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Bardal B12 para motos - alguém usa?
#1
Bom dia galera,,

Outro dia lá em Morretes,, eu ví o Julio comentar que usa o Bardhal B12 para motos na proporção de 10% para cada litro de óleo..

Alguém usa o dito?
[Imagem: selo3anoseufuiux8.gif]
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#2
Bardal B12 é um aditivo EP (extrema pressão) e funciona bem em teste de bancada, onde não existe altas temperaturas e as rotações são baixas.
Além disso os aditivos EP possuem compostos sulfurosos, clóricos e fosforosos, sendo que alguns desses aditivos são prejudiciais aos rolamentos.
Em cursos de tribologia eu já vi resultados de testes de motores em dinamômetro e aditivo não apresentou melhora alguma.
Mesmo que apresentasse uma pequena melhora eu não usaria, afinal são R$ 6,50 pelo frasco de 90 ml ou seja, dois frascos por troca. Nessas condições eu prefiro antecipar a troca.
Rá-1000-ton
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#3
Também ouvi essa história do Júlio...
Mas ainda não fiz... seja pelo esquecimento ou pelo trabalho de convencer o mecânico de colocar tal produto na moto!

Com a palavra, Julinho

Manifeste-se doutor!

Psk
Mobilete 50cc 83 > Monareta S50 85 > Honda XL 125cc 87 > Sahara 91 > Hyosung Cruise II 125cc 98 > Sahara 97 > Sundown Web 100cc 2003 > Yamaha Virago 250cc 97 > Biz 100cc 2002 > XT660 2006 > Sahara 1999
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#4
Piske Escreveu:Também ouvi essa história do Júlio...
Mas ainda não fiz... seja pelo esquecimento ou pelo trabalho de convencer o mecânico de colocar tal produto na moto!

Com a palavra, Julinho

Manifeste-se doutor!

Psk

Estou colocando 150 ml a cada troca (2.000 km) conforme o doutor em mexânica sahara Júlio me recomendou.

Agora tem que esperar esse "manifesto" pois parece que esses gaúchos são um pouco "tímidos" Big Grin Big Grin Big Grin
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#5
Ola Maniacos!

Como o Hamilton falou, não há melhora no rendimento do motor, nem economia com o uso desse aditivo.

Ele é indicado em casos onde o desgaste interno do motor é extremamente alto e apenas como um paleativo.

Em motocicletas o uso dele é desaconselhavel, pois acelera o desgaste
dos aneis.

Eu não uso. Melhor é trocar o oleo com espaço de tempo mais curto e menor kilometragem.

Uma dica: usem o oleo VSPLUS 20 - 50 é o que há de mais moderno no mercado em oleos minerais.

Vou fotografar e postar aqui a embalagem em breve.

abraços
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#6
Eu usava o Barhal na minha moto antes de fazer o motor para ela beber menos óleo e realmente fazia diferença, pois o cilindro estava com pequenas ranhuras que deixavam passar óleo e as guias de valvulas com folga e consequente desgaste nos retentores de valvula...

O B12 fazia o óleo ficar um pouco mais "Grosso" e a moto bebia menos... mas a razão era muito pequena para justificar o uso... Então depois de 2 trocas usando, passei a reduzir o tempo de troca.

Voltando de Morretes, 2000 Km depois de colocar óleo novo (1,6L de Actevo) retirei o óleo no domingo para retirar uma peça para O indomado e saiu 1,5 L com Moto fria sem Bardhal. O óleo está novo ainda, mas trocarei filtro e o óleo da moto, já que é a 2ª troca depois da abertura do motor.( A primeira foi com 200 Km rodados com Mobil Preto).

Abração
LIMA, Antonio Costa Escreveu:...
Uma dica: usem o oleo VSPLUS 20 - 50 é o que há de mais moderno no mercado em oleos minerais. ...

Esse VS é aquele que é usado nos carros? Tem pra moto? Pois o óleo de carro não é bom para as motos pois não tem o componente de Fricção dos discos de embreagem... O tal do JASO MA.

