Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Dez coisas que todo motorista deveria saber sobre as motos
#1
(16-06-09) - A Motorcycle Safety Foundation, fundação norte-americana para a segurança das motocicletas, existe desde 1973 com o objetivo de tornar as ruas e estradas dos Estados Unidos mais seguras para as motocicletas. Mantida pelos principais fabricantes do setor de duas rodas, a fundação, conhecida pela sigla MSF, oferece cursos para motociclistas e instrutores de moto escolas, além de promover campanhas para o público em geral. Como o mês de maio antecede o verão no hemisfério norte, quando os motociclistas tiram suas motocicletas da garagem, a MSF o elegeu “o mês de cuidado com as motos”.

Porém, diferentemente de nossos governantes que preferem proibir a educar, a fundação elaborou um guia para alertar os motoristas de que as motos estariam de volta às estradas. “É fato que os motoristas de carro e outros veículos são os culpados da maioria dos acidentes que envolvem motocicletas e outros automóveis”, afirmou Tim Buche, presidente da Motorcycle Safety Foundantion. “Justamente por isso decidimos criar essa campanha mirando os motoristas. Temos informações que podem salvar sua vida esteja você atrás de um guidão ou de um volante”, completou Buche.

Tanto que, a MSF criou o site <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.forcardrivers.com">http://www.forcardrivers.com</a><!-- m --> (para motoristas de carro) com dicas de segurança, vídeos e outros recursos para ensinar os motoristas como interagir e respeitar as motos no trânsito.

Além do vasto material disponível – em inglês – a MSF elaborou diretrizes para os motoristas. São 10 coisas que todo motorista de carro, ônibus e caminhão deveria saber sobre as motocicletas. Claro que o trânsito nos Estados Unidos é bem diferente da nossa realidade, porém algumas dicas são universais. Não se trata de determinar quem está certo ou errado. Pelo contrário. O objetivo é um só: evitar acidentes. Leia e pense a respeito.

1 – Dados indicam que mais da metade dos acidentes fatais com motos envolvem outro veículo. Na maioria das vezes, o motorista e não o motociclista está errado. Há infinitamente mais carros, picapes e caminhões do que motocicletas nas ruas. Alguns motoristas simplesmente não reconhecem a motocicleta – eles a ignoram (geralmente, sem querer)

2 – Devido a sua menor dimensão a motocicleta pode facilmente ficar escondida nos “pontos cegos” dos carros, como a coluna da porta e do teto. Ou pode ainda ser confundida com objetos ou ficar disfarçada em fundos como árvores, cercas etc. Portanto, preste bastante atenção e olhe duas vezes antes de trocar de faixa ou entrar em um cruzamento.

3 – Uma motocicleta pode parecer que está mais longe do que realmente está. Também pode ser difícil determinar a velocidade de uma moto. Quando for virar ou entrar em uma pista, considere que a moto está mais perto do que parece.

4 – Muitas vezes os motociclistas diminuem a velocidade simplesmente reduzindo as marchas ou tirando a mão do acelerador, portanto não acionam o freio e a luz de freio não se acende. Mantenha distância segura da moto a sua frente. Em cruzamentos, considere que motociclistas podem reduzir a velocidade a fim de evitar acidentes.

5 – Motociclistas frequentemente ocupam uma posição na faixa de rolagem para serem vistos mais facilmente ou para evitar sujeira da pista. Entenda que os motociclistas ocupam espaço na faixa com um propósito, não para serem folgados ou para se exibirem. Se a moto estiver no canto não divida a faixa de rolagem.

6 – Luzes indicadoras de direção, as setas, não se desligam automaticamente nas motos, portanto alguns pilotos (principalmente iniciantes) algumas vezes se esquecem de desligar as setas depois de uma curva ou de uma mudança de faixa. Antes de se antecipar, tenha certeza que a seta da moto indica a direção que ela vai seguir.

7 – Maneabilidade é uma das melhores características das motos, principalmente em baixa velocidade e em vias bem pavimentadas, mas não espere que a moto seja sempre capaz de desviar do seu caminho ou sair da sua frente.

8 – A distância de frenagem de uma moto é praticamente a mesma de um carro, porém pisos escorregadios tornam a frenagem complicada em motos. Mantenha distância segura atrás de uma moto porque nem sempre o motociclista pode parar de uma vez.

9 – Quando uma moto está em movimento, veja além da motocicleta – veja a pessoa que está por baixo do capacete, pois pode ser seu amigo, seu vizinho ou até um parente seu.

