Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Manete do freio dianteiro, como regular
#1
Amigos, ontem passei um apuro bom.

Vinha eu pela Av. Independência aqui em Piracicaba, trafegando a uns
50 km/h (limite de 60). Vinha todo descuidado atrás de um utilitário que
tampava toda a minha visão...
Estava passando pelo cemitério, uma reta levemente inclinada, quando percebi
que o utilitário deu uma piscada no freio. Eu nao dei muita bola, mas a minha
distância para o carro encurtou...

Derepente, o cara plantou o pé no freio e ai foi um Deus nos acuda...
freio, freio, marcha pra baixo, ajeita aqui ajeita ali... fui tentar sair pro
lado esquerdo e pegou só a unha do dedinho da mão esquerda na seta
do utilitário. O manete da embreagem apertou a unha na manopla do guidão,
doeu pra kct...

Um tombinho quase parado pro lado, não consegui segurar o peso da moto.
A seta do carro nem riscou... Depois de recomposto eu fiquei puto por
não ter conseguido parar por causa do mau uso do freio dianteiro, visto que espaço tinha.

Não consegui parar porque eu gosto de frear a roda dianteira usando apenas
um ou dois dedos da mão, o indicador e o "fura bolo", como dizia a minha avó Big Grin Big Grin Big Grin
O mais comum que faço é segurar com três dedos na manopla e acionar o freio só com o indicador.

Acontece que o manete encostou nos meus dedos que seguravam a manopla e a frenagem não foi eficiente.
Mexi, mexi mas não ficou bom. Se apertar de acordo o manete para frear
forte continua pegando o manete nos dedos e não consigo frear como gostaria.

Me lembro que alguém disse que colocaria uma arruela em algum lugar, onde?

A sim, o óleo é novo e está no nível correto e o manete é original.

Abração.
Martinez
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#2
Tchiu que mala mais uma...faça-me o favor...
Regular o manete...??????
Óleo completo, nível do óleo, manete origi, pastilha de freio...
Sei não...
Apenas sinto muito por mais um susto, ainda bem...

Abraço!!
Responder
#3
Martinez Escreveu:A sim, o óleo é novo e está no nível correto e o manete é original.
Cara... que susto heim?
O manete não está curvado demais? Isso pode ocorrer devido à fadiga do material, quando submetido ao excesso de uso.
Outra possibilidade é folga excessiva no furo de articulação, ou ainda desgaste no parafuso.
Fora isso não tem nada que possa ser "regulado"
Não se esqueça que o fluído é um líquido higroscópico, e o tempo úmido
e grandes esforços tornam o mesmo ainda mais propenso a reter umidade.
Descidas intensas, freiadas bruscas ou trânsito intenso são situações que elevam bastante a temperatura de trabalho do líquido de freio podendo ocorrer bolhas de ar no circuito hidráulico que por sua vez ocasionar ineficiência nos freios.
O fluído de freio deve ser trocado (jamais completado) anualmente ou a cada 10.000km (o que ocorrer primeiro). O sistema deve ser lavado (geralmente com álcool) e feita a sangria cuidadosa.
Uma coisa comum que costumamos fazer (eu inclusive) é guardar sobras de fluído. Isso deve ser evitado, já que após aberto o frasco a vedação do mesmo já não garante que o fluido não terá contato com o ar.

Abraços,
Rá.
Rá-1000-ton
=================================================================
Responder
#4
Sad
Trocaria o manete.É original mesmo?

Quanto à forma de usá-lo, a Honda,em seus cursos,insistia no uso dos 4 dedos,para maior firmeza.É coisa que não esqueço,pois o japonês do curso,provavelmente por não saber falar português,pegou nos meus dedos para mostrar,já que havia freiado só com dois(Curso Honda -Mobil,ônibus-1976)

Entretanto.continuei freiando com dois ou com um só,que não sai do manete do freio,nunca,por medida de segurança,conforme recomendado por um estudo americano sobre acidentes de moto.Foi observado que ,muitas vezes,o acidentado nem tinha tempo de tirar seus dedos da manopla para colocá-los no manete ,e os tinha esmagados contra a mesma.Os décimos de segundo que se poupa com os dedos já na manete são suficientes para salvar a vida,permitindo freiar.

