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Lampadas 100W, Blue e Xenon desvendadas!
#1
Texto copiado do segunte link:
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por Maurício Lordêlo
Fonte: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.clubepaliotuning.com.br/forum/">http://www.clubepaliotuning.com.br/forum/</a><!-- m -->
Autor: Amarchetti

Que lâmpada é boa pra isso ou pra aquilo? Porque tal lâmpada pode e outra não? Porque a cor dessa é assim e a outra assado?


Direto rola estas perguntas nos fóruns e eu to sempre me metendo pra informar, acho que nada melhor que um único texto pra ir tirando dúvidas da galera.


Bem... 1º acho que é preciso explicar um pouco de como funciona um farol.


Basicamente o filamento da lâmpada se acende, é jogada pra trás por um difusor e o refletor do farol se encarrega de jogar a luz lá na frente, em alguns casos este difusor não é necessário só o refletor se encarrega de jogar a luz lá na frente. Nos refletores convencionais a luz vai sem direção, como uma daquelas lanternas de mão, a lente do vidro desvia o foco através das ranhuras e joga luz onde tem que jogar. No superfície complexa (aqueles faróis de lente transparente) o refletor consegue fazer esse papel, nesse caso a lente não precisa dos riscos. No superelipsoidal o processo é o mesmo, mas o refletor é formado por cones que no final da brincadeira funcionam melhor, este tipo de refletor tem uma lente oval na frente, alguns chamam de "olho de boi". Só tome cuidado que tem alguns de marca paralela que funciona igualzinho ao convencional, deixa-se que a lente distribua o facho. Quanto menos desvios tiver no facho de luz (o copinho q desvia, o risco da lente que redireciona), maiores serão as perdas quanto a iluminação. Por isso os faróis de superfície complexa são superiores aos "normais".


Bem...entendendo como cada refletor funciona, vamos pras lâmpadas.


De cara acho importante dizer o que nossa legislação (e a de EUR,USA e JAP) diz:

692/88 Potência máxima da lâmpada 60W para sistemas elétricos de 12v


Cor: branca ou amarela


E daí? Daqui a pouco vamos chegar no pq disso...

Consumo da lâmpada


Após os 60W uma lâmpada halógena de filamento ultrapassa se rendimento "ótimo", quer dizer que ela vai exigir muito de consumo pra em troca trazer algo muito pequeno, e aí vai entrar o principal efeito colateral, que é a razão de sua proibição: o filamento esquenta muito e este calor irradia. Calor em excesso dentro do refletor faz com que este se dilate mais que o "programado".
Outro efeito: o farol perde capacidade de reflexão após determinadas horas de uso, graças à ação do calor você simplesmente acelera isso em muito com uma lâmpada de 100w com isso, ele não atende mais o projeto original (e não é papo) e projeta o facho de luz pra um lugar diferente do que devia, o resultado: ofuscar


Num refletor convencional, esse efeito é minimizado ou até mesmo contido pela lente estriada, já num superfície complexa, você não tem esta vantagem.


Ah...problema dos outros, eu quero enxergar legal, SERÁ que você está tão bem quanto acredita? Eu sempre digo que não, em outubro/03 publicaram um teste q mostra isso, uma lâmpada de 100w ALÈM de ATRAPALHAR O FOCO tem um probleminha de rendimento, consome 80% mais energia e obtém uma capacidade de emissão (lúmens) em torno de 30% a mais, pena que não vai pra onde deve.

O calor excessivo ainda gera alguns probleminhas que são conectores e chaves que queimaram com o uso de 100w.


A Phillips foi a pioneira de lâmpadas que se convencionou chamar de plasma, mas este nome é totalmente inadequado, estas lâmpadas (Phillips Blue Vision, Osram Cool Blue e GE Super Blue) são lâmpadas de filamento que trabalham com a "potência normal". Sua vantagem é a refrigeração do filamento, enquanto a normal usa basicamente o halogênio, estas lâmpadas usam uma "mistura" de gases nobres que conseguem fazer melhor a função de resfriamento da resistência, com isso, ela pode "esquentar mais" e com isso atingir maior emissão de lúmens e outra vantagem: o calor irradiado pra fora da lâmpada não é maior, logo o refletor não sofrerá stress adicional. O resultado disso é que no caso de uma lâmpada H7 uma normal gera em torno de 1100 lúmens. Uma 100w gera até 1500 lúmens e as "plasma" geram na casa de 1900 lúmens.

Quanto maior a emissão de lúmens, maior sua capacidade de iluminação e a percepção de objetos à frente, ou seja: percebo mais rápido que tem algo na minha frente.


Bem...então com esses números em mãos dá pra sacar que a 100w é melhor que a normal?

NÃO, a dilatação "errada do refletor" não só mata esta vantagem como torna uma desvantagem. Um teste padrão mede quanto é emitido de luz em 3 pontos, e uma 100W H4 bem famosa ficou BEM atrás de uma comum em 2 dessas medições. NA 3a conseguiu 5% a mais e colocou luz de mais onde não devia superando o que se considera aceitável quanto a ofuscar outros motoristas.


A COR da lâmpada


Quanto maior a temperatura de cor que o filamento atinge, uma luz mais "limpa" e conseguida. A luz migra de tons amarelado para o branco e do branco migra para tons próximos ao prateado, NÃO HÁ LUZ AZUL na natureza.


