Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Vento na Ponte Rio-Niterói
#11
.

Os americanos tem uma frase para isto:


"Em dúvida, enrole o cabo.
Pode não resolver, mas pelo menos acaba o suspense
."



Big Grin Big Grin Big Grin


"When in doubt, gas it, it may not solve the problem, but it will end the suspense."


.
Responder
#12
Caico1983 Escreveu:Acredito que acelerar não seja a melhor solução, pois se você já se sente inseguro a 80/90 km/h na influência de fortes ventos laterais, se a velocidade aumentar as coisas tendem a piorar.

O que faço quando rodo em regiões com muito vento é procurar estar preparado, saber de que lado virá o vento, rodar próximo ao meio da faixa e realizar o contra-esterço tão logo as rajadas me atinjam para manter minha trajetória e não trocar de faixa involuntariamente.

*contra-esterço é a manobra que, em velocidade superior a 40 km/h, você força (vira) o guidão fazendo a moto se inclinar.

Puxa Caico!!! Tá muito complicado!!!
Mais fácil acelerar! :twisted: Big Grin

Brincadeira... não sou de arriscar muito... vejo um monte de motos indo na boa e concluo que dá pra eu continuar... com cuidado, claro.
"Good girls go to heaven, biker girls go anywhere."

"Meu caminho é cada manhã
Não procure saber onde vou
Meu destino não é de ninguém
Eu não deixo meus passos no chão..."
Responder
#13
Galera,
Antes de qualquer coisa gostaria de agradecer a todos pelas participações, elas contribuem muito para aprendermos uns com os outros a respeito da nossa segurança. Não acredito que acelerar melhore a condição, entendo exatamente o contrário, e acreditem rapaziada, não tenho problema algum em assumir meus medos. Adoro andar de moto, mas naquele dia tive medo, este é o termo correto, medo. E digo mais, ficou claro que o vento causava mais problemas na minha moto que em algumas outras e isso certamente foi em função da área lateral da mesma, que funciona como uma barreira à força do vento. A minha atitude foi diminuir a velocidade e usar meu peso como contra força ao vento, tentando anular ou minimizar a situação. Apenas a título de esclarecimento para alguns, pois acredito que o que vou colocar seja do conhecimento da grande maioria, principalmente os que têm alguma ligação com aviação ou vela (marítima). Efetivamente quando aumentamos a velocidade da moto, reduzimos a ação do peso do conjunto sobre o solo, isto ocorre em função das diferenças das velocidades das correntes de ar que são geradas pelo deslocamento, entre a parte superior e a inferior, ou seja, imaginem que estão recebendo o vento pela frente da moto e que este se dividisse em duas partes, uma que passasse por baixo e a outra que viesse por cima, tivesse que percorrer a frente da moto, subir pelo corpo do piloto, descer suas costas e sair pela parte traseira da moto. Esta segunda corrente, a superior teria uma trajetória maior a percorrer, conseqüentemente, como teria que chegar ao mesmo tempo ao final da moto que a corrente da região inferior, a sua velocidade tem que ser maior, e isto só ocorrem acelerando esta corrente, o que acontece naturalmente (a natureza é perfeita porque tudo o que existe nela foi criado por DEUS!) e esta situação gera uma diferença de pressão de baixo para cima, a de cima fica menor que a de baixo e isto atua no peso do conjunto reduzindo efetivamente este sobre o solo, gerando conseqüências que vão desde a redução do atrito ao desconforto da pilotagem e a segurança do conjunto. É graças a este princípio que os aviões voam. Alguém poderia estar perguntando a esta hora... "Mas quando eu estou na estrada a 120km/h não sinto nada!" Claro e nem é para sentir mesmo, para isto existem engenheiros, só que quando ocorrem incidências laterais, as conseqüências aumentam em função do ângulo entre a direção do vento e a velocidade da moto e a velocidade do vento. Resumindo galera, pelo bem de todos, se o vento estiver forte, em minha opinião a melhor opção é parar se possível, claro, caso não seja, reduzam a velocidade e usem o peso contra direção do vento.
Responder
#14
Bom... acho que ainda não peguei ventos muito fortes.
Não são apenas as rajadas maiores... nos ventos fracos a sensação é a mesma de um pneu (dianteiro) vazio. A moto fica meio boba.
Por várias vezes saí da ponte direto pro primeiro posto, pra verificar a calibragem... mas tava tudo normal.
Não conheço esses efeitos da física :o , mas sei que se eu acelerar a moto fica mais solta do chão. Logo, diminuo a velocidade para aumentar o atrito e diminuir os efeitos do vento.

Bom saber que nossa sahara é mesmo mais sensível que a maioria das outras motos. Assim não fico mais me baseando na tranqüilidade dos outros! :roll:

Ah! Lembrei que uma vez o Miudinho tava reclamando do vento!!
Pensei... "Putz! Se o vento incomodar o Miudinho... vai me levar pra Terra de Oz!!!!" Big Grin
"Good girls go to heaven, biker girls go anywhere."

