Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Regulador de farol no guidão.
#1
Bom pessoal acho que todos ja tiveram algum problema parecido. viagem marcada malas prontas, pneus calibrado, bora pega estrada certo, Ops !!!! mais uma coisa que muitos acabam esquecendo : Regular o farol. muitos deixam o parafusinho de regulagem apertado ate o final ,assim a moto estara com o farol sempre ajustado . Só que nao adianta um peso a mais na bagagem e ums quilinhos extras que ganhamos ,e o garupa então,tudo isso são verdadeiros vilões para que o foco do farol ilumine somente as placas sobre a rodovia,dai nao adianta farol baixo,somente perdemos luminosidade. Eis aqui solução: Material nessessario: 01 cabo de aço , com o acionador de marchas de Bicicleta R$ 5.00 01 parafuso de regulagem (do mesmo acionador) 1/2 mt de capa para o cabo de aço R$ 1.00 mt 01 pino de tomada eletrica desses plugs de eletrodomestico (usar somente o pedaço do parafuso. Pronto agora é só sair pilotando,e se achar que o foco está muito alto é so regular,no guidão proximo ao punho esquerdo como se estivesse trocando de marcha em uma bike. Simples e eficiente.. Vamos a execusão: 01 Primeiro :fixe o acionador de marchas proximo ao punho esquerdo para quando quiser um foco mais baixo apenas empurre com o dedo o acionador para frente. 02 segundo : retire o parafuso de regulagem e guarde a mola (voçe usará a mesma) 03 terceiro: com uma broca 3 1/6 faça um alargamento no suporte daquela porquinha de plastico para poder colocar o parafuso limitador do cabo com sua parte maior para dentro . 04 quarto: agora é so passar o cabo pelo acionador ,pela capa,pelo parafuso limitador, pela mola,e por ultimo pelo furo da haste no farol, agora com o farol pré regulado e o acionador voltado todo para traz,utilize esse pedacinho do pino de tomada contendo o parafusinho para poder travar o cabo de aço. Pronto esta pronto seu regulador de farol procure achar uma melhor posição para acomodar o cabo de aço dentro da aranha do farol para não enrroscar quando virar o guidão. Esse projeto ja era antigo,só agora consegui realizar por falta de tempo . Espero que seje util e que eu tenha conseguido me expressar bem, depois coloco as fotos passo a passo caso seja nessessario....................................... Abração a todos .
Responder
#2
Fiiioooo...

COloca essas fotenhas aí... Taí a solução do problemas para pessoas enormes como eu... Big Grin

Abraços saharentos!
Responder
#3
FO-TOS FO-TOS FO-TOS
Responder
#4
Pois é Edinho....

Coloca logo essas fotos aí senão mata a galera de curiosidade....

No sábado fui até Joinville (cerca de 50km de Jaraguá do Sul) num aniversário de um Moto Clube.
Na volta era noite e o colega Nenen estava acompanhando com sua Sahara logo atrás.
O problema é que a moto dele estava com a luz um pouco alta o que me atrapalhava na pilotagem.
Taí a solução para o problema....
Quando eu tinha a minha Virago era fácil resolver pois o farol das custom geralmente é firme por dois parafusos e é possível regular o farol facilmente posicionando-o mais para cima ou para baixo.
Mas na Sahara o problema é bem diferente..

Aguardamos as fotos! ! ! !


EDINHO TORNADO Escreveu:Material nessessario: 01 cabo de aço , com o acionador de marchas de Bicicleta R$ 5.00 01 parafuso de regulagem (do mesmo acionador) 1/2 MT de capa para o cabo de aço R$ 1.00 MT 01 pino de tomada eletrica desses plugs de eletrodomestico (usar somente o pedaço do parafuso. Pronto agora é só sair pilotando,e se achar que o foco está muito alto é so regular,no guidão proximo ao punho esquerdo como se estivesse trocando de marcha em uma bike. Simples e eficiente.. Vamos a execusão: 04 quarto: agora é so passar o cabo pelo acionador ,pela capa,pelo parafuso limitador, pela mola,e por ultimo pelo furo da haste no farol, agora com o farol pré regulado e o acionador voltado todo para traz,utilize esse pedacinho do pino de tomada contendo o parafusinho para poder travar o cabo de aço.

