Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Troca dos discos de embreagem
#21
acabei d trocar os discos da minha,ficou bom mas quando eu socava a mão os discos patinavam,desmontei d novo e coloquei + 1 separador de aluminio (d uma moto importada)dai ficou T pra caratcho.
vc da uma queimadinha de embreagem a bicha ja levanta!!
quem me deu a letra foi 1 mecanico q trabalha comigo (gardenal)
ahh, essetec,tec é do rele de partida,indica q o motor de partida ta c/ algum problema ou a bateria ta meio (morta)
de 1 carga na batera,c ñ resouver,
ataque o motor de arranke (escovas)
Responder
#22
Manguaça Escreveu:Pessoal o usuário Khan do fórum M@D postou um tutorial muito legal e explicativo sobre como trocar os discos de embreagem de uma DT200, segue o link http://www.forumnow.com.br/vip/mensagens...68&nrpag=1 .

Gostaria de saber se alguém aqui já fez esse serviço na Sahara e poderia nos dizer quais são as diferenças para fazer a troca.

Um abraço pessoal...

Eu fiz um passo-a-passo de como trocar os discos de embreagem da Sahara.

Está lá no Clube das Motocas:

http://www.clubedasmotocas.com.br/module...pic&t=2055

Quando tiver tempo, quero colocar aki pra galera que tá a fim de por a mão na massa (ou no óleo, melhor dizendo).
Responder
#23
Aí, galera, olha só a aula que nosso companheiro Alex fox deu sobre a troca dos discos de embreagem!!! o cara é sinistro!!!
Abração

Alex Fox Escreveu:Salve, galera do CDM!

Recentemente troquei os discos de embreagem da minha Sahara e vou postar aqui um passo-a-passo de como é o serviço. É relativamente simples e rápido, bastando ter atenção a alguns passos na hora da montagem.

Desde que comprei a moto ela já patinava um pouco a embreagem, mas só ocorria quando após trocar a marcha, se enrolava o cabo totalmente. Mas o que me irritava mesmo era o vazamento na alavanca de acionamento da embreagem. Esse vazamento detonou minhas calças e meias...


[Imagem: s4030059js8.jpg]



Mãos à obra:

1º Limpeza do Motor e Drenagem do Óleo do Motor:
Deve-se lavar o motor para evitar que impurezas caiam dentro dele ao retirar a tampa da embreagem. Após feita a limpeza, drena-se o óleo do motor. Após o óleo ser escoado com a moto no cavalete, deve-se inclinar a moto para o outro lado e voltar a incliunar para o lado do dreno, para que saia todo o óleo e se evite de escorrer óleo quando retirar a tampa. Parece bobagem, mas fazendo isso retirei mais 200ml de óleo:

[Imagem: s4030057wa4.jpg]


2º Desmontagem da Tampa da Embreagem e Dutos de Óleo do Motor:
A próxima etapa é retirar os dutos de óleo do motor. Em cima da tampa, o duto que circula o óleo do motor ao cabeçote:

[Imagem: s4030112wy2.jpg]

Na frente da tampa, os dutos que ligam o radiador ao filtro de óleo:

[Imagem: s4030113pj6.jpg]

Note que eu passei uma fita no duto infeiror para saber a posição dos dutos, ou seja, qual vai em cima e qual vai embaixo.

A seguir, retira-se os parafusos de fixação da tampa da embreagem. retira-se a tampa de, deixando a mostra o conjunto da embreagem:

[Imagem: s4030060px7.jpg]


3º Desmontagem da Embreagem:

Solte os 4 parafusos sextavados da tampa da campana de embreagem (foto acima). Solte-os aos poucos, em "X", para evitar empenamento da tampa ou das molas.

Retirada a tampa, é hora aforuxar a porca central da campana. É utilizado uma ferramenta especial para fixar a campana. No meu caso, como não a tenho, travei a engrenagem da campana e a engrenagem do virabrequim com uma placa de cobre ou alumínio entre essas engrenagens.

[Imagem: s4030088th5.jpg]


Retirada a porca, é só puxar todo o conjunto de embreagem pra fora:

[Imagem: s4030062qs0.jpg]

Após a retirada, lava-se as peças (campana, tampa da campana, molas, discos espaçadores, etc). Também retira-se restos das junta da tampa que ficaram no bloco do motor e na tampa da embreagem.

Aproveita-se pra medir as molas para ver se estão na dimensão especificada pela fábrica.

[Imagem: s4030069dk4.jpg]


Na campana, verificar se está estriada nos locais onde os ressaltos dos discos batem. No meu caso, havia uma leve marcação nesse local, de forma que as fotos não demonstram. Se houver, deve-se limar para voltar a ser retilíneo. Foi o que eu fiz.

