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Conserto roscas espanadas.
#1
Para quem gosta de aprender e fazer sua própria mecânica aqui vai uma dica .

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Parafusos Teoria básica

O parafuso é talvez o componente mais encontrado nas motocicletas. Apesar de sua simplicidade sem eles a moto seria somente um amontoado de peças.

Existem diversos tipos roscas diferentes. Nas motos, geralmente a rosca utilizada é conforme a norma ISO e é chamada rosca métrica. Existem dois tipos de roscas métricas: fina e grossa.


A rosca também pode ser direita ou esquerda, isto é, ter sentidos de aperto diferente. Um parafuso de rosca direita quando girado no sentido horário está sendo apertado, o de rosca esquerda, o contrário. Raramente é utilizado um parafuso de rosca esquerda. Nas motos, devido ao sentido de rotação do magneto, uma porca de rosca direita poderia se afrouxar. Neste caso é utilizado rosca esquerda. Um outro exemplo são os espelhos retrovisores ou os pedais de bicicleta onde um lado a rosca é direita e o outro a rosca é esquerda. Deste modo a tendência da peça é se manter apertada.


As roscas métricas são designadas pelo seu diâmetro. Por exemplo, uma rosca métrica grossa com o diâmetro de 6mm é uma rosca M6. Caso o parafuso seja de rosca fina devemos informar o passo da rosca que é a distância que o parafuso avança em uma volta. Neste caso a designação seria M6x0,75

O material que o parafuso é feito vem estampado na sua cabeça na forma de um código de dois números no formato XX.Y. Por exemplo, 5.8, 8.8 ou 12.9. Saber conhecer esse código é importante por dar uma boa idéia da resistência do parafuso e para determinar o torque de aperto máximo. O primeiro número (XX) multiplicado por 10 diz o limite de resistência à tração do parafuso e o segundo número (Y) multiplicado por (XX) o limite de escoamento. Por exemplo, um parafuso 12.9 possui 120kgf/mm² de resistência e 108kgf/mm² de limite de escoamento. Complicado? Pegue aqui (vide fonte final) o programa que calcula tudo isso e ainda dá o torque.

Aperto dos parafusos.

Os fabricantes divulgam no manual de oficina o torque de aperto para todos os parafusos de cada moto. Com o aperto excessivo podemos: espanar os fios da rosca, quebrar o parafuso, empenar a peça que está sendo fixada e esmagar a junta causando vazamento e outros problemas que podem surgir mais tarde. Do mesmo modo um aperto insuficiente pode provocar: vazamentos, fazer o parafuso se perder ou causar desalinhamento em peças ou componentes.

Somente com uma ferramenta chamada torquímetro, conseguimos medir o aperto dado em cada parafuso. Para a grande maioria dos serviços executados nas motos um torquímetro de vareta com escala até 120Nm é suficiente e não custa muito caro. (1kgf.m=10Nm)
Chave sextavada

Deve-se lembrar sempre de que ao desmontar ou montar componentes deve-se sempre procurar apertar ou desapertar os parafusos de maneira alternada (em cruz) para evitar empenar a peça ou sobrecarregar algum parafuso.

Problemas mais comuns.
Rosca espanada

Devemos ter muito cuidado com as roscas na hora da manutenção. Sempre iniciar o rosqueamento com a mão e só depois do parafuso estar encaminhado devemos usar a chave. No momento do aperto evitar exageros, mas mesmo assim caso a rosca seja danificada, pode ser repada de várias formas dependendo de cada caso. Pode ser feita uma nova rosca de diâmetro maior no mesmo lugar da antiga ou pode ser colocada uma bucha para recuperar o diâmetro original entre outras coisas.

Parafuso travado/quebrado

Os parafusos podem ficar presos por diversas razões, entre elas as mais comuns são: aperto excessivo, corrosão, cabeça do parafuso danificada. Ao tentar retirar um parafuso que você suspeita que esteja preso o importante é não danificá-lo para não tornar as coisas mais difíceis depois. Podem ser tentadas várias coisas primeiro como dar pancadas com um martelo, aplicar óleo penetrante, ou um aquecimento com chama a gás. Se nada disso funcionar tente outros métodos menos ortodoxos:


Chave de Impacto

A chave de impacto funciona quando batemos com um martelo na sua parte posterior. Ela transforma uma parte do impacto em rotação e é ótima para parafusos philips e allen apertados ou que estão com a cabeça danificada.

Caso a cabeça do parafuso esteja danificada você pode tentar usar um alicate de pressão ou serrar uma fenda na cabeça do parafuso e retirá-lo com uma chave de fenda grande ou batendo no sentido do desparafusamento com uma talhadeira.

Se mesmo assim o parafuso se recusa a sair ou no caso de parafusos que quebraram, pode ser necessário soldar uma nova cabeça no parafuso ou furar o local e fazer uma nova rosca.
Dispositivos contra o desparafusamento

As motos, principalmente as de trilha e as que têm o motor envenenado, por vibrarem muito devem usar em vários locais dispositivos que evitem o afrouxamento dos parafusos. Podem ser travas, arame, arruelas, pinos, porcas especiais, travas químicas... O importante é sempre manter estes dispositivos em bom estado quando remontamos algum componente. As arruelas de pressão e porcas autotravante devem ser trocadas sempre que perderem a pressão, e as copilas e lingüetas devem ser sempre novas.

É galera espero ter ajudado.
Abrasão.
MOTOCICLISTA
vontade de muitos,
coragem de alguns,
conquista de poucos.
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#2
Valeu Maurão... vou pescoçar na página que vc indicou. É sempre bom estar por dentro dessas dicas.

Abraçooooooooooooooooooooooooooooo!!!
[Imagem: ZX2wgtg.jpg][Imagem: RSyQlcl.jpg] [Imagem: 36JJt6z.jpg] [Imagem: cehfaUi.jpg]
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#3
Karaca, esse Thomas Motos é aqui em Blumenau/SC e eu já comprei peças para sahara na loja deles.
Vai ver que é por isso que meu mecânico recuperou duas roscas do cabeçote da minha sahara que estavam espanadas. Smile
Bom saber, e se alguém precisar, estamos aqui.
Abs.
RED
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#4
Haviam uns parafuzinhos espanados no cabeçote, mandei fazer este processo na retífica e ficou novo, me arrependí de não ter feito em todas as roscas.
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#5
Negrada além dessas dicas muito legais existem outras alternativas para consertos de roscas, como a colocação de um Relicoid (num sei se é assim que se escreve), que nada mais é que uma pequena mola que é colocada dentro da rosca espanada com uma ferramenta ajustável, muito bom!

No Relicoid não é aconselhavél a coloção na parte interna do motor pois com o ajuste pode soltar material.

E uma outra forma mais barata, que é a colocação de uma nova rosca, onde por ex: Aquele famoso parafuro que muitos mecanicos teimão em estrompar na tampinha do filtro de óleo de 6mm. Com essa tecnica tem que ser reaberto o buraco para 6,5mm para poder passar o maxo com 7mm, depois colococa-se a rosca com araldite ou uma outra cola para quando o parafuso for novamente afroxado não traga a roca junto.

Abaixo um foto com uma rosca de 6mm e 8mm

Valeu Maniacos

[Imagem: DSC01936.jpg]

[Imagem: DSC01939.jpg]
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