Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Como manter um moto parada por longo tempo
#1
Olá maníacos.
Me perguntaram e outro tópico sobre moto estacionada por longo tempo.
Bom, estou sem tempo pra pesquisar, mas conversando com o Country, o que veio na cabeça logo de cara voram as seguintes informações:

- lavar a moto inteirinha, muito bem lavada.
- deixar a moto no sol para que seque completamente.
- esvaziar o tanque, completamente.
- desligar os polos da bateria.
- retirar todas as lâmpadas.
- secar e depois borrifar lubrificante WD original no carburador.
- coloca-la em local seco, a sombra e protegida do sol e chuva, de temperatura o mais constante possível.
- diminuir a calibração dos pneus e coloca-la totalmente suspensa em cavaletes, com os pneus sem encostar no chão.
- passar óleo em todas as partes da moto, todas mesmo.
- Envolver a moto com plástico para evitar que a poeira grude no óleo e cobri-la com capa para motos.

Quando lembrar de mais coisas eu vou postando. Lógico que os amigos podem contribuir. Está faltando informação sobre os cabos e sobre a parte interna do motor, assim como os procedimentos para funcionar a moto depois de longo tempo parada. Tem procedimentos importantes ao ligar a moto pela primeira vez que não lembro agora de cabeça.

Abraços.

SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#2
martinez, beleza, estava olhando o forum, sobre moto parada, e surgiu uma dúvida. A minha moto(SAHARA NX 350/1998-Único Dono/com 40.0000 KM)) está parada a mais ou menos 10 meses(Estou dando uma Geral), lavei-a, coloquei óleo nas partes cromadas, coloquei óleo 20w50, junto com gasolina aditivada, etc... Quando eu liga-la terei que carregar a bateria, trocar óleo, etc... E quanto ao carburador? Ele está sem gasolina?, Terei algum problema com este componente?(Nunca foi desmontado), será que ele se danificará por estar muito tempo parado?até mais.
Responder
#3
Olha, quanto ao carburador, acho que se ele secou devidamente, não deixando nada de gasolina dentro, não terá grandes problemas. Se tiver borrifado lubrificante WD melhor, mas tenho quase certeza que ele não fez isso. O grande problema é o ressecamento das partes em borracha.
Se danificar a ponta do pistonete, fodeu.

Abraços.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#4
Exatamente como o martinez citou, o diafragma do pistonete se estiver danificado vai dar mão de obra para encontar...
Responder
#5
a boa eh nao deixar ela parada, o melhor eh rodar muito nas estradas....rs
abracos
Responder
#6
Um amigo tem uma super Teneré, ele foi a trabalho passar um anoo fora, e deixou os carburatores imersos em óleo...
Responder
#7
Boa!
Gostei das informações!

Vaou anotando...anotando...anotando!...

Minha moto ficou parada por um tempinho quando foi pintar...
Responder
#8
Quando tiver que deixar a Sahara parada por muito tempo... o melhor a se fazer é...

...deixar a moto com o amigo... que vai funcioná-la toda semana...

Quem quiser deixar comigo... eu faço este ENORME esforço...

Mas apenas pela amizade...

Não vai acostumando....
[Imagem: bannerprimeiroencontroSul.jpg]
Smile Herrar é o mano Smile Meu mundo não tem fronteiras, só horizontes Smile Viagem é como a vida: curto cada momento e não tenho pressa de chegar ao fim.
Responder
#9
martinez Escreveu:Olha, quanto ao carburador, acho que se ele secou devidamente, não deixando nada de gasolina dentro, não terá grandes problemas. Se tiver borrifado lubrificante WD melhor, mas tenho quase certeza que ele não fez isso. O grande problema é o ressecamento das partes em borracha.
Se danificar a ponta do pistonete, fodeu.

Abraços.

Gostaria de registrar um dado que acho interesante em relação a Desengripantes tipo WD.
Meu irmão teve uma firma envasadora de aerosóis e uma das encomendas foi de desengripantes. Portanto, a partir desta encomenda, ficamos sabendo como era efetuada a mistura dos componentes.
Estes desengripantes são combinações de querosene com óleo lubrificante de pouca viscosidade. O querosene é quem desengripa, mas oxida a peça, então o óleo ajuda a proteger. Quanto mais querosene na mistura, maior será o poder de desengripar, mas será mais prejudicial no futuro, pois terá menor quantidade de óleo. Na lata somente era colocado, sobre pressão, o gás inerte.
A meu ver (sem conhecimento científico) acho que deixar um carburador , por muito tempo, com esta mistura, poderá ajudar no ressecamento, ao invés de lubrificar. Se é para deixar lubrificado, coloque somente o óleo mais fino.

Abraços
Responder
#10
Conservação de motos inativas

Caso seja necessário manter sua motocicleta em inatividade por longo período, recomendamos que sejam observados os seguintes cuidados:

1. Troque o óleo do motor e o filtro de óleo.

2. Lubrifique a corrente de transmissão.

3. Drene o tanque de combustível e o carburador. Pulverize o interior do tanque com um produto anticorrosivo. Feche a tampa em seguida.

NOTA
Se a motocicleta será mantida inativa por mais de um mês, a drenagem do carburador é importante para garantir o funcionamento perfeito do motor quando a motocicleta voltar a ser utilizada.

CUIDADO
A gasolina é extremamente inflamável e até explosiva sob certas condi'ções. Não acenda cigarros e não admita a presença de chamas ou faíscas, próximo do tanque e do carburador.

4. Remova a vela de ignição e coloque uma pequena quantidade (15 a 20 cm³ ) de óleo de motor limpo no interior do cilindro. Acione o motor de partida durante alguns segundos para distribuir o óleo e reinstale a vela de ignição.

ATENÇÃO
Quando acionar o motor de partida, o interruptor de emergência deve ser colocado na posição OFF e a vela de ignição colocada em seu spressor e aterrada (encostada no cilindro) para prevenir danos no sistema de ignição.

5. Remova a bateria guarde-a em um local que não esteja exposo a temperaturas muito baixas ou a raios diretos do sol. Verifique o nível do eletrólito e carregue a bateria uma vez por mês.

6. Lave e seque a motocicleta. Aplique uma camada de cêra a base de silicone em todas as superficies pintadas. Proteja as peças cromadas com óleo.

7. Lubrifique os cabos de controle.

8. Calibre os pneus com as pressões recomendadas. Apóie a motocicleta sobre cavaletes, de modo que os pneus não toquem o solo.

9. Cubra a motocicleta com uma capa apropriada (não utilize plásticos) e guarde-a em local seco e que tenha alterações mínimas de temperatura. Não guarde a motocicleta exposta ao sol.
Quando a motocicleta voltar a ser utilizada, os seguintes cuidados deverão ser verificados:

1. Lave completamente a motocicleta. Troque o óleo do motor caso a motocicleta tenha ficado imobilizada por mais de quatro meses.

2. Verifique o nível do eletrólito da bateria. Se necessário, recarregue a bateria usando somente carga lenta.

3. Limpe o interior do tanque de combustível e abasteça-o com gasolina nova.

4. Faça um teste conduzindo a motocicleta em baixa velocidade em local seguro e afastado do tráfego.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)