Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Na mesa de cirurgia plástica
#1
Galera, como comentei em outro tópico, comprei minha primeira moto em meados do ano passado e graças ao meu bom Deus, foi uma Sahara. Por causa do meu filho que nasceu em julho, não tive tantas oportunidades de aproveitá-la o quanto quis. Bem, por ser uma jovem de 14 anos (95/96)
as juntas já não são mais as mesmas. Devido a insistência de problemas diversos e a indisposição em trocar de moto, resolvi adotar uma relação duradoura e me entregar de uma vez:

Levei-a para a oficina do meu vizinho e ele começou a cirurgia, primeiro, desmontando tudo, parafuso por parafuso, raio por raio.

As carenagens irão receber o merecido tratamento. . O banco será refeito com laterais vermelhas e preto na parte superior.

O quadro e motor será pintado nas cores originais.

Contudo, conforme disse, sou marinheiro de primeira viagem e não entendo quase nada de mecânica, peças apropriadas, alterações nitidamente eficazes já experimentados por outros companheiros e por isso, gostaria de sugestões, aproveitando que estamos no começo e as peças estão totalmente desmontadas ( estamos revisando o motor, trocando peças paralelas por originais, etc)

Enfim, que alterações podem ser feitas que melhorem a estética e performance?

Obrigado e um abraço a todos!
Responder
#2
Seny vai ter um longo trabalho de pesquisa, pois nos tópicos de Mecânica, você vai ver muita coisa interessante, a maioria deles terá uma opinão sobre a utilidade da mudança. São muitas possibilidades ! 8)
Boa pesquisa........ Big Grin
Responder
#3
caro Seny,


seja bem vindo ao clube!

Você terá 2 opções: restaurá-la ou reformá-la. Na restauração você deixará tudo como orinial, como saiu de fábrica (ou quase). Já na reforma, você adaptará seu gosto à sua moto. O que deve ter em mente é o seguinte: quer "casar" com a moto ou um dia revendê-la a um bom preço (talvez para comprar uma outra Sahara de uns anos acima)??
Se quiser vender bem, faça a restauração.
Se for ficar com a motoca, faça do seu jeito.

Desde já saiba que terá muuuuuito trabalho pela frente!
mas não desanime! também não tenha pressa. Quando se tenta apressar as coisas duas situações podem ocorrer:
1) você pode gastar mais dinheiro do que precisaria se procurasse mais um pouco;
2) pode não ficar bom esteticamente (no caso de uma tinta ou verniz, por exemplo) ou mecanicamente (se você fizer uma gambiarra ou pôr uma peça paralela em um local que não poderia fazer isso).

Se ela está no mecânico já é um ponto positivo (desde que ele seja um cara organizado...), pois eu mesmo desmontei a minha e perdi umas pecinhas importantes que quase me enlouqueceram!

Baixe e imprima o manual de peças (cerca de 100 páginas) e leve pro seu mecânico. NÃO EXISTE mecânico que conheça tudo de todas as motos de cór, portanto, facilite pro cara.

Quando for atrás de peças, sempre vá antes na Honda, pois há peças que são baratas, outras mais ou menos e outras caríssimas. É bom você ter sempre noção do preço.

Há peças que NÃO podem ser paralelas de jeito nenhum! Leia mais os tópicos e mensagens do nosso site. Tenha paciência! Vale a pena.

Cuidado com peças usadas! certifique-se da procedência.

NÃO acredite no 1º que lhe disser: "ah, isso serve na Sahara, é tudo igual!" Pesquise e pergunte pra outros.

Quando pedir peças na Honda, eles têm um sistema de entrega 'normal' e entrega 'urgente'. Se puder, escolha sempre a 'normal'. É só nesse tipo que eles dão desconto.

Quando você precisar de adesivos, ligue: (14) 3422-4589 fale com Vagner da Box moto. Os caras são super profissionais, lhe mandam até email antes da compra com a foto do jogo de faixas pra gente ver se é aquele mesmo! Comprei os meus lá e eles entregaram em 24h. Paguei R$60,00.

JATEIE tudo o que puder! todas as peças de metal (menos o motor!) e depois faça com pintura eletroestática. NÃO fica caro e a qualidade (e durabilidade) são infinitamente superiores.

Compre verniz de excelente qualidade, tipo "o melhor que tem". Pagará em torno de R$36,00 o litro (na verdade, 900ml). Se for pintar toda moto, gastará 2 litros. O verniz é mais da metade de uma pintura boa .
Verniz ruim reage e mancha as faixas, ou pior, começa a se soltar depois de 1 ou 2 anos. Recomendo o da marca Lazuril chamado 2K.

A Honda NÃO fabrica rolamentos!!! sempre que precisar de rolamentos, retire o estragado e leve numa casa só de rolamentos. NUNCA compre rolamentos chineses! compre sempre japoneses ou que são de tecnologia japonesa mas têm fábricas no Brasil (INA, NACHI, SKF).

Vixe parceiro... tem tantas dicas que ficaria aqui até amanhã escrevendo. Preciso ir trabalhar agora, se você tiver uma dúvida específica mande mensagem.


1abraço,
Gustavo.
Araras-SP


Ah! não deixe de tirar fotos de todas as etapas! o pessoal daqui gosta bastante; além disso, coloque suas soluções e saídas pras dificuldades que forem aparecendo. Tem sempre alguém pronto a ajudá-lo. O dono de Sahara NUNCA está sozinho.
Responder
#4
retentores tb podem ser comprados fora da honda. marca sabó.

só tem um tipo de rolamento que é exclusivo da honda

biela e comando, nao compre paralelos.

a balança, é melhor embuchar e colocar graxeira, do que por rolamentos.

tb to reformando a minha possante e tenho preços de várias peças de motor e outras partes.

