Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Jogando oléo pelo respiro.
#11
A minha não vaza e nunca vazou um gotícula sequer, pode ser no descanso, andando, etc...
Sempre deixo o óleo no nível máximo, o que é atingido com 1,6 a 1,7L de óleo, trocando filtro.

Há uma coisa a se observar:

Se o motor estiver "soprando" pode causar esse tipo de vazamento, mesmo com o óleo no nível correto.

Soprando = É o termo popularmente utilizado por mecânicos para indicar a perda de compressão por folga no cilindro, isto é, quando os anéis não retem mais toda a compressão, ela vaza para o cárter e gera um deslocamento de ar/gases acima do normal lá dentro do motor e como o óleo fica em constante movimento lá dentro ele acaba sendo empurrado pelo respiro.

Para verificar se isso está mesmo ocorrendo, basta fechar uma das pontas do cano do respiro e verificar se na outra há um "asopramento" contínuo e volumoso, como se fosse um outro pequeno escapamento.

Isso pode ser uma das causas ou não neh! Rs
T+
Leandro Carlos
Aprilia Pegaso - 2002
Palmas - TO

Visite minha galeria de imagens!


Jarinú, Piracicaba, Morretes, Vinhedo, Ribas, Praia Grande, Festa Fantasia Pouso Alegre e Ribas de Novo, SP, RJ e MG, 10° Níver em St. Isabel, Festa fantasia no ES, 13° Niver em São Roque, Fuinessa! Próximo destino ????

Responder
#12
Fuinessa isto esta vazando compressão pelo respiro, ja tinha costatado isto, Ela não fuma o motor não bate.Quanto fica em media para fazer este serviço em especifico.Desde de ja agradeço.
Responder
#13
Luiz Alves Escreveu:Olá pessoal, comprei minha primeira moto a trés meses uma sahara 97/97 por isso ainda estou aprendendo a lidar com ela, más já descobri que o maior problema de moto é achar um mecânico que presta.
Minha moto foi feita inteira pouco antes de eu comprar, de lá pra cá rodou 9000km e desde que peguei ela, percebo que as vezes ela joga oléo pelo respiro do motor, aquele cano mais grosso, e já perguntei pra dois mecânicos e eles disseram que é normal, e que poderia ser excesso de oléo, más já aconteceu mesmo quando o oléo estava no nivel. Outra questão e em relação ao desempenho da moto, na estrada em terreno plano ela chega no maximo a 120km/h e não vai mais, será pelo meu peso 106 kg? Toda semana rodo em rodovia e noto que as vezes após rodar por longo tempo em alta rotação, ao reduzir a marcha ela estoura e as vezes o motor apaga nas reduzidas.
Agradeço se puderem me ajudar, pois na opinião dos mecânicos não estou sentindo firmeza.
Ah! já citei que o pior de moto é achar um mecânico que presta, más o melhor sem duvida é ter esse canal de informações do saharamaniacos.
Um abraço a todos
Responder
#14
Isso nunca aconteceu na minha, mas venho notando que ela baixa oleo nas viagens, dnw tem marcas de vazamentos e nw notei fumaça...entaw vou rodando, mas q baixa, baixa,
Responder
#15
Eu tinha uma XT 600, e deu esse mesmo problema, levei em um mecânico bom e de confiança, ele abriu o motor e disse que os anéis do pistão haviam alinhado, mandei fazer a retifica e trocar anel e pistão, ficou 10 e não jogou mais óleo.
Responder
#16
Então Galera,

Este final de semana foi minha vez de passar por este susto do óleo escorrendo pelo dreno Confusedhock: Confusedhock: Confusedhock: Confusedhock:

Tô com a Sahara fazem uns 10 dias, então to conhecendo a moto ainda, no sábado liguei ela no descanso lateral.........a moto tava parada a semana toda, e tinha acabado de vir da revisão.

Bom, quase tive um surto quando após uns 2 min. em marcha lenta notei um barulho meio estranho e junto começou a correr óleo direto pelo dreno do bloco Big Grin Big Grin Big Grin .........desliguei o motor na hora, já pensando.........putz, deu m#*rda !!!!!!!!!!!!!!!
Deixei parar de correr, dei um tempo prá cabeça Big Grin Big Grin , liguei a moto de novo e depois de uns 2 minutos saiu um pouco mais de óleo (muito menos que antes), pensei, é ferrou mesmo.....

Corri pro computador, vim direto pro Saharamaniacos (thanks guys !!!!!!!!!) e fiquei mais calmo ao encontrar diversos tópicos comentando sobre este problema.......

