSTICAR UM CDI DEFEITUOSO ?
QUAIS OS CUIDADOS DEVO TOMAR PARA PROLONGAR A VIDA UTIL DESSE COMPONENTE ?

ACHO QUE VOU ESTUDAR MAIS SOBRE ESSE COMPONENTE VITAL PARA O FUNCIONAMENTO DA MOTOCICLETA E NA DUVIDA SEMPRE LEVAR UM DE RESERVA EM MINHAS VIAGENS ... Wink
[Imagem: dsc09396s.jpg] [Imagem: dsc09293.jpg] [Imagem: mov090960003.jpg] [Imagem: mov088750001.jpg][Imagem: iba8020w.jpg]
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)