Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Farolete auxiliar
#1
Olá, amigos.
Penso em instalar um farolete de milha auxiliar em minha motoca. Estava pensando em fixar na carenagem apenas no lado direito. Será que não vai matar a bateria? E como fica com a fiscalização?
Abraços,
Responder
#2
É meu amigo é mais ou menos isso...
[Imagem: Sass.jpg]

Sai da bateria até um relê, passa por chave auxiliar e pronto
A fiscalização é uma questão relativa, pois ainda não me perturbaram,
só que se precisar passar por vistoria não custa desligar, apenas parafusos...
Abraço!
Responder
#3
Olá,
Grato pelas dicas.
Pergunto: como fica a situação do consumo de corrente extra por mais duas lâmpadas de no mínimo 35 w? Será que os fios suportam? A bateria não fica arriada? Busco tais dados sabendo já que você está com seus auxiliares em uso! Grato!
Responder
#4
marteiga Escreveu:Olá,
Grato pelas dicas.
Pergunto: como fica a situação do consumo de corrente extra por mais duas lâmpadas de no mínimo 35 w? Será que os fios suportam? A bateria não fica arriada? Busco tais dados sabendo já que você está com seus auxiliares em uso! Grato!

Na verdade só utilizo em estradas mal sinalizadas e dão belo resultado,
aumentando o campo de visão noturna e bem...
Se não forem de 55w são de 35 e a fiação depois do relê pode se fazer com 4mm para segurança, tbm da bateria...
Moto com motor parado tbm acende, mas não me arrisco deixar por minuto corrido acesas, apenas a moto de motor funcionando, pois o magnéto gira e produz energia, sacou?
Já os leds nem mexem, já deixei-os acesos por horas...
Responder
#5
Marteiga, olha eu de novo! Eletricamente falando, dois farois de milha de 35w consumiriam 5,8A. (70w/12v=5,8A). A bateria da moto tem uma capacidade de 7A/h, o que significa (sempre na teoria) que vc poderia alimentar uma carga que consome 7A por uma hora, ou 14A por meia hora, e assim por diante, na prática não acontece pois a bateria ao fornecer uma corrente maior que sua capacidade apresenta uma queda de tensão, que tende a diminuir cada vez mais em função da corrente drenada, então, deixar ligado os faroletes esgotaria sua bateria em pouco mais de uma hora, o que tb reduz drasticamente a vida útil. Como o Paulinho falou, se deixar alguns minutos talvez não danifique ou zere a bateria, mas o arranque já está comprometido pois a bateria não terá toda sua capacidade de corrente.
Responder
#6
E minha moto uso os faróis de milha ligados a um botão "pulsante".
É o mesmo princípio do botão lampejador de luz alta, existente nas motos mais novas!
Desta forma não "acabo" com a bateria da moto.
A luz da minha moto já é boa então só utilizo os faróis de milha em estradas com péssima iluminação ou então para "sinalizar" aos veículos que vêem em contrário!
Acho super útil e não corro o risco de ficar sem bateria!

Tb tenho um botão liga/desliga para os mesmos faróis mas nunca utilizo!
A questão é que, quando vc liga os faróis de milha numa estrada pouco iluminada, logo aparece um veículo em sentido contrário, o que faz com vc tenha que desligar os faróis.
Assim, com o botão pulsante, fica bem mais fácil...
Se o trecho "escuro" for muito grande tb não tenho problemas em ficar segurando o botão...
Mas, em últimos casos, como já falei, tenho um botão liga/desliga!

Tenho fotos em casa e se interessar, posso postar aqui!
O esquema elétrico tb é fácil de fazer...

Piske
Mobilete 50cc 83 > Monareta S50 85 > Honda XL 125cc 87 > Sahara 91 > Hyosung Cruise II 125cc 98 > Sahara 97 > Sundown Web 100cc 2003 > Yamaha Virago 250cc 97 > Biz 100cc 2002 > XT660 2006 > Sahara 1999
XMax 250 2021; Biz 100 2004
Responder
#7
Piske, podes postar o esquema elétrico e as fotos?

Grato! Big Grin
Responder
#8
Side Escreveu:Piske, podes postar o esquema elétrico e as fotos?

Grato! Big Grin


Segue esquema elétrico... (feito no "paint")

[Imagem: esquemafaroldemilha1.jpg]


Passo a passo da instalação:

Material:
01 relê auxiliar;
Fio 2,5mm (no mínimo!);
Fusível e porta-fusível;
Chave liga/desliga;
Fita isolante;
Terminais, etc..

- Da bateria(positivo) sai um fio 2,5mm e vai até a entrada do relê
(não esquecer de colocar o fusível);
- Da saída do relê, continua esse fio 2,5mm até o farolete;
- Encontrar uma fonte de energia para alimentar a chave liga/desliga
(na minha moto tirei a energia logo da saída da chave de ignição,
desta forma o farolete só acende com a moto ligada na chave!)
- Levar o fio desta fonte (+) até a chave e da chave até o relê;
- Alimentar o relê com um negativo (que pode ser da carcaça)!;
- Alimentar o farolete com um negativo (que pode ser da carcaça);
-Testar!
Está pronto!

Observações:
Cuidados aos passar os fios para não ficar próximos a partes móveis, pois estas podem danificar os fios e causar curto circuito;
O fio que vai do relê até o farolete fiz com cabo blindado (2x2,5) para melhorar a segurança da instalação.

Na imagem coloquei a medida do fio 4mm só por garantia!
No botão liga/desliga a cor amarelo escuro é o positivo que virá de algum ponto da moto!

Qualquer dúvida, me contatem!

Fotos na seqüência!

Piske
Mobilete 50cc 83 > Monareta S50 85 > Honda XL 125cc 87 > Sahara 91 > Hyosung Cruise II 125cc 98 > Sahara 97 > Sundown Web 100cc 2003 > Yamaha Virago 250cc 97 > Biz 100cc 2002 > XT660 2006 > Sahara 1999
XMax 250 2021; Biz 100 2004
Responder
#9
Valeu Piske, obrigado por mais essa força!

Abraços!
Responder
#10
Side Escreveu:Valeu Piske, obrigado por mais essa força!

Abraços!

Olá Side.

Se precisar de ajuda para instalação ou quiser dar uma olhada como está feito na
minha moto, passa lá em casa no sábado!
Faremos uma pequena "oficina" este final de semana para instalar umas "gambitech's"
nas motos, aí vc já aproveita e tira suas dúvidas!

Abraço e te aguardamos por lá..
Veja mais detalhes em:
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.saharamaniacos.com.br/phpBB2/viewtopic.php?t=3748&start=195">http://www.saharamaniacos.com.br/phpBB2 ... &start=195</a><!-- m -->

Meu tel:
9922 0329

Piske
Mobilete 50cc 83 > Monareta S50 85 > Honda XL 125cc 87 > Sahara 91 > Hyosung Cruise II 125cc 98 > Sahara 97 > Sundown Web 100cc 2003 > Yamaha Virago 250cc 97 > Biz 100cc 2002 > XT660 2006 > Sahara 1999
XMax 250 2021; Biz 100 2004
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)