Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
URGENTE! Dúvida na montagem comando / descompressor
#1
Como alguns devem saber minha moto está desmontada fazendo o motor e alguns outros ajustes.

Comprei um eixo de comando novo e vou monta-lo sem o descompressor.

Gostaria de saber se quem tirou o descompressor e usa eixo de comando original fez alguma alteração no comando ou simplesmente retirou o descompressor e montou.

Pergunto isso, pois o eixo possui os furos de lubrificação e no local do descompressor tem um furo bem maior que os demais, acredito eu que seja para lubrificação do descompressor. Quando o descompressor está fixado no eixo, esse furo fica parcialmente obstruído, mas não usando o descompressor esse furo fica totalmente livre e eu estou pensando que dessa forma pode sair mais óleo do que deveria por esse orifício.
Se isso realmente ocorrer, haverá uma perda da pressão do óleo nessa região e pode afetar a chegada do óleo nos outros furos, que estão ao decorrer do comando.

Por isso estou pensando em fechar esse furo no comando...

O que vocês acham? Tem fundamento isso?
VAI CORINTHIANS!!!
                                        [Imagem: escudo.gif]
Responder
#2
Rodrigo,

a arvore de comando que tirei da minha moto, que já estava sem o descompressor, estava com um pingo de solda no furo para evitar a vazão de oleo, creio que seja melhor tapar o furo, assim você garante a pressão de lubrificante onde realmente precisa que é nos balancins.
Responder
#3
Os dois furos tem que ser fechados, é imprecindível. No meu caso eu não tirei o descompressor, apenas tirei aquela "orelha" que tem no balancim pra que o descompressor o levante. O conjunto está todo lá, mas não tem ação.Mas se realmente for retirar, TAMPE OS FUROS.
Agora tem uma coisa, se seu descompressor não tinha problema e estava funcionando beleza ou é novo, eu o manteria.
Motor novo (compressão 100%) e sem o descompressor, confesso que judia um pouco do conjunto de partida e bateria. Mas a minha já vai pra um ano sem o danado e ta de boa.
Boa sorte.
Leandro Carlos
Aprilia Pegaso - 2002
Palmas - TO

Visite minha galeria de imagens!


Jarinú, Piracicaba, Morretes, Vinhedo, Ribas, Praia Grande, Festa Fantasia Pouso Alegre e Ribas de Novo, SP, RJ e MG, 10° Níver em St. Isabel, Festa fantasia no ES, 13° Niver em São Roque, Fuinessa! Próximo destino ????

Responder
#4
Fuinessa Escreveu:sem o descompressor, confesso que judia um pouco do conjunto de partida e bateria. Mas a minha já vai pra um ano sem o danado e ta de boa.
Boa sorte.

Leandro apenas informação...desde que peguei a nova velha sahara, esta sem descompressor, a mesma
está de bateria sem nó, sempre pegava, isto antes do frio, sem afogador com partidinha, aquela que vc toca na partida e o motor funciona.Off course que o afogador estava quebrado.Eis que veio o frio, três
até quatro, cinco partidas nada de a moto funcionar...tranquinho nela...dois dias pois recuperei o afogador. Agora pela manhã puxo o afogador, ela funciona e morre...muito frio...na segunda, partidinha
ela pega e Eu ajudo girando o acelerador também e sem problemas...

Abraço!
Responder
#5
Paulinho Escreveu:Leandro apenas informação...desde que peguei a nova velha sahara, esta sem descompressor, a mesma
está de bateria sem nó, sempre pegava, isto antes do frio, sem afogador com partidinha, aquela que você toca na partida e o motor funciona.Off course que o afogador estava quebrado.Eis que veio o frio, três
até quatro, cinco partidas nada de a moto funcionar...tranquinho nela...dois dias pois recuperei o afogador. Agora pela manhã puxo o afogador, ela funciona e morre...muito frio...na segunda, partidinha
ela pega e Eu ajudo girando o acelerador também e sem problemas...

