Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Moto falhando
#1
moresco Escreveu:Olá,
Tenho uma sahara 98 e já levei em vários mecânicos. Atualmente ela está na concessionária da Honda e até agora nada do pessoal conseguir descobrir porque ela fica falhando sempre que se mantém a velocidade constante. Caso esteja descendo uma ladeira/morro e tentar manter a velocidade constante ela falha a mesma coisa. As falhas só desaparecem quando se está acelerando. Segundo o pessoal da Honda o problema não é elétrico. Inicialmente acreditavam que a moto estivesse afogando, trocaram a sede e alterar a altura da bóia para o nível padrão. - O problema continua. Alguém tem alguma dica ?? - Obrigado

Primeiramente seja bem vindo! Big Grin

Sobre o motor falhar, pode ser a borboleta do carburador..... :roll:
A minha fazia isso!!!

Quando se acelera não falha, mas tentando manter a aceleração ou numa reduzida, o motor engasga...

Mandei fazer uma borboleta nova num torneiro e agora tá show!!!
Não falha mais.........

O que acontece é que "vazava" ar por uma fresta que gastou, na lateral dessa peça.


Dá uma olhada nas fotos..:


[Imagem: Bura01.jpg]


Nesta foto abaixo, a parte onde estava gasta (lado de cima da peça)
[Imagem: Bura02.jpg]


Agora a parte gasta, no lado de baixo da peça....
[Imagem: Bura03.jpg]

Lateral gasta!
[Imagem: Bura04.jpg]


Arrumei isso aí e a moto tá redondinha! Big Grin

Dica do "Júlio das bolhas", de Guaíba-RS.... Big Grin



Abraços e bom trabalho...
Piske
Mobilete 50cc 83 > Monareta S50 85 > Honda XL 125cc 87 > Sahara 91 > Hyosung Cruise II 125cc 98 > Sahara 97 > Sundown Web 100cc 2003 > Yamaha Virago 250cc 97 > Biz 100cc 2002 > XT660 2006 > Sahara 1999
XMax 250 2021; Biz 100 2004
Responder
#2
Herr Piske, e essa peça fica onde, na moto?

Tem que desmontar o carburador para ver se está gasta?

RED
Responder
#3
Red_Honda Escreveu:Herr Piske, e essa peça fica onde, na moto?

Tem que desmontar o carburador para ver se está gasta?

RED

sim o alemão....
e a ultima peça antes do motor....ela fica bem na boca de saida do carburador.....


abraços
Responder
#4
Red_Honda Escreveu:Herr Piske, e essa peça fica onde, na moto?

Tem que desmontar o carburador para ver se está gasta?

RED

Sim senhor, meu nobre Red Honda........... Big Grin

Tirei duas fotos do carburador antes de colocá-lo na moto, mas foi com o celular... :?

[Imagem: Bura05.jpg]

[Imagem: Bura06.jpg]



O que acontece, ao meu ver, é que a mola existente no eixo dessa peça,
do lado de fora do Carburador (onde vão o(s) cabo(s) de aceleração),
empurra a peça contra a parede interna, forçando-a, e assim causando o desgaste.....!
Veja na foto abaixo o detalhe da mola e o sentido em que ela empurra o eixo:
[Imagem: Bura05gast.jpg]

Nesta outra foto, o local onde é o desgaste da peça, além do sentido que a mola empurra o eixo....
[Imagem: Bura06gast.jpg]




É o que pude perceber........
Viu ali que a peça fica logo na entradado carburador, na admissão dele...!


Espero ter ajudado.......

Té+
Piske
Mobilete 50cc 83 > Monareta S50 85 > Honda XL 125cc 87 > Sahara 91 > Hyosung Cruise II 125cc 98 > Sahara 97 > Sundown Web 100cc 2003 > Yamaha Virago 250cc 97 > Biz 100cc 2002 > XT660 2006 > Sahara 1999
XMax 250 2021; Biz 100 2004
Responder
#5
Cavaleiro_Sombrio Escreveu:
Red_Honda Escreveu:Herr Piske, e essa peça fica onde, na moto?

Tem que desmontar o carburador para ver se está gasta?

RED

sim o alemão....
e a ultima peça antes do motor....ela fica bem na boca de saida do carburador.....


abraços

Acho que é a PRIMEIRA peça, logo na boca de entrada do carburador......

Será que tô tão enganado assim??????

Psk
Mobilete 50cc 83 > Monareta S50 85 > Honda XL 125cc 87 > Sahara 91 > Hyosung Cruise II 125cc 98 > Sahara 97 > Sundown Web 100cc 2003 > Yamaha Virago 250cc 97 > Biz 100cc 2002 > XT660 2006 > Sahara 1999
XMax 250 2021; Biz 100 2004
Responder
#6
Valeu aí Cavaleiro_de_Sombrio... andas sumido!

Piske, obrigado por detalhar e mostrar as fotos...

Herr Piske faz, Herr Piske mostra! Big Grin

Ei, será que não é possível fazer essa peça com um material mais resistente,
para durar mais tempo? Já que tem que mandar fazer a peça e tem
esse problema do desgaste...

RED
Responder
#7
Red_Honda Escreveu:Valeu aí Cavaleiro_de_Sombrio... andas sumido!

Piske, obrigado por detalhar e mostrar as fotos...

Herr Piske faz, Herr Piske mostra! Big Grin

Ei, será que não é possível fazer essa peça com um material mais resistente,
para durar mais tempo? Já que tem que mandar fazer a peça e tem
esse problema do desgaste...

