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"Velocidade de Cruzeiro"?
#1
Buenas, gurizada! Sou mais do que iniciante por estas bandas: comprei minha Sahara segunda passada - minha primeira moto!

Tô muito satisfeito! A bichinha é uma beleza!

Já aprendi uma porção de macetes só lendo os tópicos que já estão por aí. De valde, pra lá e pra cá, descobri muita coisa (principalmente nos tópicos de "iniciantes").

Então, não posso deixar de chegar agradecendo e mandando aquele abraço a todos!

E vamos à questão... já nesse sábado não me güentei e saí pra meter a Sara na estrada - NH/Torres/NH, 220km pra ir, 220km pra voltar. Fui controlando o consumo, os giros, etc., e olha com o que me deparei: na freeway, numa média de 100km/h (o conta-giro ali em 6.000 rpm), ela bebeu 17km/l. Na estrada do mar, mais na manha, numa média de 90km/h (5.500 rpm), o consumo baixou para espantosos 23,5km/l! Será possível?

Mas o mais estranho (pra mim, pelo menos) aconteceu na volta: a oitentinha (5.000 rpm), ela fez 19km/l, quando subi pra 90km/h, aumentou pra 23km/l. Como pode?

Meu pai disse que isso tem a ver com a tal de "velocidade de cruzeiro", que é a velocidade que dá melhor resultado entre peso e potência. Isso já aconteceu com a rapaziada? E olha que nos abastecimentos sempre coloquei aditivada e mantive o nível de combustível no indicado no manual (aliás, ótimos os manuais pra donwload!)...

Era isso, gurizada... será que o Padre Quevedo explica?
hahaha

Abraço!
André "Highlander"
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#2
A velocidade de cruzeiro pra Sahara é 100 km/h, mas manda muito bem até 120, 125 km/h, principalmente que colocares o pinhão de 15. Na estrada a minha sempre fez por volta dos 21km/L andando a cerca de 120km/h. Mas isso é muito relativo, depende de um monte de fatores (pneus - desgaste e calibragem, vento - intensidade e direção, asfalto mais ou menos abrasivo, relevo montanhoso ou plano, peso do condutor, garupa ou não, presença de bauleto, temperatura, giro do motor, filtro de ar, desgaste da relação, combustível, limpeza de carburador, etc, etc, só pra citar alguns, quer mais???? Além do que, os fatores listados acima podem interagir entre eles e causarem um efeito ainda mais danoso...logo, A faixa de consumo aceitável vai de 18 (situações mais inóspitas a 24 km/L em situações muito amigáveis (descendo a serra sentido litoral.... hehehehe).
É isso aê.

Vem vindo e bons ventos.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
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#3
A melhor velocidade que acho pra Sahara é de 115/120km/h mas depende muito dos fatores externos mesmo, quanto ao consumo não sei mais quanto a minha está fazendo, como ja disse num tópico desses uma vez ela fez 15km/l hehehe, mas no normal faz 18,19 até uns 25 por litro, ou mais, como disse tudo isso depende dos fatores externos, não sei se alguem já notou mas nossas motos bebem muito menos em estradas de chão, é muito gostosa de pilotar em boas estradas de terra...Já a final meu ponteiro anda até 145km/h mas em decidas já colou no final uns 150km/h tanto que estou trocando velocimetro e conta-giros da minha pois de giro ela chega a uns 11.000, e com o ponteiro colado em 9000 fica dificil saber onde está.
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#4
opa, martinez, realmente é uma porrada de coisa!... não imaginei que tantas variáveis pudessem estar envolvidas.

valeu!
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#5
A 120Km/h tenho notado que a minha está fazendo algo entorno de 22Km/L... e é uma ótima velocidade pra se viajar, pode-se soltar a mão esquerda do guidão, e curtir a paisagem, a liberdade, o vento e os bichos na cara!!! hehehehe

muito bom!!!

mas se acelerar muito mais que isso, ela vai gastar bem... já fiz viagens que a bixinha fez 17Km/L (ninguem merece) rss Isso pq toda descidinha eu queria acelerar a 140, 150Km/h (aí tem que gastar mesmo)rss

Abraços meus irmãos...
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#6
já consegui o absurdo desempenho de 21,5 km/L andando sozinho (72 kg) mais bauleto lotado (uns 13 kg) andando sempre acima de 120 km/h, rpm a 7500 quase sempre, dependendo de fatores externos, a 7500 rpm a moto chega a desenvolver 135 km/h. Mas o bem da verdade, acho que me enganei nas contas, deve ter feito um pouco menos, ou não, vai saber.