Há uns dois anos,estava de Bros 125 no trânsito devagar de uma via de tres faixas ,na faixa da direita,quando um idiota dobrou a direita,lá da faixa da esquerda,numa brecha.Não o vi,só ouvi o cantar do pneu e cravei os freios,e amassei o meu dedinho contra a manopla,mas não fui atropelada.Se tivesse que mudar os dedos de posição,não teria dado tempo.O povo em volta gostou Big Grin Smile :oops: ,porque viu a besteira do cara.
Motociclismo é uma doença crônica,contagiosa e incurável!.
[Imagem: Diversos2011279.jpg]
Responder
#5
Sim sim, o manete é original, paguei carinho nele uma vez que fiz feira em
um balcão da dona Honda... Big Grin Big Grin Big Grin

Iaci, já que você comentou sobre acidente, tempo de reação, coisa e tal...

Embora seja sabido que a capacidade de frenagem está cerca de
80% na roda dianteira e somente cerca de 20% na roda traseira,
já perceberam que em situação de risco a gente soca o pé no pedal
do freio traseiro e não usa corretamente o freio dianteiro?

Eu já percebi isso duas vezes... uma inclusive eu passei apuros com um cachorro
que cruzou a rua, se tivesse sido mais técnico na frenagem teria
saido da situação na moral...
na hora a gente se apavora ou por algum instinto, sei lá, ou porque normalmente
aprendemos a dirigir primeiro carros e depois motos, a gente está condicionado
a usar mais o freio do pé que o da mão, pelo menos comigo é assim...
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#6
Smile
É,e a Sahara,(como a XLX350 também,)sai de traseira,se vc não toma cuidado.Até porisso é que alivio a regulagem do freio traseiro,para não haver possibilidade de acontecer isso.,travar a roda.
Motociclismo é uma doença crônica,contagiosa e incurável!.
[Imagem: Diversos2011279.jpg]
Responder
#7
Olá Martinez, boa tarde.

Dê uma olhada também no flexível (conduto de borracha que liga o reservatório do freio dianteiro ao cáliper do freio dianteiro).
Eu tinha um problema parecido com esse. O freio ficava meio "borrachudo", não permitindo uma frenagem perfeita, mesmo encostando o manete na manopla.
Troquei o flexível pelo original e acabou o problema (...e os sustos).
Responder
#8
iacimar Escreveu:Smile
É,e a Sahara,(como a XLX350 também,)sai de traseira,se você não toma cuidado. ...............................................................

No curso da Honda em Indaiatuba, o instrutor fez várias frenagens para olharmos.
Ele colocou dois cones próximos um do outro e somente de 2º marcha, passava e freiava.
A primeira vez, disse que iria frear, como normalmente todos fariam. Ao passar os cones freiou com os dois freios e com a embreagem acionada. A moto arrastou os pneus, balançou, parou ainda com o motor funcionando. Durante a frenagem, o pneu traseiro veio "quicando" no asfalto.
Na segunda passagem ele freio só o traseiro e não acionou a embreagem. A moto parou um pouco mais perto dos cones, não dançou e o pneu traseiro ficou o tempo todo em contato com o asfalto. A moto morreu.
Na terceira vez, ele apertou só o freio da frente, sem acionar a embreagem, a moto parou sem dançar e só no ultimo momento foi que deu uma leve levantada na suspensão e pareceu que iria capotar.
Na ultima demostração, ele apertou os dois freios, sem acionar a embreagem. A moto parou muito perto dos cones, não dançou, mas morreu.

Então foi exaustivamente explicado para, em caso de emergência (no desespero), nunca acionar a embregem junto com os freios. Com isso a roda traseira continuará tracionada pela corrente, sem ir "pulando" e sem desequilibrar a traseira.
Fizemos várias tentativas até chegarmos ao ponto de conseguirmos, no ultimo momento acionar a embreagem e não deixar a moto morrer, mas numa emergência isso e oque menos importa, né?

Sei que tem Saharmaniacos com muito mais experiência de frenagem e sabedores destas informações, mas achei válido essa pequena dica.
Responder
#9
Somando as contribuições dos colegas: temos de tirar o ar do sistema de freios, sangrando no sangrador da roda ( ali onde estão as pastilhas) , tem uma maneira legal que é colocando uma mangueira ali no sangrador, destas transparentes e ver as bolhas saindo até cessarem. Devemos cuidar também qual o tipo de fluido de freio que estamos usando. O melhor é o que aguenta mais temperaturas , basta ler na embalagem.
Responder
#10
Smile
Muito útil sua informação,Nelson.Nunca tinha experimentado isso,de freiar sem usar a embreagem,conscientemente,embora na emergência às vezes não dá tempo.Também uso 2 dedos na embreagem,habitualmente.
Obrigada pela dica.
Motociclismo é uma doença crônica,contagiosa e incurável!.
[Imagem: Diversos2011279.jpg]
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)