Achei pouco provável a questão de a moto estar com óleo em excesso pois havia saido direto da revisão...mas prá tirar a dúvida fiz o procedimento de medir o nivel do óleo seguindo o ritual explicado aqui mesmo no fórum e tbem no manual da moto, os tais liga, espera 3min, desliga, espera 3min, aí tira vareta, limpa e mede o nivel sem roscar...........

Prá meu espanto, o nível do óleo, mesmo depois da "vazada" pelo dreno, estava quase no final da vareta, junto da rosca Confusedhock: Confusedhock: Confusedhock: . Refiz o procedimento mais algumas vezes prá me certificar, e bingo !!!!!!!!! Os caras deixaram a pobre Sahara com óleo até a boca depois da revisão !

Abri o bujão de dreno do óleo, tirei um bocado de óleo até a marca estabelecer um pouco abaixo do nivel maximo da vareta, sempre repetindo o processo de "liga, espera, mede" a cada medição.
Andei depois com a moto uns 30 min, peguei um pouco de estrada, dei giro nela, e ficou tudo normal........ufa !!!!!!!!!

Agora a pergunta que não cala !!!!!!!!

PORQUE quando se mede o nivel do óleo com a moto desligada, por exemplo de manhã cedo, antes de ligar o motor, marca MENOS , bem menos que após fazer o procedimento de "ligar, esperar, desligar e medir" conforme manda o manual ????

Fiquei encucado com isso, pois ao medir o nivel do oleo ANTES de ligar o motor, estava marcando entre as marcas de "min" e "max", e deu esta lambança toda....
Tirei um pouco de óleo e nivelei conforme o procedimento descrito no manual, mas que fiquei encucado com isso fiquei........

Qual o motivo TECNICO para ter que ligar o motor e aquecer antes de medir o nivel do óleo nas Sahara ???
Responder
#17
A minha também vazava, foi só trocar a junta INTERMEDIARIA do motor que parou, a propósito a parte de cima era nova, e fiz a parte de cima pensando que estava SOPRANDO, quando o mecânico abriu o motor, falou que o pistão estava bom e o anel +-, mas troquei pistão anel, retifica de cilindro e cabeçote, e rententores novos (original), mas só parou de vazar quando troquei essa junta, mas pra trocar essa junta tem que abrir o motor (parte de baixo), ai aproveitei e troquei o eixo do cambio, ja que o pedal de cambio estava soldado, e deveria ter trocado o eixo onde vai o PINHÃO, que esta um pouco gasto, minha trava de pinhão esta durando umas 3 trilhas, isso com a relação nova.
Abraços
Responder
#18
Putz.....no meu caso parece que foi somente excesso de óleo mesmo.... Confusedhock: Confusedhock:

[ ]s,
Responder
#19
Arlei pelo pouco que sei, esse procedimento de ligar o moto antes da medição não é só na Sahara, mas deve ser feito em todas as motos e carros, o que acontece, quando a moto fica desligada por algumas horas, o óleo desce por inteiro, dando menos na medição, porém quando se liga o motor, o óleo sobe e lubrifica as peças, assim dando melhor precisão da medição do óleo, observe que se medir logo após desligar o motor, o nível estará super alto, devido ao óleo ter subido, essas informações ao menos é o que os mexanicos me falaram.
[Imagem: Assinatura6niver.gif]

William SS - XLX350R - Motor de Sahara
Só deixaria de andar de moto se ganhasse asas pra voar.
Responder
#20
William SS Escreveu:Arlei pelo pouco que sei, esse procedimento de ligar o moto antes da medição não é só na Sahara, mas deve ser feito em todas as motos e carros, o que acontece, quando a moto fica desligada por algumas horas, o óleo desce por inteiro, dando menos na medição, porém quando se liga o motor, o óleo sobe e lubrifica as peças, assim dando melhor precisão da medição do óleo, observe que se medir logo após desligar o motor, o nível estará super alto, devido ao óleo ter subido, essas informações ao menos é o que os mexanicos me falaram.
Willian, o que acontece é exatamente o contrário do que vc disse.
Quando o motor fica por muito tempo em repouso, o óleo desce para o cárter e dá uma medida um pouco mais alta do que o normal, pois as galerias e dutos estão vazios. Por isso temos que funcionar um pouco o motor e esperar um pouco pra medir, assim teremos a medida de quanto óleo há no cárter com o sistema todo cheio.
Leandro Carlos
Aprilia Pegaso - 2002
Palmas - TO

Visite minha galeria de imagens!


Jarinú, Piracicaba, Morretes, Vinhedo, Ribas, Praia Grande, Festa Fantasia Pouso Alegre e Ribas de Novo, SP, RJ e MG, 10° Níver em St. Isabel, Festa fantasia no ES, 13° Niver em São Roque, Fuinessa! Próximo destino ????

Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)