Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Filtro do Registro de Combustível
#1
Essa eu vou postar porque não quero que ninguém passe pelo que eu e Martinez passamos na Rodovia Washington Luiz e Brigadeiro Faria Lima, no caminho entre Piracicaba e Barretos... foram 280 Kms em 5 horas e meia!!! Ninguém merece...

Na noite anterior, quando eu me dirigia de Santos para Piracicaba, já no trecho final da Bandeirantes, a moto começou a engasgar acima dos 110 Km/h, como se alguma sujeira estivesse impedindo a passagem de combustível em alguns momentos. Mas como o defeito surgia, desaparecia da mesma maneira. Em velocidades mais baixas, a moto se portava normalmente - cheguei a Piracicaba, encontrei-me com Martinez, e como a moto respondeu bem na cidade, com marcha lenta regulada e rendendo bem, não nos preocupamos muito com o acontecido.

Na manhã seguinte, após alguns kms de Washington luiz, ressurge o problema - a moto engasgava muito, impedindo velocidades acima de 80 km! O engraçado é que às vezes o problema desaparecia do nada, e a moto voltava a render. Foi aí que a coisa mudou de figura.

Num certo ponto da estrada a moto simplesmente cortava o funcionamento, não pegando nem no tranco, com a moto embalada. Paravamos no acostamento, tentavamos a partida, o motor de partida virava mas ela não pegava. Depois de alguns segundos, a moto volta a pegar, funcionando perfeitamente bem, inclusive com arrancadas até 120 Km com facilidade - porém, depois de aproximadamente 2 Kms, engasgava, morria, acostamento, tenta, tenta, tenta, pega - tudo normal... engasgava, morria, acostamento, tenta, tenta, tenta, pega - tudo normal... engasgava, morria, acostamento, tenta, tenta, tenta, pega - tudo normal...

Esse ciclo durou mais de 200 Kms - funcionamento perfeito mesclado com engasgos. Pensamos em vela, mas não conseguimos sacá-la (porque a chave do Martinez não servia...) e depois descartamos, haja vista que em baixa tudo era normal, e depois de pegar, rodava OK tb em alta...

A bóia foi outro pensamento - mas desmontar o carburador no meio da estrada nos pareceu meio inviável... Martinez chegou a citar CDI (e comecei a ter calafrios - acabara-se minha viagem).

Resolvemos arrastar a moto desse jeito mesmo até Barretos, após um telefonema do Cosme nos dizendo que havia um stand, dentro do Barretos Motor Cycle, da oficina de confiança dele.

Chegando lá, o grande Wagnelson (Wagner, o mecânico) e o Zezinho, dono da oficina, eliminaram as possibilidades elétricas, e concentraram-se em algo relacionado à alimentação do combustível - algo como nosso palpite da bóia, pois o ciclo de funcionamento perfeito e engasgos com parada eram um sinal de que a cuba do carburador enchia e queimava normalmente, até que a gasolina acabava.

Pensaram na válvula da tampa de combustível, que talvez estivesse com defeito, dando pressão no tanque em alta, impedindo o fluxo do combustível combustível (e que nas paradas permitia a gasolina descer ao carburador, enchendo a cuba e assim funcionando por algum tempo). Trocamos a tampa, teste em estrada... o problema continuou.

A segunda opção foi filtro do registro de combustível - uma pequena "redinha" situada dentro do tanque, que fica sobre a entrada do registro de combustível (aquele do ON-OFF). Estava revestido de areia de praia!

Vamos ao procedimento:

1. tirar o parafuso da carenagem esquerda que fica ao lado da chave ON-OFF do combustível;
2. desacoplar a mangueira que sai do registro;
3. tirar o registro de combustível (chave boca 24);
4. tampar o buraco com alguma coisa!!! (hehehehehe);
5. lavar o filtro - passar um ar com o compressor (substituir se necessário);
6. montar tudo de novo na ordem inversa.

Preço da mão-de-obra: R$ 10,00...

É gente, a moto ficou nova - mas não me perguntem como a areia foi parar dentro do tanque... os postos da Baixada Santista tem areia nos tanques? Várias e várias vezes abrindo a tampa para abastecer, nesses anos todos? Sabotagem do Martinez? Quem sabe?

Então se a sua Sahara der sinais de que corta o combustível, não custa nada tentar, afinal, em menos de 10 minutos vc pode salvar uma viagem.

Abraços a todos!
Responder
#2
Pois é Country, aconteceu exatamente isso na minha no sabado à noite na Marginal...... ela engasga morre, não adianta tentar fazer ela pegar na hora, nem no tranco, mas com 1 minutinho, ela volta ao normal, anda-se mais uns 2 km e pau, morre de novo..... tem que ser esse filtro, vou mexer nele amanhã.

Abraços, e valeu a dica. Wink
(depois posto a situação do dito filtro)
Lutar sempre, Perder uma vez ou outra, desistir jamais.

[Imagem: t7H8K3.jpg]
[Imagem: UKNDdG.gif][Imagem: mBwhX8.gif]
Responder
#3
Putz, passei por isso no dia da festa do milho também, tava indo pela rodovia Bandeirantes, eu e o Cleber, e do nada minha moto começou a engasgar como se quisesse a reserva. A bichinha dava uns pulos, aí eu diminuia e parava.

Quando eu aumentava a velocidade ela cortava, se eu diminuia, ficava melhor. Depois, do mesmo jeito que começou, parou.

Aí rodei lá por Piracicaba na boa, na volta pra Sampa, já na Imigrantes, ela fez denovo.

Mandei fazer uma revisão na bichinha, tirar o tanque e o filtro do registro, limpar carburador, essas coisas.

