Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Cabeçote rachado! ! !
#1
Pois é pessoal..

É isso mesmo!

O cabeçote do motor da minha moto está rachado!
Eu já havia notado uma pequena fissura na última vez que abri o motor para trocar uma junta do cabeçote...
Agora, nesta última semana o motor apresentou um estranho vazamento... (no cabeçote!)
Levei no mecânico e constatamos que aquela fissura aumentou de proporção e se tornou uma rachadura!

Tirei algumas fotos mas inda não passei pro micro!

Só para ilustrar, a rachadura fica entre as duas válvulas de escape, olhando na parte interna do cabeçote.
É algo quase imperceptível, mas está lá! ! !

Segundo o mecânico isso não é tão incomum quanto parece!

A solução no momento é fazer um reparo com solda, haja vista o preço de um cabeçote novo (R$ 1.580,00). Confusedhock:

Assim que tiver novas informações voltarei, inclusive com as fotos!

Té+
Piske
Mobilete 50cc 83 > Monareta S50 85 > Honda XL 125cc 87 > Sahara 91 > Hyosung Cruise II 125cc 98 > Sahara 97 > Sundown Web 100cc 2003 > Yamaha Virago 250cc 97 > Biz 100cc 2002 > XT660 2006 > Sahara 1999
XMax 250 2021; Biz 100 2004
Responder
#2
Disq Piske pesque pag, agora quem está pagando é você... Big Grin Big Grin Big Grin

1580,00 dá para soldar a moto inteira... Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin

Solda por aqui sairia no máximo 50,00, acredito, e funciona...

Boa sorte na recuperação da sassá...

Abraço!
Responder
#3
Piske Escreveu:Pois é pessoal..

Segundo o mecânico isso não é tão incomum quanto parece!

Té+
Piske

Piske, quando abri o motor da minha Sahara o mecânico disse que eu era um cara de sorte por não estar trincado nem soldado o cabeçote. Comforme ele, é muito comum a Sahara rachar o cabeçote entre as válvulas. è só tacar solda que fica zerado.

Abraço!
XTZÃÃÃOOO TÓTÓTÓTÓTÓTÓTÓTÓ

RX 125 > RDZ 125 II > RD 135 Z > DT 180N > DT 180Z > DT 180Z > DT 200R > XR 250 TORNADO > NX 350 SAHARA > XT 600E > XR 250 TORNADO > XT 660-R > XTZ 250 Teneré > F 800 GS ADV

2007 - ARGENTINA, CHILE E URUGUAI - VEJA FOTOS EM:
http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/...=argentina

2011 - Patagônia de carro:
http://3napatagonia.wordpress.com/

2014 - Atacama e Peru (fotos):
https://www.facebook.com/valdeir.cesar.1...846&type=3
Responder
#4
eu fico preocupado com esse tipo de coisa, e ja ja o Rá deve chgar com informações mais precisas...

meu medo, é o processo de solda (em aluminio) provocar algum empeno, pois o ponto de fusão do aluminio é muito mais alto que o da maioria dos metais...
Responder
#5
Pois então meus caros....

É mais ou menos por aí... ou não... sei lá....
Confesso que fico muito chateado com isso tudo...
Ver a moto parada na oficina e ter um encontro pela frente, com a possibilidade de ver os irmão novamente...
É dose! ! !

Mas..... tenho fé que tudo se resolve antes do dia 29..!
Aqui por perto somente em Blumenau prá fazer esse serviço de solda.
Mas o mecânico comentou em torno de 250 a 300 pilas! ! !
É que na verdade não é só o serviço de solda...
Tem que refazer as sedes de válvulas, a rosca da vela, etc...!
Isso tudo encarece o serviço... mas o importante é a garantia oferecida.

Vou aguardar...
Acredito que hoje ainda o cabeçote vá prá Blumenau e semana que vem já consigamos montar a bichinha...

Conforme tiver novidades vou postando...
E agradeço a força dos amigos...
Saber que isso é "comum" na Sahara já me deixa mais trankilo!!!
Principalmente se o comentário vier de outro mecânico também!