é interessante tb, vc ter os catalogos de peças de outras motos honda, pois algumas peças são utilizadas em mais de um modelo, inclusive com o mesmo codigo em todos os manuais. muitas vezes, vc chega na honda e pede peça pra sahara, "nao tem", pede da tornado, "tem", sendo o mesmo código... Big Grin Big Grin Big Grin

realmente, quem tem sahara, nesse forum nao fica na mão!
Responder
#5
Como uma contribuição menor, relembro para aproveitar a oportunidade de ter a moto desmontada para reforçar o bagageiro e reforçar o suporte do motor no quadro do lado esquerdo, que normalmente quebra em decorrência da vibração.
Minha Sahara não é a moto mais econômica, não é a mais bonita e muito menos a mais rápida,
porém a tenho desde zero e no dia 11-4-2009 completou 100.000 km comigo,
sem nunca ter me deixado na estrada com qualquer problema mecânico.
Isso a faz a melhor moto do mundo para mim.
Responder
#6
Muito bom e proveitosas as dicas. São detalhes realmente valiosos (juntas, reforço, pintura etc.). Eu realmente sou totalmente cru no assunto e toda informação será muito bem aproveitada.

Na verdade, o que mais me motivou a tomar esta iniciativa foi a confiança no mecânico. O cara realmente é organizadíssimo, pega poucos trabalhos, desde que agendado com no mínimo 1 mês. Desmontamos a moto juntos, peça por peça. Ele foi me explicando tudo, antecipando o que dava pra concluir ser aproveitável e o que não é. Como diz o colega Gustavo, ele é bom, mas não sabe 100% de todas as motos; A intenção realmente é ficar com ela. Mas também não quero descaracterizá-la, primeiro porque acho lindo o modelo todo original e segundo que, por bem ou por mal, algum dia ela deixará minhas mãos. Mas em alguns aspectos irei fazer algumas mudanças. Por exemplo, farol de milha, aros, pneus (Falcon), banco (refazendo em preto e vermelho).

Vou seguir o conselho (na verdade, já tenho feito isso) continuar a ler os tópicos sobre o assunto e tirar minhas conclusões.

Mas certamente me atentarei às dicas aqui deixadas (consulta de preços por mim mesmo, pintura jateada, reforços etc.).

Vou postar algumas fotos dela totalmente desmontada (a previsão é de 2 meses para conclusão desta primeira "restauração").

Falando nisso, alguém conhece o "Paulinho" da Vila Ré (Jdim Nordeste)?

Abraços e obrigado!!
Responder
#7
Seny, tenho duas motos e restaurei ambas onde eu mesmo desmontei e meu Pai um senhor bastante conhecido em pinturas de motos aqui em fortaleza. Antes de tudo vc verá que existiram várias opinões divergentes sendo assim tenho algumas dicas. Quanto a pintura não é tão simples, posso lhe afirmar que 50% depende do material que vc vai ultilizar e os outro 50% da preparação e experiencia do pintor.

1º Material, aconcelho trabalhar na linha automotiva da Dupont

2º Vc terá que usar 3 tipos de tintas diferente.

1- Chassi e motor é aconcelhavel usa tintas com base PU devido a resistência, porém se não forem limpos e secos adequadamente não adiantará de nada comprar o melhor material, para limpar use querozene, gasolina, óleo disel e por útimo solvente para tirar toda parte óleosa dos produtos anteriores evite passar esses produtos em locais com borracha e fios, iram rececalos.

2- As carenagens existe um produto adicional chamado flexibilizante responsável como o nome já diz tornar a tinta flexivel a superficie e é aplicado antes da tinta para que não trinque quando o plástico das carenagem for flexionado em ocasiões adversas ou rotineira, como retirada da carenagem de maneira brusca ou uma colisão.
em segida deve-se aplicar uma tinta com base PU, como será bastante dificil vc acha uma variedade com pigmento metálico, poderá ser substituida por uma tinta de base Polyester.

3- O escape, já trabalhei com várias marcas e essa tinta tem que ser Spay 600º se possível da sherwinwilliams.

Se tiver alguma dúvida pode entrar em contacto.

Valeu!
Responder
#8
Sergio, muito legal suas dicas sobre pintura. Eu estou com a curva de escape desmontada e gostaria de pintar novamente. Da última vez eu removi toda a ferrugem , lixei bem, limpei e depois pintei com colorgin 600. Mas após alguns meses já está feia de novo. Essa sherwinwilliams será que aguenta um pouco mais?



Um abraço
Responder
#9
Manguaça Escreveu:Sergio, muito legal suas dicas sobre pintura. Eu estou com a curva de escape desmontada e gostaria de pintar novamente. Da última vez eu removi toda a ferrugem , lixei bem, limpei e depois pintei com colorgin 600. Mas após alguns meses já está feia de novo. Essa sherwinwilliams será que aguenta um pouco mais?
Um abraço
.

Manguaça após a pintura com a tinta 600º, coloque a peça no forno por u 30 minutos para secar. Fiz no meu e a secagem no forno a pintura durou mais tempo.
Responder
#10
Big Grin
Teve gente que usou secador de cabelo,ao invés de colocar no forno,com o mesmo resultado,maior durabilidade da pintura.

Mas se VC anda habitualmente na terra,e,principalmente na chuva,não adianta pintar para ficar pretinho,a terra molhada ou lama vai ceramizar com o calor do escape,e o resultado vai ser escapes cor de laranja,de cerâmica.A pintura vale a pena para proteger da ferrugem.

Por falar nisso,alguem já usou um produto estabilizador de ferrugem como o
P.C.F.antes de pintar com a tinta resistente a temperatura?
Motociclismo é uma doença crônica,contagiosa e incurável!.
[Imagem: Diversos2011279.jpg]
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)