Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Luzes do painel
#1
Não compro mais lâmpadas paralelas, definitivamente.
Tem menos de seis meses e já queimou novamente.

Pergunto, tem como trocar a lâmpada sem remover a carenagem?

Abs.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#2
Martinez,

Normalmente compro as minhas lâmpadas, nas lojas de eletrônica, ou auto-peças, sempre que as condições o permitem. Saem mais barato. Agora a do farol, morro na concessionária.
Trocar a lâmpada sem mexer naquela droga toda, é pergunta pros universitários. Seria ótimo...
63a - HD Sport Glide, 2019, vermelha.  Rolleyes
A sua imagem no avatar facilita o reconhecimento.
E nomes impronunciáveis... Nem pensar. Queremos ser lembrados pelos amigos.






Responder
#3
Martinez

Que eu saiba não tem não. A do farol dá, agora, do painel... ao meu ver não tem como. Já desmontei "n" vezes a minha carenagem e nunca vi como fazer sem retirá-la.
Responder
#4
Junio,

Existe uma maneira de essas lâmpadas NUNCA MAIS QUEIMAREM.

Vá a uma loja de eletrônica aí na roça e compre LEDs brancos de alto brilho.(tem quer ser de alto brilho e de luz branca!!!)
Compre um LED para substituir cada lâmpada e para cada LED compre também um resistor de 1K Ohm de 1/4 de Watt.
Esse resistor tem as faixas Preta, marrom e vermelha.

Aqui na cidade um LED desses custa uns R$ 0,80 e o resistor uns R$ 0,10 no varejo. Aí na roça eu não sei quanto custa, mas não deve ficar muito longe disso.

Se vc olhar o LED verá que ele tem um lado chato e outro arredondado.
Solde o resistor no terminal do LED que tem o lado arredondado.
Vc terá agora dois terminais: Um do Led (lado chato) e outro do resistor.

O LED tem polaridade a ser seguida - positivo e negativo, e o lado com o resistor é o positivo (lado arredondado = Anodo / Lado chato = Catodo)

Tire a lâmpada original e no lugar dela coloque o LED. Vc precisará dobrar as perninhas do LED para que ele caiba perfeitamente, e em seguida ligue o comando que acende a luz de painel em questão. Se o LED não acender, inverta a posição.

Pronto. Suas luzes não queimarão nunca mais, pois o LED não tem filamentos com a lâmpada e o resistor irá protegê-lo contra eventuais sobrecargas.

Se quiser, compre também LEDs azuis de alto brilho e faça o mesmo esquema pra enfeitar a moto com luzes neon.

Falows.
Responder
#5
Valeu pela aula tio.... vou agitar alguém pra me ajudar nessa... tem uma outra aula muito boa também do Douglas, acho que são complementares.

Ou, volta lá no tópico dos encontros e volta a escrever a sua mensagem sobre o encontro.

Grande abraço.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#6
Isso mesmo, Martinez,

As informações são complementares. Quando li a informação do Douglas, a primeira coisa que me ocorreu foi com relação ao valor específico do resistor e sua capacidade de dissipação (OHM e WATTS, respectivamente).
Agora, com a aula do Destro e as fotos do Douglas, já sinto vontade de tirar o ferro de solda do baú. Só falta saco pra retirar a carenagem... :roll:

Parabéns à turma.
63a - HD Sport Glide, 2019, vermelha.  Rolleyes
A sua imagem no avatar facilita o reconhecimento.
E nomes impronunciáveis... Nem pensar. Queremos ser lembrados pelos amigos.






Responder
#7
Destro (deslogado) Escreveu:Junio,

Existe uma maneira de essas lâmpadas NUNCA MAIS QUEIMAREM.

Vá a uma loja de eletrônica aí na roça e compre LEDs brancos de alto brilho.(tem quer ser de alto brilho e de luz branca!!!)
Compre um LED para substituir cada lâmpada e para cada LED compre também um resistor de 1K Ohm de 1/4 de Watt.
Esse resistor tem as faixas Preta, marrom e vermelha.

Aqui na cidade um LED desses custa uns R$ 0,80 e o resistor uns R$ 0,10 no varejo. Aí na roça eu não sei quanto custa, mas não deve ficar muito longe disso.

Se vc olhar o LED verá que ele tem um lado chato e outro arredondado.
Solde o resistor no terminal do LED que tem o lado arredondado.
Vc terá agora dois terminais: Um do Led (lado chato) e outro do resistor.

O LED tem polaridade a ser seguida - positivo e negativo, e o lado com o resistor é o positivo (lado arredondado = Anodo / Lado chato = Catodo)

Tire a lâmpada original e no lugar dela coloque o LED. Vc precisará dobrar as perninhas do LED para que ele caiba perfeitamente, e em seguida ligue o comando que acende a luz de painel em questão. Se o LED não acender, inverta a posição.

Pronto. Suas luzes não queimarão nunca mais, pois o LED não tem filamentos com a lâmpada e o resistor irá protegê-lo contra eventuais sobrecargas.

Se quiser, compre também LEDs azuis de alto brilho e faça o mesmo esquema pra enfeitar a moto com luzes neon.

Falows.
O ideal seria de 470 ohns Amarelo Violeta Marrom Tolerancia Ouro ou Prata de 1/4 de Watt, com esses leds vai ficar massa dificil é adaptar no bocal.
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)