Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
INDICADOR DE PRESSÃO DO OLEO
#31
Martinez Escreveu:o meu motor com o filtro de óleo invertido.
Eu fui de Piracicaba até Jaraguá do Sul, SC e voltei com tal.

Comigo aconteceu o mesmo quando fomos a Ribeirão Preto...e também não prejudicou o motor, eu acho... :evil:
Responder
#32
INSTALAÇÃO DO SENSOR DE ÓLEO NA SAHARA -> BY RED
Material utilizado:
1 sensor de óleo do Fusca
1 conector plug fêmea
1 Led vermelho alto brilho
pedaço de espaguete termo-retrátil
fita isolante
fios para fazer a ligação
cintas plásticas de fixação (enforca gato)

Finalidade:
Avisar a falta de pressão do óleo do motor.
Se não tiver pressão, a luz indicadora acende, mesmo esquema de uma luz indicadora do painel de um carro.
Se a bomba de óleo também não fizer pressão suficiente, por estar gasta ou dizendo adeus à sua vida útil, a luz indicadora também deverá se acender.

Comprei o sensor de óleo do fusquinha, conforme a recomendação do ilustríssimo senhor mecânico guaibense Júlio Olímpico das Bolhas. Aliás vou colocar, se me permite, os créditos dessa gambiarra à esse apaixonado pela sua sahara capitão e que fica bolando essas gambis, ou melhor, essas melhorias para as nossas motoquinhas. Julião, um abraço!

Bem já fizemos o comercial, agora vamos seguir para a parte funcional.
Tirei a tampa onde vai o filtro de óleo da sahara, e levei em um torneiro para fazer a rosca na parte de baixo (rosca cônica) onde já existe um local apropriado.

Foi o próprio torneiro que fixou o sensor na tampa, pois vai uma cola meio azulada na rosca para fixar bem e não ter vazamentos.
Fixei o fio no plug fêmea, este vai conectado no sensor.
Puxei o fio pela tampa protetora e pelo mata-cachorro até o painel, fixando com os "enfoca gato".
Este fio faz a parte do NEGATIVO da ligação.

Soldei a ponta de um segundo fio, no fio preto-e-branco do relê do pisca. Pode-se prender bem, mas eu preferi soldar para evitar que se solte.
Este fio faz a parte POSITIVA da ligação.

Funcionamento: quando a bomba de óleo começa a fazer pressão, o sensor interrompe o negativo, com isso apaga a luz indicadora do painel.

Foto já com o sensor colocado e a tampa no lugar.
[Imagem: DSCN0206_jpg.jpg]
[Imagem: DSCN0226_jpg.jpg]
[Imagem: DSCN0241_jpg.jpg]

Há um espaço no painel, abaixo do indicador da luz alta, para se colocar uma lâmpada lá ou pode ser um Led.
[Imagem: DSCN0239_jpg.jpg]

Mas como na minha já tinha um furinho na tampa dos fusíveis, foi alí mesmo que fixei o led-zinho. A cor pode ser meio estranha do led, mas como eu so tinha led´s brancos alto brilho, pintei um com esmalte vermelho. hehehe
Vejam no detalhe.
[Imagem: DSCN0240_jpg.jpg]
[Imagem: DSCN0222_jpg.jpg]

Ao se virar a chave ela acende e só desliga quando ligar a moto e a bomba de óleo começar a fazer pressão no óleo do motor.
[Imagem: DSCN0225_jpg.jpg]
Responder
#33
MAS É BRINCADEIRA É SO SE BOLAR UM INVENTO E COMO TEM CARA COPIANDO E ESTE CATARINA AINDA FALA QUE ELE QUE TAVA COLOCANDO HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAI SEU RED TO VENDO QUE AS MINHAS INVENSOES NAO FORAO EM VÃO POIS TENHO A MAIOR SATISFAÇAO DE QUE O QUE EU OU OUTROS INVENTEM DESDE QUE SEJA PARA O BEM DE TODOS VENHA A SER USADO E APROVADO. E COMO JA SALVEI VARIOS MOTORES DE SASSAS FICO MUITO FELIZ POIS ESTAMOS AI PARA ISSO MESMO. :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: É ISSO SEU MAIS VEIO QUE EU TUDO DE BOM PRA VOCE.
[Imagem: botton-4ANOS.gif] a vida é curta, quebre as regras,perdoe rapidamente, beije lentamente,ame verdadeiramente,  ria sem controle  E nunca se arrependa de coisa alguma que te faz sorrir....
  <!-- m -->http://WWW.JULIOMOTORS.COM.BR<!-- m -->
Responder
#34
Julião me tira uma dúvida. Em relação perda de pressão, pode ser um anel de vedação que fica entre a carcaça do moto e a bomba de óleo que esteja gasto ou quando a moto depois que esqueta começa a fezer aquele barulho estridente no comando, já pode ser a bomba morrendo mesmo?
Responder
#35
AI SERGIAO, CARA TUDO COMO JA SE SABE TEM SEU DEVIDO DESGASTE DEPENDENDO O TEMPO DE USO .EU ACONSELHO MEDIR COMO ESTA O RETENTOR QUE FICA NA TAMPA LATERAL DO MOTOR LADO ESQUERDO (EMBREAGEM) É O RETENTOR QUE FICA ALOJADO NATAMPA E ONDE É ENVIADO OLEO PARA O VB.POR ESTE RETENTOR SE ESTA COM SERTO DESGASTE É PERDIDA GRANDE PARTE DE PRESSAO POIS ELE DEIXA PASSAR OLEO E AI CAI CONSIDERAVELMENTE A PRESSAO DO OLEO.E TBM DEVE SE DESMONTAR A BOMBA E VERIFICAR SEU ESTADO.DEPENDENDO DE COMO ESTIVER ACONSELHO SUA TROCA OU SO DE SUA PARTE INTERNA OK Confusedhock: Confusedhock:
[Imagem: botton-4ANOS.gif] a vida é curta, quebre as regras,perdoe rapidamente, beije lentamente,ame verdadeiramente,  ria sem controle  E nunca se arrependa de coisa alguma que te faz sorrir....
  <!-- m -->http://WWW.JULIOMOTORS.COM.BR<!-- m -->
Responder
#36
Julião, valeu pelo esclarecimento vou verificar quando for colocar o automatico.
Falou
Responder
#37
Valeu Julião pela dica.....parece simples, fácil de fazer, barato Big Grin e funcional.....
Valeu Red pelas fotos....muito ilustrativo...... Wink
"TER PROBLEMAS NA VIDA É INEVITÁVEL, SER DERROTADO POR ELES É OPCIONAL"
                             
