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Crash Bar (Proteção Carenagem)
#11
Hamilton Escreveu:
Paulinho Escreveu:Quem se habilitaria a furar a carenagem?

Não creio ser necessário furar a carenagem... e quanto a resistência do material a ser usado, basta usar tubo mecânico sem costura. Foi o que usei para fazer os suportes dos meus alforges...
Se tivesse tempo até faria um prá gente começar a brincar... quem sabe no segundo semestre a coisa desafoga aqui.

Abraços,
Rá.

Rá valeu a dica e procurarei tubo sem emenda e volto com o projeto.
Apenas outra sugestão no diâmetro, please!
Abraço!
Responder
#12
Paulinho Escreveu:Apenas outra sugestão no diâmetro, please!
Abraço!

Paulinho, se for começar logo no suporte do motor com a parte inferior igual ao mata cachorro convencional, creio que deve ser em torno de 22 a 25 mm.
[Imagem: Protetordemotorparamoto.jpg]
É possível também fazer misto, usando tubos de bitola maior na parte inferior e tubos de diâmetro menor na superior, conseguindo um visual mais "leve" sem perder a resistência.
Só lembrando que nos tubos mecânicos sem costura o diâmentro externo é o nominal. Nos tubos com costura o diâmentro nominal é o de vazão, ou seja, o interno.
Outra dica é na hora da compra dos tubos, pois os mesmos são fornecidos em diferentes materiais.
Usando como referência os tubos da Golin (<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.golin.com.br/tref_tubu_scost.php">http://www.golin.com.br/tref_tubu_scost.php</a><!-- m -->) é possível observar as diferentes classes de fabricação.
Os aços mais utilizados na produção desses tubos são: SAE 1010, SAE 1020, SAE 1021, SAE 1035, SAE 1045, A53, A106 e ST52.
Eu usaria um SAE 1035 ou 1045, não creio ser necessário aço de alta liga, que além de mais caro é extremamente complicado para curvar a frio.
Outra dica é observar a tabela de resistência de acordo com o processo de produção.
Se você tiver equipamento para curvar poderá usar um A1, trefilado duro. Se for fazer de uma forma mais artesanal o ideal seria usar um A2 ou A3 recozido ou normalizado.
Veja na tabela do site que os valores de resistência à tração são basicamente os mesmos.
Espero ter ajudado.

Abraços,
Rá.
Rá-1000-ton
=================================================================
Responder
#13
Confusedhock: nem me atrevo mais a brincar com isso...

Big Grin Big Grin Big Grin
Responder
#14
Paulinho Escreveu:...Rá valeu a dica e procurarei tubo sem emenda e volto com o projeto...

Paulinho, nesse final de semana passei em um ferro velho e vi uns pedaços de tubo mecânico sem costura. Se procurar nos sucateiros da sua região certamente encontrará também. Muitas empresas estão trocando os compressores de pistão pelos de parafuso. Com isso as redes de ar comprimido têm que ser redimensionadas e os tubos velhos são descartados ainda em bom estado.
Rá-1000-ton
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#15
Hamilton Escreveu:
Paulinho Escreveu:Apenas outra sugestão no diâmetro, please!
Abraço!

Paulinho, se for começar logo no suporte do motor com a parte inferior igual ao mata cachorro convencional, creio que deve ser em torno de 22 a 25 mm.
[Imagem: Protetordemotorparamoto.jpg]
É possível também fazer misto, usando tubos de bitola maior na parte inferior e tubos de diâmetro menor na superior, conseguindo um visual mais "leve" sem perder a resistência.
Só lembrando que nos tubos mecânicos sem costura o diâmentro externo é o nominal. Nos tubos com costura o diâmentro nominal é o de vazão, ou seja, o interno.
Outra dica é na hora da compra dos tubos, pois os mesmos são fornecidos em diferentes materiais.
Usando como referência os tubos da Golin (<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.golin.com.br/tref_tubu_scost.php">http://www.golin.com.br/tref_tubu_scost.php</a><!-- m -->) é possível observar as diferentes classes de fabricação.
Os aços mais utilizados na produção desses tubos são: SAE 1010, SAE 1020, SAE 1021, SAE 1035, SAE 1045, A53, A106 e ST52.
Eu usaria um SAE 1035 ou 1045, não creio ser necessário aço de alta liga, que além de mais caro é extremamente complicado para curvar a frio.
Outra dica é observar a tabela de resistência de acordo com o processo de produção.
Se você tiver equipamento para curvar poderá usar um A1, trefilado duro. Se for fazer de uma forma mais artesanal o ideal seria usar um A2 ou A3 recozido ou normalizado.
Veja na tabela do site que os valores de resistência à tração são basicamente os mesmos.
Espero ter ajudado.

Abraços,
Rá.


Grande Hamilton, tranquilo?

