Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Pilotar motocicletas pode afetar a audição
#1
Pilotar motocicletas pode afetar a audição, revela pesquisa
Segundo estudo, motos produzem ruídos acima de 85 decibéis. Exposição prolongada deve ter proteção

Texto: Arthur Caldeira/Agência InfoMoto
[Imagem: abre-04639-moto.jpg]
Fotos: Gustavo Epifanio/Agência InfoMoto
(31-08-09) – Acelerar uma motocicleta na estrada a 120 km/h, embalado pelo ronco do escapamento, está entre os maiores prazeres para quem é apaixonado pela liberdade em duas rodas. Mas além das preocupações com uma pilotagem segura, é preciso ficar atento a outros danos que o ato de pilotar uma moto pode causar à saúde. O House Ear Institute (Instituto Casa do Ouvido), de Los Angeles, Califórnia, nos Estados Unidos, alerta que a exposição prolongada ao ruído produzido por uma motocicleta pode causar “Perda Auditiva Induzida por Ruído”, também conhecida pela sigla PAIR e geralmente associada aos prejuízos auditivos causados em trabalhadores de diversos ramos industriais.

Porém, de acordo com tabela divulgada pelo National Institute on Deafness and Other Communication Disorders (Instituto Nacional de Surdez e Outras Doenças de Comunicação) do governo norte-americano, uma moto produz níveis de ruídos em torno de 95 decibéis (dB). Segundo organizações de saúde de todo o mundo, ruídos acima de 85 dB podem causar alterações na estrutura interna do ouvido e perda permanente de audição. Como efeito de comparação, uma conversação normal atinge 60 dB, já um refrigerado em funcionamento chega a 40 dB.

Por isso mesmo os médicos do Instituto Casa do Ouvido de Los Angeles fazem o alerta que a perda auditiva induzida por ruído pode acometer também os motociclistas. Ainda mais porque muitos alteram o sistema de escapamento, utilizando ponteiras esportivas ou personalizadas que aumentam ainda mais o nível de ruído emitido.

Em entrevista por e-mail, os especialistas do Instituto Casa do Ouvido alertaram que a única maneira de o motociclista se prevenir contra a perda auditiva é utilizando protetores auriculares, também chamados de plugues de ouvido. São protetores baratos encontrados em lojas que comercializam Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para uso profissional e até mesmo em farmácias. “Apesar de o capacete oferecer alguma barreira, é realmente necessário o uso de plugues para reduzir os ruídos a níveis seguros”, informou o instituto por meio de sua assessoria de comunicação. Tanto que os capacetes da marca Sparx, importada dos Estados Unidos pela empresa Silva Mattos, trazem plugues de ouvido descartáveis junto com o produto.

A grande preocupação com PAIR é que é uma doença cumulativa, portanto qualquer dano vai se somando ao longo do tempo. Mesmo que uma pessoa se exponha diariamente por um curto período a um ruído acima de 85 dB, os prejuízos auditivos podem aumentar depois de muitas exposições.

Indivíduos suscetíveis e sintomas

O médico otorrinolaringologista Lídio Granato, do Hospital Santa Catarina da capital paulista, ressalta que há indivíduos mais suscetíveis a ruídos excessivos por questões genéticas. “O ideal é consultar um especialista para se submeter a exames, como a audiometria, para detectar se você é muito vulnerável”, declarou o médico por telefone.

Para o Dr. Granato ainda mais grave que não usar protetores auriculares é utilizar tocadores de MP3 enquanto pilota, costume de muitos motociclistas. “Alguns aparelhos podem atingir até 110 dB, causando danos ainda maiores”, declarou o médico.

O otorrino alerta para alguns sintomas da perda de audição induzida por ruídos. “Os prejuízos auditivos começam pelas freqüências mais altas, onde estão algumas consoantes como ‘f’ e ‘s’. Portanto, um sintoma da perda é que palavras como ‘salsicha’ tornam-se ininteligíveis. A pessoa ouve, mas não entende”.

O Dr. Lídio Granato faz também um alerta aos motociclistas com mais idade. “A audição, assim como a visão, pode sofrer prejuízos com o passar do tempo. Pessoas com mais idade vão perdendo a audição”.

Falta de hábito

Muitos motociclistas alegam que usar protetores auriculares é estranho, pois não ouvem nada a sua volta. “Mas esse é justamente o objetivo”, reforça o Dr. Granato. Outros afirmam que isso pode prejudicar a atenção durante a pilotagem. Por experiência própria, essa impressão é falsa.

No início há certo estranhamento, mas é apenas uma questão de hábito. Atualmente sempre piloto motos com protetores auriculares. Afirmo que sem ouvir nada se presta mais atenção ao que acontece em volta. “Isso em geral acontece. Pessoas que perdem a visão desenvolvem um tato mais aguçado”, completa o médico.

O importante é saber que se você quer pilotar embalado pelo ronco de sua moto por muitos anos vale a pena proteger seus ouvidos. Para poder escutar essa sinfonia por muitos e muitos quilômetros.


