Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Quebra da sede da válvula
#1
Meus caros, estou sem moto.
Tive que dar um pulo em Uberaba neste último sábado,
acabei ficando na mão. Pedrão de Ribeirão mais uma vez
me salvou a pele e conseguimos carregar a moto até minha casa.

O problema: Sede da válvula de escape do lado do descompressor
quebrada em três pedaços, por sorte não caiu pra dentro do motor.

Descobri que essa peça não tem no catálogo Honda, segundo o mecânico.
Retífica, R$ 50,00 pra fazer uma nova sede e só em Ribeirão, aqui não faz.

Tudo bem que a sede que quebrou já estava indo para 170 mil km,
mas como as outras ainda continuam boas, a pergunta é: Além do
desgaste natural das peças, o que poderia ter causado a quebra
de uma das sedes das válvulas de escape?
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#2
dexa ver...

granalhas de aço?

sal, ou oxidação provenientes de certa "proximidade" com o mar...

ou a valvula nao andava vedando bem e parte da explosão do motor acabava danto uns tapas na sede...
Responder
#3
boa tarde Martinez


Bom, não entendo quase nada de motores, por isso fui pesquisar pra tentar te ajudar no caso da quebra da sede da válvula de escape.

O que achei foi esse texto sobre carros turbo, mas que dá uma boa noção das causas desse tipo de problema.



PRÉ-IGNIÇÃO E DETONAÇÃO


Pré-ignição e detonação são duas coisas distintas. Primeiramente pré-ignição não provoca aquele som característico, se isto acontece é porque a pré-ignição já causou detonação.

Quando se tem pré-ignição, tem se auto-ignição na mesma fase das velas. Você poderia desligar o contato e o motor continuaria a funcionar normalmente.

O perigo da pré-ignição não está no aumento da pressão, mas no aumento do calor gerado para o pistão e paredes dos cilindros quando a ignição ocorre muito cedo.

Este aumento de temperatura causa um aumento ainda maior de temperatura nos pontos quentes na câmara de combustão. O aumento de temperatura acaba atingindo o ar que ainda não está na câmara de combustão, dentro do coletor de admissão o que causa aqueles estouros pela admissão.

Quando o ponto de ignição é adiantado em demasia, o pistão está agora comprimindo a mistura no seu pico de temperatura, assim a temperatura eleva-se ainda mais o que causará a quebra do pistão.

Em 90% dos casos a pré-ignição é causada pelo aquecimento excessivo nos eletrodos das velas, ou em quinas na câmara de combustão chamadas de pontos quentes.

Portanto muita atenção deve ser tomada com o ponto de ignição, principalmente em carros Turbo, pois em fração de segundos você pode literalmente explodir o motor. O bom gerenciamento do ponto de ignição garante a vida de seu motor.

Batida de pino, “grilar” ou detonação. São vários os nomes que se dão aquele toc toc toc, que se houve no motor. Isso pode causar a queima da junta do cabeçote ou mesmo quebra do pistão e/ou biela. Mas o que é este barulho?

O barulho que ouvimos são as paredes do pistão oscilando pelas ondas de pressão causadas pela combustão anormal. Uma combustão normal começa na vela e se espalha causando um aumento de pressão na câmara de combustão. Esta pressão é convertida em Torque pelo eixo virabrequim. Teoricamente o pico de torque ideal ocorre entre 10 e 15 graus depois do Ponto Morto Superior (PMS).

Detonação vem de uma combustão anormal, que ocorre as vezes milisegundos fora de tempo. A mistura ar/combustível explode toda de uma só vez em vez de explodir de forma controlada. O que danifica o motor é a subida instantânea de pressão que pode exceder 1500psi. Isto é mais do dobro que a pressão de uma combustão normal pode chegar, e vai queimar junta de cabeçote, quebrar anéis de segmento e danificar casquilhos. Outro sintoma que podemos encontrar na cabeça do Pistão são poros e pistões derretidos.

Combustível de alta octanagem são resistentes a detonação porque contêm compounds que diminuem a reação da cadeia química da combustão. Mas todos os combustíveis, independente de sua octanagem têm seus limites.

Isto acontece quando a temperatura da mistura ar/combustível chega ao ponto de auto-ignição.Os engenheiros tentam projetar as câmaras de combustão com alta turbulência e com uma área de squish grande o que minimiza a auto-ignição.

Existem outros fatores que influenciam na subida de temperatura da câmara de combustão, tais como; temperatura de admissão do ar (daí a importância do Intercooler), temperatura da água do motor, taxa de compressão, pressão do Turbo, ponto de ignição, razão da mistura ar/combustível e humidade do ar.

Aumentando-se a taxa de compressão, pressão do Turbo ou ponto de ignição, aumentamos o pico de pressão do cilindro, o que aumenta a temperatura na câmara de combustão. Altas temperaturas de admissão também aumentarão a temperatura da câmara de combustão. Uma mistura mais rica pode ajudar a diminuir esta temperatura. (atenção, o enriquecimento da mistura abaixa a temperatura até certo ponto, depois disso aumenta-se a tendência de detonação. A diminuição da humidade do ar tambem aumenta a detonação.