Abraço!

Paulinho, esse seu comando sem descompressor está com os furos tampados ou original, somente sem o descompressor?

Não é duvidando do que os amigos disseram aqui no tópico, sinceramente acho que faz muito sentido tampar os furos para garantir que a pressão de óleo atinja toda a linha, chegando nos furinhos de lubrificação dos balacins. Mas conversei com 2 mecânicos com bastante experiencia e até "famosos" no meio e ambos me disseram que não há necessidade para isso, bastando apenas retirar o descompressor e montar o eixo.

Agora num sei!!!

Como minha moto estava aberta e dependendo disso para ser finalizada, falei para montar sem tapar os furos, como me foi recomendado, nada impede para que eu abra a tampa e mande soldar esses furos logo mais.

Mas acho que isso é uma questão que vale uma pesquisa, pois se realmente fizer diferença tem muita gte rodando com os comandos sem tampar os furos..
VAI CORINTHIANS!!!
                                        [Imagem: escudo.gif]
Responder
#6
rodrigofraga Escreveu:
Paulinho Escreveu:Mas acho que isso é uma questão que vale uma pesquisa, pois se realmente fizer diferença tem muita gte rodando com os comandos sem tampar os furos..

Rodrigo, tenho duas saharas aqui, uma fui de Porto até o Rio, foi até muito ilário, pois
até teve amigos que não acreditavam que Eu tivesse chegado em virtude de tais ruidos
no motor e fumaça branca... Big Grin
Depois que vi uma postagem do Mauro Lima amldiçoando o descompressor, e ele nem comentou nada de tapar furo, não deu outra, tirei o dito fora e a moto funcionou redondinha e sem barulho.
Bem, comprei a outra sahara, motor silencioso, quando precisei abrir, notei que também
não tinha tal descompressor e não me lembro de ter observado esse detalhe de tal furinho e nem
algum comentário a respeito, salvo nas postagens a cima e fiquei curioso com a dica do Julio que,
também é experiente mecânico e estou a ponto de verificar porque semana passada ou quinze dias,
troquei os balancins e funciono a moto todo o dia, uma média duns 15 km por dia e seria uma
oportunidade para verificar se houve desgaste, embora não tenha pego pista para viagem...
Vamos ver se durante a semana Eu verifique...

A outra é um silêncio só...essa estou ajustando...agora ela faz barulho de corrente de comando, creio, porque quando esquenta fica uma belezinha...troquei a pouco, corrente morse, guia, mola do acionador,
...tô bolaaaaado...vamos ver...
Quanto a muita gente rodando sem tapar furo, só Eu devo ter, pelo menos uma ou duas.
Abraço!
Responder
#7
Paulinho Escreveu:Quanto a muita gente rodando sem tapar furo, só Eu devo ter, pelo menos uma ou duas.
[/b][/i][/color]

Então meu amigo, eu disse isso justamente pq um dos mecânicos que eu consultei foi o Lico, que é o mecânico de alguns Maníacos de Sampa e tem ótimas referencias.

Eu gostaria de poder comparar um comando original com descompressor e outro sem. Isso pq se o descompressor tampar nem que seja parte desses furos aí a vazão de óleo será afetada. Porém se com o descompressor montado os furos de saída do óleo mantiverem-se totalmente abertos, não haverá mesmo a necessidade de tampar nada, pois o fluxo de óleo será mantido.

