Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Me ajudem! Depois que regulei valvulas, algo aconteceu!
#1
Olá Galera... (Desculpem a quantidade de linhas, mas é a preocupação)

Desculpe se postei no lugar errado a minha dúvida, mas é que procurei no forum inteiro e não achei ninguém com o mesmo problema. Estou realmente muito precocupado com a minha menina...

O problema é o seguinte.... Minha moto funcionava redondinha ( isso que me deixa mais nervoso ) e ontem aceitei uma proposta indecente de um amigo que havia comprado uma Twister... O fulano me chamou para testar as motos em uma reta ( + ou - 3 km) aqui perto de casa... Na saída a Twister abriu uma certa distância, mas como a Saharona não é brinquedo não, logo alcancei a Pepsi e ultrapassei... Mais ou menos uns 100 metros pra frente a Twister estava outra vez do meu lado... Então resovi enrolar o cabo pra valer e o giro foi a 8000rpm (mantive essa rotação por uns 1000 metros, nunca havia andando tanto tempo em giro tão alto) deixando a Twister pra trás...
Pra encurtar a estória o meu oponente aceitou a derrota e boa... Tomei uma cerva e fui pra casa...
Quando cheguei em casa que ví a cagada... Encostei a moto e resolvi dar uma acelerada pra testar o coração da minha menina... Acelerou bonito, mas quando eu soltei a mão lá estava uma fumacinha chata... Imaginei que fosse algum tipo de excesso... Acelerei de volta e segurei em 6000 rpm por uns 5 segundos e quando soltei a disgraçada da fumaça de volta (na desaceleração)... NOSSA GALERA ME APAVOREI, BRIGUEI ATÉ COM A MULHER POR CAUSA DA DESGRAÇA QUE EU TINHA FEITO COM A MINHA MOTOCA...
Hoje acordei cedo e resolvi dar um geral pra ver se compensava a merda do dia anterior... Comprei um filtro de óleo, óleo e lá fui eu pra uma mecânica de um amigo, fazer uma GERAL. (faziam 800 km que eu havia trocado o óleo)
Tudo corria bem... Troquei o óleo... O filtro... E no final quando já estava quase tudo pronto resolvi mandar o cara regular as válvulas...
O mecânico regulou as vallvulas como manda o figurino, nas traseiras (admissão - 0.10mm) e na dianteiras ( escape - +ou- 0.12mm) porque aqui na minha cidade a minha é a unica Sahara e ele não tem a palheta de 0.12mm, então usamos a de 0,10m mas com a palheta entrando meio frouxa...
Fechamos as tampas, dei umas partidas com a chave vermelha desligada pra fazer o óleo circular e finalmente fiz o motor arrancar... No intuito de esperar os 5 min pra medir o nível do óleo (1,6 l havia colocado)... Tudo estava mil maravilhas... O barulho do motor estava redondo, mas quando faltava uns 20 segundos pros 5 minutos... Começou um tec tec que vinhas das valvulas de admissão... Desliguei a moto, verifiquei o óleo (estava em excesso mais ou menos uns 200 ml) Resolvemos reabrir para checar a valvulas... E pra minha surpresa estava tudo supostamente Ok... Verificamos de volta o ponto T... Giramos no sentido anti-horário e outro check-up na valvula... Tudo blzinha... Fechamos as tampas e motor roncou outra vez lisinho... Fiquei feliz o barulho havia sumido, mas logo depois (aprox. 5 min) lá estava a porra do tec tec de volta... Imaginei na hora o pior (comando de valvulas, balancim, etc)... Mas já que estava tudo fudido mesmo resolvi dar uma aceleradinha a cima de 1000 rpm , e o barulho desapareceu... Resumindo a moto liga... depois de um tempo começa o tec tec na lenta, mas se acelerar desaparece...
O mecanico me disse que não sabia o que podia ser, pois a valvulas foram corretamente reguladas e o trabalho dele já estava feito... Não quis nem prolongar a conversa... Montei as carenagens e fui pra casa, desliguei a moto puto da vida pensando na merda que tinha acontecido... Mais tarde resolvi ligar ela de volta e percebi uma coisa estranha... O descompressor geralmente dava um estalo e a moto já pegava, mas nessa hora deu uns 4 estalos em seguida e a moto não pegou... Inclusive até pegou mas o descompressor parecia que estava sendo acionado direto e a moto morreu... Liguei de volta e a moto pegou normal... Comecei reparar que se a moto ficasse parada o descompressor rodava junto quando eu apertava na partida e não parava mesmo depois que a moto estivesse ligada fazendo com que ela morresse, mas na partida seguinte a moto pegava normal.

Galera espero a ajuda de vocês pois minha moto tem 52.000 km e não pretendia abrir o motor dela agora para fazer troca de anéis, eu iria manter o óleo sempre em dia e procurar andar pelos menos mais uns 5000 km, mas agora por causa dessa porcaria de tec tô inclinado a desmontar esse bicho todinho... O que eu faço amigos, espero sinceramente a ajuda de vocês irmãos PHDs em Sahara.

Um abraço a todos e obrigado...
Responder
#2
Esta parecendo descompresor.
A minha tb tinha este tec-tec, assim q tirei o descompresor ficou otima.

abraços.
Responder
#3
Lanterna Verde Escreveu:Esta parecendo descompresor.
A minha também tinha este tec-tec, assim que tirei o descompresor ficou otima.
abraços.