Só uma observação: tubos mecânicos têm como nominal o diâmetro externo, independente de serem com ou sem costura. Os tubos onde o nominal é o interno são os de condução, que inclusive, possuem espessura de parede bem maior.
Outra coisa, cuidado com os aços de alto teor de carbono (1045, 1060), pois a soldabilidade (capacidade de ser soldado) cai com a quantidade de carbono (ou carbono equivalente), o que pode tornar a estrutura bastante frágil.
Pra quem vai virar os tubos e não tem calandra ou viradeira, basta tornear (opa, Paulinho!) rolhas de madeira que entrem com boa interferência no tubo e preencher com areia (pode até ser da praia) bem peneirada. Depois de bem compactada pra retirar eventuais bolhas de ar, feche o tubo com outra rolha de madeira e vire em um gabarito (gabarito treliçado feito de barra chata é muito eficiente. Isso evita que o tubo vinque na dobra. Tendo um maçarico pra DEPOIS de virar, se for um aço de baixo carbono (1010, 1020), aquecer e suavizar o efeito mola, maravilha! De qualquer forma, não esqueça que a peça vai recuperar parte da dobra.
Para a aplicação que vocês querem, um tubo de 1" x 1,5mm de aço SAE 1020 com costura dá e sobra! Fácil de achar, barato e bom de trabalhar. E no final, nem vai agregar tanto peso assim à menina.

Espero não ter complicado mais!

Boa sorte na empreitada!
Abraços
Arias
NX350 Sahara '94
Responder
#16
A parte aí de preencher de areia o tubo, para não vincar a curva eu já sabia...
Fazia isso no meu curso de eletricista no SENAI, para curvar tubos de PVC com maçarico.

Agora, o restante do que foi falado sobre carbono, e qual diâmetro
nominal correto, etc, prefiro não comentar... hehehe... Big Grin

Piske
Mobilete 50cc 83 > Monareta S50 85 > Honda XL 125cc 87 > Sahara 91 > Hyosung Cruise II 125cc 98 > Sahara 97 > Sundown Web 100cc 2003 > Yamaha Virago 250cc 97 > Biz 100cc 2002 > XT660 2006 > Sahara 1999
XMax 250 2021; Biz 100 2004
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#17
Piske Escreveu:A parte aí de preencher de areia o tubo, para não vincar a curva eu já sabia...
Fazia isso no meu curso de eletricista no SENAI, para curvar tubos de PVC com maçarico.

Agora, o restante do que foi falado sobre carbono, e qual diâmetro
nominal correto, etc, prefiro não comentar... hehehe... Big Grin

Piske

É seu Piske, o nosso amigo Arias é entendido no negocio de carbono e diametro nominal, é melhor noisss ficá só com as gambitech memo...rsrs

Rodrigo I. Ortiz
Sahara!!!!!! isso que é liberdade.....
47 8842 8114
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#18
Piske Escreveu:Fazia isso no meu curso de eletricista no SENAI, para curvar tubos de PVC com maçarico.

Faz tempo isso em Piske?
Para tubos de PVC, atualmente usamos uma mola com o diâmetro ligeramente menor que o do tubo e um soprador térmico para dar calor...muito mais fácil.

Nos tubos de aço de parede considerável ainda usamos a dita "rolha" torneada e areia seca.
Rá-1000-ton
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#19
Arias Escreveu:Só uma observação: tubos mecânicos têm como nominal o diâmetro externo, independente de serem com ou sem costura. Os tubos onde o nominal é o interno são os de condução, que inclusive, possuem espessura de parede bem maior.
Grande Arias, tudo bem?

Você está certissimo Arias, foi só um alerta para aqueles que estão acostumados com o dimensionamento dos tubos de condução (antigos tubos d'agua por exemplo). Não me referi ao tubo mecânico, tanto que eu escrevi: Nos tubos (?) com costura o diâmentro nominal é o de vazão, ou seja, o interno.
Mas você está certo, nem todo tubo com costura usa o diâmetro de vazão como nominal.

Arias Escreveu:Outra coisa, cuidado com os aços de alto teor de carbono (1045, 1060), pois a soldabilidade (capacidade de ser soldado) cai com a quantidade de carbono (ou carbono equivalente), o que pode tornar a estrutura bastante frágil.

Para fazer os suporte dos alforjes eu comprei os tubos em ferro velho e não tenho o teor exato dos mesmos, mas pela minha experiência e pelo teste empírico de fagulhamento tenho quase certeza que o teor é de 0,45%C (1045).
Pela característica da peça eu julgo ser o melhor, devido a maior resistência em caso de queda.
Sofri um acidente indo para Curitiba e o tal suporte de alfojes resistiu à queda e protegeu a a moto. Se fosse um tubo 1020 certamente teria sofrido uma deformação plástica na queda e teria danificado muito a minha moto.
Mas não nego que sou um pouco exagerado no dimensionamento de meus projetos, herança da época que trabalhava na ferrovia...hehehe.

Abração,
Rá.
Rá-1000-ton
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#20
Segue minha humilde contribuição...

Vi essa Ténéré no IMP...

Andei pesquisando... esse é o protetor de motor da DR 800 (Roncar), com adaptações nas fixações somente.

Achei q ficou muito legal... Talvez dê pra fazer algo na Sahara...

[Imagem: 21042009031.jpg]

[Imagem: 21042009032.jpg]

[Imagem: 21042009033.jpg]

[Imagem: 21042009034.jpg]

[Imagem: 21042009035.jpg]

[Imagem: 21042009036.jpg]

Abraçao!
Calves

Claudio Alves

Tenerezinha preta
Sahara 94 - [Tiger] Vermelha e Branca - 4Ever

[Imagem: 0km.jpg]
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