Vamos ver no que dá.
Yamaha Drag Star 2006 Preta
"Vida longa aos meus inimigos, para que
vejam o meu triunfo bem de perto!"
Responder
#4
Acrescenta mais um na lista então Big Grin ! Estou rindo para não chorar, niguém merece, indo para o 8º motaço domingo com Caico e PSBELLOPRADO, parei 5 vezes. Não aprei mais, pois quando ela ia morrer forçava marchas mais baixas e as vezes ela voltava. Percebi que virando a chave da gasolina ao apertar o START, por algumas vezes ela pegou. Estou certo que é sujeira também, vou fazer a Gambitech do filtro de ar hoje e já vejo o filtro do tanque Wink ! Valews pela dica, ia postar também após abrir a torneira.

Ed.
Sahara 96/97 Roxa 8)!  Onde ela passa o povo olha!
O melhor pelo menor preço e não o melhor a qualquer preço!
Responder
#5
Bom, depois que o Country falo do filtro, fui lá conferir.

Embaixo da chave ON/OFF você verá um local onde poderá utilizar uma chave de boca 10, remova essa parte, esse é o compartimento onde fica a sugeira. No meu caso não tinha muita sugeira no fundo, até não acreditei ser preocupante, pois estava grudada lá no fundo, pode ver na parte preta da foto:
[Imagem: Imag0000.jpg]
Após remover a parte de metal, verá o filtro, com cuidado tire a borracha que faz a pressão ao filtro, mantendo no seu lugar:
[Imagem: Imag0001.jpg]
Depois, com mais cuidado ainda remova o filtro, pode utilizar uma chave de fenda em uma parte elevada do filtro:
[Imagem: Imag0022.jpg]
Efetue a limpeza do fundo na parte de metal, onde estão os detritos, limpe o filtro e coloque tudo de volta no lugar de mesma maneira como foi removido. Depois de conhecer o sistema de filtro da gasolina da sahara:
[Imagem: Imag0004.jpg]
Volto a dizer: "Não custa nada acrescentar um filtro extra".

Ed.
Sahara 96/97 Roxa 8)!  Onde ela passa o povo olha!
O melhor pelo menor preço e não o melhor a qualquer preço!
Responder
#6
Vou esvaziar meu tanque e fazer essa limpeza. mas sempre usei um filtro auxiliar de papel para melhorar a filtragem, já que os tanques de metal soltam particulas de ferrugem e além da nossa gasolina ser a melhor do mundo... :evil:

Abração
Responder
#7
douglasrtorres Escreveu:Vou esvaziar meu tanque e fazer essa limpeza. mas sempre usei um filtro auxiliar de papel para melhorar a filtragem, já que os tanques de metal soltam particulas de ferrugem e além da nossa gasolina ser a melhor do mundo... :evil: Abração

Não precisa esvaziar o tanque, somente colocar a chave da gasolina em OFF!

Ed.
Sahara 96/97 Roxa 8)!  Onde ela passa o povo olha!
O melhor pelo menor preço e não o melhor a qualquer preço!
Responder
#8
sacriface Escreveu:
douglasrtorres Escreveu:Vou esvaziar meu tanque e fazer essa limpeza. mas sempre usei um filtro auxiliar de papel para melhorar a filtragem, já que os tanques de metal soltam particulas de ferrugem e além da nossa gasolina ser a melhor do mundo... :evil: Abração

Não precisa esvaziar o tanque, somente colocar a chave da gasolina em OFF!

Ed.

DÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂ!!! Big Grin :oops: :twisted: Confusedhock:

Valeu Sacriface... Nessa eu mosquei legal...

Abração
Responder
#9
douglasrtorres Escreveu:
sacriface Escreveu:
douglasrtorres Escreveu:Vou esvaziar meu tanque e fazer essa limpeza. mas sempre usei um filtro auxiliar de papel para melhorar a filtragem, já que os tanques de metal soltam particulas de ferrugem e além da nossa gasolina ser a melhor do mundo... :evil: Abração

Não precisa esvaziar o tanque, somente colocar a chave da gasolina em OFF!

Ed.

DÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂ!!! Big Grin :oops: :twisted: Confusedhock:

Valeu Sacriface... Nessa eu mosquei legal...

Abração

Bom eu tb mosquei, não é exatamente essa chave ON / OFF / RES, que deve ser retirada do tanque pra limpeza?
Eu tirei essa chavinha (registro), e dei uma lavada nela, saiu um pouco de sujeira, não desmontei a chavinha, somente tirei ela do tanque e joguei bastante agua, e assoprei no sentido contrário do qual passa a gasolina mudando a chavinha de ON p/ RES, depois de bem seca montei devolta no tanque, coloquei a gasolina e por enquanto está normal.

Abraços, Wink
Lutar sempre, Perder uma vez ou outra, desistir jamais.

[Imagem: t7H8K3.jpg]
[Imagem: UKNDdG.gif][Imagem: mBwhX8.gif]
Responder
#10
Atropelador Escreveu:Bom eu também mosquei, não é exatamente essa chave ON / OFF / RES, que deve ser retirada do tanque para limpeza?

Então, passou muito trabalho e pouco fez, euheuhhueuheuh Big Grin !

Não amigo, tens uma peça embaixo da chave ON/OFF, parece um pequeno reservatorio em metal. Vai notar que tem o encaixe de uma chave 10 de boca, remova a peça e acompanhe os detalhes que postei.

Ed.
Sahara 96/97 Roxa 8)!  Onde ela passa o povo olha!
O melhor pelo menor preço e não o melhor a qualquer preço!
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)