Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Filtro do Registro de Combustível
#1
Essa eu vou postar porque não quero que ninguém passe pelo que eu e Martinez passamos na Rodovia Washington Luiz e Brigadeiro Faria Lima, no caminho entre Piracicaba e Barretos... foram 280 Kms em 5 horas e meia!!! Ninguém merece...

Na noite anterior, quando eu me dirigia de Santos para Piracicaba, já no trecho final da Bandeirantes, a moto começou a engasgar acima dos 110 Km/h, como se alguma sujeira estivesse impedindo a passagem de combustível em alguns momentos. Mas como o defeito surgia, desaparecia da mesma maneira. Em velocidades mais baixas, a moto se portava normalmente - cheguei a Piracicaba, encontrei-me com Martinez, e como a moto respondeu bem na cidade, com marcha lenta regulada e rendendo bem, não nos preocupamos muito com o acontecido.

Na manhã seguinte, após alguns kms de Washington luiz, ressurge o problema - a moto engasgava muito, impedindo velocidades acima de 80 km! O engraçado é que às vezes o problema desaparecia do nada, e a moto voltava a render. Foi aí que a coisa mudou de figura.

Num certo ponto da estrada a moto simplesmente cortava o funcionamento, não pegando nem no tranco, com a moto embalada. Paravamos no acostamento, tentavamos a partida, o motor de partida virava mas ela não pegava. Depois de alguns segundos, a moto volta a pegar, funcionando perfeitamente bem, inclusive com arrancadas até 120 Km com facilidade - porém, depois de aproximadamente 2 Kms, engasgava, morria, acostamento, tenta, tenta, tenta, pega - tudo normal... engasgava, morria, acostamento, tenta, tenta, tenta, pega - tudo normal... engasgava, morria, acostamento, tenta, tenta, tenta, pega - tudo normal...

Esse ciclo durou mais de 200 Kms - funcionamento perfeito mesclado com engasgos. Pensamos em vela, mas não conseguimos sacá-la (porque a chave do Martinez não servia...) e depois descartamos, haja vista que em baixa tudo era normal, e depois de pegar, rodava OK tb em alta...

A bóia foi outro pensamento - mas desmontar o carburador no meio da estrada nos pareceu meio inviável... Martinez chegou a citar CDI (e comecei a ter calafrios - acabara-se minha viagem).

Resolvemos arrastar a moto desse jeito mesmo até Barretos, após um telefonema do Cosme nos dizendo que havia um stand, dentro do Barretos Motor Cycle, da oficina de confiança dele.

Chegando lá, o grande Wagnelson (Wagner, o mecânico) e o Zezinho, dono da oficina, eliminaram as possibilidades elétricas, e concentraram-se em algo relacionado à alimentação do combustível - algo como nosso palpite da bóia, pois o ciclo de funcionamento perfeito e engasgos com parada eram um sinal de que a cuba do carburador enchia e queimava normalmente, até que a gasolina acabava.

Pensaram na válvula da tampa de combustível, que talvez estivesse com defeito, dando pressão no tanque em alta, impedindo o fluxo do combustível combustível (e que nas paradas permitia a gasolina descer ao carburador, enchendo a cuba e assim funcionando por algum tempo). Trocamos a tampa, teste em estrada... o problema continuou.

A segunda opção foi filtro do registro de combustível - uma pequena "redinha" situada dentro do tanque, que fica sobre a entrada do registro de combustível (aquele do ON-OFF). Estava revestido de areia de praia!

Vamos ao procedimento:

1. tirar o parafuso da carenagem esquerda que fica ao lado da chave ON-OFF do combustível;
2. desacoplar a mangueira que sai do registro;
3. tirar o registro de combustível (chave boca 24);
4. tampar o buraco com alguma coisa!!! (hehehehehe);
5. lavar o filtro - passar um ar com o compressor (substituir se necessário);
6. montar tudo de novo na ordem inversa.

Preço da mão-de-obra: R$ 10,00...

É gente, a moto ficou nova - mas não me perguntem como a areia foi parar dentro do tanque... os postos da Baixada Santista tem areia nos tanques? Várias e várias vezes abrindo a tampa para abastecer, nesses anos todos? Sabotagem do Martinez? Quem sabe?

Então se a sua Sahara der sinais de que corta o combustível, não custa nada tentar, afinal, em menos de 10 minutos vc pode salvar uma viagem.

Abraços a todos!
Responder
#2
Realmente, o que aconteceu com a gente foi lastimável, mas, no final, foi uma experiência a mais, bem como a oportunidade nada agradável de ajudar os companheiros com mais essa informação.

Realmente quando acontece um problema, constuma-se pensar logo no pior, carburação, vela, CDI, e ninguém lembra do coitadinho do filtro que custa menos de R$ 5,00.

Fica aí a dica do Country, se falhar em alta, verifique primeiro a vazão de gasolina.

Abraços.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#3
Não sei se é bom, por isso ainda não fiz na minha!!!


Coloquei um filtro de combust. de papel com o plastico transparente para melhor filtragem da gasosa e vizualização da qualidade da mesma e estou pensando em retirar o filtro de tela, já que o de papel filtra partículas menores!!!

Vou fotografar e postar aqui o filtro!!

O q acham :?: :?:

Abraços a todos
Responder
#4
Douglas:

O filtro a que vc se refere - se dá para visualizar sem desmontar nada - e o filtro de combustível, aquele que fica antes da entrada do carburador, certo?

