Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Ímã de Neodímio no bujão de óleo
#1
DICA:
Ímã de neodimio-ferro-boro é umas 10x mais forte que um ima comum do mesmo porte.
Se colocado na cabeça desse parafuso de extração do óleo do motor, mesmo por fora, ele imanta o bujão tão bem que toda limalha de ferro de dentro do motor fica grudada no parafuso. E não precisa nem colar esse ima no parafuso, de tão ignorante que ele é.

Cheguei a pescar uns pedacinhos "grandes" de limalha de ferro de dentro do motor que aparentemente não subiam pro filtro de óleo.

Um ima desses de 14 x 14 milímetros está na faixa de R$ 6,50. Eu encontrei pela internet numa empresa chamada 'oximag'.

abs
Responder
#2
Esse imã não é o mesmo utilizado nos HD's dos pc's??? Desmontei um HD danificado, para ver como era fisicamente o interior e assuste-me com os pedaços de imã que compunham o sistema. Muito fortes.
Com relação a sua dica, fiquei em dúvida se a "imantação" do motor, não irá prejudicar o funciomnamento de algum componente próximo.

Abraço
Responder
#3
Não afetaria o funcionamento do estator :?:
Se é tão forte assim, o estator está ali do ladinho...
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#4
Acredito que com a moto desligada, o único componente que poderia danificar é a bateria!
Talvez algum painel eletrônico também, como os novos de XT660 ou Tornado, Lander, etc....
Componentes elétricos dificilmente danificam com ímã....
Mas os eletrônicos....... cuidado!

Piske
Mobilete 50cc 83 > Monareta S50 85 > Honda XL 125cc 87 > Sahara 91 > Hyosung Cruise II 125cc 98 > Sahara 97 > Sundown Web 100cc 2003 > Yamaha Virago 250cc 97 > Biz 100cc 2002 > XT660 2006 > Sahara 1999
XMax 250 2021; Biz 100 2004
Responder
#5
PISKE, isso inclui celular e câmera digital :?:
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#6
Xiii, e inclui o cartão de crédito tb? O treko é magnetizado... Confusedhock:

Ou seja, perde-se agenda, msg, fotos, filmes e o cartão não funciona mais... Big Grin Big Grin Big Grin
Responder
#7
Po...

O bixinho é forte mas nem tanto!!! Ele não vai magnetizar a moto toda!!!!

A não ser q vc encoste seu cel, camera, cartão, etc em cima do parafuso do bujão, pode ficar tranquilo q nada vai estragar!!

No forum das XTs tem um cara q colocou o ima na parte de dentro do parafuso...
Ele fez um sulco no corpo do parafuso onde encaixou o bixinho.... Assim ele fica em contato direto com o oleo.

Mas acho q na cabeça, pelo lado de fora ja deve ser mais q suficiente.

Boa dica.

[]s
Responder
#8
Martinez Escreveu:PISKE, isso inclui celular e câmera digital :?:

Red_Honda Escreveu:Xiii, e inclui o cartão de crédito também? O treko é magnetizado...

Ou seja, perde-se agenda, msg, fotos, filmes e o cartão não funciona mais...

rasc_ Escreveu:Po...

O bixinho é forte mas nem tanto!!! Ele não vai magnetizar a moto toda!!!!

A não ser que você encoste seu cel, camera, cartão, etc em cima do parafuso do bujão, pode ficar tranquilo que nada vai estragar!!


Pois é....

Realmente... o ímã pode ser forte mas não vai danificar em nada se estiver colocado somente lá, no parafuso do bujão de óleo..!
Agora, se colocar ele próximo a celulares, cartão de memória de máquina digital, cartões magnético, pilhas, etc., podem ter certeza que danifica sim!

Inclusive existe a recomendação de não deixar tais materiais, (cartões, etc.) em cima de caixas de som de micro system's.
Isso prejudica e pode até inutilizar um cartão de banco por exemplo.
O simples fato de colocar um cartão telefônico junto a cartões de crédito pode danificar, tanto um quanto outro....!

Mas, voltanto ao tal ímã para sucção de partículas de metal, do motor da moto, NÃO HÁ PROBLEMA, desde que o tal íma, fique ali, junto ao bujão de óleo, como já disse o amigo rasc_!

Abração,
Piske
Mobilete 50cc 83 > Monareta S50 85 > Honda XL 125cc 87 > Sahara 91 > Hyosung Cruise II 125cc 98 > Sahara 97 > Sundown Web 100cc 2003 > Yamaha Virago 250cc 97 > Biz 100cc 2002 > XT660 2006 > Sahara 1999
XMax 250 2021; Biz 100 2004
Responder
#9
Fala, galera!

Eu tenho um amigo que tem uma Sahara toda transformada e que já faz isso há tempo! Ele pegou um pedaço de imã de HD e colou com Araldite na parte interna do bujão, mas felizmente nunca achou nada no imã. Como acho eu que nossos óleos não possuem partículas magnéticas, o imã ali atrapalhar eu acho que não atrapalha, mas minha opinião é baseada no mais puro achismo mesmo!!! Big Grin Big Grin Big Grin
Abraços
Arias
NX350 Sahara '94
Responder
#10
Uso ímã no bujão pelo lado de fora e até hoje não tive problemas eletro/eletronicos com ele (ainda bem).

E ainda me é bastante útil quando algum parafuso ou porca cai ali pela carcaça do motor... pego o ima, grudo na ponta de uma ferramenta e busco a porca


Curiosamente, quem me apresentou esse forte ima, me trouxe ele na mochila, e ele estava grudado no seu pen drive!!!

Ele espetou o pen drive no PC e os dados estavam todos lá, contrariando tudo que eu achava, ainda mais se tratando de um ima tão forte

abs
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)