10 – Se um carro colide em uma moto, bicicleta ou pedestre pode causar sérios danos e até a morte. O motorista que causou o acidente provavelmente nunca se perdoará por isso.

fonte: Webmotors.com.br ( <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.webmotors.com.br/wmPublicador/Motos_Conteudo.vxlpub?hnid=42373&origem=tw">http://www.webmotors.com.br/wmPublicado ... &origem=tw</a><!-- m -->)
Responder
#2
muito legal!

eu tava fazendo algo parecido, mas atraves de um apanhado de situações comuns do dia-a-dia carioca...

tem muito motorista que pensa coisas erradas sobre motos e cola na traseira, divide pista em curva...

a cacau mesmo, nao sabia que para reduzir marcha de moto, tem que ser uma de cada vez, até o neutro... Wink
Responder
#3
Muito bom Fondello.........Parabéns pelo texto. 8) Big Grin
A sua imagem no avatar facilita o reconhecimento.
E nomes impronunciáveis... Nem pensar. Queremos ser lembrados pelos amigos.
Responder
#4
Nossa!! muito legal esse texto!

É uma pena que muitos motoristas nem saibam que ele existe e nem se preocupam em prestar atenção nas motocicletas... é infelizmente somos o alvo deles!!

Lendo esse tópico, tive a ideia de fazer uma divulgação dessas 10 "regrinhas basicas" nas ruas... em setembro se comemora a semana (ou mes) do transito, entao poderiamos reunir os motoclubes de nossa cidade e fazer uma panfletagem nas ruas direcionado aos motoristas com as 10 regras citadas no topico acima.

Aqui em Nova Friburgo, a AUTRAN (autarquia municipal de transito) junto com outras secretarias, PM e CBMERJ fazem campanhas nessa época, entao seria muito interessante aderirmos a essa manifestaçao...

Acredito que em outros municipios isso tambem ocorra...

Fica entao aqui minha ideia...


abraços
Responder
#5
Também achei legal!!!!!
Parabéns!!!!!
Um ditado Tuareg:

"Faça como as palmeiras. Quando alguém lhe joga pedras, ela ofereçe Tâmaras!!"
[Imagem: Imagem075.jpg]
Responder
#6
Demetrius Escreveu:Também achei legal!!!!!
Parabéns!!!!!
Também achei, só que maneiro...kkkkkkkkkkkkkkkkkkk não só as regras mas também
Tu, Demétrius achar legal...kkkkkkkkkkkkkkkkkkk legal é de paulischta brother...kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Responder
#7
Excelente tópico.

Eu nunca me envolvi em problema nenhum com motociclista, mas admito que depois de ter moto aprendi MUITO em relação a atitudes no trânsito pra evitar qualquer tipo de acidente do tipo Smile
Responder
#8
Muito bom este texto.

Lido, absorvido e aderido a essa idéia.

Abraçs
Roberto Araújo

Confraternizaçao Fac SP 2010 - Ja Ocorridos
<!-- l -->viewtopic.php?f=2&t=8309<!-- l -->

____________________________________________________
[Imagem: selofestajunina.jpg][Imagem: 5657552451_2bbfc104c8_m.jpg]\
[Imagem: 6109830608_5539751565_m.jpg]
Responder
#9
Bom Dia galera...

estive mandando um e-mail para o grupamento de bombeiros daqui da minha cidade e escrevi a respeito desse texto, dando a ideia de participarmos (os moto grupos) junto a eles na campanha nacional de transito (em setembro) repassando as informações acima.
Já obtive resposta da coordenadoria do batalhao e agora nos resta só esperar o contato para combinarmos tudo certinho.

minha parte eu estou fazendo e espero ter um bom retorno no transito (motoristas menos imprudentes) porque mais conscientes eu acho meio dificil rsrsrs

é, tomara que minha ideia decole e que seja realizada a campanha aqui em Nova Friburgo com a nossa participação... tentarei entrar em contato com as secretarias de transito tambem.

abraços a todos e vamos repassar "as 10 coisas que...... devem saber sobre motos" para o máximo de motoristas que conseguirmos...

Valeu galera, até +
Responder
#10
Gostei, muito bom o texto ... e parabéns pela idéia e pelo empenho Camille ... vou ver se repasso para alguma entidade de trabalho de conscientização no trânsito por aqui também
[Imagem: Assinatura6niver.gif]

William SS - XLX350R - Motor de Sahara
Só deixaria de andar de moto se ganhasse asas pra voar.
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)