Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Sahara 390cc 36cv
#1
Senhores e senhoras também talvez né, estou para abrir meu motor para reparos de manutenção periódica, e na busca incessante por custoXbeneficio nas peças me deparei com o seguinte: um kit p/ aumento de cilindrada para 390cc, diz poder aumentar 5cv de potência e 10N.m de torque.
Segue o link do fabricante
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.thdmotopreparacoes.com/produto.php?cod_produto=171910">http://www.thdmotopreparacoes.com/produ ... uto=171910</a><!-- m -->

Não quero fazer propaganda, também não sei se é permitido. gostaria é da opinião dos senhores do conselho..rsrs
pois pretendo revisar meu motor já que também pretendo ficar um bom tempo com minha sahara, já estou procurando preços de comando eixo secundário biela(que estaria incluída uma especial nesse kit) e outras coisitas mais.

ah sim. segundo o fabricante só diminuí 2km na autonomia da moto.
que acham do kit?
Responder
#2
Fala Roberto, blz?

Pelo que eu li no site do fabricante, esse kit já foi muito testado em COMPETIÇÕES e promete gerar maior PERFORMANCE nas TRILHAS.

Se bem entendi, se sua intenção é usar nas trilhas (pouco uso) o kit parece ser bom, agora para botar pra rodar no dia-a-dia, não sei se os demais componentes do motor (Ex. corrente de comando) aguentariam essa potência adicional...

A Ka_Metal certa vez fez isso na Sahara que ela tinha. Talvez ela apareça aqui para postar alguma impressão.

Abraços!
Calves

Claudio Alves

Tenerezinha preta
Sahara 94 - [Tiger] Vermelha e Branca - 4Ever

[Imagem: 0km.jpg]
Responder
#3
eu to reformando a minha sah, e todos os mecanicos que consultei, não aconselharam a aumentar a cilindrada da sah...

aumentei a cc da tornado e me arrependi, voltei pro kit original, pro dia-a-dia, é muito mais economico e o desempenho é ótimo. o ganho com o kit foi coisa de 10%, acho que nao compensou o investimento e o aumento de consumo.

outro detalhe bem chato, é quando vc precisa trocar aneis ou juntas, é mais caro que o normal e muito mais dificil de achar.

a Ka, acho que aumentou pra 500cc, aí deu zica, pq foi uma alteração bem radical.

vale mais a pena, comprar uma XTE Wink
Responder
#4
Não tinha olhado por esse ponto de vista, aumento de desempenho pra trilhas né.

uma coisa que achei interessante é que eles têm essa biela especial, forjada com aço liga, deve ter boa durabilidade, estive procurando bielas dessas TXK especifica pra sahara e ainda ñ achei, vendem pra xlx350 e dizem ser 0,5mm maior, mas dizem que funciona perfeitamente na sahara, agora..com isso aumenta a taxa de compressão, inevitavelmente. tá meio complicado achar bom preço para as peças do motor, na honda, qualquer 1/2 duzia de peças e você paga por um motor o preço da moto...rsrs ñ tem lógica nenhuma nisso...
Responder
#5
Eu nunca fiz, nem vou fazer e não recomendo.
Minha justificativa:
Na minha opnião a parte mais frágil do motor da Sahara é o cabeçote e com esse aumento de cilindrada o que mais sofre é o cabeçote.
Pra dar uma arrancada ou brincar no FDS pode até servir, mas pra viagens longas não vai aguentar.
Na minha opnião umas das maiores falhas no motor da Sahara é ter somente 4 prisioneiros no cabeçote. E o pior, a Falcon é igualzinha, infelizmente.
Leandro Carlos
Aprilia Pegaso - 2002
Palmas - TO

Visite minha galeria de imagens!


Jarinú, Piracicaba, Morretes, Vinhedo, Ribas, Praia Grande, Festa Fantasia Pouso Alegre e Ribas de Novo, SP, RJ e MG, 10° Níver em St. Isabel, Festa fantasia no ES, 13° Niver em São Roque, Fuinessa! Próximo destino ????

Responder
#6
Fuinessa Escreveu:Eu nunca fiz, nem vou fazer e não recomendo.
Minha justificativa:
Na minha opnião a parte mais frágil do motor da Sahara é o cabeçote e com esse aumento de cilindrada o que mais sofre é o cabeçote.
Pra dar uma arrancada ou brincar no FDS pode até servir, mas pra viagens longas não vai aguentar.
Na minha opnião umas das maiores falhas no motor da Sahara é ter somente 4 prisioneiros no cabeçote. E o pior, a Falcon é igualzinha, infelizmente.