QUANTO MAIOR a temperatura de cor, mais NITIDEZ você terá da imagem, ou seja, saberá distinguir mais rápido o que é aquela coisa na tua frente, a concentração necessária para distinguir o que é aquela coisa na tua frente será menor, logo o cansaço visual será menor. Após horas dirigindo isso é uma benção, o motorista terá um cansaço menor.


E porque se fala tanto de azul? E que vantagens tem o branco, o amarelo? A vantagem do amarelo é a menor reflexão por água, seja lá qual o estado, chuva, neblina ou neve. Mas exige maior concentração que na luz branca.


E a luz azul nisso tudo? Simplesmente ela exige maior concentração do que a amarela, ou seja, o cansaço visual será maior. Mas como o azul gera um senhor contraste com a iluminação natural, fica bonito e chama a atenção de todo mundo.


Ah..mas e o xenon? OLHE para um farol superelipsoidal, como dos Marea, Astra após 03 e muitos Audi e Mercedes. Quando você olha pra estes faróis vê uma luz azulada, graças a um efeito do refletor. Agora olhe pra onde o farol deste carro aponta, a luz é BRANCA à frente daquela Mercedes com xenônio e amarela na frente de um Marea ou Astra (mas num tom bem mais claro que de um farol normal) Os faróis de xenon emitem luz branca, estariam Audi, Mercedes, BMW erradas em emitir luz branca?


Só a título de comparação, uma lâmpada de xenônio pode chegar a até 8000 lúmens, e a temperatura de cor ficar em 4000K


O QUE É MAIS IMPORTANTE NA ESCOLHA DE UMA LÂMPADA É QUANTOS LÙMENS ELA EMITE. SÓ ENTÂO SE PREOCUPE COM A TEMPERATURA DE COR (KELVINS)


Então se não há luz azul, como que tais lâmpadas são azuis? Simples, "trata-se" o bulbo da lâmpada, o vidro tratado modifica a cor da luz, há lâmpadas ainda mais grosseiras que simplesmente pinta-se a lâmpada ou coloca-se uma "capa" azulada, nesses 2 últimos casos, você ainda prejudica a iluminação, afinal colocou um "filtro" na frente da lâmpada, mais uma camada física para o feixe de luz atravessar.

Assim como existem lâmpadas azuis, existem rosa, púrpura e verde. Daí os kits de adaptação de xenon com 9000K e cor púrpura, mas você não encontra informação de quantos lúmens este kit emite.

Como se pode ver, há uma razão técnica para lâmpadas de 100 ou 75W serem proibidas, assim como uma razão para não se usarem luzes coloridas e isso não é exclusividade de nossa legislação.
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#2
Smile
Ótimo texto,Adrian.Muito informativo.Obrigada.
Motociclismo é uma doença crônica,contagiosa e incurável!.
[Imagem: Diversos2011279.jpg]
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#3
.

Nosss... um verdadeiro tratado sobre lâmpadas. Só faltou uma coisa:

Qual a sua opinião? Qual a melhor lâmpada?

E no custo benefício, ficar com a original não vale a pena? Afinal a 100 km/hr a noite ela até que dá conta.

.
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#4
Entao velho qual sua opniao ??
qual melhor luz Branca vc idinca ??

Valeu !!! Big Grin
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#5
Estou pensando em trocar a minha Lampada de farol. Vou seguir o seu conselho.
Abraços.

# também uma pergunta. A lâmpada perde eficiência com o tempo de uso?
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#6
Vixi...

Ótimo texto, mt informativo! Big Grin

O farol de minha moto, coloquei um Sibie, que é o original da Sahara, senti mt diferença em relação ao da Tornado que estava nela. Ta explicado o pq de tanta diferença!!!

Vlw pelas dicas!!!
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#7
No carro coloquei duas de 100w, o encaixe e o conector são iguais, foi necessário um rele para aguentar o tranco, e ficou show, sinceramente achei que ficou forte demais até.

Não coloquei na moto, pois quase não ando a noite, mas se for o caso colocarei sim.

O custo:

Cada lampada: R$ 13,40 e o rele (Duplo para o carro na moto basta o simples) R$ 24,00 mais alguns fios e conectores que já tinha.
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#8
Eu estava pensando em colocar uma lampada de 100W na SASSA.
Escapei de mais uma fria, graças ao conhecimento e a busca dele, pelos amigos.
Um abraço
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#9
Quando comprei a minha ela ja estava com as lampadas de 100W e o bulbo era azulado...
mas não sabia de nada e só percebi a diferença quando esta lampada queimou e quando fui trocar.. o soquete dela derretou e estava todo deformado "Muito" e até a capa do fio estava assim de tanto calor..
mas como não sou satisfeito com a luminosidade atual.. vou estou só esperando pra cocluir uns detalhes de pintura para colocar a lampada de xenon, ja que aqui na fronteira sai bem mais em conta ...
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#10
odacir_z Escreveu:Quando comprei a minha ela ja estava com as lampadas de 100W e o bulbo era azulado...
mas não sabia de nada e só percebi a diferença quando esta lampada queimou e quando fui trocar.. o soquete dela derretou e estava todo deformado "Muito" e até a capa do fio estava assim de tanto calor..
mas como não sou satisfeito com a luminosidade atual.. vou estou só esperando pra cocluir uns detalhes de pintura para colocar a lampada de xenon, ja que aqui na fronteira sai bem mais em conta ...

Sei que esse não é o lugar certo, mas seja bem vindo amigo.
É bom ter mais um colega, ainda mais do mesmo estado.
Ahh, se for muito mais barato mesmo, acho que vc vai fazer algumas compras e despachar pra todo Brasil.

Um abraço
:roll:
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