Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Óleo do motor, importância e opções para uso na sahara
#31
Amigos, uma super dica de troca de óleo que eu descobri nesse carnaval, quando vc trocar o óleo de sua adorada Sahrinha, e daí, vc vai dar aquela funcionada no motor pra ver se o nível tá certinho mesmo, e não precisa completar mais nada, tenha a atenção de dar uma verificada no medidor de nível de óleo, eu descobri que é possível fazer um lindo chafariz de óleo espirrando de uns 1,50 de altura quando vc deixa o dito cujo encaixado sem enrroscar lá no assento dele e dá a partida Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin
Responder
#32
Pessoal, eu ei abrir um topico so para este assunto mas como ja tinha esse e nunca mais tinha sido respondido, vou abrir uma nova questao:

O que eu voou falar parece absurdo mas vamos la, estou frequentando nas quintas feiras uma reuniao do Clube XT600 aqui em Recife, e em uma dessas quintas conversavamos a respeito de oleo de motor, um dos nossos companheiros o "Seu Garrafa" afirmou que sempre usou oleo de motor de carro em suas motos, atualmente ele tem uma XT660 e continua a usar oleo de carro em sua moto, e ainda afirma que nunca teve problema algum.

Sei que em alguns casos dependendo da marca do oleo a diferença de preço e absurda, mas sinceramente depois que li e vi sobre oleos de moto nao teria coragem de experimentar.

Abraços Heldder
Em busas de respostas, pois possuo uma Tenere 89 na garagem de casa em estado deploravel, e agora tenho motivos para perguntar....  
[Imagem: GetAttachment2.jpg]
Responder
#33
Continue frequentando as reuniões de quinta e daqui uns 10 mil km
pergunte pra ele como está a embreagem da XTzuda... Big Grin

Óleo lubrificante para carro não é JASO MA, essa é a grande diferença.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#34
O pior e que ele ja rodou mais de 15 mil com a XT e ate agora nada
Em busas de respostas, pois possuo uma Tenere 89 na garagem de casa em estado deploravel, e agora tenho motivos para perguntar....  
[Imagem: GetAttachment2.jpg]
Responder
#35
Eu já usei em duas troca o GTX 25/60 Alta Kilometragem, mas não notei difrença. A vantgem que vi foi que a minha dava uma fumacinha e diminuiu. Mas não ohei a especificação dele, usei em uma primeiramente em Cg que estava queimado oléo eu não tinha percebido e na hora so tinha este oleo disponivel, pois estava no rancho, para não rodar sem óleo coloquei e gostei. Agora vai saber mesmo???!!
A sua imagem no avatar facilita o reconhecimento.
E nomes impronunciáveis... Nem pensar. Queremos ser lembrados pelos amigos.
Responder
#36
Adriano, vou entregar o ouro pra galera.

Você foi a Morretes usando esse óleo de carro no motor da sahara.
Ao descer a Serra de Juquiá, descer, não subir, e estava chovendo,
quando paramos no posto em Tapiraí, eu fui perto da sua moto para
ver porque o farol não acendia e disse... caracas, como seu motor está quente.
Agachado a meio metro do motor sentia-se o calorão na cara.
Fui perto do meu na mesma hora para pegar as coisas na caixa de ferramentas
que uso presa no quadro e não senti calor nenhum na cara ao aproximar do meu motor.

Em Curitiba, quando vc abriu o motor se não me engano a corrente de comando tinha quebrado.

Agora as duvidas:
Corrente ruim?
Óleo errado encripou as guias das válvulas forçando muito a corrente?
E o motor quente daquele jeito?
Não seria a embreagem? Aposto que eram elas que estavam esquentando o motor...

Posso ter dito besteira aqui, seu motor poderia estar com outros problemas que resultou
na quebra, mas há de convir comigo que fica a dúvida...

Enfim, podem até usar se acham que não terão problemas, se acham que está bom, não me oponho,
mas eu nunca usarei na minha moto.

A título de curiosidade, no Mato Grosso produtor de soja e algodão falido usa óleo de cozinha usado,
resído de fritura de óleo de soja no lugar do diesel nos tratores.

Abração.
Martinez.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#37
Martinez também fiquei na dúvida, vai saber, mas ai também tem, um dificultador rodei muito no vácuo de um gol para aproveitar a claridade do farol, saí de traz dele na entrada de Tapiraí e fomos ao posto. Em Curitiba voltei a usar o oleo normal.
Reaprendi muitas coisas nesta viagem, uma delas é tomar mais cuidado com as esperiências, outra é não usar de maneira nenhuma peças ou acessórios que não sejam originais, ou com especificação garantida. Quase sempre o barato sai caro. Wink Cry :oops: :roll: :twisted:
A sua imagem no avatar facilita o reconhecimento.
E nomes impronunciáveis... Nem pensar. Queremos ser lembrados pelos amigos.
Responder
#38
Eu tambem concordo com o Martinez, pois sao produtos diferentes para finalidades diferentes, as condiçoes de trabalho de um motor de carro sao completamente diferente da condiçao do motor da moto, sei que o oleo apropriado para nossaa motocas vem com uma serie de adtivos para minimizar as condiçoes extremas, e aumentar algumas propriedades,

Eu pessoalmente nao usuaria, e nao penso em usar em minha moto, mas voltando ao caso de Seu Garrafa, ele usou em varias motos que teve, e olhe que ele roda bastante, porem a sua XT e quase nova e e provavel que daqui a alguns quilometros aparesam algum defeitos.
Em busas de respostas, pois possuo uma Tenere 89 na garagem de casa em estado deploravel, e agora tenho motivos para perguntar....  
[Imagem: GetAttachment2.jpg]
Responder
#39
O problema Helder é que existem fatores como individualidade, probabilidade, efeito do acaso, etc.
Tu disse que ele roda muito, mas ele pode rodar sem exigir do motor...

Assim, um coitado pode usar o melhor óleo recomendado, trocar abaixo da
quilometragem recomendada e ter infinitos problemas. Uai, como explicar um cara
que faz tudo corretíssimo e viver cheio de problemas, só pode ser uma questão individual, uma particularidade.

Por outro lado, um segundo motociclista pode fazer as maiores
"besteiras" e não sofrer com problema algum, tem a moto sempre boa.

Por isso eu digo, se todo mundo usasse óleo de carro e moto e não desse problema,
ai sim não seria obra do acaso ou mera questão de sorte, seria fato comprovado.
Como pra mim esse assunto não é fato comprovado, prefiro não arriscar.
Tomara que o Garrafa nunca tenha problemas com a moto, mas eu tô fora da experiência. Big Grin
Eu era desses metidinhos a sair experimentando as coisas, hoje sou mais pé no chão.
Só vou se o fabricante tiver um trabalho sério comprovando sua eficiência.

Martinez
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#40
Pessoal, estou fazendo a parte de cima do motor da sahara agora, e minha dúvida é: tem algum óleo mais especifico q eu possa usar logo depois de montar o motor? algum óleo q irá fazer bem, logo depois da montagem do motor... não sei entenderam a minha pergunta.

Abraçoos
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 2 Visitante(s)