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PNEU NÃO TEM PRAZO DE VALIDADE? (verdades e mentiras)
#1
Depois de todos os comentarios feitos por amigos saharamaniacos sobre o estado de “novo” dos pneus da minha moto, procurei saber e nas minhas pesquisas li essa matéria:

PNEU NÃO TEM PRAZO DE VALIDADE.

Em sites direcionados ao assunto, alguns topicos foram comentados, entre eles que quem coloca prazo de validade é o proprio fabricante pra ter giro nas vendas, o que tem que ficar atento, é o estado geral do pneu (bolhas, micro fissuras, ressecamento...) e não é verdade que um pneu em bom estado visível, sem marcas de ressecamento ou rachaduras irá simplesmente estourar na estrada.

Dúvidas sobre os pneus de moto

Entre os motociclistas não faltam lendas sobre os pneus. Muita gente tem dúvidas em relação a questões simples, como calibragem, enquanto outros têm, por exemplo, “uma receita infalível” para o pneu durar mais. Para esclarecer as dúvidas e acabar com mitos e as perigosas “soluções miraculosas” MotoPneu e a equipe de Qualidade da Pirelli mostra o que é verdade e o que é mito no mundo dos pneus.

Rodar com a pressão acima do indicado, também chamado “pneu duro”, diminui o gasto do pneu.
Mito. Rodar com pressão acima do recomendado pelo fabricante aumenta o gasto do pneu. O controle eficiente da pressão dos pneus garante uma quilometragem 10% superior. As recomendações de controle são: Seguir as calibragens recomendadas pelo fabricante do veículo; Verificar a pressão somente com pneu frio; É necessário verificar a pressão pelo menos uma vez por semana e sempre antes de viajar; Porém, a verificação pode ser inútil se não for feita com calibrador aferido; Utilizar sempre a tampinhas nas válvulas.

Pneu com bolha está condenado.
Verdade. Normalmente a bolha ocorre em decorrência de impactos contra obstáculos. Verificando bolhas nos pneus, é necessária a substituição do pneu, uma vez que tal problema pode comprometer a segurança.

Rodar com a pressão baixa aumenta a aderência.
Verdadeiro em alguns casos. Essa é uma técnica muito utilizada no offroad, já que o pneu tende a se apoiar nas laterais da rodagem, aumentando a área de contato com o solo. Ressalta-se, porém que a pilotagem torna-se imprecisa, insegura e acelera o desgaste irregular do pneu.

O pneu que estiver com a banda lateral rachada deve ser descartado.
Verdade. Não deve ser utilizado nenhum composto para consertar “rachaduras” no pneu. Verificando cortes ou rachaduras na banda de rodagem ou nos flancos o pneu deve ser trocado, uma vez que rachaduras ou cortes podem comprometer a segurança.

Pneu tem validade?
Não. O pneu possui período de fabricação estampado no seu flanco. Se for estocado de maneira correta (leia em Moto Pneu 08) não existe fim de vida útil por conta da validade.

Ao comprar um pneu novo é preciso “fazer zerinho” pra tirar a cera?
Mito. É necessário rodar com cautela pelo menos por 20 ou 30 quilômetros em linha reta e não abusando nas curvas. Com isso, o pneu é aquecido e perde a cobertura (cera).

Usar câmara no pneu (tipo sem câmara) garante a segurança?
Não. Em pneus sem câmara, com a inscrição (tubeless), desaconselha-se a montagem com câmara de ar. Isso afeta o balanceamento da roda e o equilíbrio da moto.

Ao trocar o pneu traseiro, é obrigatório trocar o dianteiro?
Mito. Os pneus devem ser verificados periodicamente e substituídos sempre que atingirem os indicadores de desgaste (TWI).

Existe problema em usar pneus de marcas (modelos) diferentes?
Recomenda-se não usar marcas diferentes de fabricantes de pneus na dianteira e na traseira simultaneamente, pois pode comprometer o equilíbrio da moto.

Quantos quilômetros dura um pneu?
Não é possível determinar quantos quilômetros dura um pneu . Seu rendimento quilométrico pode variar em função de fatores como: tipo/ modelo do pneu, eixo de montagem, forma de pilotagem da moto e o piso em que ela roda (aclives / declives, tipo de pavimento mais abrasivo, pistas muito sinuosas). A manutenção periódica do veículo e dos pneus também influencia na durabilidade de um pneu (verificação da pressão e até o balanceamento das rodas quando necessário).

O pneu deve ser calibrado todo dia?
Controlar a pressão é um dos expedientes mais importantes na durabilidade de um pneu. Portando deve ser feita semanalmente e sempre antes de pegar a estrada.
[Imagem: eye176x220.gif][Imagem: nightraider176x220.gif]  [Imagem: botton-4ANOS.gif]
O Santo (Carpe diem quam minimum credula postero)

"... E se tiver que cair que seja aos pés do senhor"
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