Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Mortes em alta cc...
#31
Cibele Escreveu:Oi galerinha
Pegando embalo na conversa....
não há necessidade de pilotar a 180 Km/h. A 110 km/h acho que é uma velocidade segura...

Ci, o que está em discussão não é a necessidade de viajar a 180, ninguém consegue
se manter em velocidade de cruzeiro com tamanha rapidez. Também, 110 km/h
está longe de ser uma velocidade segura na grande maioria de nossas estradas, infelizmente.

O fato é, uma twister, sahara, falcon, lander, etc, enfim, todas abaixo dos 500 cc,
tem respostas lentas na aceleração e freios não tão bons quando se precisa
de rapidez estando entre 100 e 120 km/h.
Esse fato é agravado quando se está com garupa, alforjes e bauleto lotado de tralhas.

A maneira de se conviver com isso é pratidando, tendo habilidade e experiência na estrada.
Essas motos supracitadas não são ruins, pelo contrário são ótimas,
pois são leves, fácil de manusear, custam relativamente barato (frente
as importadas) e de mecânica sem grande complexidade.
O fato é: quem já andou em motos maiores, tem que saber das limitações de seu equipamento
e nunca forçar a barra pois sabe que pode correr um risco desnecessário.


Muitos aqui nunca pararam para atentar ao fato de que um carro pesa entre 800 a 1400 quilos
e transporta 4 pessoas que pesam cerca de 400 quilos, mais uns 60 kg de bagagem.
Por outro lado, uma moto pesa cerca de 160 kg e muito corriqueiramente
levam perto de 200 kg de carga.

Parar cerca de 200 kg de carga, mais 160 kg da moto tendo apenas dois pneus
com uma área de atrito de apenas alguns centímetros, certamente equipamento
e habilidade na pilotagem são determinantes para não fazer káka.

Por falar em frenagem, todos, mas todos, nos achamos os bonzões mas
na hora da onça beber água deixamos a desejar.
Eu me acho um piloto razoável. Na hora dos apertos faço m.erda.
Depois paro, fico analizando o acontecido e fico me torturando por saber
o que deveria te sido feito e na pratina, na hora que precisava, não conseguir fazer a contento...

A relação peso/potência é muito maior nas motos em relação ao carro.
Motos também são muito mais ágeis. Entretanto, não podemos nos esquecer que
em moto não tem air bag nem cinto de segurança. Se cair,
vai no mínimo ralar a buzanfa no chão e não tem chororô Big Grin Big Grin
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#32
Não me considero a super piloto tb... mas chego ao nivel razoavel...
como disse o tio martina... na hora que o bicho pega e o cerco fecha simplesmente acabo fazendo M... mas no final saio pela tangente e consigo sair da situação sem nenhum arranhão apenas com o susto...

estou de moto pelas estradas desse brasil desde que tirei a CNH... isso foi em junho de 2002... perto de alguns aqui não tenho experiencia nenhuma... esses anos todos minha companheira de estrada foi a Sassá... eventualmente viajei em outras motos... mas foram raras as vezes...
e posso afirmar... de uns 2 anos pra cá as coisas nas estradas tem ficado mais feias... pela imprudencia dos motoristas e limite de velocidade alto... o nivel de responsabilidade caiu bastante e a imprudencia aumentou assustadoramente...
até ano passado não sentia a necessidade de uma moto mais potente...
a sassá tem um consumo razoável, uma velocidade final boa... 110Km/h é o suficiente... mais do que isso a paisagem passa e vc nem ve... e uma arrancada legal... mecanica barata.... 350cc tava otimo...
com isso conseguia me livrar bem das situacoes...
ja peguei caminhao de combustivel virado na pista bem depois de uma curva fechada no meio de uma serração (serra de petropolis)... ja vi caminhao subir o guard rail da dutra e vir na minha direção (na pista contraria) degovernado... na 101 um caminhao tentando ultrapassar o outro e nem aí pra mim, resultado tive que jogar a moto no mato... ja que nao havia acostamento...
em todas essas situacoes e mais algumas que passei... em nenhuma delas a sassá me deixou na mão... tanto é que eu estou aqui...
acontece que... de um tempo pra ca... a velocidade dos veiculos em estradas aumentou e por conseguencia a imprudencia tb... ninguem acha que vai se acidentar, perder uma curva.... imagina... isso só acontece com o vizinho... hj pra vc ultrapassar um caminhao numa pista dupla (como a dutra, a 040)... no minimo vc tem que dar uns 120km/h e ainda aguerntar o apressadinho que vem atras colado na sua traseira forçando um espaço pra ele passar tb.... se for carro de passeio entao... nem se fala...fora que além de pilotar a moto... voce tem que tomar cuidado com os animais (incluam os imprudentes nesse grupo), oleo na pista, pedras que voam... cordas de caminhão sobrando, areia... e por aí vai... dois olhos são poucos pra quem viaja sozinho... imagina em comboio... aff!!! ainda mais quando tem alguem com pouca experiencia... nem se fala...
é ai que vem a necessidade de uma moto com maior potencia... a facilidade que vc terá em evitar esse tipo de situaçao... isso se vc não passar pra categoria dos imprudentes... alias com maior cc todas as respostas serão mais rapidas (até a ida em direção ao guard rail)...
uma moto dessas não tem limites... pelos motivos citados acima pelo martinez... se puxar o acelerador ela vai... o peso aumenta... a curva fica mais fechada... tudo passa mais rapido... e se bobear dança... ai entra a experiencia... não é em conduzir a super moto... e sim o seu limite para conduzi-la... esteja ciente que se esse for ultrapassado e vc sobreviver das duas uma ou tem alguem la em cima que gosta muito de vc... ou tem alguem la embaixo que não que concorrencia...
o limite vai ser só uma pecinha... aquela que fica entre o banco e o guidão... alias a moto não acelera sozinha... a nao ser por falha mecanica (manutenção tb é bem importante)...
Responder
#33
Falou e disse galera... tudo isso junto é muito bom para a gente aprender a pilotar cada vez melhor. Por nós e pelos outros. Ká, você já enfrentou um monte de barras hein??? Nossa amiga que coisa!!! Ainda bem que você na hora "h" soube tomar as decisões acertadas. Isso conta muito. Que Ele lá em cima sempre proteja nossos irmãos saharamaníacos nas estradas! Bjux! 8)
Angel
"Meninas boas vão para o céu. Meninas motociclistas vão para qualquer lugar!


