Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Engrenagem da caixa de marchas quebrou...
#1
buenas a todos.....
nao sei se ja acnteceu com alguem, mas la vai meu relato....

dia 25 de agosto, eu voltando pra casa depois de umas correrias no centro de blumenau...paro num sinaleiro.
ate ali tudo bem....a hora q abre o sinaleiro e arranco, escuto um estralo na parte traseira da moto e depois volta ao normal....
pensei q poderia ser a corrente q teria subido em cima dos dentes da coroa, pois estava meio foltada....
100 metros depois, a moto comeca a fazer uma barulho de coisa solta e nao estava mis tracionando.....
paro a moto, desligo ela e verifico se a corrente nao tinha caido...mas ela esta no lugar dela...normal....
penso q pode ser a trava do pinhao q soltou...empurro ela num posto de gasolina ali perto e desmonto a tampa do pinhao....tudo normal....
ligo ela novamente e o barulho dentro do motor continua...
começo a ligar para amigos q tem pick-up para buscar a minha menina do posto e levar no mecanico, pois dali eu nao tinh coragem de sair com ela.....
um dos irmao de estrada atendeu o telefonema e foi la buscar a moto e levou ela para a oficina.....
final das contas....foi aberto todo o motor e foi encontrado 2 engrenagens da caixa de marcha kebrados (so nao me perguntem de q marcha e)
uma quebrou quase no meio...metade ficou em cima do eixo e outra metade caiu no fundo do motor.....e outra quebrou uma chaveta lateral q engata nesta primeira engrenagem q quebrou.....

futuramente posto fotos....
total da brincadeira....550 reais
pois foi trocado as 2 engrenagens (somente original)
jogo de juntas
pedal de cambio e eixo de marcha (estavao soldados)

ja acontecei isso com mais alguem.....

abraços
Responder
#2
Sad putz que preju.

espero que após a manuteção a máquina fique boa!

Wink

Abs.
Responder
#3
O resultado foi as engrenagens quebradas, mas o que causou o problema? Importante que o mecânico avalie todo o conjunto, cami desgastado, garfos acionadores tortos, rolamentos com folga, tudo isso pode acarretar o acavalamento das marchas e quebra de engrenagens, portanto, uma revisão minuciosa em toda a caixa é fundamental para certificar que o problema não ocorra novamente. Afinal não é só prejuiso financeiro, mas também a seguança na pilotagem que está em jogo.

Mas também há posibilidade de um dente quebrar sem motivo aparente, e o pedaço solto danificar mais peças do cambio.
Responder
#4
Po, meu irmão, nunca aconteceu comigo, nem algo parecido!!!!
Desculpe o trocadilho, mas isso é meio "sombrio", heim???
Mas vale a pena dar uma olhada em tudo mesmo, como disse o nosso amigo james, para não acontecer de novo "do nada"...
Abs
Responder
#5
Amigo, que eu saiba somente a Sahara do Paulino quebrou a quinta marcha
com ele em movimento e inclusive lhe rendeu um belo de um tombo.

Quando abri o meu motor com 82 mil km, na relação primária,
a engrenagem da quinta marcha estava com um trincado.
Quando o mecânico disse que tinha que trocar e me mostrou
o tamanho da fratura, eu sorri na cara dele, pois era muito pequena.
Mas, ele disse, troca, pelo visto fiz bem em trocar...
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#6
Mas que maldição esse tal de engrenagens de marcha na sahara...
A minha começou a dias atraz a dar uma pitinadinha, até no máximo
três patinadinhas depois que engato a quarta marcha e depois
arredonda o torque...já até imagino o engate, aquela saliência gasta...
as quinas da engrenagem arredondas ... :evil:
Abrir o motor? Só lá prá frente...
:roll:
Responder
#7
Queridos irmãos saharentos, por acaso alguém teria a engrenagem da quarta marcha para me arrumar?
A da minha moto, agora de terceira vai para quinta...está girando livre a quarta...
Algum câmbio condenado mas com a engrenagem da quarta boa...

abraço!
Responder
#8
Fala Paulinho!

Vc sabe se a engrenagem que vc precisa é umas das duas que são fixas no eixo do pinhão???
Responder
#9
rodrigofraga Escreveu:Fala Paulinho!

você sabe se a engrenagem que você precisa é umas das duas que são fixas no eixo do pinhão???

Rodrigo, saio de primeira, segunda, terceira e a quarta gira dando soquinho
e acelerando mais sobe o giro rápido e a moto não anda, então engato quinta e beleza e sexta marcha também.
Hoje em dia já passo de terceira para quinta sem acelerar muito e belê...
enquanto não conserto... Wink
Abraço!
Responder
#10
Paulinho Escreveu:
rodrigofraga Escreveu:Fala Paulinho!

você sabe se a engrenagem que você precisa é umas das duas que são fixas no eixo do pinhão???

Rodrigo, saio de primeira, segunda, terceira e a quarta gira dando soquinho
e acelerando mais sobe o giro rápido e a moto não anda, então engato quinta e beleza e sexta marcha também.
Hoje em dia já passo de terceira para quinta sem acelerar muito e belê...
enquanto não conserto... Wink
Abraço!
???????????????????????????????


Paulinho, num entendi... o Rodrigo perguntou se a engrenagem é uma das que são fixas no eixo do pinhão... e tu num respondeu nada disso!!! :oops: Confusedhock: :? :?
[Imagem: ZX2wgtg.jpg][Imagem: RSyQlcl.jpg] [Imagem: 36JJt6z.jpg] [Imagem: cehfaUi.jpg]
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)