Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
bloco do motor trincado me ajudem!!! (problema resolvido)
#21
tmerlo Escreveu:Amigos,

Vou gerar uma pequena polêmica. Minha Sahara está com o mesmo problema e com rachadura maior do que a mostrada na foto e afirmo categoricamente: a melhor solução é esquecer!

O bloco do motor da Sahara é feito com uma liga um pouco mais rica de alumínio. Não é tão bom quanto alumínio puro (blocos de CB´s 400 e 450), porém não é tão pobre e quebradiço quanto o verdadeiro antimônio. Quando retirado do lugar e trabalhado com solda TIG ou MIG, consegue-se fechar a rachadura e fazer uma bela solda. Entretanto, foi necessário colocar calor na peça inteira. Com o passar dos meses ou anos, a bloco deve voltar a quebrar, não na solda que está firme e bem feita, porém no bloco, próxima a solda, que foi "destemperada" com o calor da solda inicial.

Ou seja, você só joga a solda em último caso, quando já não tiver opção. Enquanto estiver rachado, o melhor é rodar assim mesmo. Se você quiser uma solução mais sofisticada, é possível trocar o bloco inteiro que dá trabalho pra achar, rgularizar no DETRAN e grana pra gastar.

Espero ter contribuído!

Abraços!


Bom dia, galera!

Minha Sahara é 97 e estou com o mesmo problema relatado neste tópico. Descobri no último sábado fazendo uma revisão na minha garagem.

Vi que a solução adotada é relativamente simples comparando com o que eu estava imaginando.

Depois de ler o tópico do tmerlo e já que as soluções postadas pelos maníacos lazas e alan foram em 2008, gostaria de saber se houve algum caso de quebra depois do reparo com solda para esse tipo de problema.

Acredito que esse feedback seria útil não apenas para mim, como também para todos os participantes do fórum e maníacos que possam se deparar com tal problema no futuro.

Abraço a todos.
Responder
#22
Boa noite e saudações saharisticas!!!!!!
O meu tb está trincado, tem + ou - uns 10 dias que percebi, logo imaginei que a solução era soldar!!!!
No fim do mês preciso encostar ela para fazer algumas coisinhas e já aproveito para fazer isto, agorra pergunto tb, quem já fez este serviço pode dizer se ainda está 100%?????
Apaixonado pela minha sahara branca 91!!!! Revitalizando-a 90% concluida!!!!Já está andando!!!!!Maravilha poder andar de Sahara!!!!!!!!
Responder
#23
alan dias chaves Escreveu:
LIMA, Antonio Costa Escreveu:Fala ai Alan!

Te falaram que o motor da Sahara é bem preso...
Com certeza é. Agora se tá trincado, ai já não tá mais bem preso.

Como o motor é preso em quatro lugares, (dois atraz, um na frente e um encima) dependendo em qual deles está trincado, pode vir a té causar
um problema maior.

Posta a foto do local prá ver se podemos te ajudar com maiores detalhes.

ok?

boa sorte

valeu lima segue as fotos do bloco do motor trincado!!!
[Imagem: P1030806.jpg]
[Imagem: P1030807.jpg]
bom eu fiz até uns teste com a moto, sentei en cima dela pra ver se o trincado anbriria, mais ficou do mesmo, jeito e olha que sou pesado!!!
Eu já ia postar o mesmo problema, com o trinco do mesmo lado xD
Depois de ler o relato e os comentários, assim que possivel irei procurar alguem pra fazer o serviço, talvez la no Jabaquara Wink
Obrigado pela ajuda antecipada rs !
Responder
#24
kaliro Escreveu:Eu já ia postar o mesmo problema, com o trinco do mesmo lado xD
Depois de ler o relato e os comentários, assim que possivel irei procurar alguem pra fazer o serviço, talvez la no Jabaquara Wink
Obrigado pela ajuda antecipada rs !

Olá Kaliro....