Depois coloco as fotos passo a passo caso seja nessessario....................................... Abração a todos .

Primeiro:
Existe no mercado uma peça que muitos chamam de "safa onça".
É mais ou menos como essa peça que vc citou, do plugue elétrico.
É um terminal de cabo de aço com um parafuso para prender o cabo.
Eu tenho em casa e sempre levo em viagens juntamente com um cabo de aço, que é para emergências.
Talvez seja mais fácil do que inutilizar um plugue de tomada!

Segundo:
Sim. COloque as fotos do passo-a-passo aí pra moçada ver como funciona a "gambi"...!

Abração,
Piske
Mobilete 50cc 83 > Monareta S50 85 > Honda XL 125cc 87 > Sahara 91 > Hyosung Cruise II 125cc 98 > Sahara 97 > Sundown Web 100cc 2003 > Yamaha Virago 250cc 97 > Biz 100cc 2002 > XT660 2006 > Sahara 1999
XMax 250 2021; Biz 100 2004
Responder
#5
Galera,to na maior correria,porem vou providenciar as fotos o mais rapido possivel, pois usei o que tinha para ver se ficava bom, e ficou show.......
Responder
#6
EDINHO TORNADO Escreveu:Galera,to na maior correria,porem vou providenciar as fotos o mais rapido possivel, pois usei o que tinha para ver se ficava bom, e ficou show.......

VABORA LOGO SEU ATROPELODOR DE BOI PRETO,COLOCA LOGO ESSAS FOTOS E O TUTORIAL DE PEÇAS E INSTALAÇÃO PARA A GALERA FAZER ANTES DE MORRETES SEU CANSADO :!: :twisted: Big Grin
Responder
#7
Segue as fotos foram tiradas agora ,não sei se vai dar para visualizar bem,mas acho que vai dar para ter uma noção:[Imagem: 1003082300bj1.jpg]
[img]esse%20é%20o%20acionador%20posicionado%20ao%20lado%20esquerdo[Imagem: 1003082302lg8.jpg]
passar o cabo acomodado na aranha[Imagem: 1003082303tl7.jpg]
Travar o cabo com (pega onça) [Imagem: 1003082304th2.jpg]
Esse é o foco alto na posição alta.[Imagem: 1003082308ih6.jpg]
E esse foco na posição baixa .[Imagem: 1003082309ah6.jpg]
espero que ajude, pois é meu primeiro topico . Abraços.[/img]
Responder
#8
Edinho,

Excelente a sua abordagem, quanto às variações do foco do farol, em virtude da massa transportada. Também tive que fazer regulagem em minha viagem, por causa dos inúmeros apetrechos transportados.

As fotos deram noção exata do trabalho. Muito bom!

Só não entendi a função do lápis verde na gambiarra !?!? :oops: :oops: :oops:

Será que alguém vai levar a sério? Big Grin
63a - HD Sport Glide, 2019, vermelha.  Rolleyes
A sua imagem no avatar facilita o reconhecimento.
E nomes impronunciáveis... Nem pensar. Queremos ser lembrados pelos amigos.






Responder
#9
Aí Edinho...

Parabéns pelo trabalho e pelas fotos...
Já dá prá ter uma idéia de como fazer a gambi....

E a diferença na altura da luz é grande hein...!
Show de bola!!!!!

---------------------
E agora...

Segue fotos do tal "safa onça"... para ser usado no final do cabo de aço!

É o modelo da ESQUERDA (tipo terminal)!


[Imagem: SafaOna03.jpg]

[Imagem: SafaOna02.jpg]


Té+
Piske
Mobilete 50cc 83 > Monareta S50 85 > Honda XL 125cc 87 > Sahara 91 > Hyosung Cruise II 125cc 98 > Sahara 97 > Sundown Web 100cc 2003 > Yamaha Virago 250cc 97 > Biz 100cc 2002 > XT660 2006 > Sahara 1999
XMax 250 2021; Biz 100 2004
Responder
#10
Mais uma GAMBI para ser usada... Big Grin Big Grin Big Grin

Valew Edinho, parabéns pela BOA idéia, está anotado!

Abraços.
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)