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hallmeter portátil! sim, é possível!
#1
ahaaaaaaaaaaaaa!

mais uma gambitechnoestrombolicastapafurdia da indomaveltech.inc

olha que coisa linda!

[Imagem: IMG_2227_640x480.jpg]

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[Imagem: IMG_2223_640x480.jpg]

[Imagem: IMG_2224_640x480.jpg]

[Imagem: IMG_2225_640x480.jpg]

bastou pegar os seguintes "ingredientes":

2 tubos de aluminio, de medidas diferentes, sendo o menor, do mesmo diametro da saida de um escape original (peguei o da tornado como exemplo)

1 junta de borracha resistente ao calor, na medida dos tubos

1 sonda lambda

1 tubinho de cola para escapamentos

2 garras jacare grandes para usar na bateria da moto.

fios e 1 interruptor.

como fazer:

fure o tubo maior, para poder aparafusar a sonda lambda, faça rosca nesse furo e vede com a cola para escapamentos

corte um pedaço de 2 polegadas do tubo menor.

corte um pedaço de 1 polegada da borracha.

encaixe o tubo menor dentro da borracha e a mesma dentro do tubo maior.

o pedaço que sobrou da borracha, vc poe na outra ponta do tubo mais grosso, para encaixar no escape da moto.

solde as garras nos fios que vao alimentar o aquecedor da sonda, o fio que vc for ligar no negativo, pode ser unido ao terra da sonda. (jamais ponha as garras de maneira invertida na bateria)

solde o interruptor, para poder cortar a corrente do aquecedor da sonda (medida de segurança)

no fio do sinal (preto) e no terra (cinza), pode-se ligar um multimetro, ou um hallmeter mesmo (leitura mais fácil)

tá feito!

fácil, né?

agora diz que é dificil acertar a carburação da moto... Wink
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#2
Nooossssaa!!!!!

Matou a pau Adrian, parabéns!!!!

Passa pra gte uma estimativa de gastos para montar um instrumento desses, pois seria muito interessante poder estar monitorando as motos com algo assim.

Qual sonda vc usou?

Abraço!
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#3
Indomado você é doido!!!!!

Doido não,

Maluco!!!!!!!

Maluco beleza Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin

Parabéns pelo sucesso da gambitech
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#4
rodrigofraga Escreveu:Nooossssaa!!!!!

Matou a pau Adrian, parabéns!!!!

Passa pra gte uma estimativa de gastos para montar um instrumento desses, pois seria muito interessante poder estar monitorando as motos com algo assim.

Qual sonda você usou?

Abraço!

só de sonda, foram uns 90 reais, mas nesse projeto, só podemos usar sondas com aquecimento, pois as mesmas dependem de alta temperatura para maior acuidade.

os tubos de aluminio, por sorte, ja tinha em casa, e o menorzinho, ja confesso logo, é de guidon de bicicleta, baratinho. o maior, pedi numa vidraçaria, um pedaço que tava jogado num canto e me deram (eu faço uma cara de cão sem dono, nessas horas, que funciona que é uma beleza)

fios e garra jacaré, tb ja tinha, mas é coisa barata de se arrumar.

optando pelo instrumento hallmeter, a brincadeira encarece, lá vai mais uns 100 contos de réis.

existem projetos divulgados na net, usando CIs tipo 555 ou 380 e leds para fazer um instrumento de leitura da sonda. nunca testei nenhum, pra dizer se funciona como o da guster, como exemplo.

uma coisa que vale lembrar, durante a leitura do instrumento, não adianta acelerar e desacelerar rapidamente, a leitura fica "doida" pois é atualizada em tempo real, ou seja, vc vai ver a mistura ficar rica ou pobre e voltar para o normal, em menos de um segundo, por ex.

o certo é acelerar o motor até a faixa de giro desejada (mantendo-a) e conferir a leitura, levar o giro até outra faixa, mante-la e conferir a leitura. pode-se usar o parafuso de aceleração para isso (nao confundir com parafuso de mistura, erradamente chamado de parafuso do "ar")
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#5
depois de muito ponderar, acabei fazendo na torn, o que ia fazer na sahara...

[Imagem: IMG_3388.JPG]

[Imagem: IMG_3386.JPG]

[Imagem: IMG_3391.JPG]

[Imagem: IMG_3392.JPG]

a cx no guidon, é para poder ligar/desligar o aquecimento da sonda (o led vermelho indica o estado) o interruptor verde é para ligar/desligar o instrumento (tem um botao acima dele, para alternar entre o modo esportivo e o normal, facilmente).

na posição que a sonda está, dispensa o aquecimento com a moto em movimento, como ja pude comprovar Wink
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#6
Maneiro, Indomado!
Tô de olho nas tuas dicas, porque botei o Misturmax na Princesinha e valeu a pena!
Abraço,
Fabra
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#7
Indomado, qual o objetivo deste hallmeter? Ele está ligado em algum outro equipamento, ou somente quer ver a mistura? a sonda é proveniente de qual veículo?
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#8
Caro Adrian, poste mais informações do funcionamento do sistema, como ele ajuda, o que faz, etc... O tópico ficou muito vago...

Valew...
Leandro Carlos
Aprilia Pegaso - 2002
Palmas - TO

Visite minha galeria de imagens!


Jarinú, Piracicaba, Morretes, Vinhedo, Ribas, Praia Grande, Festa Fantasia Pouso Alegre e Ribas de Novo, SP, RJ e MG, 10° Níver em St. Isabel, Festa fantasia no ES, 13° Niver em São Roque, Fuinessa! Próximo destino ????

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#9
juntei os topicos do hallmeter portatil com o do fixo, pq são semelhantes,

ainda tem assunto relacionado em <!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.saharamaniacos.com.br/forum/viewtopic.php?f=16&t=5701&start=0">viewtopic.php?f=16&t=5701&start=0</a><!-- l -->

só que nao tenho como moderar o outro tópico, que na verdade, seria o primeiro desta série Wink
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#10
Trabalhando dentro de uma concessionária, não poderia deixar de alugar um pouco os mecânicos e fui tomar uma aula de sonda lambda e vou passar algumas informações.

Pra um funcionamento preciso da sonda é preciso que ela esteja quente, ideal é acima de 350 graus. Portanto colocar a sonda no fim do escape, ainda que seja uma sonda aquecida, não terá o efeito esperado.
Num sistema carburado como nossas motos, a sonda pode não ter muita utilidade, pois se vc regular a mistura em lenta, não vai ser a mesma em alta, pois os parâmetros do carburador são fixos, não variam como num sistema injetado.
Por outro lado se vc regular em alta, por ex a 6500 rpm que é o pico de torque da sahara, vc pode ficar sem marcha lenta e/ou afetar o funcionamento em baixa.
Enfim, a sonda pode ajudar a tirar erros grosseiros, como uma mistura muito rica ou muito pobre, mas está longe de se conseguir um ajuste fino como a injeção.
De qualquer forma acho interessante um sistema desses pra efeito de curiosidade do funcionamento do motor, acompanhar o que ocorre com o mesmo em diferentes situações de regime, clima e combustível.

Adrian, depois que vc instalou o sistema na torn, vc chegou a fazer alguma alteração no bura ou já estava no ideal ?

Abração...
Leandro Carlos
Aprilia Pegaso - 2002
Palmas - TO

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