Responder
#34
.

Existe um velho ditado em aviação que diz:

"Um bom piloto é aquele que possui habilidades excepcionais.
Um excelente piloto é aquele que evita usar suas habilidades excepcionais.
"


.
Responder
#35
.


A imprensa brasileira ultimamente resolveu demonizar o
motociclismo
. Colocando a culpa do caótico trânsito no notável
crescimento do uso da moto. Não enxergam que motociclimo é parte da
solução mais inteligente, junto, evidentemente, com a melhora do
transporte coletivo, e o investimento público no equipamento rodoviário.

Mas a imprensa se "esquece" (ou é lobby) de que o grande vilão nas
estradas ou cidades é o caminhão, o texto abaixo é do próprio NTC -
Associação Nacional do Transporte de Cargas:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.ntcnet.org.br/perguntas.htm">http://www.ntcnet.org.br/perguntas.htm</a><!-- m -->

"Segundo os estudos sobre segurança de trânsito, os veículos longos e
pesados, além de mais lentos que os demais, geralmente são vistos muito
tarde por outros motoristas, ou nem mesmo chegam a ser vistos antes da
colisão."

"Embora representando apenas cerca de 5% da frota (pouco mais de 1
milhão de caminhões em 20 milhões de veículos), os comerciais de carga
totalizam 27,9% dos veículos envolvidos em acidentes. Em suma, os
caminhões envolvem-se cinco vezes mais em acidentes do que os demais
veículos
. Portanto, envolvem-se relativamente em muito mais acidentes, e
de maior gravidade, do que os demais veículos."

"Este percentual cresce para 35% nos acidentes com mortes (cerca de 25
mil brasileiros perdem a vida anualmente nas rodovias). Isso indica que os
acidentes envolvendo caminhões geralmente são mais graves do que os
demais."

"Dos 25 mil brasileiros que morrem anualmente no Brasil em colisões de
trânsito, pelos menos 33% são vítimas de colisões traseiras."

"Dados levantados nos Estados Unidos mostram que, de 2.367 colisões
analisadas, 625 (27%) foram de automóvel chocando-se com a traseira ou
lateral de um caminhão."

"Por serem mais pesados e, muitas vezes, usarem motores de baixa
relação potência/peso, os caminhões são veículos lentos, especialmente
nos aclives. Por isso, estão muito mais sujeitos às colisões traseiras e
laterais, especialmente em pistas simples e durante à noite. São também
veículos mais longos, o que degrada sua condição de segurança,
especialmente nas ultrapassagens."

"No entanto, as estatísticas mostram que cerca de 80% dos acidentes
ocorrem devido a falhas humanas
, entre elas, a percepção tardia dos
caminhões. Os outros 20% estão relacionados à frota obsoleta e
estradas ruins, pois nem sempre a causa dos acidentes é única."


.
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)