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CDMT- dicas para rodar em grupo
#1
Conduta na estrada: rodar em grupo
Por Policarpo Jr
Compilação de informações fornecidas pelos motociclistas Paulo Rocha e Renato
Capistrano

Rodar em grupos grandes de motociclistas é totalmente diferente que rodar solo ou
com poucos amigos.

Para que se tenha prazer e segurança, é preciso seguir regras para se rodar na
estrada com grupos grandes de motociclistas. Pensando nisso, Rock Riders conversou
com 2 motociclistas experientes, residentes na capital de São Paulo. Os quais têm
larga experiência em rodar com grupos médios (até 50 motos) e grandes (acima de 50
motos) na estrada.



Essa matéria visa levar a todos dicas e conselhos úteis, afim de que você que faz
parte de um Moto Clube ou que roda em grupo com motos na estrada, possa melhor se
orientar. As dicas e regras aqui postadas, assim como o "Curso disponível para
Download" no final dessa matéria, são para efeito de "orientação". Cabe a você e o
seu grupo de motociclistas, de acordo com suas características peculiares (porte das
motos, experiência dos pilotos, condições da estrada, etc), delienar as melhores
regras de conduta em pilotagem, tornando seu passeio/viagem mais confortável e
seguro.

Rock Riders conversou com dois motociclistas que forneceram as informações para essa
matéria. Segue o perfil dos mesmos:

Renato B. Capistrano, 52 anos. Empresário no segmento de Engenharia. Motociclista
Presidente da regional de São Paulo de um dos maiores grupos de motociclistas do
Brasil, o Carpe Dien Moto Turismo. Roda numa HD 1450cc e V-Strom 1000.





Paulo Rocha, 46 anos. Empresário no segmento de Tecnologia da Informação (TI).
Motociclista integrante do Carpe Dien Moto Turismo e responsável por ministrar há 3
anos, curso de conduta para grupos de motociclistas (do CDMT). Mais de 5000 pilotos
e garupas já participaram de vários MC´s, inclusive a Polícia do Exército. Roda numa
HD 1600cc.



Seguem perguntas e respostas, que foram estruturadas para melhor compreendermos essa
questão de "Curso de Conduta para se rodar em grupos médios e grandes".

Qual o objetivo de um curso de "conduta de motos na estrada"?

Paulo Rocha:

O curso tem como objetivo, demonstrar aos participantes como o deslocamento de
grupos de motociclistas devem ocorrer visando dar ao grupo o maior bem estar e
segurança possível. Acreditamos que ao termos conhecimento do comportamento de
pilotagem de teu amigo que esta viajando com você, tornarão mais tranqüila e
eficiente as manobras necessárias para o correto deslocamento nas vias e rodovias. O
curso tem duração de 90 minutos e tentamos fazer do curso um encontro de amigos onde
trocamos idéias, para que não fique cansativo, o legal, é que sempre existe algo que
aprendemos com eles.


Fotos de realização de curso de conduta ministrado pelo Paulo Rocha na Polícia do
Exército da cidade de São Paulo.

Uma parte bem legal do curso é a participação da garupa do piloto que passa a ter
conhecimentos sobre sinalizações para poder participar da pilotagem, auxiliando em
muito o grupo todo.

Finalizamos o curso enfatizando a importância do espírito de motociclistas que
esperamos que todos tenham, visando amizade, respeito, fraternidade, que todos
possam fazer parte de um grupo bem familiar.

Quais os pontos que são mais importantes que devem ser abordados num "curso de
conduta"?

Paulo Rocha:

- Regras de deslocamento (coluna de um alternado);
- Figura do Puxador (líder);
- Figura do fecha (anjo);
- Velocidade ideal para andarmos em grupo ou não;
- Consciência das limitações de cada piloto;
- Sinalizações entre os pilotos;
- Importância de se fazer o "briefing" antes da partida ao passeio;(que é o resumo
do trajeto que será realizado, as estradas que o grupo irá rodar, as paradas e o
destino, afim de que todos os participantes tenham consicência de tudo que irá
ocorrer, assim, se um ou outro precisar sair do "grupo na estrada", possa continuar
sua viagem solo, sabendo o que o grupo fará).

Costumo dizer que ao passearmos de moto, estamos deixando nossas famílias a nossa
espera, e que o importante é sempre voltar para o
aconchego de nosso lar.

O que você diria para aqueles motociclistas que nunca rodaram em grupos grandes de
motociclistas?

