Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Freio dianteiro sem eficiência na XLX 350R
#1
Olá amigos do fórum. Este é meu primeiro post mas por diversas vezes já me informei com posts de outros colegas! Tenho a avó da Sahara, a XLX 350R ano 87 toda original e tenho um problema crônico nela quanto ao freio dianteiro. Vou explicar pois este problema pode ser a dúvida de outro. (Moderador, perdoe se este tópico já existe. Procurei mas não encontrei nada parecido! Big Grin)

Logo após comprar a moto, mandei trocar as pastilhas em um mechânico. Após o serviço feito, percebi que a eficiência do freio dianteiro foi muito afetada...bom, pastilhas novas demoram para assentar e deixei desta forma, usando com cuidado. Agora, mais de 3000km depois, o freio continua borrachudo, pegando ora em cima, ora no fundo. Quando comprei a moto o freio pegava perfeitamente bem em cima no manete. Por recomendação, levei a moto para fazer uma limpeza completa no sistema de freio. Voltou pior, sem pegar nada do freio. Voltei na mesma hora e trocamos o reparo superior abaixo do reservatório. Voltou a ser como estava antes, ou seja, borrachudo e pegando no fundo. Algumas vezes preciso usar quase todo o curso do freio para parar. Estou suspeitando de algum problema na pinça de freio. Notei que ela tem dois pistões e não sei se existe algum tipo de reparo para elas. Será que alguém pode me dar alguma dica quanto a isto? Abraços Xiselianos!
Responder
#2
Boa noite, tive um problema parecido em outra moto tive, mandei refazer todo o sistema do freio dianteiro, e passava certo tempo e voltava a dar problemas. Em outro mecânico a solução: O disco (que era novo) foi armazenado de forma irregular provavelmente ou era de material de baixa qualidade, causando um leve empenamento no mesmo, esse leve empenamento, leva a falahas nas pinças do sistema do freio, causando essas falhas, não sei se é seu caso, mas só um relato do meu problema. Abraço e boa sorte pra solução do seu problema.
[Imagem: Assinatura6niver.gif]

William SS - XLX350R - Motor de Sahara
Só deixaria de andar de moto se ganhasse asas pra voar.
Responder
#3
Cara isso aconteceu com minha Sahara 91 acho que a pincha é a mesma, mas casso não seja o principio sempre é o mesmo. No meu caso aconteceu duas vezes, uma delas foi porque coloque umas pastilha de um fabricante chamado Cobrek, cujo o material dela é muito resistente diminuindo a zona de atrito por ter a densidade ou dureza próxima a do disco. A outra vez foi devido a um disco de baixa qualidade, que funcionou bem durante um período depois o freio ficou borrachudo precisando de uma força bem maior e usar todo o curso da manete. Também pode acontece se vc misturar os fluido de freio, onde ocorrerá uma reação química provocando bolhas no sistema apesar do vácuo.
Solução troque de novo o oléo aconselho o DOT - 4 da Varga, verifique o composto da pastilha, para vc saber terá observar a mesma periodicamente, se vc roda bastante na moto e na hora da manutenção percebe que a pastilha não se desgastou muito, isso pode ser um indicio, neste caso use uma pastilha com uma dureza menor, eu uso a FABREK.
Por fim pode ser o disco de baixa qualidade, se vc poder testar com outro disco? Eu uso o DMT esta em fase de teste.
Responder
#4
Olá amigos! Obrigado pelos comentários! Quanto às pastilhas, estou usando a Cobreq. Não tinha pensado neste fato da dureza da pastilha. Quanto ao disco, estava usando o disco original da moto que tinha apresentado bom desempenho antes. O freio já estava com este problema. Depois disto, perdi o disco por causa de uma daquelas travas de disco, colcando um disco novo. Não teve jeito, o problema continuou! Pessoalmente eu suspeito de duas peças: o reparo de pistão mestre e dos pistões da pinça. Quando troquei as pastilhas, devo ter feito algo de errado que estragou o pistão. Estava tão difícil de fazer o pistão retornar que tive que usar um daqueles sargentos de marceneiro para pressionar o pistão de volta. Mesmo depois disso mandei a moto para o meu mecânico e não adiantou. Será que tem alguma solução?
Responder
#5
Comigo aconteceu quando eu usei as pastilhas Cobrek, só melhorou quando usei a Fabrek que tem uma composição de metais mais porosa.