Minhas observações até o momento me fizeram apenas perceber que o comando original tem diâmetro de furos maiores e com chanfros nas bordas, bem diferentes do comando paralelo que antes estava montado em minha moto, isso com certeza afeta muito o comportamento do fluxo de óleo na região. O comando que eu estava usando tinha uns furinhos mínimos, com certeza isso levou ao desgaste dos balacins.
VAI CORINTHIANS!!!
                                        [Imagem: escudo.gif]
Responder
#8
Mecânico ter falado isso ou aquilo, ter indicações de um ou de outro NÃO que dizer nada, nada mesmo. Eu mesmo fiz o motor da minha moto, passei mais de uma hora com o comando todo desmontado na mão estudando seu funcionamento.
Pra saber se faz diferença ou não, pegue uma flauta daquelas de brinquedo, coloque uma mangueira com agua e vá tampando os furos maiores e veja a diferença que faz nos menores. Ou melhor ainda, se estiver com o comando em mãos faça o teste com o próprio comando.
T+
Leandro Carlos
Aprilia Pegaso - 2002
Palmas - TO

Visite minha galeria de imagens!


Jarinú, Piracicaba, Morretes, Vinhedo, Ribas, Praia Grande, Festa Fantasia Pouso Alegre e Ribas de Novo, SP, RJ e MG, 10° Níver em St. Isabel, Festa fantasia no ES, 13° Niver em São Roque, Fuinessa! Próximo destino ????

Responder
#9
Fuinessa Escreveu:Mecânico ter falado isso ou aquilo, ter indicações de um ou de outro NÃO que dizer nada, nada mesmo. Eu mesmo fiz o motor da minha moto, passei mais de uma hora com o comando todo desmontado na mão estudando seu funcionamento.
Pra saber se faz diferença ou não, pegue uma flauta daquelas de brinquedo, coloque uma mangueira com agua e vá tampando os furos maiores e veja a diferença que faz nos menores. Ou melhor ainda, se estiver com o comando em mãos faça o teste com o próprio comando.
T+

Fala Leandro!

Com certeza fará a diferença tampar os furos. Isso eu não discuto e o exemplo da flauta é perfeito.
A dúvida é se com o descompressor montado a vazão por esses furos é ou não a mesma. Se com ele montado, os furos estiverem 100% livres, originalmente o comando receberá irrigação suficiente nos últimos orifícios e a retirada do descompressor não alteraria nada.

Agora se montando o descompressor a vazão nesses furos for alterada, aí a história é outra e será, no mínimo, necessário representar essa "obstrução" e garantir a mesma vazão no restante do comando.

abraço.
VAI CORINTHIANS!!!
                                        [Imagem: escudo.gif]
Responder
#10
Posso te garantir que o descompressor obstrui a saída do óleo sim! Claro que não é 100% pois a função é lubrificar e se fosse tão justo a ponto de fechar totalmente, não seria preciso ter os furos.
Mas obstrui muito com certeza, eu estudei peça a peça e posso dizer isso com segurança. Tanto que deixei o meu no lugar a fim de manter a "situação" original. Mas em uma outra ocasião eu tampei os furos com um prego cônico, prensando até fechar e vedar totalmente os furos.
T+

rodrigofraga Escreveu:
Fuinessa Escreveu:Fala Leandro!

Com certeza fará a diferença tampar os furos. Isso eu não discuto e o exemplo da flauta é perfeito.
A dúvida é se com o descompressor montado a vazão por esses furos é ou não a mesma. Se com ele montado, os furos estiverem 100% livres, originalmente o comando receberá irrigação suficiente nos últimos orifícios e a retirada do descompressor não alteraria nada.

Agora se montando o descompressor a vazão nesses furos for alterada, aí a história é outra e será, no mínimo, necessário representar essa "obstrução" e garantir a mesma vazão no restante do comando.

abraço.
Leandro Carlos
Aprilia Pegaso - 2002
Palmas - TO

Visite minha galeria de imagens!


Jarinú, Piracicaba, Morretes, Vinhedo, Ribas, Praia Grande, Festa Fantasia Pouso Alegre e Ribas de Novo, SP, RJ e MG, 10° Níver em St. Isabel, Festa fantasia no ES, 13° Niver em São Roque, Fuinessa! Próximo destino ????

Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)