Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Andando no corredor???
#71
Que lei mal resolvida é essa dos corredores de motos?
Um amigo meu estava no corredor na Rod Ayrton Senna quando, fechado por um carro que mudou de faixa do nada, colidiu. Eu ví tudo pois estava com a Sahara atrás dele e se estivesse mais perto bateria também.

Fomos atendidos pela Ecovias e por um polícial rodoviário, (de mal com a vida), que, ao saber que estavamos no corredor, disse que iria multar o meu colega, perguntei pra ele se andar no corredor era proibido, ele respondeu que "não existe corredor, existem faixas", ameaçou me multar também, perguntando se eu também estava no corredor, me calei, e depois perguntei em qual artigo do CTB ele estava se baseando, ao que ele me mostrou isso:

Art. 192. Deixar de guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu veículo e os demais, bem como em relação ao bordo da pista, considerando-se, no momento, a velocidade, as condições climáticas do local da circulação e do veículo:

Infração - grave;

Penalidade - multa.


Nisto eu pergunto à vocês, como pode ser permitido andar no corredor, se, fazendo isso eu deixaria de estar mantendo uma distância segura dos veículos? Então seria proibido andar dois carros na Radial Leste, que não tem e nem nunca vai ter uma distância "segura" entre dois veículos, pois as faixas são estreitíssimas, ou dois caminhões lado a lado na Marginal. Nunca vai ter essa "distância segura".

Como então eu poderei fazer isso andando no corredor? Nunca! Ou terei que, a cada Rodovia, parar no posto polícial para perguntar se eles multam moto no corredor ou não?

O que vocês acham disso?
Ranieri - 70288982 PAX[Imagem: assinaturasahara.jpg]
Responder
#72
Prezado Ragin-Hare porque a nova Sahara Tribo de Judá :?: :?:

Abraço
NILSON KARIOKA-POMERODE
[Imagem: Z1j5zhw7.jpg?ver=1332981885]
Responder
#73
É, Ragin...
Você levantou uma polêmica BEM polemizada... Confusedhock: Confusedhock: Confusedhock:
Esse guarda interpretou esse artigo à sua conveniência!!!
Se você interpretar de outro modo, essa lei diz que é proibido "tirar fino" dos outros veículos ou de qualquer obstáculo, considerando-se a velocidade... Ou seja, se passar "voando" no corredor (ou perto demais de qualquer coisa) vai dar multa! Se passar "na boa" (como o próprio artigo diz: considerando-se, no momento, a velocidade, as condições climáticas do local da circulação e do veículo), não é problema...

Mas o fato é que a "lei do corredor" não saiu ainda (e espero que nem saia...). :twisted: :twisted:

Na prática, eu percebo uma certa "apatia" dos guardas com relação às motos nos corredores,
mesmo que eles não façam essa "interpretação conveniente" do Art. 192.

Por isso, só evito passar no corredor quando olho pra frente e vejo um guardinha lá na ponta...

No mais, só alegria! Porque nem o Exército Brasileiro conseguiria fazer os motoqueiros (e motociclistas!!) abrirem mão do corredor... Big Grin Big Grin Big Grin
Responder
#74
Boas, eu já havia listo isso no Mad, os policiais rodoviários estão aplicando esta multa, como o fabra disse, interpretam a lei a seu critério, já nas cidades os guardas acabam ignorando isso por causa do caus diário no trânsito.
O jeito e tomar o dobro do cuidado nas rodovias, afinal, os caras já procuram motivos pra multar, o negócio é não dar mole.

abraços
[Imagem: assinaturasm5niver2.jpg][Imagem: selo6niver.jpg] [Imagem: 81798708.gif]

“Há uma alma que paira sobre duas rodas. Não tem idade, credo, idioma nem fronteira. Une desconhecidos no simples ato de compartilhar a sensação de cortar o vento com o rosto e viver de braços abertos”.
Responder
#75
E a resposta é a seguinte:

O problema é que as leis no Brasil são feitas mas não são divulgadas.

Artigo 56 do Código de Trânsito Brasileiro (VETADO)

" É proibida ao condutor de motocicletas, motonetas e ciclomotores a passagem entre veículos de filas adjacentes ou entre a calçada e veículos de fila adjacente a ela."

