Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Andando no corredor???
#11
Muito boa a matéria!

Minha leitura é que ela trata de educação e bom-senso.

A falta de educação dos motoristas (jogar lixo nas vias públicas, se deslocar entre as faixas sem sinalização prévia, etc) dos motociclistas (trafegar e fazer ultrapassagens pela "faixa" da direita) e dos pedestres (transitar fora da faixa de pedestres) é tão causadora de problemas e acidentes quanto a falta de bom-senso.

Cito contextos de falta de bom-senso:
- trafegar com excesso de velocidade (nas faixas e corredores)
- fazer súbitos deslocamentos entre faixas
- realizar conversões repentinas
- "desfazer" o corredor (motoristas folgados que pensam que estão na roça ou que pagam duplo IPVA, podendo ocupar mais de uma faixa)
- forçar corredor (quebrando retrovisores)
- sair de veículos sem antes olhar no retrovisor (famoso entre os caronas que "aproveitam o semáforo")
- (e mais um monte de exemplos que vocês podem citar)

Nem é preciso falar da imperícia dos que eternamente dirigem/pilotam como se estivessem fazendo curso de direção (ou nem isto).

Observo que nas grandes cidades, apesar do trânsito caótico, os motoristas tendem a manter o corredor. No interior é mais comum ver carros na segunda faixa (da esquerda para a direita) colados na linha divisória. Resultado: criam um "corredor" à direita da via (afinal nas cidades menores são comuns as vias de apenas duas faixas). E os motociclistas trafegam por ela.

Há mais a ser dito, mas já atingi minha quota... Wink

Abraços a todos!
Responder
#12
Martinez Escreveu:Então, se os carros estão a 40km/h, é seguro andar até a 60km/h.
Não faz sentido os carros estarem a 40km/h e você trafegando a 20km/h no corredor né... Big Grin
Estou certo???? Big Grin
Xin craro!

Até porque, se tivéssemos que andar 20Km/h a menos que os carros, teríamos que andar em velocidade negativa com trânsito parado Dãh Big Grin

Não resisti à piadinha tonta Tongue

Fui!
Responder
#13
Martinez,

Amei a matéria...tinha dúvidas e muitas delas se clarearam..mas aki no Rio, pelo menos, o que tenho visto em nível de judiciário, é que se vc estiver trafegando no corredor e o acidente ocorrer, geralmente, a culpa é concorrente. Exatamente, como diz a matéria... com isso o motociclista é considerado em erro pq não deveria trafegar no corredor, já que não está disciplinado o seu uso.. e muitos juízes entendem, inclusive, que é proibido mesmo, daí a culpa é do motociclista...

A legislação tem que caminhar...vamos ver

bjs

Ick
Responder
#14
Muito boa a matéria, pois precisamos ter a verdadeira noção de nossos direitos e deveres. 8)
Responder
#15
Ótima matéria Martinez, sanou algumas dúvidas que tinha, acredito que a questão de auto avaliação de cada pessoa que conduz uma moto ou carro, é válida para todas as situações de nossas vidas, então, por exemplo, é errado andar no corredor da Marginal Tietê à 90Km/h, diria que isso pode ser certo como pode ser errado, imagine os caros parados e uma moto trafegando à essa velocidade, seria absurdo, agora se o trânsito tiver à 60, 70 Km/h, você pode considerar até uma ultrapassagem a questão de andar no corredor, e porque o exemplo de 90Km/h, porque a velocidade regulamentada da via é essa, esta muito mal respeitada pelos usuários de motos, que atingem velocidades de até 120 Km/h. E Ick, em relação ao cumprimento dessa legislação, conforme seu exemplo, acredito que uma vez conhecendo a nossa legislação, assim nossos direitos e deveres, podemos nos defender de qualquer acusação injusta.

