Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Hallmeter guster - to instalando!
#1
óia o teste da bagacinha...

[youtube]http://youtube.com/watch?v=c_0Mw0jQzoU[/youtube]

agora, só falta:

furar a curva,
soldar uma porca no furo,
atarrachar a sonda lambda,
ligar a fiação da sonda,
fixar o hallmeter no painel,
ligar a fiação do hallmeter,
e comemorar!
Big Grin

claro que vou compartilhar essas etapas com voces!

pra quem nao sabe, um hallmeter, pega a informação da sonda lambda e exibe de forma inteligível.

já a sonda lambda, ela mede o teor de O2 (oxigenio) nos gases expelidos do motor emitindo uma pequena corrente de até 1 milivolt.

8)
Responder
#2
Só para os analfabetos de pai e mãe em mecânica como eu Big Grin

Hallmeter
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O Hallmeter (indicador de mistura) é um instrumento que permite o monitoramento da proporção oxigênio/combustível que está sendo queimada pelo motor. O funcionamento desse instrumento é simples, ele recebe informações da Sonda Lambda (correntes elétricas, que variam de aproximadamente 100mV a 900mV) que acende os leds nele existentes.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.cronomac.com.br/images/Hall/base.gif">http://www.cronomac.com.br/images/Hall/base.gif</a><!-- m -->

Geralmente, um Hallmeter possui uma escala com 3 classificações: Rica, Ideal e Pobre (Rich, Stoich e Lean). Cada escala é composta de aproximadamente 6 leds, dependendo da marca do instrumento. Há também os hallmeters digitais, que mostram a tensão em um display LCD, em números.

Sua utilização é encontrada com frequência em carros preparados (turbo, aspirado e nitro), pois essas preparações envolvem modificações na relação da mistura, que deve ser monitorada com frequência, para evitar perda de desempenho, aumento do consumo e até a quebra do motor.

Se a proporção da mistura estiver errada, seja ela rica demais ou pobre, o motor será altamente prejudicado. Uma mistura rica causa grande emissão de poluentes, já que não há oxigênio suficiente para queimar completamente o combustível e isso gera a formação do indesejável CO, no lugar do CO2. Uma mistura pobre causa sobre-aquecimento, elevando o risco de quebra do motor.

Embora não seja muito utilizado em carros sem modificações no motor, pode ser útil para diagnosticar problemas antes de encaminhar ao mecânico. Não tem um hallmeter? Você pode usar um multímetro... Lembre-se que a Sonda Lambda envia sinais em forma de energia elétrica (Corrente Contínua), então se você ligar um dos fios de seu multímetro no fio da Sonda e o outro no bloco do motor (terra), ele estará fazendo o papel do Hallmeter, apenas abrindo mão da facilidade da visualização através de leds.

Atualmente no mercado, existem várias fabricantes de instrumentos: Cronomac, ODG, BeastRacing, Orlan Rober, entre outras.

Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Hallmeter"


Indomado!
Sabendo e toda esta informação: "Qual o uso pratico desta porra para os meros mortais? Regular a mistura? Saber se esta consumindo muito ou pouco quando estamos pilotando? Nos ilumine com o saber Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin "
Responder
#3
Videozinho vagabundo esse hein? Não mostra absolutamente nada,
nem mesmo se dá pra ver direito o que é o treco em questão... :twisted:
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#4
para nós pobres mortais, que gostamos de rodar "centos" kilometros em um dia só, podendo pegar nesse trajeto, diferenças de altitude (serras), diferenças de umidade do ar (neblina, chuva), alterações de pressão atmosferica (altitude)...

bom, além de poder perceber alterações e corrigir a mistura durante uma viagem, tb é interessante para ficar de olho no dia-a-dia, se um carburador reguladinho, começa a mandar uma mistura pobre após um abastecimento, olha aí a possibilidade de uma gasolina batizada...

e depois de tensionar a corrente de comando e regular as folgas das válvulas, ou até mesmo dar uma geral no carbura? tanan! tá lá o hallmeter para nos ajudar a acertar a mistura para o ponto ideal.

o que os mecanicos fazem de ouvido e tirando e botando vela, pra verificar a cor da mesma, agora pode ser feito com este instrumento de precisão

sao só alguns exemplos das vantagens de poder se monitorar a qualquer momento as condições da mistura que é enviada ao motor.

ah, e eu nao sou egoísta... to colocando esse na sahara e to fazendo um portátil, pra acertar a mistura para os amigos (de graça)

vai ter muita gente descobrindo que precisa (ou pode) trocar algum gicle...

8) Wink
Responder
#5
Indomado, e o investimento, foi de quanto? Estamos no aguardo das fotos, inclusive de todo o processo de instalação! Big Grin Big Grin
Abraços
Arias
NX350 Sahara '94
Responder
#6
Arias Escreveu:Indomado, e o investimento, foi de quanto? Estamos no aguardo das fotos, inclusive de todo o processo de instalação! Big Grin Big Grin

essa é a parte que dói...

ja ta na casa dos 200,00 (valores aproximados)

só de sonda, 90,00 +-

instrumento da guster, 100,00 +-

mas vamos em frente...
Responder
#7
Valeu Indomado... Big Grin

Minha moto está com um barulhinho muito chato quando esquenta, mecânico da honda já falou que é carburação.

Com este teste vou ter certeza.

Vamos a rela para acertar a mistura:
1- Vinícius
[Imagem: bannerox6.jpg]
[Imagem: botton-4ANOS.gif]
DESPOJADOS DO ASFALTO MOTO GRUPO RJ
Responder
#8
Santo Jove,

Valeu a pesquisa!!! Ajudou pacas..e, ah

Indomado, gostei do brinquedinho novo...acende, pisca e muda de cor.... o efeito prático, só tendo um mecânico por perto...

Mas que vai ficar bonito, lá isso vai...só não se distrai olhando o painel, tá?

Abçs

Ick
Responder
#9
fiz um desenho safado para orientar a quem queira colocar um hallmeter e uma sonda lambda na moto...

[Imagem: hallmeter.JPG]

obs: o hallmeter pode ser substituido por um multimetro. Wink
Responder
#10
Caraca sempre achei interessante um projeto de instalar um hallmeter na moto, ainda mais agora com essa inspeção veicular, não se corre o risco de reprovar rsrs
[Imagem: Assinatura6niver.gif]

William SS - XLX350R - Motor de Sahara
Só deixaria de andar de moto se ganhasse asas pra voar.
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)