Abração,
Piske
Mobilete 50cc 83 > Monareta S50 85 > Honda XL 125cc 87 > Sahara 91 > Hyosung Cruise II 125cc 98 > Sahara 97 > Sundown Web 100cc 2003 > Yamaha Virago 250cc 97 > Biz 100cc 2002 > XT660 2006 > Sahara 1999
XMax 250 2021; Biz 100 2004
Responder
#6
Poxa, Piske,

Também estou chateado com esta sua história de rachar o cabeçote ... nos meus parcos conhecimentos sobre mecânica, pensava que o cabeçote só rachava por superaquecimento e apesar de saber que nossas motos trabalham com o moto bem quente, achei que a Sahara não tivesse este problema.
Pelo menos, nunca tinha ouvido falar desse problema em nossas motos.
Minha Sahara não é a moto mais econômica, não é a mais bonita e muito menos a mais rápida,
porém a tenho desde zero e no dia 11-4-2009 completou 100.000 km comigo,
sem nunca ter me deixado na estrada com qualquer problema mecânico.
Isso a faz a melhor moto do mundo para mim.
Responder
#7
Quando abri meu motor pela primeira vez a 1,5 anos atrás, com 82 mil km,
o cabeçote estava trincado no encaixe da vela. Não sei que tipo de solda
foi feito, mas está como novo. Como sabem, abri ele mais 5 vezes depois disso,
nada de nova trinca, está tudo perfeito, nem parece que foi soldado.
Paguei R$ 50,00 pela solda.

Martinez
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#8
Martinez Escreveu:Quando abri meu motor pela primeira vez a 1,5 anos atrás, com 82 mil km,
o cabeçote estava trincado no encaixe da vela. Não sei que tipo de solda
foi feito, mas está como novo. Como sabem, abri ele mais 5 vezes depois disso,
nada de nova trinca, está tudo perfeito, nem parece que foi soldado.
Paguei R$ 50,00 pela solda.

Martinez


Credo! Você abriu seu motor 5 vezes em um ano e meio?

Ou entendi mal?

Orokosô!

.
Responder
#9
O Indomado Escreveu:eu fico preocupado com esse tipo de coisa, e ja ja o Rá deve chgar com informações mais precisas...

meu medo, é o processo de solda (em aluminio) provocar algum empeno, pois o ponto de fusão do aluminio é muito mais alto que o da maioria dos metais...

Grande Indomado, empenos são comuns em processos de soldagem devido ao surgimento de tensões residuais. O que pode ser feito para minimizar isso é utilizar um processo com um aporte de calor bem localizado, como a TIG, por exemplo. Só olhando a trinca mesmo para saber, mas, se localizei ela mentalmente, acretito que um bom soldador resolva o problema sem gerar outro.
Só a título de informação, o ponto de fusão do alumínio é bem mais BAIXO que o do aço, por exemplo, que é o material mais usado em fabricação mecânica. Só pra ter idéia dos valores, o alumínio funde a aproximadamente 660°C, ante 1520°C do aço.

Espero ter ajudado.
Abraços
Abraços
Arias
NX350 Sahara '94
Responder
#10
Citação:Quando abri meu motor pela primeira vez a 1,5 anos atrás, com 82 mil km,
o cabeçote estava trincado no encaixe da vela. Não sei que tipo de solda
foi feito, mas está como novo. Como sabem, abri ele mais 5 vezes depois disso,
nada de nova trinca, está tudo perfeito, nem parece que foi soldado.
Paguei R$ 50,00 pela solda.

Só 50 reais Martinez??
Eu paguei 300 paus pra recuperar o cabeçote da minha, e um mês para ficar pronto. O cara entupiu as sedes de válvulas com solda e depois refez todas de novo e diminuiu o furo da vela para que ficasse com mais parede entre as sedes e o furo da vela, sendo assim, fica mais forte e não torna a rachar de novo, eu espero. Agora a vela que estou usando é a vela da CG Big Grin

Abraços
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)