Razões do veto:

"Ao proibir o condutor de motocicletas e motonetas a passagem entre veículos de filas adjacentes, o dispositivo restringe sobre maneira a utilização desse tipo de veículo que, em todo o mundo, é largamente utilizado como forma de garantir maior agilidade de deslocamento. Ademais, a segurança dos motoristas está, em maior escala, relacionadas aos quesitos, de velocidade, de prudência e de utilização dos equipamentos de segurança obrigatórios, os quais encontram no Código limitações e padrões rígidos para todos os tipos de veículos motorizados. Importante também ressaltar que, pelo disposto no art. 57 do Código, a restrição fica mantida para os ciclomotores, uma vez que, em função de suas limitações de velocidade e de estrutura, poderiam estar a maior risco de acidente nessas situações."

Este VETO foi assinado em 21 de janeiro de 1998 pelo então presidente da República Fernando Henrique Cardoso.

Portanto, divulguem e lembrem-se que está escrito no Código de Trânsito Brasileiro, então o certo é mostrar isso a quem quer aplicar a lei de outra forma, mas como não adianta discutir com policial o lance é acatar e depois entrar com recurso.

Se todos soubessem acredito que haveria mais respeito dos motoristas em relação aos motociclistas e com isso menos problemas no trânsito.

Abraços!!

Qualquer dúvida perguntem.
Responder
#76
MIG 22 Escreveu:E a resposta é a seguinte:

O problema é que as leis no Brasil são feitas mas não são divulgadas.

Mig, show a sua colocação... e é bom pra sabermos como recorrer se uma multa aparecer na nossa casa... hehehe

Abraçooooooooooooooooooooo.
.
[Imagem: ZX2wgtg.jpg][Imagem: RSyQlcl.jpg] [Imagem: 36JJt6z.jpg] [Imagem: cehfaUi.jpg]
Responder
#77
Lendo o Código de Trânsito Brasileiro, vemos diversas divergências, observando o que se destina a motos, vemos que por exemplo, na marginal tietê, em vez de andarmos no corredor entre a 1ª e a 2ª. faixa, teriamos que andar entre a 2ª e 3ª faixa, na 2ª. faixa mais pro lado da direita, o que seia medonho andar entre um carro e um caminhão, outra questão, a lei defende que deve-se em trânsito moroso, dar espaço para ultrapassagem, então neste caso, os carros deveriam deixar a faixa da esquerda livre, pois as motos não precisam necessariamente ficar aguardando o trânsito para passar, outra questão, se o carro mudou de faixa sem ver que outro veículo estava ultrapassando, pronto, pela lei, ele tem que estar atento ao mudar de faixa, além de que ele é responsável pela moto, pelo fato da moto ser um veículo de menor porte que ele, pois conforme o CTB, os veículos maiores são responsáveis pelos veículos menores.

Realmente são tantas coisas que daria pra ficar até amanhã discutindo, na minha opnião, o CTB deveria ser totalmente revisto, uma vez que atualmente temos situações mais complexas em nosso trânsito, e veículos mais potentes, além de questões da falta de respeito e cidadania, que deveriam ser tratadas com mais rigidez.
[Imagem: Assinatura6niver.gif]

William SS - XLX350R - Motor de Sahara
Só deixaria de andar de moto se ganhasse asas pra voar.
Responder
#78
nilson pereira ribeiro Escreveu:Prezado Ragin-Hare porque a nova Sahara Tribo de Judá :?: :?:

Abraço
Me desculpe, na verdade eu estava pensando em estilizar a moto, acabei fazendo-a original mesmo.
Ranieri - 70288982 PAX[Imagem: assinaturasahara.jpg]
Responder
#79
MIG, TEMOS QUE REDOBRAR O CUIDADO, OBRIGADO PELAS INFORMAÇÕES.







SAÚDE E PAZ
Responder
#80
Este tópico recebu novas mensagens, do tópico "Afinal corredor pode ou não pode?", criado pelo amigo Ragin-Hari.

Agora existe somente este, que foi o primeiro a ser criado, debatendo tal assunto!


Piske
Administrador Moto Grupo Sahara Maníacos do Brasil
Mobilete 50cc 83 > Monareta S50 85 > Honda XL 125cc 87 > Sahara 91 > Hyosung Cruise II 125cc 98 > Sahara 97 > Sundown Web 100cc 2003 > Yamaha Virago 250cc 97 > Biz 100cc 2002 > XT660 2006 > Sahara 1999
XMax 250 2021; Biz 100 2004
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)