Aê, ficou invocada a motoca do amigo, mas nunca que faria na minha.... hehehehe. Meter a faca na coitada e arrancar 80% da carenagem, doi só de pensar....
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
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#7
Aê galera, beleza?

Na minha Sarita mantenho uma média de 110km/h chegando a 120 para ultrapassagens e não deixando cair de 100 nas subidas com isso rodo entre 220 e 240km sem abrir a reserva, lembrando que meu trajeto para o trabalho é de 230 km por dia. Detalhe meu pinhão é de 15D.

Abraço a todos

Mar
Sarita99 8)
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#8
Prezados amigos,

Aproveitando o gancho do consumo de nossas motos, gostaria de indicar um site, que não é utópico, mas verdadeiro. Trata de motor a ar comprimido. Desde 2002 tomei conhecimento desse motor, em um pequeno jornal, distribuído em postos de gasolina, quando abastecia o meu carro com gás. Aguardei ansioso algum comentário nos jornais maiores, na televisão, etc... NADA! :x :x :x
Será que os governantes estão mesmo preocupados com a energia renovável, com as condições atmosféricas. Será que nenhuma das "bestas" percebe que estamos retirando carbono das entranhas da terra e jogando na atmosfera, alterando a biomassa? Que estamos comprometendo o equilíbrio da natureza? Será que ninguém consegue estabelecer uma analogia entre o esgoto de nossas casas e o petróleo? Parece radicalismo, MAS NÃO É! Lembrem-se que a NATUREZA levou milhões de anos para chegar à produção do óleo, bem nas entranhas da Terra.
Pra quê desenvolver motores a base de óleos vegetais, com preços absurdos, na tentativa de diminuir o uso do petróleo. O PIOR É QUE NÃO QUEREM DIMINUIR O USO DE PETRÓLEO, POR CAUSA DOS MALES QUE OCASIONA, MAS PORQUE VAI ACABAR!!! :twisted:
E pensar que EXISTE ALTERNATIVA, LIMPA, BARATA E SEGURA.
A propósito, quase me esqueço do site: <!-- w --><a class="postlink" href="http://www.motormdi.com">www.motormdi.com</a><!-- w --> (sem o br)
Por favor, DIVULGUEM, quem sabe um dia a população se conscientize dos valores Reais...
Não deixem de levar em consideração, que os modelos dos carros podem ser alterados, conforme a tendência de "design" de cada país.


Isso é para que pensemos nos nossos valores.
63a - HD Sport Glide, 2019, vermelha.  Rolleyes
A sua imagem no avatar facilita o reconhecimento.
E nomes impronunciáveis... Nem pensar. Queremos ser lembrados pelos amigos.






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#9
Reabrindo o tópico, faço o trajeto São Bernardo -> Av. Paulista todo dia.
São + ou - 50km ida e volta todo dia.
Minha Sahara tá entrando na reserva com 175, 180 km.
Eu tenho uma estrutura um pouco avantajada (110kilos....rs) e coloco 25 libras nos pneus.
Na Imigrantes eu ando a uns 100km, 110km/h , mais na cidade não dá pra passar dos 60km/h
Tenho um bauleto de 45 litros da Givi.
Esse consumo é normal?
O carburador foi limpo mês passado.
Tô pensando em trocar o filtro de ar, o duro é pagar 135 pilas no original, e ganbitach não dá, sou muito prego no quesito manutenção, só sei pedir pro mecânico e olhe lá.....rs
Yamaha Drag Star 2006 Preta
"Vida longa aos meus inimigos, para que
vejam o meu triunfo bem de perto!"
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#10
Amigo, não importa quando entra na reserva, e sim quanto voce reabastece, se voce sempre reabastecer na mesma marca, calcule o consumo por ai.

Calibragem dos pneus não estao acima da especificada no manual?
A peso da mão tambem interfere, voce fica acelerando nos farois?
Esticar muito as marchas tambem consome, voce ganha esportividade mas perde no consumo.

Detalhe: Nem moto eu tenho ainda.... Big Grin
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