Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Pinturas em Plasticos Dicas
#1
Pinturas em Plásticos

Lavar cuidadosamente com água e sabão neutro.

Desengraxar utilizando Solução Desengordurante

Lixar com lixa #800.

Desengraxar novamente, utilizando Solução Desengordurante

Material a ser utilizados;

Desengordurante (vendido em lojas de tinta)
Lixa d'água # 800
Primer p plástico
Elastificante (misturar na tinta p dar elasticidade)
Verniz PU (misturar elastificante)
Tinta PU

A preparação com primer do plástico automotivo é um pré-requisito para o topcoat de plásticos rígidos tais como SMC, poliéster ou substratos com base de náilon. O papel do primer é preencher qualquer pequena imperfeição que pode estar presente devido ao processo de moldagem ou do próprio plástico. Também atua para fornecer uma camada condutiva para facilitar a aplicação eletrostática das camadas de acabamento aplicadas posteriormente. O primer também protege o substrato dos raios UV do sol, potencialmente danosos. Freqüentemente, os primers são formulados para serem coloridos de forma a permitir a aplicação de um basecoat de espessura mínima e para minimizar o efeito de danos causados por batidas de pedras.

OBS.: Devido a problema de aderência em pinturas em plásticos, é aconselhado que se utilize Primer para Plásticos antes de iniciar a pintura.

Apoios a aplicação do primer lixar toda a superfície até ficar uniforme,limpar e aplicar a tinta já misturada ao elastificante com 3 de mãos,depois aplicar o verniz também misturado com elastificante,1º de mão pulverizar e aguardar por 10min depois 2º de mão bem molhada tomando cuidado p não escorrer.Se por um acaso pousar qualquer impureza não se desespere apois bem seco o verniz (três semanas )de uma lixa d'água 1600 em toda a superfície e de uma polida com pasta nº 2 de polir.
OBS: Em caso de peças adesivadas antes de dar o verniz limpar bem com solução desengordurante e quando aplicar o verniz dar uma pulverizada em cima do adesivo e aguardar por 5min p ver se o verniz não vai dar reacção e estragar todo a seu trabalho.

O resto é mão na massa e se divertir.
MOTOCICLISTA
vontade de muitos,
coragem de alguns,
conquista de poucos.
Responder
#2
Você é profissional da área Mauro ?
Adorei sua dica, se tivesse visto ela antes teria tido um melhor resultado na pintuta do meu para-lamas trazeiro. Mas tudo bem, assim que der pinto de novo seguindo seus conselhos.
Outra coisa, a minha Sahra foi toda reformada, devido a um acidente, a culpada tinha seguro e o serviço foi todo feita na Honda (na verdade é um pintor fora de lá que faz o seerviço e conheço-o pessoalmente) acompanhei de perto a pintura, ficou show...até os adesivos que não foram trocados ele revitalizou.
Como estava de mudança aqui para Palmas - TO não pude deixar a moto par acabamento final, pois tive que traze-la. Quando falei com ele sobre o "toque final" ele me recomedou lixar tudo o que foi pintado com uma lixa 2000 e polir co pasta (mas não me falou qual).
Confesso que fiquei com medo de fazer isso, mas lendo agora sua dica vi que tem fundamento.
A pergunta é :
Posso fazer o que ele disse sem medo então ? Devo lixar a seco ou com água ?
Valew...
Leandro Carlos
Aprilia Pegaso - 2002
Palmas - TO

Visite minha galeria de imagens!


Jarinú, Piracicaba, Morretes, Vinhedo, Ribas, Praia Grande, Festa Fantasia Pouso Alegre e Ribas de Novo, SP, RJ e MG, 10° Níver em St. Isabel, Festa fantasia no ES, 13° Niver em São Roque, Fuinessa! Próximo destino ????

Responder
#3
Salve!


aproveito esse tópico pra inserir umas fotos e colocar minha tentativa de reforma (que pode não dar certo) mas que acho importante, pois o objetivo do nosso site é trocar experiências.

estava achando o visual das partes pretas de plástico um pouco ruim, devido ao Sol e ao próprio desgaste do plástico, afinal no meu caso, são peças com 13 anos de uso...

bom,
1) lavei as peças com água e sabão comum.
2) deixei secar e usei lixa 400.
3) tinha spray preto fosco em casa, daquele que usamos no escapamento e que resiste até 600ºC, e mesmo não sendo o mais indicado, acabei usando esse mesmo.

O resultado é esse:


ANTES (3 fotos)


[Imagem: 10-03-09_0900.jpg]

[Imagem: 10-03-09_0901.jpg]

[Imagem: 10-03-09_09051.jpg]
Responder
#4
Depois de fazer a "arteninja", ficou assim:


[Imagem: 10-03-09_0904.jpg]


[Imagem: 10-03-09_0903.jpg]


[Imagem: 10-03-09_0902.jpg]



1abraço,
Gustavo.
Araras-SP
Responder
#5
Parece que ficou bom mesmo Gustavo...

Eu pintei na minha moto o paralamas dianteiro e a rabeta!
São duas peças plásticas...

O que fiz foi simplesmente lixar bem, com uma lixa d'água bem fina (acho que 1600)...
Depois pintei com spray "Collorgin" preto brilhante!

Simples...!

Ficou muito bom o serviço e até agora tá show!
Já tinha pintado a carenagem dianteira da BIZ da minha esposa e tb ficou bom!

Já peguei muita chuva, estrada, sol, etc...
O serviço tá lá, perfeito!

O ideal acho que seria dar uma boa encerada/polida agora que a tinta está bem seca.... :roll: :roll: :roll:


Mas vou deixar por enquanto....................

Piske
Mobilete 50cc 83 > Monareta S50 85 > Honda XL 125cc 87 > Sahara 91 > Hyosung Cruise II 125cc 98 > Sahara 97 > Sundown Web 100cc 2003 > Yamaha Virago 250cc 97 > Biz 100cc 2002 > XT660 2006 > Sahara 1999
XMax 250 2021; Biz 100 2004
Responder
#6
Mauro...

Pra pintar esses baús de fibra é o mesmo esquema? ouvi falar q teria q ser tinta sintética. tem alguma dica ai pro BJTINHA aqui?






Braçoxxx
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)