Em relação ao cumprimento da legislação vigente, então, temos um ato inconstitucional totalmente explícito, por exemplo a rodovia Dutra, nos letreiros luminosos da rodovia, lê-se claramente "Motos, não circulem entre os veículos" algo assim, o trânsito pode estar parado, mas o letreiro lá está assim apresentado, agora quando formamos o corredor de motos em meio ao trânsito de carros parado, nesta rodovia, estamos certos ou errados? Incógnita né, mas se andarmos com responsabilidade e nos precavermos de acidentes, temos que dar graças a Deus em não saber essa resposta.
[Imagem: Assinatura6niver.gif]

William SS - XLX350R - Motor de Sahara
Só deixaria de andar de moto se ganhasse asas pra voar.
Responder
#16
caixeta Escreveu:
Martinez Escreveu:Então, se os carros estão a 40km/h, é seguro andar até a 60km/h.
Não faz sentido os carros estarem a 40km/h e você trafegando a 20km/h no corredor né... Big Grin
Estou certo???? Big Grin
Xin craro!

Até porque, se tivéssemos que andar 20Km/h a menos que os carros, teríamos que andar em velocidade negativa com trânsito parado Dãh Big Grin

Não resisti à piadinha tonta Tongue

Fui!


andar de marcha ré no corredor não deve ser fácil! kkkkk :oops:

Brincadeiras a parte, esse assunto ao meu ver sempre irá gerar polêmica. e existe variações conforme regiões.
Centro de São Paulo mesmo, onde ando praticamente todos os dias, seria impossível andar nos corredores a 20km a mais que os carros, ou andar apenas no corredor da esquerda, as marginais todos os dias gera um congestionamento de aproximados 100 km. se andasse-mos nessa média com certeza teríamos grandes congestionamento de motos tmb. que apesar dos corredores hoje já se é comum ter. o problema é a total irresponsabilidade de alguns muitos. kkk. que quer passar outra moto no corredor, se bobear o cara passa por cima de vc. quantas vezes num espaço que eu pensei q nem eu passaria com minha moto me vem um maluco e passa entre eu e o carro. paraaa... isso é pedir pra ir pro saco rapidinho e o problema é levar outra pessoa junto...temos tmb os motoristas imprudentes e desatentos que esquecem que as motos estão passando pelo corredor e sai de uma faixa repentinamente sem nem ao menos usar a seta. cabeçudos que abre a porta do passageiro pra jogar objetos no chão, já vi várias fraldas de crianças serem jogadas dessa forma, outros querem desembarcar do veículo quando está muito transito pra esticar o cabeção e ver os carros na frente pra ver se teve algum acidente. nem com luneta o infeliz conseguiria ver, mas insiste em tentar. fora os que não gostam de motos, os que ficam putos com as motoquinhas indo embora e ele ficando, os Ônibus e os benditos Caminhões que tmb insistem em ficar com aquele trambolho na esquerda andando a 15km por hora e ainda tampando o espaço do corredor. resumindo: não existe solução para o problema, e nem margem segura... sem querer ser pessimista, tá bom ainda! dias piores virão! vai por mim! kkkkkkkk


é isso aew. ; )
Responder
#17
Amigos Maníacos por Sahara,

Ando sobre moto há quase trinta anos. Já foram algumas TTs, DTs, XLs e NXs.
Acompanhei o a passagem do significado do termo "motoqueiro" de rebelde sem causa a cachorro louco.
Aqui, em Porto Alegre, os profissionais das duas rodas, moto-boys, ainda são bastante civilizados. Apesar dos inocentes retornos proibidos, atalhos sobre o passeio e cortadas sucessivas. Buzina, acho que não existe em 90% das motos.
Temos poucas vias expressas para formar corredores, com isso, são poucos os incidentes que presenciamos no dia-a-dia.
Creio que São Paulo e outros grandes centros tenham chegado ao limite da convivência entre diferentes meios de transporte.
Viajo por todo o Brasil a trabalho e, só em SP, me irrita a agressividade e a constante buzina do pessoal local. Observando bem, a grande maioria, é de pessoas de baixa renda ralando pesado para tentar ter algo. Muitos estão descarregando num espelho frustrações de não ter um SUV largo com estéreo e ar condicionado. Isso sem eximir de culpa os motoristas mal-educados que trocam de faixa sem sinalizar e jogam foram objetos na rua.
Os amigos Bello Prado e Ick, de outras Capitais, mostraram posições práticas e legais consequentes do trafego não regulamentado no corredor.
A propósito, se enxergarmos uma moto (será no mínimo uma 400cc) no corredor em Londres, pode apostar todas suas libras que o "piloto" é brasileiro.
Eu, prefiro continuar a ser um motociclista andando dentro das regras existentes e, obviamente, dar uma atalhada de leve quando o trânsito para.