Isto de quebrar o bloco do motor é mais um dos problemas crônicos da Sahara, bem como quebrar o quadro perto do bagageiro e/ou o próprio bagageiro, vazar/esconder óleo, ranger a suspensão... e por aí vai... Big Grin Big Grin
Mas mesmo assim é uma excelente moto!

Conhecendo os problemas e fazendo manutenção preventiva, a Sahara não deixa a desejar para nenhuma moto em sua categoria, inclusive as mais novas!
Essa é minha opinião!

Abraços,
Piske
Mobilete 50cc 83 > Monareta S50 85 > Honda XL 125cc 87 > Sahara 91 > Hyosung Cruise II 125cc 98 > Sahara 97 > Sundown Web 100cc 2003 > Yamaha Virago 250cc 97 > Biz 100cc 2002 > XT660 2006 > Sahara 1999
XMax 250 2021; Biz 100 2004
Responder
#25
Buenas saharas!!!
Bem, o meu motor rachou no mesmo lugar da foto. Retirei o motor mandei soldar no capricho e depois de + ou - 10000km voltou a rachar não só na solda como do outro lado tbm.
Minha sugestão é que ao tirar o motor para soldar sejam soldados por cima do suporte reforços que podem dar uma sobrevida ao reparo, já que no meu caso a solda pouco durou.

valeu
[Imagem: bandeirars.jpg]
"Sirvam nossas façanhas, de modelo a toda Terra!"
Responder
#26
cainellão Escreveu:Buenas saharas!!!
Bem, o meu motor rachou no mesmo lugar da foto. Retirei o motor mandei soldar no capricho e depois de + ou - 10000km voltou a rachar não só na solda como do outro lado também.
Minha sugestão é que ao tirar o motor para soldar sejam soldados por cima do suporte reforços que podem dar uma sobrevida ao reparo, já que no meu caso a solda pouco durou.

valeu

É......

Lembro de ter visto lá na sua casa o problema na moto.
Ainda comentei com o Cabeça, se não me engano...

Acho que o reforço é uma boa pedida, aliás, como se deve fazer também no bagageiro, quadro, etc... hehehe.... Big Grin Big Grin

Psk
Mobilete 50cc 83 > Monareta S50 85 > Honda XL 125cc 87 > Sahara 91 > Hyosung Cruise II 125cc 98 > Sahara 97 > Sundown Web 100cc 2003 > Yamaha Virago 250cc 97 > Biz 100cc 2002 > XT660 2006 > Sahara 1999
XMax 250 2021; Biz 100 2004
Responder
#27
E ae pessoal, quem soldou o suporte....... como estão as saharas? a minha quebrou dnovo, dessa vez deve ter aguentado uns 2000 km, receio que agora a solução seja bem mais cara e trabalhosa para recuperar, visto que o suportezinho ficou solda sobre solda.. Sad Sad
[Imagem: bandeirars.jpg]
"Sirvam nossas façanhas, de modelo a toda Terra!"
Responder
#28
Salve meu amigo...já tens ideia de que forma vai ser o novo reparo...
"TER PROBLEMAS NA VIDA É INEVITÁVEL, SER DERROTADO POR ELES É OPCIONAL"
                             
Alexandre
Sahara 98 / XT 600 2002 / VSTRON 650 XT
Responder
#29
.

cainellão Escreveu:E ae pessoal, quem soldou o suporte....... como estão as saharas?
Aí Cainella... soldei e tá sussa... faz um tempo. Na época fotografei, mas preciso ver onde estão essas fotos... se achar, posto aqui.

.
[Imagem: ZX2wgtg.jpg][Imagem: RSyQlcl.jpg] [Imagem: 36JJt6z.jpg] [Imagem: cehfaUi.jpg]
Responder
#30
Vou levar a minha pra soldar no fds q vem.. alguém tem alguma dica específica?
Depois mando fotos do antes/depois..
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)