"Meu caminho é cada manhã
Não procure saber onde vou
Meu destino não é de ninguém
Eu não deixo meus passos no chão..."
Responder
#15
.



Cuidado com o campo de papoulas... Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin




.
Responder
#16
.

Ventos com velocidade acima de 50km/hora derrubaram motocicleta em descida na rodovia MG-427, que liga Uberaba a Conceição das Alagoas em Minas Gerais. O motociclista Ednomar Vagner, 41 anos, seguia rumo a Uberaba, por volta de meia-noite e meia, quando perdeu o controle do guidom por conta da ventania e colidiu em cheio com a lateral de um caminhão Mercedes-Benz que trafegava no sentido contrário.

Ednomar bateu com a cabeça no asfalto e sofreu afundamento de crânio, além de fratura exposta no joelho e braço esquerdo, conforme informações da Polícia Rodoviária Estadual. A vítima foi socorrida por equipe de resgate dos bombeiros e encaminhada ao Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Em boletim médico divulgado ontem no fim da tarde, o hospital informou que o paciente foi submetido a cirurgia devido a politraumatismo e fraturas graves no cotovelo, joelho e calota craniana. O procedimento foi realizado com sucesso e Ednomar era mantido internado, consciente, em recuperação na enfermaria do HC, acompanhado por equipe da ortopedia e neurologia. O quadro clínico é estável, sem previsão de alta.

Fonte: JM Online


.
Responder
#17
Na muiha volta de Itaguai a mogi guaçu sp pela rio santos. entre muriqui e angras dos Reis, eu pasei o maior sufoco com um vento laterel, fiquei com medo. pois a moto paresia que ia sair de baixo de mi, para a minha segurança a solução foi redusir a velocidade.

O Medo é que nós mantem vivos!!!
Motociclismo Ciclismo e Radioamadorismo faiz parte da minha vida.
paseioem piracicaba eu fui
churrasco na casa do Just eu fui.
aniversario em mogi das cruzes fui tambem 2011
Araial em Itu 2011 fui
Festa fantasia em mariporan 2011 tambem fui
7º aniversario em guararema sp em 2012 fui de ybr
Araial em Itu 2012 fui de twister

Confraternisação fac Rio praia do maua 2011 eu Fui
aniversario 2012 em Guararema SP
Arraial em Porto Feliz SP 2014 fui de carro
Responder
#18
Na semana retrasada teve aquela ventania que derrubou várias árvores aqui no RJ e estava com minha filha na garupa passando pela Linha Amarela.... Meus amigos, a coisa ficou feia!!! Tive que rodar a 40km/h e parecia q a moto ia prá outra pista... Passei po9r vários motoboys com aquelas caçambas q acho q não estavam rodando a mais de 20km/h já q eu estava a 40...

Outra coisa importante quando temos ventos laterais nas estradas é na hora de ultrapassar um ônibus. Se o vento vier da direita, vc durante a ultrapassagem fica momentaneamente sem o vento e quando termina a ultrapassagem recebe o vento de uma vez só podendo causar com isso a perda do controle da moto.

Estejam sempre atentos a isso...

Abraços
Responder
#19
Proença Escreveu:......Outra coisa importante quando temos ventos laterais nas estradas é na hora de ultrapassar um ônibus. Se o vento vier da direita, você durante a ultrapassagem fica momentaneamente sem o vento e quando termina a ultrapassagem recebe o vento de uma vez só podendo causar com isso a perda do controle da moto.
Estejam sempre atentos a isso...
Abraços

Bem lembrado Proença, o mesmo cuidado ao ultrapassar grandes carretas, outro dia destes, na Anhanguera com um vento lateral da esquerda para a direita, ao ultrapassar a carreta a 120 Km/h, o vento me jogou para cima dela, foi um baita susto, consegui voltar no braço, agora só ultrapasso, ônibus e carretas em velocidade mais alta na subida.
A sua imagem no avatar facilita o reconhecimento.
E nomes impronunciáveis... Nem pensar. Queremos ser lembrados pelos amigos.
Responder
#20
Aproveitando este tópico, como o PSBELLOPRADO falou, aqui em Florianópolis temos uma mini ponte Rio-Niterói... é a ponte que liga a ilha de Florianópolis ao continente, tem cerca de 1,5 Km extensão e praticamente todos os dias temos vento lateral, por vezes são muito fortes....

minha dúvida é a seguinte, se pegarmos duas motos com áreas laterais parecidas, como CB300 e XRE300, existe alguma diferença pro vento lateral entre uma e outra???

Tenho um Fazer 250, se comprar uma moto mais alta com uma área lateral parecida, como a Lander 250, existe alguma diferença pra vento lateral???
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)