Os discos separadores, deve-se verificar se estão empenados (colocando-os sobre uma superfície uniforme, colocando-os sobre um vidro, por exemplo. No meu caso, os discos espaçadores estavam azulados, o que impediu a reutilização. Comprei novos na concessionária Honda. Notem que os discos novos (originais) são lisos (à esquerda) e não pontilhados como os originais que vieram na moto (à direita). Nem o vendedor nem os mecânicos da Concessionária souberam informar o motivo da mudança dessa peça:

[Imagem: s4030079vx6.jpg]

Verificadas as peças, inclusive é hora da montagem.

4º Montagem:

[Imagem: s4030066xs7.jpg]

Alguns modelos Honda apresentam uma particularidade nos discos de embreagem:

O primeiro disco (o de fora, o último a ser colocado) tem o diâmetro interno maior (foto abaixo), onde é colocada duas arruelas, uma cônica, sendo chamada de mola Juder. Esse anél tem a funalidade de empurrar o primeiro disco, com duas finalidades: Evitar que a embreagem "cole", fazendo com que a moto saia andando ao ser ligada com o câmbio engatado (mesmo com o manete da embreagem acionado) e suavizar as trocas de marchas, evitando trancos.

[Imagem: s4030076na8.jpg]


4.1 - Montagem dos Discos, Discos Separadores e Mola Judder

Antes de montar os discos, umedeça-os com o óleo novo que vai ser colocado no motor. Isso impede um desgaste dos mesmos ao trabalharem nos primeiros instantes sem óleo (até que a bomba de óleo lubrique todo o motor e os discos).


Note na foto abaixo, que a montagem é feita fora da moto, no cubo da campana de embreagem. Primeiro, coloca-se a arruela da mola Judder e depois a mola, com a curvatura virada para baixo:

[Imagem: s4030080pq3.jpg]

Após a mola Judder, vai o disco de embreagem de diâmetro interno maior;
A seguir um disco separador; depois um disco de embreagem. No final vai o último disco de embreagem, ficando assim:

[Imagem: s4030083jc6.jpg]

Finalizando esta parte com a peça posterior ao disco, onde é fixada as molas de acionamento:

[Imagem: s4030084yu3.jpg]

Coloca-se a campana e a arruela espaçadora no lugar:

[Imagem: s4030072xh4.jpg]

Em seguida, coloca-se o cubo da campana, montada com os discos:

[Imagem: s4030086lm2.jpg]

A seguir, a arruela:

[Imagem: s4030087it0.jpg]

Note que essa arruela também está azulada. Não tinha nova na Concessionária e em nehuma outra loja de moto-peças. Nas lojas de ferragens, não existia arruela nessas medidas.

Coloca-se novamente a porca, travando as engrenagens da campana e do virabrequim com aquela placa de cobre ou alumínio. Após o aperto, travar a porca amassando-a no ressalto do eixo:

[Imagem: s4030088th5.jpg]

A seguir, coloca-se as molas:

[Imagem: s4030090op0.jpg]

Na seqüência, a placa com os parafusos. Estes, assim como na desmontagem, deverão ser apertados intercaladamente em "X", aos poucos...

[Imagem: s4030091xb7.jpg]


...até o aperto final:

[Imagem: s4030092rp9.jpg]

FILTRO DE TELA: Retire o filtro de tela, limpe-o e coloque no lugar. Observe que ele só se encaixa no bloco do motor em uma posição:

[Imagem: s4030093ev9.jpg][/i][/u]

Com o bloco do motor limpo dos restos da junta velha, coloca-se os dois guias da junta/tampa da embreagem:

[Imagem: s4030095ir4.jpg]

[Imagem: s4030098qh5.jpg]

A seguir, a junta: Aplique uma pequena camada de graxa nos dois lados da junta. Além de a graxa fixá-la no bloco do motor, impede que se rasgue com mais facilidade durante a colocação da tampa da embreagem.

[Imagem: s4030100wo6.jpg][/u][/i][/b]


ATENÇÃO!!!!! Não esqueça de recolocar o anel O'Ring interno do tudo de lubricação que liga o motor ao filtro de óleo de papel. Note que no meu caso ele estava com diâmetro maior. Coloquei um novo com as medidas corretas.

[Imagem: s4030102jj6.jpg]

Quanto ao vazamento do acionador da embreagem, acabei não tirando as fotos. No meu caso, essa peça estava com um pequeno desgate. Na concessionária não tinha nova. Retirei a peça, dei uma polida para aliviar o ressalto e coloquei o retentor novo. Aliás, esse retentor nada mais é do que um minúsculo anel O'Ring, sem a mola interna característica dos retentores. A fim de evitar novo vazamento, coloquei dois anéis O'Ring na parte externa do eixo desse acionador, de forma que ficaram bem justos com relação ao eixo e sendo empurrados para baixo pelo braço acionador. Passado um mês, não tive problemas com vazamento.

