Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
"Velocidade de Cruzeiro"?
#1
Buenas, gurizada! Sou mais do que iniciante por estas bandas: comprei minha Sahara segunda passada - minha primeira moto!

Tô muito satisfeito! A bichinha é uma beleza!

Já aprendi uma porção de macetes só lendo os tópicos que já estão por aí. De valde, pra lá e pra cá, descobri muita coisa (principalmente nos tópicos de "iniciantes").

Então, não posso deixar de chegar agradecendo e mandando aquele abraço a todos!

E vamos à questão... já nesse sábado não me güentei e saí pra meter a Sara na estrada - NH/Torres/NH, 220km pra ir, 220km pra voltar. Fui controlando o consumo, os giros, etc., e olha com o que me deparei: na freeway, numa média de 100km/h (o conta-giro ali em 6.000 rpm), ela bebeu 17km/l. Na estrada do mar, mais na manha, numa média de 90km/h (5.500 rpm), o consumo baixou para espantosos 23,5km/l! Será possível?

Mas o mais estranho (pra mim, pelo menos) aconteceu na volta: a oitentinha (5.000 rpm), ela fez 19km/l, quando subi pra 90km/h, aumentou pra 23km/l. Como pode?

Meu pai disse que isso tem a ver com a tal de "velocidade de cruzeiro", que é a velocidade que dá melhor resultado entre peso e potência. Isso já aconteceu com a rapaziada? E olha que nos abastecimentos sempre coloquei aditivada e mantive o nível de combustível no indicado no manual (aliás, ótimos os manuais pra donwload!)...

Era isso, gurizada... será que o Padre Quevedo explica?
hahaha

Abraço!
André "Highlander"
Responder
#2