Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
LUZ ALTA EM TODA HORA...
#1
Porque existe motociclistas que usam a luz alta durante o dia?? É uma maneira de ser visto? Chego a pensar que muitas vezes é um trem vindo em minha direção.rsrsr
Mas falando sério na estrada alguém de voceis usa luz alta de dia??
Isso ajuda na tentativa de os motoristas darem espaço para uma ultrapassagem :?:
[Imagem: botton-4ANOS.gif][Imagem: assinaturaSM5niver2.jpg]
Responder
#2
Marcos Hugo Brier Escreveu:Porque existe motociclistas que usam a luz alta durante o dia?? É uma maneira de ser visto? Chego a pensar que muitas vezes é um trem vindo em minha direção.rsrsr
Mas falando sério na estrada alguém de voceis usa luz alta de dia??
Isso ajuda na tentativa de os motoristas darem espaço para uma ultrapassagem :?:

Pois é Marcos....

Eu costumo usar luz alta SEMPRE! ! !
De dia é claro..... Confusedhock: Confusedhock: Confusedhock:

À noite, luz baixa para não atrapalhar veículos em sentido contrário...

Os principais fatores que me levam a ter este comportamento são vários:

Em primeiro lugar a Lei obriga motocicletas a andar com farol aceso!!
E eu uso luz alta para ser melhor visto!!!

--------------------------------------------
CTB (Lei 9.503/97)

CAPÍTULO XV
DAS INFRAÇÕES


Art. 244. Conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor:
IV - com os faróis apagados;
Penalidade - multa e suspensão do direito de dirigir;
Medida administrativa - Recolhimento do documento de habilitação
;

---------------------------------------------

Portanto, prefiro ser xingado por estar de luz alta de dia do que não ser visto e levar uma bela fechada!!!

Abração,
Piske
Mobilete 50cc 83 > Monareta S50 85 > Honda XL 125cc 87 > Sahara 91 > Hyosung Cruise II 125cc 98 > Sahara 97 > Sundown Web 100cc 2003 > Yamaha Virago 250cc 97 > Biz 100cc 2002 > XT660 2006 > Sahara 1999
XMax 250 2021; Biz 100 2004
Responder
#3
inclusive , se não me engano e se estiver alguém me corrija, algumas motos da honda CG 125 e CG 150, ficam com o farol acesso a partir do momento em que são ligadas, só tem interruptor para troca de luz baixa e luz alta. andei uma vez numa CG 150 e tentei desligar o farol , mas não achei o interruptor e tive que deixar o desgraçado aceso. fica estranho, num solzão de rachar côco vc de luz acessa, mas tem uns motoristas desligados que só vêem vc qdo tá com a luz acessa, mesmo de dia.
Responder
#4
As motos importadas têm esse dispositivo, de impedir que você desligue o farol da moto!

A XT660 é assim!
Ao ligar a moto, o farol ascende automaticamente após a partida...

E acho que "demorou" pro Brasil criar uma lei similar..

Sobre achar estranho andar com luz acessa num sol de rachar....
Acho estranho mesmo é andar de luz apagada....!!!!!

A moto já é pouco vista devido às suas dimensões....
Com farol apagado então.... :? :? :?

LUZ ACESA SEMPRE! ! !

Psk
Mobilete 50cc 83 > Monareta S50 85 > Honda XL 125cc 87 > Sahara 91 > Hyosung Cruise II 125cc 98 > Sahara 97 > Sundown Web 100cc 2003 > Yamaha Virago 250cc 97 > Biz 100cc 2002 > XT660 2006 > Sahara 1999
XMax 250 2021; Biz 100 2004
Responder
#5
Também uso luz alta sempre, às vezes quando estou no corredor, até uso o farol de milha, geralmente nas marginais, pois sempre tem um engraçadinho que quer passar faixa sem ao menos ligar as malditas setas.

abraços
Responder
#6
Eu tb sempre ando com o farol aceso, porém ando sempre com o baixo, por um simples motivo: Esquecimento.
Pois o correto seria andar com o farol alto, uma vez que durante o dia não ofusca a vista de ninguém e o principal motivo, poupa a luz baixa pra utilizar durante a noite, quando é realmente preciso.
Abraços
Leandro Carlos
Aprilia Pegaso - 2002
Palmas - TO

Visite minha galeria de imagens!


Jarinú, Piracicaba, Morretes, Vinhedo, Ribas, Praia Grande, Festa Fantasia Pouso Alegre e Ribas de Novo, SP, RJ e MG, 10° Níver em St. Isabel, Festa fantasia no ES, 13° Niver em São Roque, Fuinessa! Próximo destino ????