Soluções

Algumas coisas podem ser feitas e outras não. Obviamente o que se tem a fazer é baixar a temperatura da câmara de combustão. Uma entrada de admissão mais fria é fundamental bem como um bom intercooler.

Também concentre-se no seu sistema de arrefecimento para trazer a temperatura mais para baixo. Um Medidor de Mistura também é recomendado para que a mistura esteja sempre correta. Para motores Turbo, também pode ser usado um sistema de injeção de água.

Atraso de ponto também é outro fator fundamental em detonação. Para carros Turbo algum dispositivo que retarda o ponto quando se tem pressão positiva, como o oferecido pela CMRacing pode salvar um motor.

Alguns carros já possuem sensores anti-detonação que atrasam o ponto de ignição quando a detonação é sentida. Alguns carros como o Porsche e Corvette o microprocessador é programado para atrasar o ponto individualmente no cilindro onde está ocorrendo a detonação.





Espero ter ajudado.


1abraço,
Gustavo.
Araras-SP
Responder
#4
Martinez Escreveu:Descobri que essa peça não tem no catálogo Honda, segundo o mecânico.
Retífica, R$ 50,00 pra fazer uma nova sede e só em Ribeirão, aqui não faz.

Tem sim... Custa caro mas existe...

Posso ver pra ti na honda daqui...

Existem inclusive os paralelos. Mas na Honda tem com certeza. Troquei as minhas.

Abração
Responder
#5
Gustavo Domingues DSouza Escreveu:Salve amigo Martinez!




PRÉ-IGNIÇÃO E DETONAÇÃO

Era isso que eu ia dizer......
Não com tantas palavras, mas é isso mesmo que eu pensei, e pode ter ocorrido!!!

Piske
Mobilete 50cc 83 > Monareta S50 85 > Honda XL 125cc 87 > Sahara 91 > Hyosung Cruise II 125cc 98 > Sahara 97 > Sundown Web 100cc 2003 > Yamaha Virago 250cc 97 > Biz 100cc 2002 > XT660 2006 > Sahara 1999
XMax 250 2021; Biz 100 2004
Responder
#6
Douglas Torres Escreveu:
Martinez Escreveu:Descobri que essa peça não tem no catálogo Honda, segundo o mecânico.
Retífica, R$ 50,00 pra fazer uma nova sede e só em Ribeirão, aqui não faz.
Tem sim... Custa caro mas existe...

Quando o mec Honda disse que não tinha, nem me dei ao trabalho de ir no
catálogo de peças procurar. Mas quando vc disse que tinha, fui lá conferir eeeee...
não achei o código da peça.
Também, tenho pressa pra arrumar a moto, não vou esperar vir do Rio não, obrigado Douglas.

Olhem o estado que ficou o cabeçote ao
redor da válvula onde a sede foi danificada...

[Imagem: DSC00828a.jpg]

[Imagem: DSC00832a.jpg]
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#7
Bem Martinez ...

Neste site abaixo tem bastante saharas vendedo da uma olhada ai vai que vc goste de alguma ....kkkkk

<!-- w --><a class="postlink" href="http://www.moto.com.br">www.moto.com.br</a><!-- w -->

Agora tirando a brincadeira que que eu olhe aqui em Sampa ....La na ososrio o que acho ....
Juan Frids
11 97517 9350 Claro 
Responder
#8
Juan, ainda não é o caso de comprar um cabeçote usado (roubado).
Até porque, eles pegam cabeçote de XLX, fazem a "cava" e o furinho
da mola e vendem como sendo cabeçote de sahara, que tem descompressor,
só que não funciona. Como eles usinam muito bem a solda, não é
qualquer um que consegue saber com segurança o que é um cabeçote
de sahara e o que é um cabeçote de XLX falsificado para se passar por sahara.

Primeiro vou me entender com a garantia da Honda... :?
Se não der certo, processo, se não der certo, buscarei outras alternativas.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#9
Martinez Escreveu:Primeiro vou me entender com a garantia da Honda... :?
Se não der certo, processo, se não der certo, buscarei outras alternativas.

O que exatamente tu quer dizer com "garantia"?????

A peça era nova?????

Diz aí....

Sabes onde trabalho né.... Big Grin

Psk
Mobilete 50cc 83 > Monareta S50 85 > Honda XL 125cc 87 > Sahara 91 > Hyosung Cruise II 125cc 98 > Sahara 97 > Sundown Web 100cc 2003 > Yamaha Virago 250cc 97 > Biz 100cc 2002 > XT660 2006 > Sahara 1999
XMax 250 2021; Biz 100 2004
Responder
#10
Martina, ja viu tb, que seu motor estava perdendo compressão pela junta do cabeçote, né?

e as duas valvulas estao escurecidas, a sede de ambas danificou-se ou a moto andava com estas valvulas enforcadas?
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)