Paulo Rocha:

Diria que andar de moto sozinho, é bom, mas, andar de moto em grupo onde todos
conhecem a forma de como o amigo pilota,
traz muito mais segurança e prazer, afinal andar de moto e prosear com amigos é tudo
de bom.

Outra coisa importante, pilotagem de uma moto é uma prática estritamente individual,
assim, cada piloto tem seus limites e características em pilotagem, mesmo estando em
grupo. Cada um de nós tem que ter consciência dos seus limites e responsabilidade
individual em pilotagem. O importante é ter "prazer" em passear de moto.



No que tange a responsabilidade na pilotagem de uma moto, o que mais de importante
você tem a dizer?

Paulo Rocha:

Somos arrojados pela nossa essência, mas nossas vidas e de nossas garupas, dependem
de nossa consciência para andar sobre duas rodas, é preciso ter equilíbrio, para
tal temos que ser equilibrados. O resto, é só prazer e amizade, viajando com vento
no rosto e liberdade.

Quando se está rodando num grupo, a resposabilidade é coletiva. É preciso pilotar
para você e para todos os demais do grupo, se preocupar com você e com todos os
demais do grupo.



Seguem pontos práticos de dicas para quando estivermos rodando em grupos grandes,
que são delienados por regras de "Conduta na estrada":

Renato Capistrano:

- O segredo para se conduzir um grupo grande é compreender (como Líder - piloto que
fica na frente de todos e "rege" o grupo inteiro) que todas as motos são uma só.
Isto é, o lider ao fazer uma ultrapassagem, pensa em todos que estão logo atrás, ao
se entrar para um posto de gasolina e pedágio, por exemplo, idem. Como líder é
preciso saber controlar a ansiedade em se pilotar e o fazê-lo pensando em todo o
grupo.

- A garupa é um personagem muito importante quando estamos rodando em grupo, pois é
ela(e) quem faz os sinais (de lombadas, sinalizar presença de buracos, sinalizar
virar à direita/esquerda, etc).

- Quando se tem muitos buracos na estrada, é preciso tomar muito cuidado e mudar a
forma como o grupo roda, pois com buracos, fica difícil a condução do grupo como um
todo. Buracos faz com que não consigamos rodar em filas alternadas, sendo
necessário, conforme o caso, filas únicas ou pilotagem individual. É uma questão de
bom senso.

- Realização de Briefing completo - resumo falado em voz alta, minutos antes da
partida do grupo para rodar junto na estrada, com todos os participantes, afim de
deixar todos conscientes e informados sobre todo o trajeto que o grupo irá fazer,
onde serão as paradas de abastecimento/lanches, local de chegada no destino e
comportamento na estrada. Os pontos mais relevantes de abordagem de um briefing são:


a) Para onde vai o passeio/viagem;

b) Quais estradas serão utilizadas;

c) Qual o trajeto será feito quando se chegar ao destino (passeios, restaurante,
hotel, etc);

d) Definição do líder (piloto/moto que vai na frente), quem vai ser o anjo
(piloto/moto que será o último do grupo);

e) Verificar quais dos participantes do grupo são novatos (primeiro passeio no
grupo) e dar orientação específica a esses;

f) Aconselho sempre (em grupos grandes) a realizarem o encontro para um
passeio/viagem, sempre no 1o. posto de gasolina na estrada que será realizado o
passeio, porque assim, cada um vai individualmente e melhora a logística de se sair
de uma cidade, em grupos grandes de motos, que é sempre complicado (devido aos
carros, sinais, etc);

g) Importante na volta do passeio, marcar um encontro (num posto de gasolina próximo
da cidade de retorno) afim de se realizar a despedida de todos participantes, assim,
não há aquela impressão que todos sumiram e foram embora sem se despedirem. Dar-se
um "fechamento" ao passeio e todos se despedem;

h) Particularmente, considero muito benéfico o uso de inter-comunicador (rádio) para
que o piloto tenha uma comunicação com a garupa, afim que se tenha uma interação, e
a garupa possa participar. Caso contrário, principalmente em viagens mais distantes,
a viagem fica muito cansativa para a(o) garupa;

i) O uso de inter-comunicador (rádio) entre o líder do grupo e o anjo (último)
também é muito benéfico a organização e informação desses pilotos chaves na condução
de um grupo de motociclistas. Não é um utensílio obrigatório, mas certamente ajuda
bastante;