RED

Já havia pensado nisso alemão..
O problema é que se a peça for de material MUITO resistente, vai gastar a
parede do carburador, o que fica BEEEMMM mais difícil de arrumar do que a peça em si....

Prá ter uma idéia, paguei a merreca de 20 pilas pro torneiro fazer a tal peça... :roll:
Ele inclusive me falou que o material usado tem essa finalidade:
Gastar antes de gastar a parede do Carburador!

Tudo pensado né...... Big Grin :roll:

psk
Mobilete 50cc 83 > Monareta S50 85 > Honda XL 125cc 87 > Sahara 91 > Hyosung Cruise II 125cc 98 > Sahara 97 > Sundown Web 100cc 2003 > Yamaha Virago 250cc 97 > Biz 100cc 2002 > XT660 2006 > Sahara 1999
XMax 250 2021; Biz 100 2004
Responder
#8
Piske muito boa essa sua iniciativa.
Mas tenho que fazer algumas considerações:

O desgaste ocorre devido ao acionamento dos cabos juntamente com a mola porque o carburador possui um pequena inclinação.

A borboleta começa a desgastar porque já existi uma folga no cabura onde recebe o eixo da borboleta pois o eixo é de aço e a parte onde entra no carbura é de aluminio

Também ocorreu um desgaste nas arruelas da presilhas do eixo, aquelas de plástico e tecnil.

Se vc tiver trocado somente a borboleta o problema irá aparece daqui ha alguns anos.
Para vc verificar se seu eixo tem a pequena folga basta ligar a moto deixar em marcha lente e precionar para dentro a parte do eixo onde os cabos ficam, se haver modificação na aceleração vc já sabe.

A Solução?

Já perdi dois carburas nessa bricadeira mas acho que dessa fez consegui.
Finalmente depois de várias tentativa de resolver esse problema de erro de projeto, ai vai uma explicação.

Para eliminar o desgaste do eixo os dois metais ( eixo e corpo do carbura) devem ter a mesma resistência, porém terá que haver uma pequena lubrificação entre eles para que não haja o tal do desgaste, essa lubrificação não poderá passa para área interna do carbura, pois irá alterar a mistura, solução foi colocar dois rolamentos zz (dupla blindagem) em cada estremidade do eixo. O difícil foi acha-los; eu até tinha desistido do projeto quando vi no fundo da gaveta uma caixa satélite (caixa diferencial) de uma carrinho a combustível daquelas coleções de banca de revista, tinha dois rolamentos perfeitos para colocar. Grande sorte!

Abaixo segue fotos a adaptação que irei fazer em breve!

Os rolamentos.
[Imagem: DSC02079.jpg]

Comparação entre a área interna e externa do rolamento com o cabura.
[Imagem: DSC02075.jpg]

Comparação entre o rolamento e a parede do carbura.
[Imagem: DSC02076.jpg]

Adequação do interno do rolamento com o eixo.
[Imagem: DSC02077.jpg]


Piske Escreveu:
Red_Honda Escreveu:Valeu aí Cavaleiro_de_Sombrio... andas sumido!

Piske, obrigado por detalhar e mostrar as fotos...

Herr Piske faz, Herr Piske mostra! Big Grin

Ei, será que não é possível fazer essa peça com um material mais resistente,
para durar mais tempo? Já que tem que mandar fazer a peça e tem
esse problema do desgaste...

RED

Já havia pensado nisso alemão..
O problema é que se a peça for de material MUITO resistente, vai gastar a
parede do carburador, o que fica BEEEMMM mais difícil de arrumar do que a peça em si....

Prá ter uma idéia, paguei a merreca de 20 pilas pro torneiro fazer a tal peça... :roll:
Ele inclusive me falou que o material usado tem essa finalidade:
Gastar antes de gastar a parede do Carburador!

Tudo pensado né...... Big Grin :roll:

psk
Responder
#9
Eu também pensei em fazer isso no meu antigo, acontece que iria trocar a bucha de bronze que existe no lugar onde vc colocaria os rolamentos.
só q quando desmontei vi que o eixo tinha também desgaste razoável, além de a borboleta ter desgastado também a parede do carburador. resumindo, deveria retificar o eixo fazer outra bucha de bronze, dar um passe no corpo do bura para tirar o desgaste e fazer uma borboleta maior pra compensar. Sei que ficaria ótimo, mas resumi comprando o bura da barbie,rsrsrs

o outro tá lá esperando pela reforma
Responder
#10
cara o meu ta neste estado menos o desgate no eixo, mas já fiz a retifica na boca, ficou faltando a borboleta maior e reabrir as pontas pra colocar os rolamentos. Vai dar um bom trabalho, mas diga ai como ficou o cabura da Falcon?

roberto casper Escreveu:Eu também pensei em fazer isso no meu antigo, acontece que iria trocar a bucha de bronze que existe no lugar onde você colocaria os rolamentos.
só que quando desmontei vi que o eixo tinha também desgaste razoável, além de a borboleta ter desgastado também a parede do carburador. resumindo, deveria retificar o eixo fazer outra bucha de bronze, dar um passe no corpo do bura para tirar o desgaste e fazer uma borboleta maior pra compensar. Sei que ficaria ótimo, mas resumi comprando o bura da barbie,rsrsrs

o outro tá lá esperando pela reforma
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)