Leandro mais faz tempo esse post, mas estive em Sorocaba, na oficina do amigo do Edson, meu xará, o Paulinho, veja você, e lá ele tinha um motor com a parte de cima do motor da falcon aberto e notei que o eixo do comando é semelhante ao da sahara, sem o conta-giros, significando que as vávulas e cabeçote, corrente de comando, guia, tensor, apenas o desenho da tampa difere.
Aproveitei para medir o diâmetro do pistão, 85 mm e medi o da minha sassá, 84 e biela 118mm de centro a centro, tanto o da falcon quanto o da sahara, então imaginei... :roll: :roll: :roll:
Aumentando para colocar um pistão e anéis de falcon, apenas aumentaria não sei quanto, creio que iria para NX400cc Sahara...apenas fiquei analisando performance...se valeria a pena...
Apenas retífica, pistão e anéis...mole mole...
E aí galera maniaca... :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?:
Responder
#7
Paulinho Escreveu:
Fuinessa Escreveu:Eu nunca fiz, nem vou fazer e não recomendo.
Minha justificativa:
Na minha opnião a parte mais frágil do motor da Sahara é o cabeçote e com esse aumento de cilindrada o que mais sofre é o cabeçote.
Pra dar uma arrancada ou brincar no FDS pode até servir, mas pra viagens longas não vai aguentar.
Na minha opnião umas das maiores falhas no motor da Sahara é ter somente 4 prisioneiros no cabeçote. E o pior, a Falcon é igualzinha, infelizmente.

Leandro mais faz tempo esse post, mas estive em Sorocaba, na oficina do amigo do Edson, meu xará, o Paulinho, veja você, e lá ele tinha um motor com a parte de cima do motor da falcon aberto e notei que o eixo do comando é semelhante ao da sahara, sem o conta-giros, significando que as vávulas e cabeçote, corrente de comando, guia, tensor, apenas o desenho da tampa difere.
Aproveitei para medir o diâmetro do pistão, 85 mm e medi o da minha sassá, 84 e biela 118mm de centro a centro, tanto o da falcon quanto o da sahara, então imaginei... :roll: :roll: :roll:
Aumentando para colocar um pistão e anéis de falcon, apenas aumentaria não sei quanto, creio que iria para NX400cc Sahara...apenas fiquei analisando performance...se valeria a pena...
Apenas retífica, pistão e anéis...mole mole...
E aí galera maniaca... :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?:
Pois é Paulinho, os dois motores são muito parecidos, por isso eu acho que dá pra montar a parte de cima do motor da barbye na Sahara, colocando camisa, cabeçote e tampa.
Só que tem o seguinte, vc disse q a biela tem exatamente o mesmo tamanho nas duas, certo ? Mas e o virabrequim ? Acho que a diferença está no curso da arvore de manivela.
De acordo com pesquisas na internet a Sahara tem um curso de 61,3mm e a Falcon de 70mm. A diferença ta aí, no curso do pistão, logo o cilindro da Falcon deve ser mais alto que o da Sahara ou não, pode ser que aumentaram somente a parte interna do cilindro, mantendo a mesma altura externa.
Nesse caso o que acho que daria certo seria encamisar o cilindro da Sahara pro pistão da Falcon e colocar a parte de cima da Falcon (Cabeçote e tampa) isso se a furação dos prisioneiros coincidirem.
Postei la no tópico do Pedrão_RP sobre o cabeçote, um link de um anuncio de um cabeçote de Falcon completinho, com tampa e balancins.
Legal mesmo seria ter os dois motores abertos lado a lado, assim poderia-se fazer todas as medições e comparações possíveis, assim chegando num veredicto final sobre as possíveis adaptações.
Leandro Carlos
Aprilia Pegaso - 2002
Palmas - TO

Visite minha galeria de imagens!


Jarinú, Piracicaba, Morretes, Vinhedo, Ribas, Praia Grande, Festa Fantasia Pouso Alegre e Ribas de Novo, SP, RJ e MG, 10° Níver em St. Isabel, Festa fantasia no ES, 13° Niver em São Roque, Fuinessa! Próximo destino ????

Responder
#8
Considerando o mesmo tamanho as bielas, só se o pistão for mais baixo...
De quaquer maneira, passar a sahara para quatrocetas, não vi vantagem, pois conhecendo sassá,
100 ela anda, 110 ela também e a 120 também, então deixar como está e pronto.
Agora, pelo que medi, biela igual, comando igual uma vez que o eixo do comando da falcon monta na sahara, creio que abrindo a camisa para pistão e anéis seja suficiente...na parte de baixo câmbio, contar-peso e girabrequim...re-medirei o cilindro da falcom na sua altura... :roll:
Responder
#9
Para quem não entende muito de mecânica!!!

Fala aí Paulinho e Fuinessa!!!!
A cruzeta da parafuzeta da Falcon é a mesma da Sahara???

Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin
"Se alguém cortar a frente:
Não bato......eu atravesso"
  [Imagem: logo_maniacos_3D1.gif][Imagem: BannerFaixa-1.jpg]
[Imagem: assinaturaSM5niver2-1.jpg]
Responder
#10
Tenho o manual de serviços das duas moto
Sahara diâmetro X curso - 84,0 X 61,3
Falcon 85,0 X 70,0

Ou seja, se vc aplicar uma matemática com volume do cilindro, considerando a cavidade do cabeçote (volume de tronco de esfera) vc descobre que colocar pistão de falcon aumenta quase 10 cilindradas, ou seja, quase nd.

Na minha opnião o melhor motor é aquele que n quebra, e outra, colocar peças da barbie na sahara é sacanagem neh.

Abraços
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)