Mas será que foi algo errado na regulagem de válvulas que detonou o descompressor... Ou ele ainda não está detonado, ou sei lá forçado... Existe uma possibilidade dele não ter ido pro saco ainda??? Oque eu posso fazer pra saber??? Ou quando ele faz isso já era???

Obs.: Antes dessa regulagem ele funcionava normal
Responder
#4
Tmb. acredito que seja descompressor, não tive ainda esse problema mas como já falamos muito sobre isso, ta aparentando ser ele.

Quanto ao óleo queimando, paro de fumaçar?
E quando vc deu o giro máximo dela no racha, qual a velo q ela atingiu?



Braçoxxx
Responder
#5
BJ Escreveu:Tmb. acredito que seja descompressor, não tive ainda esse problema mas como já falamos muito sobre isso, ta aparentando ser ele.

Quanto ao óleo queimando, paro de fumaçar?
E quando você deu o giro máximo dela no racha, qual a velo que ela atingiu?



Braçoxxx

Amigo...ainda sai uma fumacinha sim, mas como disse antes só na desaceleração...
E quanto ao racha no painel marcava 140 e poucos...
Responder
#6
Se a fumaça for preta é alimentação, se for branca é oleo mesmo.

Abraços
Responder
#7
como a sua moto ainda tem descompressor, na hora de posicionar na marca T, JAMAIS gire o rotor em sentido anti-horario, isso vai causar uma regulagem muito errada das folgas das valvulas.

volta lá no mecanico, e refaz o ajuste das folgas, só nao vai resolver a fumacinha, que pode ser retentor ou aneis.

e antes disso, testa o desempenho da moto, provavelmente, ela não está a mesma coisa do dia do racha. Wink
Responder
#8
Amigo vou te falar uma coisa a sahara e muito chata pra regular valvulas por causa do maldito descompressor, as outras valvulas vc regula facinho mais a maldita valvula de escape direita aonde vai o descompressor essa e um saco pra regular, tem que ter muita paciencia, pode ter certesa que vc vai abri a tampa dela muitas vezes pra deixar ela regulada, te falo por experiencia pois a minha esta assim, ja consegui deixa 80% mais ainda nao ta como queria ainda ta com um tec tec dos infernos, a unica maneira de vc regular ela facinho e tirando a porcaria do descompressor fora a minha ainda tem mais to pensando seriamente em tirar ele fora. mais vou te perguntar por acaso foi tirado o comando fora ao foi aberto apenas a tampa das valvulas..? porque se foi tirado o comando fora ali no bloco vai um pino que encaixa no descompressor as vezes pode ter caido esse pino ai o descompressor fica perdido da uma verificada nisso se a valvula que falei tiver com pouca folga da problema na partida pois ela fica aberta e nao da compressao direito no motor ja ocorreu isso com a minha quando tava regulando.
Responder
#9
O Indomado Escreveu:como a sua moto ainda tem descompressor, na hora de posicionar na marca T, JAMAIS gire o rotor em sentido anti-horario, isso vai causar uma regulagem muito errada das folgas das valvulas.

volta lá no mecanico, e refaz o ajuste das folgas, só não vai resolver a fumacinha, que pode ser retentor ou aneis.

e antes disso, testa o desempenho da moto, provavelmente, ela não está a mesma coisa do dia do racha. Wink

Giramos o rotor no sentido anti-horário e o motor por consequencia no sentido horário... Como já havia visto aqui no post sobre regulagem de valvulas... Está errado??
Seria possível que se as valvulas de admissão estivessem entre 0.10mm e 0.12mm, digamos 0.11mm pudesse ocorrer esse problema... E se eu deixar ela em 0,15mm como já ví aqui no forum será que voltaria ao normal, porque sinceramente meu motor praticamente não batia valvula... Isso foi o que eu chamo de 5 minutos de bobeira... Big Grin

Obrigado
Responder
#10
reytek Escreveu:Amigo vou te falar uma coisa a sahara e muito chata pra regular valvulas por causa do maldito descompressor, as outras valvulas você regula facinho mais a maldita valvula de escape direita aonde vai o descompressor essa e um saco pra regular, tem que ter muita paciencia, pode ter certesa que você vai abri a tampa dela muitas vezes pra deixar ela regulada, te falo por experiencia pois a minha esta assim, ja consegui deixa 80% mais ainda não ta como queria ainda ta com um tec tec dos infernos, a unica maneira de você regular ela facinho e tirando a porcaria do descompressor fora a minha ainda tem mais to pensando seriamente em tirar ele fora. mais vou te perguntar por acaso foi tirado o comando fora ao foi aberto apenas a tampa das valvulas..? porque se foi tirado o comando fora ali no bloco vai um pino que encaixa no descompressor as vezes pode ter caido esse pino ai o descompressor fica perdido da uma verificada nisso se a valvula que falei tiver com pouca folga da problema na partida pois ela fica aberta e não da compressao direito no motor ja ocorreu isso com a minha quando tava regulando.

O comando não foi tirado não, amigo... Somente as 4 tampinhas para regulagem de válvulas...

Obrigado pela ajuda...
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)