Alexandre
Sahara 98 / XT 600 2002 / VSTRON 650 XT
Responder
#38
cabeça Escreveu:Valeu Julião pela dica.....parece simples, fácil de fazer, barato Big Grin e funcional.....
Valeu Red pelas fotos....muito ilustrativo...... Wink

Obrigado Cabeça.
Realmente é bem fácil de instalar, apenas o detalhe de ter que levar em um torneiro
para fazer a rosca de encaixe do sensor. Depois é só o "trabalho" de tirar as carenagens,
e passar a fiação fixando-a bem para que não solte.
Há tempos que queria instalar este sensor, pois eu acho ser de muita utilidade.
Abraço.
RED
Responder
#39
OK DOM RED É ISSO AI É DE MUITA UTILIDADE COMO JA FALEI SALVA MUITOS MOTORES COM CERTEZA ,A E QUANTO COLOCAR A LUZ INDICADORA NO LOCAL VAGO ALI NO PAINEL EU NAO ACONSELHO POIS PODE OCORRER O RISCO DE SOLTAR AS CHAPAS COLORIDAS DE INDICAÇAO DO NEUTRO,PISCAS E LUZ ALTA ENTAO ACONSELHO COLOCAREM NA CAPA PROTERA DOS RELOGIOS E UM FURINHO NAO VAI AFETAR EM NADA NO VISUAL AI É SO COLOCAR O LED,E NAO ESQUECER QUE TEM QUE SER COLOCADO O RESISTOR CORRESPONDENTE PARA NAO OCASIONAR A QUEIMA DO LED(ISSO PARA QUEM NAO SEBE QUE O LED TRAB COM A TENSAO ATE 0,3V)
[Imagem: botton-4ANOS.gif] a vida é curta, quebre as regras,perdoe rapidamente, beije lentamente,ame verdadeiramente,  ria sem controle  E nunca se arrependa de coisa alguma que te faz sorrir....
  <!-- m -->http://WWW.JULIOMOTORS.COM.BR<!-- m -->
Responder
#40
Gostei da dica, já tinha visto aqui antes, assim que criar coragem vou fazer na minha tb.
Agora só uma correção.
JULIO CESAR S.OLIMPIO Escreveu:(ISSO PARA QUEM não SEBE QUE O LED TRAB COM A TENSAO ATE 0,3V)

O LED trabalha com 3V e não 0,3V.

Na verdade cada LED é alimentado com uma tensão diferente, varia de acordo com as caracteristicas de cada tipo.
Abaixo segue uma tabela, achei na internet, pode não ser muito confiável, mas se não for isso, é algo próximo, pois me lembro das aulas de eletrônica em que o prefessor dizia da diferença da tensão de cada LED.
-Onde;
If=Corrente Elétrica
Vf=Tensão
R=Resistor a ser usado com alimentação de 12V

Leds vermelhos:
If = 15mA
Vf = 1,8 Volts
R = 1K Ohms

Leds verdes, amarelos, laranja:
If = 20 a 25 mA
Vf = 2,1 Volts
R = 470 Ohms

Azuis e Brancos:
Vf = 2,8 a 4,2 Volts
If = 15 a 30 mA
R = 470 Ohms

Fonte: <!-- m --><a class="postlink" href="http://autosom.net/artigos/led.htm">http://autosom.net/artigos/led.htm</a><!-- m -->

Abração.
Leandro Carlos
Aprilia Pegaso - 2002
Palmas - TO

Visite minha galeria de imagens!


Jarinú, Piracicaba, Morretes, Vinhedo, Ribas, Praia Grande, Festa Fantasia Pouso Alegre e Ribas de Novo, SP, RJ e MG, 10° Níver em St. Isabel, Festa fantasia no ES, 13° Niver em São Roque, Fuinessa! Próximo destino ????

Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)