Abraços e paz a todos

Renato
Responder
#18
GRANDE MARTINEZ,

MAIS UMA VEZ INFORMAÇÃO TOTAL, PARABENS PELA INCIATIVA DE MAIS UMA VEZ NOS ESCLARECER ALGO QUE TENHO CERTEZA QUE ERA DUVIDA DE MUITOS POREM COM ESSA EXCELEMTE MATÉRIA, FIOU BEM CLARO.

PARABENSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

ABRAÇO MANIACO MAX
Responder
#19
Martinez Escreveu:Pessoal, vocês estão fazendo confusão com relação aos 20 km/h.
O texto diz, velocidade relativa, ou seja, relativa tanto ao solo como aos demais veículos.
Assim sendo, se você anda no corredor, logicamente você estará mais rápido que os carros.
No que eu entendi, não se deve trafegar a mais do que 20 km/h que os demais veículos, os carros no caso.

Então, se os carros estão a 40km/h, é seguro andar até a 60km/h.
Não faz sentido os carros estarem a 40km/h e você trafegando a 20km/h no corredor né... Big Grin
Estou certo???? Big Grin



PSBELLOPRADO Escreveu:COMENTÁRIO ADICIONAL:
Motociclista pode ser multado por andar em corredor !? NÃO ! !
Mas se o agente flagar motoqueiro "pilotando sem
os devidos cuidados" no mesmo e "sem manter a
distância mínima entre os veículos", PODE SIM ! !
Mas vai do PODER DISCRICIONÁRIO de cada agente
Arrow

Amigão, esclareça melhor esta questão da distância mínima no corredor, por favor.

Em relação a carros rodando sim , mas pelo que li certo momento ele diz que devemos andar a 20km/h quando os carros estão parados pois um abrir de porta ou um pedestre atravessando fora da faixa, (entre os carros) e zaz, lá foi um corpo estendido, ou dois... Big Grin
E com essa velocidade a de 20km/h podemos ter a tal visão antecipada de algum movimento estranho(lembra sobre a dificuldade de ver atravez de peliculas escuras).
[Imagem: botton-4ANOS.gif][Imagem: assinaturaSM5niver2.jpg]
Responder
#20
É isso aí galera!!
O problema é que as leis no Brasil são feitas mas não são divulgadas.

Para completar o artigo da revista venho informar:

Artigo 56 do Código de Trânsito Brasileiro (VETADO)

" É proibida ao condutor de motocicletas, motonetas e ciclomotores a passagem entre veículos de filas adjacentes ou entre a calçada e veículos de fila adjacente a ela."

Razões do veto:

"Ao proibir o condutor de motocicletas e motonetas a passagem entre veículos de filas adjacentes, o dispositivo restringe sobre maneira a utilização desse tipo de veículo que, em todo o mundo, é largamente utilizado como forma de garantir maior agilidade de deslocamento. Ademais, a segurança dos motoristas está, em maior escala, relacionadas aos quesitos, de velocidade, de prudência e de utilização dos equipamentos de segurança obrigatórios, os quais encontram no Código limitações e padrões rígidos para todos os tipos de veículos motorizados. Importante também ressaltar que, pelo disposto no art. 57 do Código, a restrição fica mantida para os ciclomotores, uma vez que, em função de suas limitações de velocidade e de estrutura, poderiam estar a maior risco de acidente nessas situações."

Este VETO foi assinado em 21 de janeiro de 1998 pelo então presidente da República Fernando Henrique Cardoso.

Portanto, divulguem e lembrem-se que está escrito no Código de Trânsito Brasileiro e até que alguém o mude não existe rodovia privatizada nem juiz que o faça ser diferente.

Se todos soubessem acredito que haveria mais respeito dos motoristas em relação aos motociclistas e com isso menos problemas no trânsito.

Abraços!!
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)