Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Trava do Pinhão
#21
Pois é...tem um tempinho q postei aqui com dúvidas do anél elástico, qnd não tinha anél, só a trava, durava 2 semanas!...pode acreditar, 2 semanas...agora coloquei 2 anéis depois da trava, um de 20mm e um de 19mm.
Perfeito...tô rodando a meses e nada da trava soltar!Pra galera q tá tendo problema com a trava, o anél é realmente a solução...abraço a todos! Wink
Emerson Martins

[Imagem: Z47woh9.jpg?sig=1nr2p05][Imagem: Z1s8u1k3.jpg?sig=573csb][Imagem: Zc346qg.jpg?sig=1gb16nc]
Responder
#22
pois é a minha quebra direto, hoje fiz o seguinte, vi que cabia o espaço de uma trava na folga, então fiz uma arruela com a trava que gastou no esmeril. vamos ver quanto tempo dura.

abraços..
Bonzinho vai pro céu...
Quem tem SAHARA vai pra onde quiser...rsrs
Responder
#23
A minha soltava direto a cada 400 km no máximo, depois que comprei a trava do pinhão na concessionária honda, não sei por qual motivo, mas estou gostando, já está a mais de 3000 km.
[Imagem: Assinatura6niver.gif]

William SS - XLX350R - Motor de Sahara
Só deixaria de andar de moto se ganhasse asas pra voar.
Responder
#24
Tambem acho que o problema da Trava de Pinhao, é erro de projeto... devido as estrias muito pequenas... se voce rodas na estrada de chao entao nao dura nada.... já vou na honda e compro 3 ou 05 de uma vez. É A UNICA PEÇA QUE custa menos de R$ 1,00 e original e tem ao montes na Honda... por isso deve ser um problema de projeto mesmo..... Para andar na estrada de terra melhor anel elastico como nas motos de trilha.. ou soldar (rsrsrsrrs)
Responder
#25
Tbm tive esse probleminha Emerson, no meu caso alem do pinhão estar com um pouco de folga constatei que o eixo tbm desgastou no local onde deveria reter a trava. A solução q eu encontrei para não ter q trocar o eixo, (q aliás foi dada por um mecanico que acabou perdendo o serviço...rs,rs.rs...)foi aumentar o furo do centro do eixo p/ 7mm de diametro com uma broca de vídea (dessas de furar parede, esmerilhei uma de 8mm ate ficar com 7mm) tem q ser de vídea uma vez q o eixo é cementado, passei macho para fazer rosca 8mm, e adaptei uma arruela com rebaixo que pedi para um torneiro fazer usando um prisioneiro na rosca.O que impede que o pinhão se desloque para fora com a trava.Fiz tbm uma trava com o furo sem os dentes e na medida do fundo do canal 18mm bi-partida para fazer a montagem. No meu caso levei um pouco de vantagem pq conheço um pouco de ferramentaria mecanica e dispunha de ferramentas. Se vc não tiver essas facilidades pode procurar por um ferramenteiro.A gambia deu certo nunca mais tive problemas com o pinhão,e sinto mais confiança na moto. Tanto q assim que comprei outra Sahara p minha esposa mesmo estando com pinhão e eixo sem desgastes me apressei em fazer o mesmo com ela.
Espero que consiga o mesmo sucesso, amigo !!!
Se eu puder ajudar em algo é só entrar em contato.
Responder
#26
PAVEZI Escreveu:também tive esse probleminha Emerson, no meu caso alem do pinhão estar com um pouco de folga constatei que o eixo também desgastou no local onde deveria reter a trava. A solução que eu encontrei para não ter que trocar o eixo, (que aliás foi dada por um mecanico que acabou perdendo o serviço...rs,rs.rs...)foi aumentar o furo do centro do eixo p/ 7mm de diametro com uma broca de vídea (dessas de furar parede, esmerilhei uma de 8mm ate ficar com 7mm) tem que ser de vídea uma vez que o eixo é cementado, passei macho para fazer rosca 8mm, e adaptei uma arruela com rebaixo que pedi para um torneiro fazer usando um prisioneiro na rosca.O que impede que o pinhão se desloque para fora com a trava.Fiz também uma trava com o furo sem os dentes e na medida do fundo do canal 18mm bi-partida para fazer a montagem. No meu caso levei um pouco de vantagem porque conheço um pouco de ferramentaria mecanica e dispunha de ferramentas. Se você não tiver essas facilidades pode procurar por um ferramenteiro.A gambia deu certo nunca mais tive problemas com o pinhão,e sinto mais confiança na moto. Tanto que assim que comprei outra Sahara p minha esposa mesmo estando com pinhão e eixo sem desgastes me apressei em fazer o mesmo com ela.
Espero que consiga o mesmo sucesso, amigo !!!
Se eu puder ajudar em algo é só entrar em contato.


