Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Fabricação de Carenagem em Fibra de Vidro
#1
Maníacos, estou desenvolvendo uma carenagem para a minha giselona, fiz o projeto virtual, e irei neste final de semana próximo começar a desenvolver o molde, fiz um desenho novo, com carenagens mais fechadas, e tive um aprendizado em fibra de vidro, procurei em meu projeto buscar deixar minha moto mais fechada, seguindo tendências das motos estilo sahara, e buscando maior aerodinâmica, porém com um visual próprio e seguindo as novas tendências de esportivas, irei fazer também as carenagens traseiras com formatos mais invocados, durante o desenvolvimento do projeto, que será a longo prazo, estarei postando aqui os resultados parciais, gostaria dos amigos que tem algum conhecimento do processo de desenvolvimento de peças em fibra de vidro, postassem seus conhecimentos para que eu possa concluir esse meu projeto com sucesso, e pretendo ao final de tudo poder postar as fotos dela terminada. Abç a todos
[Imagem: Assinatura6niver.gif]

William SS - XLX350R - Motor de Sahara
Só deixaria de andar de moto se ganhasse asas pra voar.
Responder
#2
opa! conheço só o basicão de lidar com fibra, entao vou me resumir a acompanhar o topico e bater palma... Big Grin
Responder
#3
Caro amigo,

É com iniciativas assim que surgem os "grandes mestres".

Espero que tenha êxito em sua empreitada, e quem sabe
não ajude os amigos que não tem te$$$po de comprar uma carenagem
original.

Sucesso, e "estamos de olho" !!! Big Grin Big Grin Big Grin

Abraço !
Responder
#4
Aguardando os resultados..........
Responder
#5
Salve!

não entendo nada de materiais, mas gostaria de saber:

1) por que usar fibra de vidro? Hoje em dia não existem materiais mais fáceis de trabalhar, mais resistentes e mais baratos?

2) que as opções (independente do preço) teríamos pra fazer as carenagens?


Meu irmão fabrica aeromodelos elétricos e se utiliza muito de materiais para dentista, por terem preços irrisórios e se adaptarem à maioria das necessidades desse hobby.
Um desses materiais (que eu não conheço muito bem, mas é barato e você pode pesquisar é o acrílico polimerizável) (JET).

O acrílico JET é usado para bases de dentaduras ou pra fazer moldes individuais. Uma dica: logo após ele endurecer o suficiente para manipular pode-se colocá-lo alguns minutos em água fervente; isso vai favorecer o restante da reação (polimerização) e aumentar a dureza.

Outra dica é usar isolante antes de usar o acrílico, ou ele vai grudar legal! pode ser vaselina ou até detergente de lavar louça.


Boa sorte!

1abraço,
Gustavo.
Araras-SP
Responder
#6
olha o papo enriquecendo... Big Grin
Responder
#7
Vou falar pouco, senão já viu né!!!! :twisted: :twisted:

Mas já avaliaram que a Fibra de vidro é mais pesada que a carenagem original. Tem que ter um reforço adicional para os suportes por causa da vibração.

Falei besteira? Sabe como é né!!!! :twisted:

Abração
Responder
#8
E a mini-Sahara que querem deixar pronto até o níver de 4 anos??
Pode unir o inútil ao agradável e fazer a carenagens para as duas.Hehehehehehe!!!!!!!!!!!!!!!!
"Se alguém cortar a frente:
Não bato......eu atravesso"
  [Imagem: logo_maniacos_3D1.gif][Imagem: BannerFaixa-1.jpg]
[Imagem: assinaturaSM5niver2-1.jpg]
Responder
#9
Caro Gustavo, já estudei a possibilidade de utilizar o material Glasspec também, que é semelhante ao jet, porém mais maleável, talvez mais indicado para a confecção de carenagens, porém estes materiais são difíceis de moldar, o JET é um pouco quebradiço, então não recomendo muito o uso, o Glasspec ideal, pois é um material resistente e maleável, porém não sei uma forma de trabalhar esse material, tenho algumas chapas de acrílico aqui de diversos materiais, porém o material que mais se adequa ainda é a fibra de vidro, pois é fácil de moldar, não é quebradiço, e não se corre o risco de deformar com as interpéries do tempo (os plásticos e acrílicos, podem deformar com o calor), e em relação ao peso Douglas, o material de fibra de vidro, não difere muito em relação ao material da carenagem original, o problema é que acaba pesando mais devido a espessura, que acaba sendo mais grosso devido à forma de confecção, mas no meu caso, todos os suportes da carenagem terão que ser feitos, pois se trata de uma xlx, e já irei preparar dimensionando para tal finalidade.

Sekoto, lí o tópico em relação à mini Sahara, e ao começar a desenvolver a minha (ao menos terminar o molde), já posso ajudando a começar a Super Saharinha também

Abçs
[Imagem: Assinatura6niver.gif]

William SS - XLX350R - Motor de Sahara
Só deixaria de andar de moto se ganhasse asas pra voar.
Responder
#10
Projeto segue em desenvolvimento, agora o difícil esta procurar materiais para fazer a parte redonda do molde, não consigo adaptar qalquer material que fique perfeitamente redondo para finalizar a parte do molde alguem tem alguma sugestão para moldar os detalhes arredondados?
[Imagem: Assinatura6niver.gif]

William SS - XLX350R - Motor de Sahara
Só deixaria de andar de moto se ganhasse asas pra voar.
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)