Responder
#7
Fuinessa Escreveu:Eu também sempre ando com o farol aceso, porém ando sempre com o baixo, por um simples motivo: Esquecimento.
Pois o correto seria andar com o farol alto, uma vez que durante o dia não ofusca a vista de ninguém e o principal motivo, poupa a luz baixa pra utilizar durante a noite, quando é realmente preciso.
Abraços

era mais ou menos isso que eu ia postar... Big Grin

de dia, sempre ando com o alto, de noite, sempre com o baixo...

para ser melhor visto de dia e para poupar o filamento do baixo

tenho uma 4 lampadas com o baixo queimado, pq nao tinha esse hábito.
Responder
#8
OBRIGADO PESSOAL PELAS DICAS, PRINCIPALMENTE NA QUESTÃO DE SER VISTO QUE EU TINHA UMA IMPRESSÃO DE SER ISSO, MAS COMO DIRIJO CARRO ME IRRITAVA QUANDO VINHA ALGUÉM DE TRAS E EU OLHAR NO RETROVISOR A TAL LUZ ALTA...
COMO DIZ O PISKE: "É MELHOR SER XINGADO, MAS SER VISTO"
MHB
[Imagem: botton-4ANOS.gif][Imagem: assinaturaSM5niver2.jpg]
Responder
#9
Bom, só pra jogar uma luz (perdoem o trocadilho) no assunto:

Art. 40. O uso de luzes em veículo obedecerá às seguintes determinações:

I - o condutor manterá acesos os faróis do veículo, utilizando luz baixa, durante a noite e durante o dia nos túneis providos de iluminação pública;

II - nas vias não iluminadas o condutor deve usar luz alta, exceto ao cruzar com outro veículo ou ao segui-lo;

III - a troca de luz baixa e alta, de forma intermitente e por curto período de tempo, com o objetivo de advertir outros motoristas, só poderá ser utilizada para indicar a intenção de ultrapassar o veículo que segue à frente ou para indicar a existência de risco à segurança para os veículos que circulam no sentido contrário;


Art. 223. Transitar com o farol desregulado ou com o facho de luz alta de forma a perturbar a visão de outro condutor:

Infração - grave;

Penalidade - multa;

Medida administrativa - retenção do veículo para regularização.

Art. 224. Fazer uso do facho de luz alta dos faróis em vias providas de iluminação pública:

Infração - leve;

Penalidade - multa.

Fonte: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.denatran.gov.br/ctb.htm">http://www.denatran.gov.br/ctb.htm</a><!-- m -->

É, minha gente, de acordo com o CTB é PROIBIDO trafegar utilizando o facho de luz alta em ruas providas de iluminação pública, sob pena de multa. Notem ainda que o CTB não especifica se é de dia ou de noite, apenas diz que é proibido usar onde haja iluminação pública, ou seja, nas cidades, luz alta, nem pensar. Até mesmo por uma questão de consideração com os outros motoristas. Quem pilota moto e dirige carro sabe o quanto incomoda o facho alto no retrovisor ou mesmo na cara, quando cruzamos com outros veículos.
Por isso, só uso a luz alta quando estou sozinho numa estrada à noite.
Abraços
Arias
NX350 Sahara '94
Responder
#10
Arias Escreveu:Bom, só pra jogar uma luz (perdoem o trocadilho) no assunto:

Art. 40. O uso de luzes em veículo obedecerá às seguintes determinações:
II - nas vias não iluminadas o condutor deve usar luz alta, exceto ao cruzar com outro veículo ou ao segui-lo;

Fonte: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.denatran.gov.br/ctb.htm">http://www.denatran.gov.br/ctb.htm</a><!-- m -->

É, minha gente, de acordo com o CTB é PROIBIDO trafegar utilizando o facho de luz alta em ruas providas de iluminação pública, sob pena de multa. Notem ainda que o CTB não especifica se é de dia ou de noite, apenas diz que é proibido usar onde haja iluminação pública, ou seja, nas cidades, luz alta, nem pensar. Até mesmo por uma questão de consideração com os outros motoristas. Quem pilota moto e dirige carro sabe o quanto incomoda o facho alto no retrovisor ou mesmo na cara, quando cruzamos com outros veículos.
Por isso, só uso a luz alta quando estou sozinho numa estrada à noite.

Meu caro Arias....

No momento vou só comentar um trecho do que foi citado....
A Lei pode ser interpretada de várias formas, dependendo da situação!
Sou acadêmico de Direito e sei perfeitamente que, nem sempre o que está escrito é o que se quer dizer...! Confusedhock:

O art. 40, II diz: - nas vias não iluminadas o condutor deve usar luz alta, exceto ao cruzar com outro veículo ou ao segui-lo.

Podemos interpretar as "vias não iluminadas" qualquer via que esteja com a iluminação pública apagada pelo simples fato de ser DIA!
E como fazer para sempre "baixar" a luz ao cruzar outro veículo ou segui-lo?????

Difícil né....

Sim... difícil é o nosso ordenamento jurídico que não tem normas claras e permitem interpretações diversas.... :?

O que penso, neste caso específico, é...:
Prefiro andar em segurança e discutir a legalidade de uma norma do que discutir quem vai pagar o hospital! ! !

Abração,
Piske
Mobilete 50cc 83 > Monareta S50 85 > Honda XL 125cc 87 > Sahara 91 > Hyosung Cruise II 125cc 98 > Sahara 97 > Sundown Web 100cc 2003 > Yamaha Virago 250cc 97 > Biz 100cc 2002 > XT660 2006 > Sahara 1999
XMax 250 2021; Biz 100 2004
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)