Abração
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#7
BEM DEPOIS DE OUVIR AS COLOCAÇÕES DE PESSOAS BEM MAIS EXPERIENTES DO EU NESTA ÁREA,PENSO QUE O MELHOR É MESMO TROCAR O OLEO EM INTERVALOS MENORES,EU ESTOU USANDO O CASTROL ACTEVO E ACHEI QUE MINHA MOTO MELHOROU BASTANTE O CONSUMO DE GÁSOLINA E BAIXOU MENOS O NIVEL DO OLEO NESTA VIAGEM A MORRETES,VOU TROCALO ANTES DA VIAGEM A VINHEDO COM 2.2OO KMS RODADOS,VERIFICANDO O OLEO DA PARA PERCEBER QUE O MESMO AINDA ESTA COM UMA COR CLARA E COM BASTANTE VISCOZIDADE :!: Confusedhock: Big Grin
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#8
OI pessoal com certeza essa de colocar b-12 no oleo na minha opinião ajuda e muito,pois faço manutenção em motos faz pouco tempo desde 1982 e tenho uma grande comprovação de que é de grande ajuda este metodo . o que eu descordo é o uso de oleo semi ou sintetico em motores que não seja com refrigeração liquida,tenho comprovação de carteirinha com clientes que me reclamavam de barulhos estridentes quando motor estava em plenoaquecimento,ia se comferir o oleo que usavam era os semi-sinteticos ou sinteticos .o oleo semi ou sint. fuc. muito bem emmotores com refrig liquida pois sua temp se mantem estabilizada ,não é como nas saras que se frita até ovos se nesessario ok.e temos um maniaco que podes nos dizer pois ja passou por esta exp.ja,conta ai seu RED como estava sua moto antes da estrada do inferno quando da sua chegada aqui no sul.
[Imagem: botton-4ANOS.gif] a vida é curta, quebre as regras,perdoe rapidamente, beije lentamente,ame verdadeiramente,  ria sem controle  E nunca se arrependa de coisa alguma que te faz sorrir....
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#9
JULIO CESAR S.OLIMPIO Escreveu:o que eu descordo é o uso de oleo semi ou sintetico em motores que não seja com refrigeração liquida. Tenho comprovação de carteirinha com clientes que me reclamavam de barulhos estridentes quando motor estava em pleno aquecimento,ia se comferir o oleo que usavam era os semi-sinteticos ou sinteticos . O oleo semi ou sint. fuciona muito bem em motores com refrigeração liquida pois sua temperatura se mantem estabilizada ,não é como nas saras que se frita até ovos.

Júlio, acho que vc é o cara certo para responder, dada a sua experiência.

Manuais técnicos, testes e literatura especializada no assunto afirmam que
o óleo sintético é superior ao mineral, dentre outras capacidades, por resistir mais
a condições estremas, mantendo sua viscosidade e demais propriedades inerentes a
este tipo de produto. Assim, um óleo sintético manteria sua capacidade de lubrificar
e manteria essa capacidade por mais tempo, mesmo trabalhando em condições mais extremas,
exatamente por ser mais estável que os óleos minerais...

Julio, teria outra explicação além do fator temperatura que justifique essa
afirmação que vc fez de que não funciona na saharita?
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
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#10
oia eu denovo digo para quem duvide faça uma exp. ok ,pegue duas esferas e dois eletrodos faça comque os eletrodos se solde um em cada esfera pegue dois recipientes e coloque oleo que voces costumam a usar [-os sinteticos]uma com 10%de b12 e outra sem e coloquem para aquecer apos ter um aquecimentobem alto mergulhe uma esfera em cada recipiente e ao tirar me digam qual esfera o filme de oleo foi maior Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin :roll: :roll:
[Imagem: botton-4ANOS.gif] a vida é curta, quebre as regras,perdoe rapidamente, beije lentamente,ame verdadeiramente,  ria sem controle  E nunca se arrependa de coisa alguma que te faz sorrir....
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