Se você puder colocar fotos dessa gambirra.....
Fiquei curioso......!!! :roll:

Piske
Mobilete 50cc 83 > Monareta S50 85 > Honda XL 125cc 87 > Sahara 91 > Hyosung Cruise II 125cc 98 > Sahara 97 > Sundown Web 100cc 2003 > Yamaha Virago 250cc 97 > Biz 100cc 2002 > XT660 2006 > Sahara 1999
XMax 250 2021; Biz 100 2004
Responder
#27
Piske Escreveu:
PAVEZI Escreveu:também tive esse probleminha Emerson, no meu caso alem do pinhão estar com um pouco de folga constatei que o eixo também desgastou no local onde deveria reter a trava. A solução que eu encontrei para não ter que trocar o eixo, (que aliás foi dada por um mecanico que acabou perdendo o serviço...rs,rs.rs...)foi aumentar o furo do centro do eixo p/ 7mm de diametro com uma broca de vídea (dessas de furar parede, esmerilhei uma de 8mm ate ficar com 7mm) tem que ser de vídea uma vez que o eixo é cementado, passei macho para fazer rosca 8mm, e adaptei uma arruela com rebaixo que pedi para um torneiro fazer usando um prisioneiro na rosca.O que impede que o pinhão se desloque para fora com a trava.Fiz também uma trava com o furo sem os dentes e na medida do fundo do canal 18mm bi-partida para fazer a montagem. No meu caso levei um pouco de vantagem porque conheço um pouco de ferramentaria mecanica e dispunha de ferramentas. Se você não tiver essas facilidades pode procurar por um ferramenteiro.A gambia deu certo nunca mais tive problemas com o pinhão,e sinto mais confiança na moto. Tanto que assim que comprei outra Sahara p minha esposa mesmo estando com pinhão e eixo sem desgastes me apressei em fazer o mesmo com ela.
Espero que consiga o mesmo sucesso, amigo !!!
Se eu puder ajudar em algo é só entrar em contato.


Se você puder colocar fotos dessa gambirra.....
Fiquei curioso......!!! :roll:

Piske
Ae Piske me desculpe:
Infelizmente tava tão ancioso p/ resolver o pipino que na hora nem lembrei das fotos (tinha acabado de comprar minha primeira Sahara, e num dos primeiros roles... a bandida da relação me deixou na mão, por sorte foi no portão de casa!) mas assim que der um tempinho vou desmontar de novo tiro as fotos ai posto as fotos.
Ai vão as fotos, monte colocando: pinhão, trava, arruela com rebaixo e por final uma porca (aconselho que use uma porca parlock que é essas que tem um anel de plastico no final da rosca e atente para o comprimento do prisioneiro afinal acima disso tudo ainda vai a tampa lateral.
[attachment=o321] [attachment=o318]
Responder
#28
Gostei PAVEZI.... quando tiver que trocar minha relação vou fazer isso que vc fez.... pois o meu está soldado.... até já tenho outro eixo... então já vou "dando um jeito" nele Big Grin Big Grin Big Grin , então depois de colocado o prisioneiro na ponta do eixo, vc coloca, o pinhão, depois a trava, depois a arruela com rebaixo e por último uma porca? é isso? Gostei muito... não sabia que dava pra fazer rosca nesse eixo, eu tinha pensado em tentar fazer rosca por fora do eixo mesmo, e depois arrumar uma porca pra prender o pinhão (tipo das Téneré).
Se possível, depois coloca FO-TOS FO-TOS FO-TOS, dela montada? (Pinhão + trava + arruela + porca - tudo no lugar OK?).

Abraços.... Wink
Lutar sempre, Perder uma vez ou outra, desistir jamais.

[Imagem: t7H8K3.jpg]
[Imagem: UKNDdG.gif][Imagem: mBwhX8.gif]
Responder
#29
[attachment=o372]
A rosca no eixo, devido o material do dito cujo não é muito fácil de se fazer mas, dá para fazer, prepare uma boa dose de paciência e vá com calma para não correr o risco de quebrar o macho no furo do eixo.
Responder
#30
Exatamente assim que eu tinha imaginado... esse é meu sonho de trava do pinhão .. Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin

Valeu mesmo PAVEZI pelas dicas e FO-TOS FO-TOS FO-TOS..... assim que minha relação começar à pedir outra, vou aprontar uma arte dessa aí.... Big Grin Big Grin Big Grin

Abraços.... Wink
Lutar sempre, Perder uma vez ou outra, desistir jamais.

[Imagem: t7H8K3.jpg]
[Imagem: UKNDdG.gif][Imagem: mBwhX8.gif]
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)