Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Pastilha de Freio
#1
Olá pessoal,

qual pastilha de freio vcs tem usado?

abraço, Kaquilha
Responder
#2
COBREQ acho que é a melhor
Responder
#3
Eu estou usando a Ficher sem amianto

Mar 8)
Responder
#4
mo@cir, a COBREQ é boa mas ela destroi o disco de freio...acontece isso na sua moto?


Mar, aqui tem o link da fisher <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.fischerfreios.com.br/pastilhas.htm#">http://www.fischerfreios.com.br/pastilhas.htm#</a><!-- m -->
vc sabe qual o tipo vc tem usado? Organica, S-Sinter, Metalica, Semi-metalica...?
Pastilhas com amianto tem a tendencia de ser deixada de ser produzida devido aos danos a saude e ao meio ambiente, apesar de haver pastilhas com amianto ainda.

abraço, Kaquilha
Responder
#5
Algumas das marcas de pastilha de freio para Sahara:


COBREQ - cerca de R$ 25,00;
FABREQ - cerca de R$ 35,00;
ECCO- cerca de R$ 26,00;
fISHER - cerca de R$ 40,00 (acho que o modelo "Metalica");
Original - cerca de R$ 200,00;



Os valores estao de acordo com um valor medio em Brasília. Se eu estiver esquecido alguma marca...por favor acrescente...
Seria de interesse futuro de todos conhecer alguns prós e contras dessas pastilhas de quem tiver experiencias para compartilhar...

abraço, Kaquilha
Responder
#6
Galera, Boa Noite. Como todos já sabem estou dando uma GERAL na minha SAHARA NX-350/1998, e vou trocar o disco de freio juntamente com a pastilha(Inclusive já comprei da marca Kobrec/Cerca de R$ 20,00), olhando o forum, descobri que a marca Kobrec destroi o disco, segundo informações do nosso amigo Kquilha. Vou trocar o disco porque ele está todo frisado, talves seja pela pastilha, pois sempre usei a pastilha Kobrec. Pergunta: Qual é a melhor pastilha para as nossas SAHARAS, que não distroem o disco? Agradeço a orientação dos mais experientes. Um Forte Abraço Galera.
Responder
#7
Fala Sergio,

eu tenho usado atualmente a Fisher Organica, apesar que eu queria a Semi-Metalica. Dizem que a melhor de todas essas é a metalica e o site apresenta como "NÃO AGRESSIVA AO DISCO". Nao tenho tido o que reclamar dessa organica.
Comprei a pastilha por cerca de 11 reais.

Como seu disco esta todo frisado, uma boa coisa a se fazer, mas nao é essencial, seria fazer um polimento do disco para aumentar a longevidade do disco e da pastilha. Claro que isso tambem nao é em toda troca de pastilha.

Para o polimento vc deve gastar de 20 a 40 reais, penso eu.

abraço,
Responder
#8
Pessoal Saharento:

O "polimento" do disco, chamado por aqui na minha região de "passe" (por que é dada uma "passada" do disco numa máquina de tornearia) nada mais é do que a redução da espessura do disco, para igualar toda a sua superfície de maneira a sumirem os riscos feitos pelo uso das pastilhas.

Acontece, porém, que aqui na Baixada Santista a maioria dos mecânicos NÃO RECOMENDA o passe em discos de motocicletas, haja visto que a espessura é inferior à dos discos de automóveis (nos quais essa prática é comum).

O problema seria uma possível quebra do disco - e não seria nada bom durante uma frenagem, não acham?

Fica aí a dica.
Responder
#9
Kquilha, e Country Biker, Buenas, o seguinte: Como já havia dito anteriormente eu vou colocar um disco de freio novo(original), e gostaria de saber QUAL A MELHOR PASTINHA, que não arranhe o disco, e que seja eficiente nas frenagens, visto que nós freiamos mais com o dianteiro, e onde posso encontrar essa pastilha. (A pastilha original é carrísssima) Agradeço desde já suas opiniões.
Um forte Abraço.
Responder
#10
Bom Sérgio, vamos lá...

As pastilhas de freio podem ser classificadas em 4 tipos :

1.) Orgânicas - Feitas a base de celulose e resina fenólica, que é resistente à altas temperaturas. Antigamente se utilizavam asbestos (amianto, etc.) para melhorar as propriedades em altas temperaturas, mas atualmente esses materiais são proibidos. Hoje se utiliza kevlar, fibra de vidro ou fibras minerais em seu lugar. Pastilhas orgânicas tem um bom coeficiente de atrito sob baixos esforços, trabalham bem quando frias, não desgastam muito o disco de freio, são baratas e quase não produzem barulho. Por outro lado desgastam-se mais rápido, vitrificam mais facilmente e tendem a criar uma camada relativamente grossa óxido sobre o disco. São mais indicadas para uso urbano, sem compromisso com alto desempenho. São as mais comuns no mercado paralelo.

2.) Metálicas/Semi-Metálicas - Estas pastilhas tem, tipicamente, latão, ferro ou bronze adicionados à resina para aumentar o coeficiente de atrito em altas temperaturas e a resistência mecânica do composto. Normalmente são pastilhas excelentes para o uso no dia-a-dia de motos maiores. O metal adicionado gera maior desgaste do disco de freio, algum barulho na frenagem, custo um pouco maior que as orgânicas e menor atrito quando fria, mas suas qualidades as estão tornando padrão no uso diário e de alta performance.

3.) Sinterizadas - Estas pastilhas são feitas de uma mistura de metais em pó, tipicamente bronze, latão, cobre, ferro e cerâmica - estes últimos voltados para altas temperaturas, moldada em alta temperatura e pressão, tornando-se um bloco sólido e relativamente homogêneo. Podem ser formuladas para funcionarem melhor a baixas, médias ou altas temperaturas, porém usualmente tem comportamento apenas mediano quando frias. Também dependendo de sua composição podem ser mais ou menos agressivas ao disco. É a tendência da moderna indústria motociclística.

4.) Carbono - Pastilhas de carbono para motos não são como as utilizadas em carros de fórmula 1, ônibus espaciais ou caças a jato. Não são de fibra de carbono também. São, isto sim, pastilhas semi-metálicas que tem carbono em sua resina, de modo a aumentar sua eficiência em altas e baixas temperaturas. Muitas tem o desempenho a frio de boas pastilhas semi-metálicas e a quente de metálicas/sinterizadas acima da média. Também variam o grau de agressividade ao disco de freio em função de sua formulação, exceto pelas pastilhas de carbono produzidas exclusivamente para corridas - estas muito agressivas. É o melhor dos dois mundos! Mas tudo tem um preço e esta não é uma exceção, e literalmente o preço é alto, em reais. Outro inconveniente é a grande produção de um pó preto, não corrosivo, mas que faz muita sujeira, como grafite em pó...

Bom, está tudo bem explicadinho - é só fazer a sua escolha.

Quanto aos fabricantes, a COBREQ é líder do mercado sul-americano; a FISCHER é muito bem conceituada pelos mecânicos e usuários e a VAZ, líder em fabricação de componentes para relação também entrou na briga. Procure distância das pralelas desconhecidas e "importadas" made in China e Taiwan.
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)