Responder
#2
e pra quem quiser saber se ja perdeu alguma coisa da audição, recomendo este teste audiometrico on-line.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.digital-recordings.com/hearing-test/www-ht-basic/ht_help_b.html">http://www.digital-recordings.com/heari ... elp_b.html</a><!-- m -->

está em ingles, mas nao é impossível de entender.

recomenda-se usar fones de boa qualidade e estar em um ambiente sossegado. Wink

eu ja usei plugues de ouvido, parei porque em duas ocasiões tive inflamação no ouvido medio (o capacete pressiona o plug, forçando o sistema auditivo).
Responder
#3
Nas viagens eu uso um protetor auricular de silicone semelhante a esse:

[Imagem: pa.jpg]

Não incomodam em nada com o capacete, pois não há haste nem nada para fora da orelha. Propicia uma resistência maior às horas em cima da moto, vc não chega com a cabeça "inchada" por ter ouvido o zunido do vento o dia todo, além de melhorar a concentração na pilotagem. Recomendo fortemente.
Minha Sahara não é a moto mais econômica, não é a mais bonita e muito menos a mais rápida,
porém a tenho desde zero e no dia 11-4-2009 completou 100.000 km comigo,
sem nunca ter me deixado na estrada com qualquer problema mecânico.
Isso a faz a melhor moto do mundo para mim.
Responder
#4
Nunca usei fones de ouvido enquanto piloto, e possivelmente, nunca usarei, até porquê é proibido.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#5
Também nada que um bom capacete e escapamento original façam bem as suas funções,
não permitindo tal prejuizo auditivo... Wink
Responder
#6
O Indomado Escreveu:eu ja usei plugues de ouvido, parei porque em duas ocasiões tive inflamação no ouvido medio (o capacete pressiona o plug, forçando o sistema auditivo).
Para quem trabalha em indústrias sabe muito bem do uso de protetores auriculares. E nem por isso deixamos de escutar as coisas que acontecem em nossa volta.
No trabalho eu parei de usar o plug e passei a usar o tipo concha por causa de irritação no canal do ouvido.
Paulinho Escreveu:Também nada que um bom capacete e escapamento original façam bem as suas funções,
não permitindo tal prejuizo auditivo... Wink
Há um comentário do Paulo Couto, no site Motonline falando sobre isso, a diferença entre o escapamento original e usar um capacete de boa qualidade.
Na minha Sahara o escapamento é original.
O capacete que uso é o Peels Mach 5 RT, que segundo a informação de onde comprei, é um equipamento muito bom entre os fabricados pela Starplast.
[Imagem: 5736907.jpg?album=34987]
Responder
#7
Hein??? como é???? Repete não intindi!!!!!!
Responder
#8
jamesleepotta Escreveu:Hein??? como é???? Repete não intindi!!!!!!

Também não ouvi nada..... Confusedhcok:
hehehehe.... Big Grin


Paulinho Escreveu:Também nada que um bom capacete e escapamento original façam bem as suas funções,
não permitindo tal prejuizo auditivo... Wink

Eu usava escapamento esportivo na Sahara e nunca tive problemas com a polícia.
Achava legal, até porque chamava a atenção dos demais motoristas, quando eu chegava perto.
Porém, achei prudente trocar e colocar o original.

Fiz minha vagem de fim de ano com o escapamento esportivo e realmente, depois de algumas horas de viagem, percebe-se um "zumbido" no ouvido!!!

Para dormir então.... uma lástima.... :?

Agora com o escapamento original não há problema, inda mais que comprei dois novos capacetes, que diminuíram consideravelmente o barulho dentro deles.

Já tentei usar protetores mas não me adaptei....

Preciso escutar (pelo menos um pouco) o que tá acontecendo ao redor.... Big Grin

Abraços,
Piske
Mobilete 50cc 83 > Monareta S50 85 > Honda XL 125cc 87 > Sahara 91 > Hyosung Cruise II 125cc 98 > Sahara 97 > Sundown Web 100cc 2003 > Yamaha Virago 250cc 97 > Biz 100cc 2002 > XT660 2006 > Sahara 1999
XMax 250 2021; Biz 100 2004
Responder
#9
Piske Escreveu:
jamesleepotta Escreveu:
Paulinho Escreveu:

Preciso escutar (pelo menos um pouco) o que tá acontecendo ao redor.... Big Grin

Abraços,
Piske

Piske, depois que instalei a bolha da falcon sobre a da sahara, abaixando um pouco o pescoço, chego
a ouvir o barulho do motor trabalhando...maneiro...andando devagar,forte... Wink
Responder
#10
A minha tá com escape original e andando entre 90 / 100km/h praticamente não se ouve o motor, somente o ruido dos MT-40 no asfalto e claro o ruido de vento que este sim incomoda um pouco (mas aí acho que tem a ver com o capacete, o meu é um Mach 5 Rt que não é lá estas coisas em termos de aerodinamica e vedação Smile Smile Smile

Gostei da idéia de usar os plugues de ouvido, trabalho com isso enfiado na orelha o dia todo mesmo, acredito que na moto não vai me causar desconforto.
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)