Isto feito, coloca-se a tampa no lugar com os parafusos devidamente apertados.

A seguir, coloca-se os dutos de óleo, trocando as arruelas de vedação de cobre por novas (no duto superior)...

[Imagem: s4030112wy2.jpg]


...e os anéis O'Ring dos dutos do radiador. Nesses dutos do radiador, observar a posição dos mesmos, por isso é recomendado marcar a posição dos mesmos.

[Imagem: s4030113pj6.jpg]

Agora falta colocar o filtro de óleo:

[Imagem: s4030104ht7.jpg]

Note que ele vem acompanhado de anel de vedação da tampa do filtro e do anel interno novos.

Coloca-se o anel interno...

[Imagem: s4030106fs6.jpg]


...e a mola do filtro de óleo...

[Imagem: s4030108jo7.jpg]


A seguir, coloca-se o novo anel de vedação da tampa do filtro de óleo:

[Imagem: s4030109mj8.jpg]

Coloca-se o filtro na tampa, encaixando o furo do filtro na tubulação da tampa:

[Imagem: s4030110gt7.jpg]

[Imagem: s4030111dz8.jpg]

Aí é só colocar a tampa no lugar e apertar seus parafusos.

Com todas as peças no lugar, verifica-se se todos os parafusos estão apertados (da tampa e dos dutos de óleo).

Coloca-se o óleo novo no motor, até o nível indicado pelo fabricante.

Aciona-se a partida, mas sem deixar o motor "pegar" umas cinco vezes, durante 5 segundos (no máximo, a fim de evitar descarregar a bateria) cada vez, para que a bomba fala circular o óleo pelo motor.

Ligar a moto, deixar aquecer o motor e verificar se não há vazamentos. Quando o motor estiver aquecido, desligar e verificar o nível de óleo. No caso da Sahara, deve-se fazer a medição do nível de óleo com a moto totalmente na vertical, apoiada pelo guidão em uma parede ou em um cavalete.

É isso!!!!!!!

Agradecimento: Ao alemão Gottlieb Daimler, inventor desta incrível engenhoca denominada motocicleta.
Responder
#24
MATOU A PAU ALEX, SHOW DE TUTORIAL.

PARABÉNS.

GRANDE ABRAÇO.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#25
Blz,


Realmente muito bom, assim até eu vou conseguir trocar o dia que for preciso.

Parabéns.
Vale mais um dia ruim de SAHARA que um ótimo dia de trabalho!
Responder
#26
gaguinho Escreveu:um teste rapido pra saber se os discos ja foram pro saco e ligar a moto engrenada em 1a marcha, se a moto der um saltozinho e continuar a andar mesmo sem accelerar e com a manete de embreagem puxada, sao os discos...


Discordo!!!!!!!
Isso é sintoma de disco de embreagem "colado" por falta da mola Judder ou óleo inapropriado/vencido.
Responder
#27
Manguaça Escreveu:Ae pessoal... o esquema é o mesmo, só não tem aquele ajuste final. É só montar e pronto.

Usem uma trava de embreagem em vez de fazer gambiarra com chave de fenda pra soltar ou apertar a porca do eixo.

A foto que tem a chave de fenda é só pra mostrar o local onde se deve fixar a porca do cubo da embreagem. Ou seja, a chave de fenda está lá pra realssar o detalhe. Não usei a chave para fixar a campana.
Responder
#28
Rodrigo Giovanetti Escreveu:Orra, minha moto ñ liga nem a pau, se tiver engrenada. O motorizinho de arranque nem vira.
Só dá partida se tiver no neutro, tá certo isso, ou minha moto é meio esquisita?

Verifique o interruptor do manete de embreagem. É esse interuptor que informa o arranque que, mesmo a moto estando engrenada, ela está com a embreagem acionada.

Se esse interruptor estiver danificado, o motor de arranque não vai virar mesmo.
Responder
#29
Hummm a minha quando ligo ela e engato a primeira dá um tranco, eu troquei a embreagem dela tem uns 500 km. Logo assim que troquei, ao engatar a primera ela dava um tranco, como a XR também dava, mas esse tranco vem ficando mais forte, fazendo a moto morrer, é como se eu engatasse sem debrear. Passei a antes de ligar a moto engatar a primera, debrear e empurar ela pra descolar a embreagem, aí fica show. Ontem ao sair do trabalho, além do tracão, a moto pulou pra fente e morreu, e quando fui ligar ela engrenada mais debreada ela saiu andando ! heheh. Mas logo depois que a embreagem "descola" fica normal. Isso é pode ser regulagem ? O cabo está regulado, não está estrangulando, nem está baixa.
Responder
#30
Você falou que o cabo está regulado, sei não, eu acho que é exatamente o cabo mal regulado.

Abração.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)