j) Nas paradas nos postos de abastecimento, é preciso ter dinheiro (em espécie) para
realizar o pagamento, pois se alguns começam a realizar o pagamento com cartões,
leva-se mais tempo para a operação e atrasa todo o grupo. Se possível, avisar os
postos de abastecimento com antecedência, que irão parar diversas motos, afim que os
postos se preparem para receber simultaneamente dezenas de motos para abastecimento;


k) Quando um carro cruza o grupo, entra no meio do grupo e divide o mesmo, é preciso
ter paciência, não se incomodar com isso, e naturalmente, certamente o carro sairá
no meio do grupo e uma outra ele irá embora e o grupo volta a ficar unido
normalmente.
A sua imagem no avatar facilita o reconhecimento.
E nomes impronunciáveis... Nem pensar. Queremos ser lembrados pelos amigos.
Responder
#2
Adriano, bela matéria. Sou louco pra fazer um curso deste e ganhar mais aprendizado.

Embora, não tenho perfil para andar desse tipo ai.
Me sentiria meio desconfortável se ao chegar pra rodar com um grupo de
motociclistas e o tal "chefão" virasse pra mim e dissesse...

"... nós vamos de Piracicaba a São José do Rio Preto, vamos
rodar 350 km para chegar lá, e vc Martinez, será o anjo (ferrolho..."


PQP né... :twisted: :twisted: :twisted:

Acho que quem vai na frente tem que ter noção da capacidade média
do grupo para poder ditar
o rítmo, a velocidade. Deve ser o que melhor conheça o percurso, as paradas
estratégicas e melhores pontos de abastecimento e alimentação.
Mas poxa, apareceu um retão, uma pista vazia, sem entroncamentos,
deixa a galera revezar quem puxa a fila, quem fecha a fila, dar umas
ultrapassadas e permitir ser ulltrapassado, pois é muito legal ver várias
motos passando por voce, pelo menos eu me encanto com isso.

Se alguém quer parar para fotografar, quer dar uma esticada, sei lá, acho
que desde que cada um da frente cuide do amigo de trás para não perdermos
ninguém na estrada e que cada um pilote com segurança, não precisa desse
monte de regras que alguns moto clubes preconizam...

Só uma opinião pessoal.
Martinez.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#3
Martinez, acho que as variáveis que mencionou, são facilmente absorvidas no texto. Pois se temos um planejamento prévio de rodovias, capacidade combustiveis, Postos, faixa e etária dos componentes, identificação e comunicação entre o grupo é perfeitamente possivel, as esticadas as paradas e as fotos e tudo mais. Achei muito profissional a maneira de ser feito, acredito que o passeio em grupo nestes moldes dimuniu consideravelmente os riscos, sem prejudicar a liberdade de se rodar de moto. Levando-se em conta de retornarmos bem a nossos lares.

Big Grin Big Grin Big Grin Mas uma coisa eu te digo você pode até ficar aguniado............mas você faz de maneira imbatível e insubstituível a função do Anjo Big Grin Big Grin Big Grin ESTOU PROPONDO QUE VOCÊ SEJA ELEITO O ANJO OFICIAL DOS SAHARA MANÍACOS DO BRASIL Big Grin Big Grin Big Grin
A sua imagem no avatar facilita o reconhecimento.
E nomes impronunciáveis... Nem pensar. Queremos ser lembrados pelos amigos.
Responder
#4
Adriano Escreveu:Big Grin Big Grin Big Grin Mas uma coisa eu te digo você pode até ficar aguniado............
mas você faz de maneira imbatível e insubstituível a função do Anjo Big Grin Big Grin Big Grin
ESTOU PROPONDO QUE VOCÊ SEJA ELEITO O ANJO
OFICIAL DOS SAHARA MANÍACOS DO BRASIL Big Grin Big Grin Big Grin

Só se for um anjo que anda na frente, vai que tenha que ser
anjo do Pastor Edu... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Big Grin Big Grin
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
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#5
Muito importante .
Responder
#6
Muito interessante o assunto, para se andar em grupo realmente é muito valido um conhecimento extra, de sinais, das paradas, como se portar no transito, porque sozinho cada um com sua experiencia individual, mas em grupo o que vale é o bom senso de todos, e seguir as indicações do que vai a frente.
Muito importante a função do anjo, em Curitiba tive o primeiro contato com essa figura, que no caso foi nosso amigo Junior Zero, que desempenhou muito bem o papel, e precisou eim!
Parabens Junior!

Big Grin
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