Existem maneiras simples para vc verificar se o problema é o burrinho mestre ou os pistões da pinça. No burrinho se houver desgaste no reparo com certeza terá um vazamento no acionamento da manete, neste. Para verificar se os pistões estão funcionando 1º Retire a pinça de freio (Chave 12'') verifique visualmente se os dois pistões estão na mesma altura. Caso esteja 2º, com as pastilhas no canto coloque uma chave de fenda como causo e acione lentamente a manete do freio, o normal são os dois pistões apertarem as partilhas, em seguida com a chave de fenda tamanho médio já entre as pastilhas empurre os pistões de volta usando movimento de alavanca. O defeito pode ocorrer quando somente 1 pistão estiver funcionando. caso isso não ocorra insisto para vc mudar as pastilhas a Cobrek é muito dura.

Mas temos que testar tudo que for mais barato, pelo que vi vc deve está meio com raiva por gastar e não resolver.

Valeu cara!
Responder
#6
Olá Sérgio! Legal sua dica. Vou trocar sim por outra pastilha que não Cobreq. Pode ser este o problema pois a princípio, nada demais foi feito na pinça. Fico com receio de rodar com a moto desta forma pois realmente vejo que os freios não estão nada eficientes. Tenho um colega que tem uma Suzuki Yes e percebo que o freio dele é muito preciso. Encostou no manete e você já sente a resistência. Vou fazer os testes e trocar a pastilha. Depois posto o resultado. Se tiverem mais alguma dica, fico muito contente! Um grande abraçoa todos!
Responder
#7
Lembrar quando vc for trocar as pastilhas provavelmente não terá espaço suficiente para encaixar no disco com as pastilhas novas, neste caso antes de vc empurrar os pistões para dentro, tire a tampinha do reservatório de freio que fica no guidão e verifique se o nível está muito alto, se estiver retire um pouco fluido,(somente um pouco) pois quando vc empurrar os pistões de volta o nível do fluido irá aumentar.

Coloque uma toalha ou pano em cima do tanque da moto, pois com o manuseio pode cair um pouco de óleo em cima da pintura e danificar.

Valeu cara!
Se precisar estamos aqui!
Responder
#8
Valeu pela dica! Hoje de tarde vou levar ela na oficina. Já compro a pastilha e troco por lá mesmo! Vamos ver no que vai dar. Vou procurar a Fabrek! Abraços!
Responder
#9

Guri, barbaridade!!

Você já verificou como estão os flexíveis?

Freios dianteirsos de moto têm este problema: quando a idade chega (raios UV e etc.), os flexíveis ficam elásticos, quando não deveriam sê-los...
Daí, quando se acionam os freios os dutos "incham" e não transmitem a pressão, resultando no "borrachudo".

Troque-os, de preferência pelo Aeroquip, que são muito mais resistentes (e caros... rsrsrsrs).

Agora, me conte uma coisa: com o motor da Sahara, a Xiszelona não ficou com a frente muito leve (empinando fácil)? Já era fácil com o motor dela...
Tenho uma só para trilha, toda "aliviada" do peso desnecessário e tenho que tomar o maior cuidado para ela não passar por cima de minha cabeça nas subidas de barrancos...

Boa sorte, irmão...
Responder
#10
Olá amigos. Seguindo a recomendação, troquei as pastilhas por novas da Fisher. Havia visto em outro tópico que estas eram boas. O freio melhorou um pouco mas continua borachudo. O que percebi é que as se deixar o manete do freio em repouso durante um tempo de pilotagem, o acionamento fica mais alto. Depois de usá-lo por algumas vezes, parece que ele desce. Pensei nos flexíveis e estou pensando em trocar mas o que me deixa com a pulga atrás da orelha é o fato de que o freio estava bom até o momento em que fui trocar a pastilha. Saiu da oficina sem freio e o mechanico me disse que teria que trocar o reparo de cima. Foi feio o serviço mas a peça usada é tão ruim que agora, aproximadamente 3 meses depois, aquele guarda pó de borracha do pistãozinho já está rachando e se esfarelando. Imagino que pode melhorar se trocar o reparo por um original e se em algum momento, trocar os flexíveis. Será que tem mais alguma coisa para dar defeito neste meu freio. Big Grin O mecânico que trocou a pastilha hoje já queria e empurrar um pistão mestre novo!
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 2 Visitante(s)