13-04-2006, 11:26 PM
Este guia foi desenvolvido baseado no do Fórum M@D e adaptado para nossa sahara!!!
Aproveitem!!!
Material necessário
6 parafusos inox
15 arruelas inox da medida do parafuso
15 porcas inox da medida do parafuso
3 arruelas grandes de inox p/ absorção de forças
3 conectores macho e fêmea
6 conectores furados da medida do parafuso
1 mola grande da medida do parafuso ou maior
1 lâmpada 2 polos 5/21w
1 soquete de 2 polos
espaguete (para conexões elétricas)
fita dupla face
borracha para isolamento da lente (preferi não usar)
2 ou 3 metros de fio flexível
Na foto consta material a mais, pois é sempre bom ter a mais para qualquer eventualidade.
Primeiro, fura-se o acabamento da base e o baú, usando o suporte como referência de direção.
o baú
depois fura-se atrás da lente o local da passagem do fio e das presilhas que vão segurar o soquete.
Depois no baú, coloca-se os 3 parafusos as seqüência; parafuso – arruela – base do baú – arruela – porca para o negativo, 5 e 21 w.
Depois prepara-se o chicote da lâmpada.
E se liga aos parafusos por dentro com os conectores furados. Após isso pode se isolar os parafusos com cola quente
Para o acabamento, cola a fita dupla face, cola o fio e cola fita isolante por cima para dar acabamento.
Por fora, a lâmpada ficara no soquete e preso por tare-ups (abraçadeiras de plástico).
Na moto, localiza-se os fios Marrom, Verde e o Verde/Amarelo que são os fios da lanterna e freio. Com auxílio de um multitester, acha os respectivos negativo, lanterna e a luz de freio.
Prepara o novo chicote e passa para o preparo da base, aonde vai se fazer um contato com mola, como ilustra a foto.
Na base, vai se usar 1 ou 2 elos da mola para dar flexibilidade aos contatos com o peso do baú, e manter esse contato sem peso!!! Abaixo desse conjunto, vai entrar a arruela maior para absorver a pressão e não danificar o acabamento. Abaixo do acabamento, entra uma arruela pequena e uma porca para fixar o conjunto.
Então o novo chicote é colocado preso como a porca como na foto, e claro que os parafusos foram cortados senão fariam contato com o bagageiro da moto e fechariam um curto.
Saída dos fios sem contato dos parafusos com o bagageiro
Então você tem seu baú com lanterna e luz de freio!!! Aproveitem
Desculpem se falta algum detalhe. Qualquer coisa me perguntem que tiro as dúvidas de todos.
Tentei ilustrar os passos mais importantes, mas estou aqui pra contribuir com esta comunidade de amantes da sahara, que utilizam baú e que querem que os motoristas que vem atrás nos notem mais rapidamente evitando colisão trazeira.
A partir das dúvidas, vou tirando as fotos e ilustrando aqui!!!
Abraços a todos.
E boa sorte.
Aproveitem!!!
Material necessário
6 parafusos inox
15 arruelas inox da medida do parafuso
15 porcas inox da medida do parafuso
3 arruelas grandes de inox p/ absorção de forças
3 conectores macho e fêmea
6 conectores furados da medida do parafuso
1 mola grande da medida do parafuso ou maior
1 lâmpada 2 polos 5/21w
1 soquete de 2 polos
espaguete (para conexões elétricas)
fita dupla face
borracha para isolamento da lente (preferi não usar)
2 ou 3 metros de fio flexível
Na foto consta material a mais, pois é sempre bom ter a mais para qualquer eventualidade.
Primeiro, fura-se o acabamento da base e o baú, usando o suporte como referência de direção.
o baú
depois fura-se atrás da lente o local da passagem do fio e das presilhas que vão segurar o soquete.
Depois no baú, coloca-se os 3 parafusos as seqüência; parafuso – arruela – base do baú – arruela – porca para o negativo, 5 e 21 w.
Depois prepara-se o chicote da lâmpada.
E se liga aos parafusos por dentro com os conectores furados. Após isso pode se isolar os parafusos com cola quente
Para o acabamento, cola a fita dupla face, cola o fio e cola fita isolante por cima para dar acabamento.
Por fora, a lâmpada ficara no soquete e preso por tare-ups (abraçadeiras de plástico).
Na moto, localiza-se os fios Marrom, Verde e o Verde/Amarelo que são os fios da lanterna e freio. Com auxílio de um multitester, acha os respectivos negativo, lanterna e a luz de freio.
Prepara o novo chicote e passa para o preparo da base, aonde vai se fazer um contato com mola, como ilustra a foto.
Na base, vai se usar 1 ou 2 elos da mola para dar flexibilidade aos contatos com o peso do baú, e manter esse contato sem peso!!! Abaixo desse conjunto, vai entrar a arruela maior para absorver a pressão e não danificar o acabamento. Abaixo do acabamento, entra uma arruela pequena e uma porca para fixar o conjunto.
Então o novo chicote é colocado preso como a porca como na foto, e claro que os parafusos foram cortados senão fariam contato com o bagageiro da moto e fechariam um curto.
Saída dos fios sem contato dos parafusos com o bagageiro
Então você tem seu baú com lanterna e luz de freio!!! Aproveitem
Desculpem se falta algum detalhe. Qualquer coisa me perguntem que tiro as dúvidas de todos.
Tentei ilustrar os passos mais importantes, mas estou aqui pra contribuir com esta comunidade de amantes da sahara, que utilizam baú e que querem que os motoristas que vem atrás nos notem mais rapidamente evitando colisão trazeira.
A partir das dúvidas, vou tirando as fotos e ilustrando aqui!!!
Abraços a todos.
E boa sorte.