O Filtro ao qual estou me referindo neste post é o filtro do registro de combustível (7)... confira abaixo no diagrama (Blumer!):

[Imagem: kittanquesahara0pp.jpg]

1. anel de vedação
2. conjunto do registro de combustível
3. anel de vedação
4. filtro, copo
5. alavanca, registro de combustível
6. copo, filtro de combustível
7. jogo, tela, FILTRO DE COMBUSTÍVEL
8. coxim trazeiro, tanque combustível
17. tanque de combustível
19. tampa compl., tanque combustível
20. coxim lateral tanque combustível
21. arruela fixação tanque
23. mangueira combustível
24. presilha mangueira
25. parafuso flange
Responder
#5
Contry, eu esqueci de fotografar mas o filtro que instalei fica depois da saída da torneira de gasol e antes do carburador, naquela mangueirinha que cortei para instalação do filtro!!

Como esse tem o interior de papel, assim como o filtro de óleo, estou pensando em retirar o filtro que fica no interior do tanque(o do tópico em questão), já que o filtro que instalei, filtra particulas menores que o filtro original, e dá para visualizar a sua integridade, assim como a qualidade da gasol!!

vou fotografar e postar aqui assim que der!!!

Abraços
Responder
#6
Alow galera saharense!

Então...

A minha (1998/9 - roxa) ainda está com o filtro de ar original. Imagina o estado. Já há duas revisões o Arrepiado (mecânico e piloto off, de Rio das Ostras) disse que tinha que trocar. Ele chegou a enconmendar um novo para mim, mas não vinha, não vinha...

Bem, daí que, ultimamente ela falhava muito, só em alta. Até 80, 90 ia bem. Às vezes não passava dos oitenta... uma tortura.

Abri a caixa e tentei limpar o filtro. mas eu não tenho compressor em casa daí...

lavei com jato de água!

Achei que estava fazendo um absurdo mas não deixei encharcar muito. Só apliquei os jatos d'água, não muito fortes, oblicuamente para tentar não encharcar muito e retirar as partículas maiores adsorvidas ao papel do filtro.

Depois deixei secar um bom tempo, ao sol.

montei, ficou bom.

A moto está normal, ou quase. Só vou saber quando trocar o elemento e fizer a geral, que está próxima. Mas ela está desenvolvendo bem, atingindo 120, 130 sem problemas.

A propósito, aqui em Rio Preto tam uma loja que vende vestuário e peças para off-roads e eles têm um modelo de elemento filtrante em espuma, amarelo. Eles dizem que é usado pelo pessoal de trilha e competição.

Alguém conhece este produto?
Recomenda?
O Arrepiado dizia que a espuma não funciona bem, que podem entrar fragmentos da espuma no carbura pois ela se desfaz com o tempo...
Apesar de que a espuma que me mostraram lá em RO não era do mesmo tipo da que me ofereceram aqui. Parece que esta é mais densa.

Valeu!
Saudações motociclisticas.

inté!
Responder
#7
Olá Jorge Rocha.
Muito boas as suas considerações. E respondendo, não conheço esse produto que você comentou.
Mas você se enganou muuuuito, Big Grin Big Grin Big Grin o assunto é a manutenção do filtro que vai no final do tanque de combustível, no registro (torneirinha on - off) e não o filtro de ar.

Mas só pelo comentário já está valendo.

Abraços.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#8
Country,

Como esqueci de tirar a foto do flitro, peguei uma foto antiga da saha pra te mostrar!!!

[Imagem: photobucket.jpg]

O q acha, eu acho que filtra melhor que a telinha, mas ainda não tirei-a!

E aí?? tiro ou não a tela???

Abraços
Responder
#9
Galera, não tem nada haver filtro de combustível (opcional na Sahara) com a peneirinha da torneira de combustivel (tem em praticamente em todas as motos).
Limpeza da peneirinha é manutenção básica!!!

T+
XTZÃÃÃOOO TÓTÓTÓTÓTÓTÓTÓTÓ

RX 125 > RDZ 125 II > RD 135 Z > DT 180N > DT 180Z > DT 180Z > DT 200R > XR 250 TORNADO > NX 350 SAHARA > XT 600E > XR 250 TORNADO > XT 660-R > XTZ 250 Teneré > F 800 GS ADV

2007 - ARGENTINA, CHILE E URUGUAI - VEJA FOTOS EM:
http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/...=argentina

2011 - Patagônia de carro:
http://3napatagonia.wordpress.com/

2014 - Atacama e Peru (fotos):
https://www.facebook.com/valdeir.cesar.1...846&type=3
Responder
#10
Completando acima, peneira limpa e filtro logo abaixo, se tiver tudo ok não incomoda!!!!
XTZÃÃÃOOO TÓTÓTÓTÓTÓTÓTÓTÓ

RX 125 > RDZ 125 II > RD 135 Z > DT 180N > DT 180Z > DT 180Z > DT 200R > XR 250 TORNADO > NX 350 SAHARA > XT 600E > XR 250 TORNADO > XT 660-R > XTZ 250 Teneré > F 800 GS ADV

2007 - ARGENTINA, CHILE E URUGUAI - VEJA FOTOS EM:
http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/...=argentina

2011 - Patagônia de carro:
http://3napatagonia.wordpress.com/

2014 - Atacama e Peru (fotos):
https://www.facebook.com/valdeir.cesar.1...846&type=3
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)