Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Tacômetro de Falcon na Sahara (conta-giros)
#1
Pois é galera, fim-de-semana prolongado, sem dinheiro pra sair, o jeito é ficar em casa. Aproveitei que a Falcon do meu cunhado estava comigo pra fazer os testes do carburador (mais detalhes no tópico "Carburador de Falcon") e fiz um teste que ha tempos queria fazer, desde minha XLX, colocar um conta-giros eletronico, que nao dependesse de cabos, assim teria melhor precisão e menos problemas.
Foi então que peguei o diagrama elétrico da Falcon e rastreei as ligações, o CDI da falcon é bem diferente do da Sahara, pq tem o fio do tacômetro e do sensor de posiçao da borboleta, mas como o pricípio é o mesmo, conclui que nao seria difícil.
O tacômetro tem tres terminais, um possitivo, um negativo e um de sinal, que na Falcon é ligado no CDI, mas na Sahara nao tem esse fio, então liguei no fio do pulsador, parindo da teoria que cada pulso é uma volta e de que me lembro que uma vez perguntei pra cara que só mexe com painéis em RP e ele me disse que daria pra colocar um conta-giros eletrônico a partir do CDI.
Nao deu outra, funcionou certinho, sem ocilações, assim como na falcon e a suspeita que eu tinha, acho que ficou comprovada nessa experiência, de que meu conta-giros marcava um pouco a mais. outro problema é que acina de 6500 giros o ponteiro ocila tanto que nao dá pra confiar.
Agora que sei que funciona é só fazer a gambitech
Abaixo umas fotos e um vídeo da experiência.
[Imagem: gambifalcon1.jpg]
[Imagem: gambifalcon2.jpg]
[Imagem: gambifalcon3.jpg]
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=EFINa0ATMHA[/youtube]
Leandro Carlos
Aprilia Pegaso - 2002
Palmas - TO

Visite minha galeria de imagens!


Jarinú, Piracicaba, Morretes, Vinhedo, Ribas, Praia Grande, Festa Fantasia Pouso Alegre e Ribas de Novo, SP, RJ e MG, 10° Níver em St. Isabel, Festa fantasia no ES, 13° Niver em São Roque, Fuinessa! Próximo destino ????

Responder
#2
.



Isso é uma graaaande descoberta, Fuinessa. Pena que vc confiou demais na nossa capacidade de interpretar as fotos.

Xovêssindendi (como diria o Tintine);

1. O fio amarelo é o pulso?

2. O vermelho (como sempre) é o positivo?

3. O preto (como sempre) é o terra?

4. Qual a volt/amp do vermelho? Onde que se liga?

5. É o amarelo?

6. É uma carga a mais para a bateria, não?


.
Responder
#3
Mas que Leandro fuçador...caracóles...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Parabéns e sucesso na sua proposta...

Grande abraço! Wink
Responder
#4
Jeff, a intenção das fotos não era mostrar um passo-a-passo da adaptação e sim um panorama de como eu fiz.
Mas já que perguntou, vamos lá:
No painel da Falcon o tacômetro tem 3 conectores, 1 verde, 1 preto e 1 amarelo.
Verde = Terra (negativo da bateria)
Preto = Positivo (positivo da bateria)
Amarelo = Pulso (ligar ao fio Azul c/ Amarelo do CDI da Sahara)
É simples assim!
Abraços...

Jeff Escreveu:.
Isso é uma graaaande descoberta, Fuinessa. Pena que você confiou demais na nossa capacidade de interpretar as fotos.
.
Leandro Carlos
Aprilia Pegaso - 2002
Palmas - TO

Visite minha galeria de imagens!


Jarinú, Piracicaba, Morretes, Vinhedo, Ribas, Praia Grande, Festa Fantasia Pouso Alegre e Ribas de Novo, SP, RJ e MG, 10° Níver em St. Isabel, Festa fantasia no ES, 13° Niver em São Roque, Fuinessa! Próximo destino ????

Responder
#5
.


Vixe!!! Quase que transformo minha moto em cinzas....



Valeu, já dá para fuçar.



.
Responder
#6
Grande Leandro! Ainda estou sob choque, então nem vou comentar muito! Big Grin

Será que tem como usar o sensor de combustível tb? Mas isso é assunto para outro trópico... rss

Obrigado por compartilhar!!

Abs,

JOE
Responder
#7
muito coincidente e oportuno este topico, pois eu comprei um painel de falcon, paralelo para colocar na sah!

agora vc ja me deu o caminho das pedras, nao preciso gastar neuronios.

mas deixo pra ver como vou fazer com o marcador de combusta, provavelmente, terei que furar o tanque... Confusedhock:
Responder
#8
Sem duvida dá pra usar o marcador de combust, porem a parte difícil está em adaptar a boia no tanque da sassa, me desculpem, mas nem sequer reparei como era a boia da Falcon. Mas na Strada que eu tive, eu até troquei a boia uma vez e pelo que me lembro imagino que vai requerer um trabalhgo bem minucioso pra colocar isso na sassa.
Mas sinceramente, eu nao tenho a menor intenção de colocar um marcador de combust na minha. Vai dar muito trabalho e talvez nao funcione satisfatoriamente.
Mas o painel da Falcon eu to afim de colocar na sassa sim. Aqui em Palmas, nem vou procurar pq naum vou achar, vou pedir pro meu amigo de Ribas ver pra mim o bura e o painel da Falcon, quem sabe faço um pacote.
Fui...
Leandro Carlos
Aprilia Pegaso - 2002
Palmas - TO

Visite minha galeria de imagens!


Jarinú, Piracicaba, Morretes, Vinhedo, Ribas, Praia Grande, Festa Fantasia Pouso Alegre e Ribas de Novo, SP, RJ e MG, 10° Níver em St. Isabel, Festa fantasia no ES, 13° Niver em São Roque, Fuinessa! Próximo destino ????

Responder
#9
qualquer contagiros eletrônico é possível instalar em qualquer motor. Basta ligar corretamente.
Responder
#10
Show Fui, parabéns.
No dia que eu injetar a minha vou tantar fazer também essa gambiteck.

Abração.
Martinez
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)